02 novembro, 2016

CALMA... O CARAÇAS!


Os erros de arbitragem em nosso prejuízo têm sido inequívocos, constantes e descarados.
O despudor e facilidade com que se prejudica o FC Porto é uma realidade que remonta aos últimos anos, e que não é surpreendente por quem o pratica. É que um erro em nosso favor dá direito a primeiras páginas de jornais, artigos de opinião e histeria coletiva. Já um erro contra nós, dá direito a uma referência do dragões diário dois dias depois, e ponto!

A máquina de propaganda que abafa nuns casos e empola noutros, está oleada como nunca! Elogia a postura cordial de uns e critica a postura guerreira de outros... e parece que isso nos fez adormecer.
Será preciso recordar o que fazia Luís Filipe Vieira quando não ganhava? Entrava pelos programas televisivos dentro, referia-se a Pinto da Costa como O estrebuchar do morto!, exigia “briefings” à Comissão de Arbitragem, etc. E o discurso durante esse mesmo período que se ouvia na btv? Desejava-se a morte ao nosso presidente, dizia-se que era preciso ir para a rua combater com armas, repetiam-se até à exaustão escutas do apito dourado, etc.
Agora como ganham, claro que estão mais sossegados e pacíficos, e nós ao invés de assumirmos uma postura guerreira, não, assumimos com cordialidade esta aparente pacificação do futebol.

Não haja dúvida nenhuma que poderíamos ter ganho o jogo de Tondela se tem sido assinalado o penálti aos 64m sobre o Boly, como poderíamos ter vencido em Setúbal se tivesse sido assinalado o penálti sobre o Otávio aos 84m.
Mas em ambos os jogos, será que tudo fizemos para prevenir que esses erros de arbitragem não tivessem influência direta no resultado final?
Será que estávamos avisados, especialmente em Setúbal, que tudo iriam fazer para nos impedir de chegar à vitória?
Mas será que os jogadores e estrutura não estavam envolvidos num ambiente de “agressividade” para saberem que tudo nos iriam fazer para nos prejudicarem?
Como é possível que não estivéssemos prevenidos para estas tentativas de nos roubarem?
Não se exigiria muito mais garra e determinação desde o primeiro minuto para minorar ao máximo aquilo que sabemos que está montado?
Não têm todos aqueles que estão envolvidos no nosso clube, ter que ser muito mais pro-ativos, agressivos e apaixonados no que fazem, para nos fazerem regressar ao caminho das vitórias?

É esta calma e aparente serenidade que eu não compreendo!
Uma calma que já vai no seu quarto ano, uma calma que é pedida aos adeptos, uma calma que impera no clube!
Calma? Mais calma? Qual calma?
Esquecem-se que quando ganhávamos, raro era o jogo na capital em que carros ou camionetas dos nossos adeptos não eram apedrejados, e inclusivamente a camioneta do clube e carros da comitiva?
Esquecem-se que sempre que fomos calmos eles “nos comeram as papas na cabeça”?
Esquecem-se que somos mais pequenos em número e inerentemente em peso institucional?
Esquecem-se que querem levar os clubes da capital ao colo e empurrar-nos cada vez mais para baixo?
Esquecem-se que somos um clube de luta e trabalho, que não temos os lobbies que os outros têm, que só sendo 10 vezes melhores que eles poderemos ganhar?

O discurso da estrutura e a postura dos atletas, parece ser de um clube “novo rico”, para quem a palavra “ganhar” é um detalhe, para quem a saúde da indústria do futebol é o maior de todos os desígnios, para quem o desespero dos adeptos é uma postura exagerada, para quem o importante é todos os dias cumprir “bem” a sua função.
Esquecem-se que sem vitórias não há rentabilização dos activos, logo não existem vendas, logo não há dinheiro.
Esquecem-se que sem vitórias há contestação e não há serenidade para trabalhar.
Esquecem-se que sem vitórias estão a criar uma “panela de pressão” que um dia destes rebenta.
Esquecem-se que sem vitórias os adeptos estão a perder a paciência...

ACORDEM... Enquanto fomos bons rapazes, fomos sempre Comidos!

Até logo, no sítio do costume

PS – Se o escandaloso valor de comissões paga pelo 5lb, assumido pela primeira vez em Relatório e Contas, mas sem identificar os agentes que as receberam, fosse no nosso clube, eram 2 meses sempre a falar no mesmo, iam-se descobrir as ligações mais sórdidas com administradores da SAD e todos falariam em ética, ou falta dela. Mas como é no clube do regime, o tema passa por entre os pingos da chuva, e importante é o rendimento desportivo, como quem diz, “desde que a bola entre, roubem à vontade!”

8 comentários:

  1. O presidente PdC pode estar "velho", "acabado", "amulherado" mas...das duas uma...

    Ou sofre de esquizofrenia ou...algo mais grave se passa!
    O que é feito do homem que, quando festejávamos um título nos Aliados e lhe perguntavam como se sentia, dizia: - Isto é passado! Já estamos a pensar na próxima!
    ???
    Qué passa???!!!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. A fotografia é formidável: O árbitro depois de uma prestação deplorável põe-se pacientemente à disposição dos elementos da equipa prejudicada para lhes explicar o inexplicável. Há quatro épocas que nos fazem a cama e como não reagimos, agora tomam-nos por lorpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim: eles impávidos e serenos!!! Nós lorpas e comidos!

      Eliminar
  3. De elogiar Luís Gonçalves pela contestação à roubalheira no Bonfim que lhe valeu a expulsão. É um claro upgrade à prestação amorfa e cinzenta de Antero no banco. Esperemos que seja para manter.

    ResponderEliminar
  4. Norte, estarei a sonhar ou você eliminou o post "Carta aberta a Pinto da Costa"? Não me diga que aqui também entrou a censura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Rui Valente,

      aqui, ninguém apaga nada, nem existe censura, desde que a boa educação seja assegurada... escrito está, escrito ficará para memória futura... faça o favor de confirmar:

      https://bibo-porto-carago.blogspot.pt/2016/01/carta-aberta-pinto-da-costa.html

      Assunto encerrado portanto.

      Cptos.

      Eliminar
  5. Blue Boy,
    Okey, peço desculpa, mas houve aqui qualquer equívoco na questão da eliminação do post.
    No entanto, o meu comentário não foi publicado... Quanto à boa educação, presumo que não seja para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Rui Valente,

      como pôde verificar, o tal post continua no ar, não foi alvo de qualquer censura, nem esse, nem nenhum outro ao longo desde já 10,5 anos de existência deste espaço.

      em relação à educação, não era para si obviamente... queria dizer apenas que, aqui, todos podem comentar e ver publicado o que escreveram, seja elogio, seja critica, desde que o tenham feito com educação para com os "nossos".

      tudo esclarecido portanto.

      cptos.

      Eliminar