06 novembro, 2016

NO MELHOR PANO, CAI... HERRERA.


FC PORTO-BENFICA, 1-1

O resultado desta noite no Estádio do Dragão é tão mentiroso como 2+2 serem 5. Uma equipa que dominou cerca de 75 minutos, que desperdiçou várias oportunidades de golo e que, no fim, comete um erro crasso e outros que levaram à desilusão, pode-se dizer que empatou quase por culpa própria.

No melhor pano cai a nódoa. Eu direi que cai em Herrera. Saiu do banco para entregar ao adversário um ponto e desperdiçar uma vitória que seria importantíssima para o resto do campeonato. O que fazer a um jogador destes que teve uma atitude de amador? Nem sequer de amador porque vejo muito futebol amador e não vejo ninguém fazer o que Herrera fez.


Cabe na cabeça de alguém ter a bola controlada perto da linha de fundo, tentar chutar contra o adversário, falhar e rematar estrondosamente para a própria linha de fundo, oferecendo um canto e respetivo golo ao adversário? Nem nos infantis.

O FC Porto teve quase todo o jogo controlado, merecia a vitória claramente mas também algumas opções de Nuno Espírito Santo não foram as melhores. Refiro-me às substituições.

No entanto, também há que realçar os pontos muito positivos desta noite. O treinador portista operou mudanças e reintroduziu o 4x3x3. O FC Porto não tinha Herrera em campo (aleluia!) e jogou com Danilo, Óliver e Otávio no miolo a apoiar Diogo J., André Silva e Corona. Na defesa surpreendeu a ausência de Layún mas Maxi esteve em bom plano.

Durante a primeira parte toda, a equipa portista dominou o jogo e criou três ou quatro oportunidades que em situações normais entrariam pelo menos duas. Neste capítulo, estiveram em destaque Corona e André Silva mas a sorte não quis nada com os Dragões.


Depois a actuação do árbitro. Num lance na área do benfica em que a bola bate no braço de Mitroglou e depois ressalta para a mão de Felipe, o juíz do apito marca falta ao jogador portista. Incrível! Não é a FIFA que diz que se deve privilegiar quem ataca? Pois aqui foi ao contrário. E a máxima regra continua em vigor: se o vermelho jogar com a mão não é falta, se o azul e branco o fizer é falta imediatamente. Bravo!

O lampião via-se grego para segurar o ímpeto do Dragão que foi sempre apoiado e empurrado por um estádio que esteve soberbo e não merecia a “prenda” de Herrera ao cair do pano. Na primeira parte, o adversário criou perigo apenas num lance em que Felipe quase fez auto-golo mas a bola bateu no poste. De resto, muito pouco se viu do adversário.

A segunda parte começou muito bem para o FC Porto. Logo aos 5 minutos, os Dragões chegaram ao golo. Corona, numa jogada individual, abriu para Diogo Jota na área. O avançado fez gato-sapato de Semedo e atirou para a baliza vermelha. Estava aberto o marcador tardiamente.

Os vermelhos tentaram reagir mas era o FC Porto que estava mais perto do 2º golo. Samaris ainda assustou Casillas mas os Dragões continuavam a desperdiçar as melhores oportunidades.


Até que depois dos 70 minutos, o FC Porto começa a recuar no terreno e a entregar o jogo ao adversário. Primeiro com as substituições operadas: Ruben Neves para o lugar de Corona, Óliver cedeu a vaga a Layún e depois o desastre Herrera rendeu Diogo J.

Os Dragões começam a abdicar do jogo que até aí tinham feito e estavam reféns das oportunidades desperdiçadas e da vantagem mínima. Os vermelhos nada faziam para os Dragões se sentirem ameaçados mas o minuto 92 teve o reverso da medalha.

Herrera faz um disparate de todo o tamanho e cede canto. Lisandro restabelece a igualdade e “Herrera, vai-te encher de moscas!”.

O que poderia ter sido o relançar do campeonato, serviu para os vermelhos se manterem confortavelmente no primeiro lugar, deixando a concorrência de outros quatro a lutar pela 2ª posição. Onde é que eu já vi este filme nos últimos 30 anos mas ao contrário?

Enfim, uma noite fantástica do Dragão e uma grande actuação da equipa azul e branca manchada por uma nódoa mexicana.

O campeonato sofre nova interrupção para compromissos das selecções nacionais. O FC Porto regressa à competição a 18 deste mês com uma complicada deslocação a Chaves a contar para a 4ª Eliminatória da Taça de Portugal que antecede outras difíceis deslocações a Copenhaga (Champions League) e a Belém (Liga NOS).




DECLARAÇÕES

Nuno: “Fomos melhores”

Superioridade e mágoa
“Fomos melhores, superiores, pelas ocasiões e pelo desenrolar do jogo. É um jogo que nos deixa magoados, pela forma como decorreu e pelo minuto em que sofremos o empate. Era importante vencer para encurtar distâncias, mas empatámos. Não é definitivo, ainda falta muito campeonato, mas é um jogo que nos vai deixar magoados. O importante é levantarmo-nos rapidamente.”

As substituições
“Tivemos as opções que achámos convenientes. Dentro da pró-atividade do nosso jogo, procurámos as melhores soluções para a equipa. Era difícil que a ideia de jogo se sustentasse durante 90 minutos. Fizemos uma pressão muito alta, intensa, condicionando o jogo do adversário. Havia que ajustar e equilibrar a equipa. Os que entraram conseguiram-no, continuámos a controlar, tivemos alguma posse e saídas.”

Exibição e motivação
“Os primeiros 45 minutos são muito bons, estivemos muito próximos da ideia e do que gostaríamos que fosse o nosso jogo. Os jogadores souberam interpretar o jogo. Ontem falámos para que a motivação não se tornasse ansiedade. Conseguimos demonstrar que somos uma grande equipa.”

A entrada de Corona no onze
“Foi uma opção, o Corona e o Herrera são jogadores com caraterísticas diferentes. Sabemos as caraterísticas do Jesús, que fez um bom jogo.”

Crença e orgulho
“Vamos ter de trabalhar mais, melhorar muito mais. A crença existe, vamos lutar até à exaustão para encurtar distâncias e chegar onde queremos chegar. Sem dúvida que temos de estar orgulhosos e satisfeitos pelo jogo que fizemos, pela superioridade que demonstrámos. A equipa produziu, pecámos por não conseguir fechar o jogo, porque tivemos oportunidades para tal. Palavras de orgulho, mas de tristeza ao mesmo tempo, porque o resultado é cruel e injusto. Neste momento o mais importante é o próximo jogo e os jogadores desejariam que chegasse rápido. Temos de trabalhar e levantarmo-nos muito rapidamente porque o resultado não é definitivo. Quando jogámos assim e conseguimos submeter o rival, estamos na luta. Queríamos estar só a dois pontos, estamos a cinco mas convictos de que vamos estar até ao final na luta.”



RESUMO DO JOGO

9 comentários:

  1. O Herrera tava tão bem no banco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tava" (já pareces o Jasus!) bem no banco, mas estava melhor fora do Clube!... Estou cheio dele! Só faz me@@@! Mas o menino NES não faz menos.

      Eliminar
    2. Deixem o homem em paz,sobretudo hoje...

      Eliminar
  2. Vergonha. Não devia vestir mais a camisola azul e branca.

    ResponderEliminar
  3. O “somos Porto” e os “3 pilares” não serviram para ganhar! Um asno (NES) e um aselha (Herrera) serviram para perder um jogo em que fomos muito superiores ao Carnide!
    E agora? Para mim o Campeonato está perdido no que toca ao primeiro lugar. Porque as burrices não vão parar aqui. Vamos ter que gramar Espíritos, Santos, Diabos e Diabinhos, Herreras e horrores, cobardes e outros que tais, incompetentes e incompetência a rodos, entradas e saídas de administradores, jogos e joguinhos de bastidores, tachos e tachinhos a preceito e tudo o mais que destrói a capacidade de resistência a quem ama um Clube que vê resvalar para a sombra donde saiu com Pinto da Costa (que saudades do nosso Presidente, para onde emigrou?) e com José Maria Pedroto (que saudades deste enorme Homem e Portista!).
    Há 6 anos dediquei uma brilhante vitória por 5-0 ao meu Pai recentemente falecido. Agora… “desculpa, meu Pai! Eles não sabem o que andam a fazer!”

    ResponderEliminar
  4. Vendo bem as substituições até foram bem feitas. Se repararem o Nuno retirou jogadores já cansados e de estatura mais baixa e susbtitui-os por jogadores mais defensivos mas para as mesmas posições, e com mais altura, de modo a aguentar o contacto físico e tentar ganhar mais bolas altas, pois já se previa o choveirinho da parte do boifica, e se fosse o Jasus a fazer isto já era um mestre da tática.
    Agora ninguem previa que um canto desse golo. Se repararem, nos jogos das épocas passadas, sempre que o boifica ou o zporting se via a ganhar a 10 minutos do fim deixava de se jogar futebol - era jogadores sempre no chão a simularem lesões e a queimar tempo e bolas sempre junto à linha de fundo do adversário para sacar faltas e queimar tempo. Porque é que o Porto não faz isso? Porque é que o Porto não é mais matreiro? Epá não sei, pode ser devido à juventude da equipa e não temos um treinador a mandar o jogador "deitar-se no chão" como outros têm.
    Mas pronto, foi um balde de água fria. Ver o boifica a ser totalmente dominado no Dragão, e no minuto Kelvin conseguir empatar num lance que eles ainda não sabem como conseguiram.
    Ainda há muito campeonato, e espero continuar a ver o Porto a crescer e a dominar mais, a subir a eficácia e se este boifica vier a alvalade jogar assim perde de certeza. Resta ao Porto ganhar ao zporting em casa e fazer bom resultado na luz porque o mijo não dura para sempre (o pior é mesmo os capelas).

    ResponderEliminar
  5. Estádio do Dragão: E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R!!!

    Equipa: Desinibida, confiante, pressionante, colectiva

    Adversário: temeroso, resignado, fechadinho

    Exibição: A melhor e mais consistente da época

    MAS...empatámos! Porquê?

    O benfica não fez quase nada para ter a sorte que teve mas nós...tb não fizemos tudo para evitar o azar que tivemos!

    Este Porto tem sido quase sempre assim, joga bem e trabalha bem até 1/5 do terreno de jogo mas estraga tudo na definição, seja no último passe, na ausência de remate, no passar quando não deve, ou rematar quando se pede o passe e com timing!
    Seja como for, ontem, o benfica estava à nossa INTEIRA mercê! Até que...NES decide (vá lá saber-se porquê...!!!) tirar o melhor jogador em campo - Oliver - ainda por cima para meter RN. Para mim, aí, deitou tudo a perder! A massagem passou, era para defender, para recuar e, claro, o benfica não tinha nada a perder, forçou, pouco mas forçou e nós nunca mais fomos a mesma equipa!

    Quanto ao Herrera...não vou nessa onda de o crucificar. Herrera é um profissional do FCP, eleito capitão pela equipa, por alguma razão e, naquele momento, de costas para o ataque e perto da nossa área, aos 92´, se tentasse a finta e perdesse a bola (PQP) se atirasse para fora, a bola era deles e com perigo...tentou ganhar o lançamento num lance TANTAS vezes repetido por aí! Correu mal. É triste sina dele e será difícil recuperá-lo psicologicamente...

    Resumindo, na minha opinião, NES mexeu mal no que estava bem. Mexeu na altura errada pq tem mentalidade pequena (nem Jesualdo era assim!)Para mim, foi ele o máximo responsável pela mudança anímica da equipa.

    Der resto, orgulho, muito orgulho dos jogadores, dos adeptos, do ambiente incrível e esperança INTACTA para todas as frentes. MESMO com NES...

    NOTA: Não podemos criar TANTAS oportunidades de golo e depois não ter critério para encostar. Não podemos querer entrar com a bola pela baliza dentro no meio de tantas pernas! Rematem mais, carago! Ah...e treinem a colocação e força de remate PF!!!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  6. Ontem vi o jogo num shopping, numa tv assim para o lone (nem dava pra ver o tempo de jogo) e não me apercebi do lance aos 25 minutos (golo anulado por mão na bola do Marcano ou do Felipe). Só hoje ao ver as capas dos jornais é que vi na capa do Jogo referencia a essa jogada. E procurei um bocado e no site deles têm um video com alguns lances do jogo, inclusive esse lance. É impressão minha ou nessa jogada a bola bate no braço do Mitroglou, que está bem esticado para frente e depois ressalta naturalmente para o braço do jogador portista? Posso ter visto mal, mas na camara que está por detrás da baliza deixou-me essa impressão e que a ser verdade é um penalti escandaloso. Quer dizer em alvadade ressaltos nos braços contam, no dração já não e com a agravante de no mesmo lance haver outro braço mais escandaloso... Isto merece que os comentadores desportivos não deixem passar este lance em branco e o exponham para todos verem. Não podemos continuar a ser "gamados" cosntantemente e os do costume beneficiados.

    ResponderEliminar
  7. No empate de ontem só há um culpado: NES! Não é treinador para o Porto. Este campeonato já está entregue pois eles jogam sempre com 14.Quanto ao Herrera já não há pachorra é em Janeiro se houver algum clube que ande a dormir é vende-lo. Um avançado em condições também dava jeito.

    ResponderEliminar