26 novembro, 2016

JOGAR SEM BALIZAS... PORQUE NÃO?


BELENENSES-FC PORTO, 0-0

Começo a ficar resignado. Começo a ter falta de argumentos para classificar ou caracterizar o actual FC Porto. Começo a entrar numa espiral sem saber onde vamos acabar. Isto é mais do mesmo. Mais derrotas, mais desilusões, mais resignação, mais comodismo…

Não marcar qualquer golo a adversários como o Tondela, o V. Setúbal, o Desp. Chaves, o Copenhaga e o Belenenses em pouco menos de dois meses, é grave. É incompreensível como se pode chegar a este ponto e não haver reacções contundentes. Descarregar tudo ou quase tudo nas arbitragens é manifestamente mostrar pouca argumentação para a situação actual da equipa e do clube. É atirar areia para os olhos dos adeptos e associados e tapar claramente o sol com a peneira.


Mais incompreensível se torna, falar de arbitragens por newsletter ou por redes sociais, quando tal se justifica. Querem falar, berrem aos microfones, levantem a voz, façam “guerra” se for preciso.

Esta noite em Belém poderia o FC Porto voltar a queixar-se de arbitragem. Principalmente no lance de Camará e Felipe mas o jogo que o FC Porto produz, é lamentável e a eficácia é terrivelmente penosa. Porque não retiram as balizas quando o FC Porto entra em campo? Pelo menos a baliza contrária.

Tinha dito aqui na última crónica que é preciso dar tempo aos 5 jogadores do meio-campo para a frente. E mantenho! Só que sem orientação, sem timoneiro e sem a estabilidade do clube, pode vir o melhor treinador do planeta que pouco melhor fará do que o que se tem visto. Quando não são visíveis uma política, uma estratégia, um rumo, uma voz e uma direcção objectiva, pouco se poderá fazer. Não há quem aguente esta situação.


Foi-se a taça de Portugal, está a champions league em aberto mas já nem digo nada e começa a ficar longe o campeonato. Vamos contentar-nos com um brilharete na taça da cerveja ou dos correios ou lá como lhe querem chamar? Ou este ano será outra vez uma época a ver navios?

Acham que se deve continuar a apoiar quem lá está a fazer de corpo presente? Acham que se deve manter o rumo e deixar correr o marfim, esperando, ingenuamente, chegar a bom porto? Pois há gente que ainda acredita no Pai Natal. E vão continuar a fazê-lo. Vão continuar a condenar, a criticar, a insultar e a denegrir quem realmente vê o abismo.

Que mais se pode dizer?

Quarto empate consecutivo, terceiro sem qualquer abanar de redes. O problema do FC Porto vai muito para além das quatro linhas e vai continuar a sê-lo.

Nuno Espírito Santo voltou a apostar no onze dos últimos jogos mas o jogo não flui. Continua a assumir as despesas do jogo mas os efeitos práticos são nulos. O Belenenses respondeu bem e não foi com surpresa que os Dragões viram o poste salvarem-lhes um golo. Na resposta foi Corona que, com um passe magistral, isolou Óliver. Este na cara do golo, com tudo para bater Joel Pereira, tentou servir André Silva. O lance perdeu-se.


O jogo continuava na mesma toada. Com o FC Porto a ter iniciativa mas sem qualquer efeito prático e o Belenenses respondendo e ameaçando os Dragões sempre que podia.

Depois veio o carimbo habitual do homem do apito. Camará dá uma cabeçada em Felipe e este atira-se para o chão. Um amarelo para cada um. Fantástico. Justiça feita. Depois Maxi, noutro lance, ganha posição, abre os braços e um adversário lança-se para o chão, simulando agressão. Amarelo para o portista. Claro! Para quem havia de ser?

Alguém falou nisto no fim do jogo na conferência de imprensa, na zona mista ou noutro lado qualquer? Nada. Ninguém defende a equipa e o clube. Saia mais um comunicado do DD que da próxima vez os árbitros fazem pior.

A etapa complementar começa com o FC Porto no comando das operações mas o golo continua a não aparecer. Surge a grande oportunidade do jogo. Marcano cabeceia para a baliza na sequência de um pontapé de canto e em cima da linha de baliza um defesa contrário sacode para fora.


NES lança Depoitre, A. André e Varela mas o jogo não ata nem desata. O campo mostra-se bastante pesado mas a equipa não é capaz de traduzir em golo as tentativas que faz. Muita fragilidade muita falta de qualidade na abordagem dos lances. Danilo lança Depoitre mas o belga falha o remate e a oportunidade de atirar ao golo.

Até ao final ainda houve uma oportunidade para cada lado. Camará atirou para defesa de Casillas e André Silva para a mancha de Joel Pereira. O nulo manteve-se e contabiliza-se mais um jogo sem um golo azul e branco (ou amarelo como preferirem já agora…).

A liderança começará nesta tarde de Domingo a ficar a 7 pontos e os Dragões poderão quedar-se pela quinta posição, feito não visível desde os tempos em que um certo palmelão gravitava pelas Antas.

Não vou dizer mais nada. Estou cansado, muito cansado.

Próxima paragem no Dragão para jogar a enorme e prestigiada prova da taça dos correios frente ao mesmo adversário desta noite.




DECLARAÇÕES

Nuno: “A nossa obrigação era ganhar este jogo”

O que falta para chegar ao golo
“Quando a necessidade é a de ganhar é difícil jogar bem e neste campo era difícil jogar com estas condições. A nossa obrigação era ganhar este jogo. Não conseguimos, mais uma vez não fizemos golo, temos este problema, preocupa-nos e temos que continuar a trabalhar, porque o caminho é o trabalho. São demasiados empates e estamos mais longe de onde queremos estar.”

O motivo da falta de golos
“Há questões que nós enquanto equipa técnica temos tentado trabalhar e temos de controlar esses aspetos. Também há mérito do adversário porque há ocasiões que foram criadas. Há muitas coisas para melhorar, sem dúvida, são demasiados empates e só o trabalho nos vai fazer sair disto.”

Mensagem para os adeptos
“Quero agradecer-lhes o apoio e a presença. É uma desilusão não lhes termos oferecido a vitória, mas temos que continuar a acreditar e humildemente pedir-lhes o apoio. Nós vamos levantar-nos e vamos sair disto.”

A diferença para a liderança
“É a posição que nós não queremos. Temos de somar pontos para sair dela e chegar o mais rapidamente possível ao topo da tabela. Continuamos, enquanto grupo unido, a acreditar que é possível melhorar a nossa situação.”

A ausência de Brahimi
“Não individualizamos as questões. Não há nenhum problema com nenhum jogador do FC Porto. Nós tomamos decisões e enquanto equipa técnica escolhemos aquilo que achamos que é melhor para a equipa.”



RESUMO DO JOGO

6 comentários:

  1. Isto não tem remédio, além de jogar sempre contra 14 temos que aguentar com os falhanços inacreditáveis.

    ResponderEliminar
  2. É o que faz não termos treinador.

    ResponderEliminar
  3. O Sofredor
    Infelizmente já cai por terra serem os árbitros os principais culpados, não deixando estes de serem umas peste para o FCP. O problema da praga é o presidente que não existe, porque jogadores e treinador foram escolhidos por alguém onde existe uma hierarquia e um mandante.

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos acho que está na hora de sermos nós socios a mudar estes rumo de acontecimentos, só os socios é que o podem fazer e eu incluo nesse grupo.

    Como alguem o disse nestes comentarios...até quando...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como????... Há poderes instalados que não nos deixam fazer nada, amigo. Se levantarmos a cabeça afogam-nos logo...

      Eliminar