29 novembro, 2016

AÍ VÃO 430…


FC PORTO-BELENENSES, 0-0

Sr. Nuno Espírito Santo, há quantos minutos o FC Porto não marca um golo? Eu respondo: 430 MINUTOS. Quase 5 jogos completos. É de facto impressionante como uma equipa como o FC Porto não consegue abanar as redes. O Sr. Nuno é capaz de ficar na história do clube, batendo um record estrondoso. Mas será que tem a noção de que está a treinar um dos melhores clubes da Europa e do mundo, que venceu tudo o que há para vencer?

Sr. Nuno, isto não é o Rio Ave, nem sequer o Valência. Isto é o FC Porto, um clube que ERA respeitado e temido pelos adversários. Hoje qualquer adversário joga contra a equipa que dirige e pensa logo em vencer e dá o empate como um resultado normal. Até o Belenenses consegue empatar duas vezes consecutivas com V. Exª, mesmo com dez jogadores em campo.


Se calhar no Rio Ave empatar cinco vezes consecutivas e marcar um golo ao benfica é um brilharete. Se calhar no Valência, nem tanto mas no FC Porto, tenha lá paciência. É insustentável.

É incompreensível, inaceitável, inacreditável! Mas eu não lhe posso colocar todas as culpas. Nem sequer a maior parte delas. A culpa não é só sua. Longe de pensar uma coisa dessas! Mas é de quem o promove, de quem o contrata e de quem lhe dá as condições que V. Exª. gostaria de ter mas não tem. Além disso ainda arca com as culpas dos outros e há-de arcar com as vindouras.

Daqui por pouco tempo vamos vê-lo a sair chamuscado pela porta do Dragão e veremos outro prontinho para entrar no forno. As culpas vão continuar a recair nos mesmos. Agora em V. Exª, daqui a um tempo no seu sucessor.

Mas onde eu posso questioná-lo, é quando tento perceber porque é que o Brahimi não é opção para uns jogos importantes e já é opção para uma tacita da liga; é quando tento perceber porque é que o João Carlos Teixeira sofre do mesmo problema do Brahimi, com a agravante de se ter estreado apenas esta noite em jogos oficiais; é quando tento perceber a utilidade de Varela; é quando tento perceber a insistência em Depoitre (qualquer avançado da equipa B ou dos juniores é bem superior) mas aí o Sr. Nuno não tem culpa da sua contratação apesar de ter sido dito que foi a sua aposta; é quando tento descobrir a qualidade do Herrera.


Podemos vir falar em arbitragens, em erros grosseiros em 8, 9 ou 10 jogos em que o FC Porto foi severamente prejudicado pela equipa do apito mas o facto é que o FC Porto não joga nem produz o suficiente para contrariar um pouco esses erros de arbitragem. O FC Porto parece um pouco como as montanhas-russas. Pode fazer um bom jogo e depois passa três ou quatro a “não dar um carro de mato”.

Nulo! Mais uma nulidade deste FC Porto. E novamente contra um Belenenses em inferioridade numérica desde o minuto 40 por expulsão justa de Benny numa entrada sobre R. Neves.

A Taça da Liga, continuo a dizer como sempre disse, é uma prova dispensável mas como está no calendário e tem de ser cumprida, então dê-se oportunidade aos jogadores que pouco ou nada jogam. Foi o que o treinador do FC Porto fez e bem. Mas as opções não são verdadeiras opções. Pelo menos uma boa parte delas.

O jogo desta noite decorreu à semelhança do jogo do Restelo. O FC Porto a tomar as rédeas do encontro e o Belenenses a defender atrás, espreitando o contra-ataque que desta vez nem sequer existiu.


O FC Porto teve alguns bons apontamentos individuais com destaques para Inácio (o estilo lembra-me Alex Sandro mas mais rápido), Rui Pedro (Depoitre que estás cá a fazer?) e João Carlos Teixeira (porque não jogas?).

Na primeira parte, cerca da meia hora de jogo ainda foi anulado um golo limpo (mais um) aos Dragões por fora-de-jogo inexistente a Felipe e perto do intervalo o Belenenses ficou reduzido a 10. Esperava-se que a partir daí o FC Porto teria o jogo facilitado para a etapa complementar.

Puro engano. O FC Porto não desenvolveu futebol convincente, nem sequer ameaçou seriamente a equipa de Belém. Ficam dois registos apenas. Um remate em arco de Brahimi que Ventura defendeu para canto e uma jogada individual muito bonita de Rui Pedro que, depois de tirar dois adversários do caminho, rematou ao poste da baliza azul.

Zero, zero e mais zero! Assim vai o FC Porto na presente época. Com mais um nulo, o Dragão não sabe o que quer dizer golo, baliza, festejo, alegria… Depois de Paulo Fonseca/Luís Castro, Lopetegui/Rui Barros/José Peseiro, temos Nuno Espírito Santo. Quem se seguirá para a fogueira?

Lembram-se do cemitério de treinadores dos anos 90 para os lados de Carnide? Agora parece que há um crematório no reino do Dragão.


A banda da música, no entanto, segue o seu caminho, assobia para o lado e vai definhando até ao momento em que tudo ficar em cinzas. Quando muita gente se aperceber, será tarde demais. O pior cego não é aquele que não vê, mas sim aquele que não quer ver.

Seguem-se dois jogos na agenda do Dragão de importância elevada: recepções ao Sp. Braga (3º classificado com mais um ponto do que o FC Porto) para a Liga NOS e Leicester para a Champions League que decidirá se nos mantemos ou não na liga milionária pelo menos até princípios de Março.



DECLARAÇÕES

Nuno: “O resultado é totalmente injusto”

Falta de golos
“É algo que preocupa, que é injusto acima de tudo pelo trabalho que os jogadores fazem. Não conseguem ver materializado o trabalho, o esforço e a dedicação. Trabalhamos, insistimos e cremos que isto vai acabar e que vamos conseguir reverter a situação. É um problema que é claramente ultrapassável. O caminho é o trabalho: amanhã de manhã começamos a preparar isto para consolidar o que de bom fazemos e para melhorar claramente o que temos de melhorar. Produzimos demasiado para não conseguirmos fazer um golo.”

430 minutos sem marcar
“É a crua realidade dos números, são muitíssimos minutos, mas também são muitíssimas oportunidades criadas pela nossa equipa. Mas também diria que todos esses empates tiveram muitíssimo mais perto de serem vitórias nossas. É verdade que temos que melhorar a eficácia, mas devo sublinhar como contraponto a nossa solidez defensiva em que permitimos pouquíssimos remates aos nossos adversários.


O momento da equipa
“Reconhecemos que o momento que vivemos é difícil. E como estamos conscientes disso, sabemos o trabalho que termos que realizar. A nossa preocupação é saber controlar todos os fatores de tranquilidade e ansiedade, assim como potenciar o nosso aspeto ofensivo. Os nossos adversários sabem disso e optam por uma estratégia de desagaste colocando muitos jogadores atrás da linha da bola, como foi o caso de hoje. O resultado é totalmente injusto.”

Agradecimento aos adeptos
“Fizemos um pedido ao Dragão para nos apoiar, ele apoiou-nos e não fomos merecedores desse apoio. Agradecemos a fé e a paciência que os adeptos tiveram para connosco. No sábado queremos estar à altura do Dragão e dar-lhe a alegria dos três pontos.”

Momento encarado de frente
“Nós somos responsáveis por encontrar os caminhos para materializar a produção que temos feito. O momento é este e encaramo-lo de frente. Amanhã começamos a preparar duas competições diferentes, primeiro o jogo com o Sporting de Braga, depois o jogo com o Leicester, que nos pode dar o acesso aos oitavos da Champions. O momento só tem um caminho, que é o trabalho. Os jogadores estão tristes mas estão conscientes do que fazer.”

Nuno com força
“Se me sinto com a mesma força? Totalmente! Seria injusto pensar em mim neste momento. Penso na equipa. Tenho demasiado respeito por este clube, demasiado respeito pela massa adepta e respeito pela minha profissão, que não me faça amanhã levantar e dar tudo o que tenho.”

Condolências
“Apresentemos os sinceros sentimentos a todos os familiares das vítimas do desastre de avião com a equipa do Chapecoense e também ao Boly, pelo falecimento do seu pai.”



RESUMO DO JOGO

9 comentários:

  1. Mais um Zerinho, desta vez contra 10

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Record... do Nuno Espírito Manso! Cada vez mais... "Somos Porto"... E os SADomasoquistas, onde páram??

      Eliminar
  2. 5 jogos seguidos sem vencer e 430 minutos sem marcar! O Nuno Espírito Manso farta-se de bater recordes. O “Inerte”… cada vez mais imóvel…!
    Chega! Estou farto e cansado. Nem nos 19 anos de espera me senti tão traído por quem gere o meu Clube! Em nenhum momento desses longos e penosos 19 anos experimentei a tristeza e a vergonha que me assolam agora! Sim, sinto-me derrotado, aniquilado. Só o meu coração diz, baixinho, mas com o calor que mitiga o sofrimento: BIBÓ PORTO! SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Foi mais um jogo mau demais para ser verdade!!!
    E não fui só eu que o senti! As pessoas que me rodeavam nas cadeiras no dragão tinham o mesmo sentimento de impotência e de resignação que a todos nos assolou no final do jogo! Afinal que raio se passa???

    Porque raio não se marca um golo??? Será que nos treinos usam balizas??? Será que já se explicou aos jogadores que vêm de fora qual é cor (e o peso) da nossa camisola???

    As opções para este jogo de todo que não foram as melhores. Podem dizer, ah e tal é taça da liga e deve ser dada uma oportunidade aos que jogam menos!!! Sim senhor!!! Concordo!!! Percebi ontem que o João Carlos Teixeira devia jogar mais vezes!!! É um facto!!!

    Mas uma coisa não percebo! A Taça da Liga nunca se revestiu de tanta importância como este ano. Afinal podia ser a nossa escapatória para ganhar algo!!! O NES deveria ter sido mais audaz e de se proteger melhor colocando 2 ou 3 jogadores mais rotinados e rodados para vencer o jogo. Depois de resolvido o marcador vinham as substituições!

    nem me vou dar ao trabalho de fazer uma avaliação um-a-um pois todos vimos que tem ali gentinha que não merece estar no nosso plantel! Se for preciso mais gente só para fazer número nos treinos, temos os dispensados e os jogadores da Equipa B...

    Estou desolado com o que se passa! Como os outros jogos foram "jogos fora" quis constatar com os meus olhos se o que via na televisão era mesmo o que estava a acontecer e infelizmente ainda fiquei com a certeza que é pior!
    Mas acreditar no que diz o treinador pois hoje temos treino e a verificar pelas declarações no final hoje deve estar tudo diferente...

    Saudações azuis e brancas
    CVP

    ResponderEliminar
  4. Adorava obter as respostas do nosso treinador a estas perguntas e só acrescentaria uma: - Porque não admite que é um mau treinador e vai embora???!!!http://www.maisfutebol.iol.pt/.../onze-perguntas-a-nuno...

    ResponderEliminar
  5. Confesso com a maior das sinceridades, que nunca me lembro de um momento do clube tão assustador como o que vivemos neste momento.

    Lembro-me de Otávio, da época 04/05 com vários treinadores, lembro-me também da época de Paulo Fonseca e da última época…

    Mas sinceramente não me lembro, juro-vos que não me lembro de em dezembro ficar fora de TODAS as competições, sem qualquer tipo de objetivo “normal” por que lutar e com um futebol difícil de adjetivar… Não ganhar os próximos 2 jogos, com Braga e Leicester significará chegar ao final de dezembro e:

    1) Estar fora da taça;

    2) Estar fora da Champions;

    3) Ter uma desvantagem para o 1º classificado vergonhosa e provavelmente acabar o ano em 4º ou 5º;

    Por norma, a minha paciência com os treinadores do FC Porto é elevada. Tive muita paciência com Fonseca durante 6/7 meses, Lopetegui continuo a dizer que foi o menor dos males nesses últimos 3 anos (alias em 14/15 pelo menos lutamos ate ao fim e chegamos aos quartos da CL) e até Peseiro teve o meu beneficio da duvida pela altura em que pegou no clube.

    Mas o que se passa neste momento é indescritível, inclassificável, inaceitável e inacreditável.

    Geralmente sou alérgico a revoluções a meio da época mas já perdi toda a minha paciência com isto tudo. Caso fiquemos fora de tudo já em dezembro (que neste momento é o cenário mais provável numa equipa que não é capaz de marcar um golo a NINGUÉM!!) já estou por tudo… Até despedirmos mais um treinador a meio da época e colocarmos o “palhaço tiririca” no banco para andar a lutar pelos lugares a meio da tabela… Pode se que bater num fundo ainda mais fundo abra os olhos a alguém… Ou então não…

    É inacreditável a capacidade que se tem tido nesses últimos anos de DESTRUIR quase por completo o que de tão bom se fez durante 30 anos. Por exemplo, comparar o FC Porto de novembro de 2016 e o FC Porto de Maio de 2013, o tal que foi campeão e não perdeu um único jogo para o campeonato, é como comparar o dia e a noite.

    PS: Uma coisa é perder… Há centenas de milhões de adeptos de vários clubes muito habituados a perder ao longo das últimas décadas e ninguém morre por isso. A questão não está no perder, está sim no perder por falta de comparência. O rol de erros do FCP desta época, a começar por uma pré-epoca pessimamente preparada e acabar numa escolha para treinador no mínimo muito duvidosa entra diretamente no anedotário nacional. Dispensar Aboubakar e pagar 6 milhões por Depoitre é motivo para os nossos rivais gozarem connosco à grande… E quando se chega a este ponto, é de facto muito triste!

    ResponderEliminar
  6. Duas notas finais apenas:

    1) Mais assustador é estarmos assim e não haver nenhuma “alminha” que se assuma minimamente como oposição. Provavelmente há que esperar até 2020 (e com as consequências terríveis que isso pode ter) para que apareça realmente oposição ao atual poder, isto porque supostamente o atual poder daqui a 3 anos não se recandidatará… Mas também já não digo nada sobre isso. Oposição não é escrever umas coisas bonitas nos blogues e redes sociais, oposição é ir às assembleias gerais, questionar, dar a cara e agregar vontades e pessoas em torno de um pensamento comum. Pinto da Costa foi um brilhante Presidente, mas houve FC Porto antes dele e haverá FC Porto depois dele também.

    2) A paciência tem limites e NES não pode também sacudir toda a água do pacote. Depois do fatídico golo aos 92m do jogo com o slb, a equipa caiu num fosso psicológico e desportivo de que ainda não conseguiu sair. Mas isso faz parte das funções do treinador, motivar, tirar pressão e colocar a equipa a jogar um futebol com cabeça, tronco e membros, algo que até já tínhamos visto nesta época. A partir do jogo com o slb parece que tudo se esfumou e o futebol praticado, golos e vitórias são ZERO! A SAD tem muita responsabilidade mas não pode retirar-se NES de toda esta equação. Culpados únicos e bodes expiatórios (ou respiratórios como dizia o outro) não podem existir

    ResponderEliminar
  7. A saga continua...como já disse noutro comentário algo temos de fazer massa associativa e principalmente sócios...e o mais estranho é ter certos elementos a apoiar equipa no final...achando eles que está tudo bem...para mim não está...apoiar durante os 90 minutos contém mas depois se mais uma desgraça como a de ontem...os jogadores staff técnico e direcção têm de sentir o descontentamento...espero que seja uma seca que acabe já este sábado...

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  8. Gostei do pertinente comentário. Acho que abordou todos os pontos quentes.
    Os clubes agora são empresas e tem que ser geridos como tal. No ponto a que chegamos, não vai ser fácil arranjar substitutos para uma eventual mudança directiva. Dos nomes que se alvitram por aí penso que nenhum reunirá consenso. Uma sucessão dinástica nem pensar.
    Como o problema está na SAD, onde o Clube é maioritário, será necessário que uma comissão de sócios requeira uma Assembleia-geral do Clube onde manifestem o desejo de novas eleições. Depois o presidente eleito suscitará o mesmo na SAD e consequente mudança da equipa directiva.
    A melhor solução seria a actual Administração do Clube demitir-se, ficando assegurada apenas "a gestão corrente", para dar tempo ao aparecimento de Listas.
    Abraço e desejos de UM BOM NATAL

    ResponderEliminar