04 novembro, 2016

NES: UM FATO QUE PARECE NÃO LHE ESTAR A ASSENTAR.


[1ª Parte]

Ponto prévio: gosto dele, acredito nele, torço por ele, acredito que é o homem certo no lugar certo.
Mas…

Olha-se para ele e vemos um homem bem posto, bem falante. Barba bem aparada, óculo da moda, voz grave e educada, quase dificilmente audível. O fato é de boa marca, assenta-lhe bem, as palavras são caras. Fala de modelo de jogo, sistema de jogo, jogador à Porto, ambição, compromisso, comunicação, os 3 C’s, trabalho, união, colaboração. Uma série de chavões debitados da boca para fora. Pede quadros, pede marcadores, fala como se fosse um professor universitário.

Nuno Espírito Santo quer ser um novo filósofo do futebol. Umas vezes parecer querer imitar Jesualdo Ferreira, outras vezes Mourinho, outras AVB. Tudo misturado, contas feitas, tudo somado, não se sabe bem quem é e o que quer Nuno Espírito Santo.

Nuno quer ser um experiente sem ter idade para tal. Quer vestir-se à Mourinho quando não tem carreira para tal. Quer falar como Artur Jorge, quando não tem à vontade para tal. Não está aqui em questão a capacidade ou a qualidade, o que está em jogo é o fato que se veste. E Nuno cai mal neste fato. Parece sempre esforçado no que faz, as conferências de imprensa saem-lhe toscas, sem brilho, sem alma. Representa um papel que não é o dele. Veste uma personagem não escrita para ele.

Nuno enche a boca para falar da união, compromisso e ambição. Não se cansa de elogiar o jogador à Porto, o tal das 3 pernas. Mas, no final do encontro de Setúbal, esquece-se de ir com os seus, junto do árbitro, protestar contra a vergonhosa atuação do senhor do apito. Na flash-interview diz que do sítio onde está não consegue ler bem o lance, está longe e mais não sei o quê.

Percebem? Não bate a bota com a perdigota. Não se pode falar de “jogar à Porto” e de “união” e “espírito de equipa” se isso forem apenas chavões ocos e desprovidos de sentido. Não se pode dizer este chorrilho de coisas para alegrar ao adepto comum e depois não dizer as verdades na cara dos árbitros e da comunicação social. Nesse aspecto, ao menos, podia tentar imitar um pouco Vítor Pereira.

[Intervalo]

King foi um defesa central que habitou a década de 90 do futebol português, com passagens por Braga, Farense e Benfica. O relevante que retiro da recente entrevista que deu ao MaisFutebol é isto:

«O Porto era um clube especial, jogava com uma garra diferente, assustadora. Isso acabava por fazer a diferença, essa união»
Oh King, como nós te percebemos...

[2ª Parte]

Folheio um dos novos blogs de tácticas e curiosas histórias do desporto-rei quando me deparo com uma fotografia de Matterazzi e Rui Costa, apoiados um no outro, perante um San Siro repleto de tochas e fumo cinzento. A legenda postulava o seguinte:

“Materazzi e Rui Costa, um dos melhores jogadores de sempre a vestir a camisola do AC Milan, (…)”
Assim de repente, sem grande esforço: Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Shevchenko, Pirlo, Maldini, Nesta, Papin, Insaghi, Seedorf, Cafu, Van Basten, Gullit, Rijkaard, Costacurta, Ibrahimovic, Baresi, Crespo, Baggio, Beckham, Savicevic.

É reconfortante verificar que os mitómanos e os megalómanos continuam a proliferar para aquelas bandas. Há quem se tenha tornado mais ou menos vaidoso com trinta e tal anos de vitórias. A outros bastam-lhes 2 ou 3 campeonatos para retomar a mania das grandezas. Bom sinal.

[Conferência de Imprensa]

Depois de Setúbal, apetece perguntar isto: com é possível terem-se gasto 6M de Euros num avançado-centro como Depoitre que não serve para entrar nem quando é altura de se jogar em chuveirinho?

Rodrigo de Almada Martins

17 comentários:

  1. O NES será sempre um segundo ou terceiro como foi sua carreira de jogador G.R.!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada mais certo. Esteve sempre mais preocupado em "ser amigo de todos" do que lutar por si mesmo.
      O JM foi fantástico para a carreira dele, mas foi terrível para o seu crescimento como profissional.

      Concordo plenamente com o texto quando refere que o facto não lhe assenta, porque desde cedo achei que me parecia mais um actor (e daqueles mauzinhos, que apenas debita em tom monocórdico as suas falas decoradas) do que alguém que fosse lutar pelo clube, numa das suas horas mais negras das ultimas décadas.

      Eliminar
  2. Um treinador que exige um avançado de centro que custou 6 milhões e não o põe a jogar em Setúbal, no fim do mês mandava-o receber o ordenado no escritório do Jorge Mendes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que exigiu ou foi apenas mais uma forma de sacudir a pressão da sua contratação?
      O JCT também tinha sido pedido por ele e nem 1 minuto em jogos oficiais teve...

      Eliminar
    2. Se fosse ciclista, como o Presidente estava na Volta a Portugal, até acreditava nisso. Mas como não foi o Presidente, foi mesmo exigência do treinador e do director desportivo à época.

      Eliminar
    3. Bastam 2 assinaturas de membros da direcção para fazer qualquer contratação ou venda. Achar que o presidente estar fora do escritório é impedimento, especialmente quando tudo hoje em dia se trata por telemóvel, é pedir que se seja muito inocente.
      É como quem acredita que malvado do lopetegui foi quem quis o imbula e que deixou o suk nas mãos do presidente, entre outras (e atenção, eu não nem era a favor do lopetegui, embora esse fosse mais frontal que o NES e ao menos tivéssemos uma ideia de como a equipa jogava)
      Meus caros, o PdC deu muito ao clube, mas aprendam a ter critério no que é proferido pelos membros da SAD, nem tudo é bom nem tudo é mau.

      Eliminar
    4. Pretendiam que Pinto da Costa delegasse, pois a sua vetusta idade já não permite que seja o que foi outrora. Ele delegou em Lopetegui com plenos poderes, promoveu o nº2. Agora dizem que o Lopetegui não teve culpa de nada na implosão do clube e o nº 2 era decorativo.

      Eliminar
  3. NES VALE ZERO COMO TREINADOR. O MAIS FRACO DA HISTÓRIA DO FCP.

    ResponderEliminar
  4. Muita conversa e pouca atitude, o porto continua sem fio de jogo, um futebol confuso e baralhado, não vejo grandes perspectivas de futuro com este NES.

    ResponderEliminar
  5. "Nuno enche a boca para falar da união, compromisso e ambição. Não se cansa de elogiar o jogador à Porto, o tal das 3 pernas. Mas, no final do encontro de Setúbal, esquece-se de ir com os seus, junto do árbitro, protestar contra a vergonhosa atuação do senhor do apito. "


    Totalmente de acordo!

    ResponderEliminar
  6. Pouco importa "o fato" que ele veste sinceramente... o que ele tem de fazer é pôr a equipa a jogar mais e melhor futebol! Aí é que ele está a desiludir. O Porto falhou em Setúbal, mais uma vez foi prejudicado... é verdade, mas desde quando é que o Porto deve precisar de um penalty para ganhar ao Setúbal? Lembram-se do "Somos melhores, em condições normais..somos muito melhores." O Problema é que nós não somos melhores, muito menos muito melhores, há demasiado tempo. O fato só lhe poderá servir se a equipa jogar mais, se ganhar. Porque se assim for, o fato não conta para nada! O real problema é que Domingo há um jogo que obriga o Porto a ficar a -2 do rival se quiser lutar pelo que não tem há três anos, e esperar que o senhor do apito apite um (potencial) penalty não chega.

    Filipe

    ResponderEliminar
  7. O NES agora chega ao intervalo e parece que o jogo já está perdido

    ResponderEliminar
  8. Para aí para os lados do bibóporto não há ninguém que se lembre de fazer um post a apoiar ? Pode até ser a apoiar os sub-17, os sub-15 ... a equipe de Boccia... mas, era só para variar um pouco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O BiboPorto tem, desde a sua génese, um historial que não mente: um blog ecléctico, que dá a conhecer o clube na sua generalidade, com grande parte dos seus membros a estar em todo o lado, nos sítios do costume. Se há local onde se Defende e Apoia o FC Porto é aqui.

      Agora a defesa do FC Porto é feita de várias maneiras. Há quem o defenda dizendo que devemos ser gratos ao Presidente por tudo o que nos deu e pronto, bater palmas e siga para a frente, importa é apoiar. E há outros que querem ver as coisas de outro modo e procurar perceber o que sucedeu para que tenhamos deixado de ganhar.

      Estamos todos do mesmo lado, caro Margot.

      Eliminar
  9. o Vítor Pereira não prestava, o Lopetegui era burro, o Fonseca inexperiente, o Peseiro uma besta .... Será que o não há treinadores para o nível do FCP ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sim. Alguns! Mas a SAD & Companhia ainda não quis que aparecesse um...

      Eliminar
  10. O problema não é o fato do NES. O problema é um facto: vai-nos deixar nus (leia-se, sem ganhar nada...).

    ResponderEliminar