10 janeiro, 2017

AS NOSSAS MODALIDADES – RESUMO DO FIM DE SEMANA.


Após 2 semanas de pausa, fruto de poucos compromissos nas nossas modalidades, volto à vossa companhia, esperando que tenham tido umas excelentes festas e desejando que 2017 seja melhor que 2016, visto se ter tratado de um ano pouco produtivo no que ao sucesso diz respeito.


JOGO DA SEMANA

A equipa de HÓQUEI EM PATINS realizou o seu único jogo no passado sábado na deslocação a carnide e a Federação Portuguesa de Patinagem não quis arriscar a possibilidade de qualquer percalço como na Supertaça António Livramento, e nomeou o ponta-de-lança do carnide, Miguel Guiherme, e aquele que fugiu da Associação de Patinagem do Porto para Aveiro, mas depois resolveu voltar à AP Porto numa decisão claramente prejudicial para a AP Porto que viu cair a qualidade média do quadro de árbitros. O desertor chama-se Joaquim Pinto e já foi o melhor árbitro português, mas, nos últimos anos, resolveu aprender com o irmão em vez de ensinar o irmão e o resultado foi aquele que se vê nos pavilhões por esse país fora.

Se as nomeações já deixavam antever qualquer coisa engraçada, os senhores do apito não quiseram deixar os créditos por mãos alheias e logo ao 1º minuto colocaram o FC Porto em powerplay e com livre direto para os visitados. Como o resultado se mantinha em 0-0, voltaram a atacar e assinalar penalti contra o FC Porto, mas o nulo continuou a imperar no marcador.

Tantas vezes o cântaro vai à fonte, já diz o povo, e efetivamente os de lisboa chegaram à vantagem ao 4º minuto. O FC Porto não desistiu e chegou ao empate ao 6º minuto. O comportamento mais agressivo dos de pedro nunes levava as faltas para 7-2, mas rapidamente se previa uma inversão neste ponto fulcral do hóquei em patins. Antes do intervalo, os senhores do apito resolveram fazer “vista grossa” a uma falta na tabela defensiva dos lampiões e um contra-ataque em que fomos apanhados descompensados permitiu o 2-1 antes do intervalo.

A entrada na 2ª parte foi desastrosa e levamos 2 golos num minuto o que levou o resultado para 4-1. Entretanto, chega a 10ª falta dos visitados e o sr. guilherme como não queria qualquer problema, conseguiu colocar a nossa equipa com 3 elementos ainda antes do livre direto. Não tendo dado golo, resolveram rapidamente colocar os de lisboa na marca do livre direto e foi sem surpresa que chegamos à 10ª falta. Do livre direto nada resultou e, vai daí, nova invenção. Um mergulho do palhaço nicolia forjou o azul a Hélder Nunes e novo livre direto que desta vez deu golo. O resultado tomava proporções catastróficas e até ao fim foi apenas o tentar minimizar de estragos.

Não foi só pela arbitragem que perdemos já que fizemos um mau jogo, mas, aliando esse mau jogo a um frete protagonizado por 2 imbecis, permitiu que os de lisboa fugissem na classificação geral. Contudo, não esqueçamos que ainda falta muito campeonato e só precisamos que o sr. guilherme não apite todos os jogos equilibrados deles, muito menos venham os Rui Torres, Paulos Rainhas ou Ricardos Leões apitar os nossos, e se assim for, iremos lutar pelo ceptro nacional até 17 de Junho.

A nossa equipa desloca-se a Barcelona no próximo sábado, onde um resultado positivo poderá significar o 1º lugar do grupo.


AS OUTRAS MODALIDADES

Ainda em 2016, a nossa equipa de ANDEBOL disputou o seu único jogo na deslocação a Águas Santas, num jogo apitado por 2 jovens da associação de Braga, o que não costuma ser bom prenúncio. Se a nomeação nos deixava apreensivo, o jogo deu-nos razão. Numa decisão completamente inexplicável, estes 2 jovens artistas resolveram desqualificar Alfredo Bravo Quintana. O critério para as exclusões também foi um pouco distinto com 9 exclusões para o FC Porto contra 5 para os maiatos.

Apesar destes dois factos, Paulo Faria ficou descontente com a arbitragem, como fica sempre que defronta o FC Porto, mesmo que por vezes a culpa dessas derrotas seja exclusiva dele que se põe a inventar um desporto diferente daquele para o qual está certificado.

A primeira parte foi equilibrada e o jogo registava um empate a 12 bolas no fim dos primeiros 30 minutos. Uma 2ª parte mais forte por parte do FC Porto levou o jogo para um resultado final de 27-21. Esta vitória permitiu alcançar a 17ª vitória consecutiva no campeonato Andebol 1.

O campeonato regressa já no próximo sábado com a receção ao Boa Hora pelas 17h30 no Dragãozinho, esperando que a presença nas seleções não tenha retirado qualidade aos nossos atletas, uma vez que treinar com atletas menos capazes como Nuno Pereira ou Hugo Figueira pode deixar marcas no percurso desportivo dos nossos atletas.

O BASQUETEBOL realizou um jogo no fim de 2016 e outro já neste início de ano. O saldo ficou-se por 1 vitória e 1 derrota.

No jogo realizado ainda em 2016, na deslocação a carnide, um jogo muito pouco conseguido por parte dos nossos atletas, o que originouuma derrota. Tratou-se de um mau jogo desde o primeiro segundo, o que desde logo deixava antever que o final não iria ser do nosso agrado. Assim, quando em 4 períodos não se consegue vencer nenhum deles, o resultado só pode ser o que se verificou neste jogo.

Entretanto, no passado sábado, recebemos o Lusitânia e contando já com o substituto do Jeff Xavier, Thomas Bropleh, a equipa conseguiu regressar às vitórias. O primeiro período traduziu-se num empate a 19 pontos, mas com o 2º período favorável ao FC Porto, o intervalo chegava com a nossa equipa na liderança por 45-33. O 3º período foi o menos conseguido dos quatro, com um parcial de 30-20 favorável aos Açorianos, o que deixava a incerteza reinar no marcador. Aí, soaram as campainhas de alerta e a equipa encarou o 4º período de forma séria e o resultado foi um parcial de 27-20 que permitiu a vitória final e o chegar à liderança do campeonato fruto da derrota do Galitos.

O basquetebol desloca-se a S. Paio de Gramaços para 15ª jornada, no domingo, pelas 15h.



Abraco,
Delindro

2 comentários:

  1. O polvo também se está a estender para as modalidades.
    Não gostei da exibição do Hóquei mas também com aquela nojenta arbitragem qualquer jogo ficava logo sem o seu "açucar".

    ResponderEliminar
  2. Não...nas modalidades, o polvo já tem...uma colónia montada! E a única equipa que temos, capaz de ultrapassar essa colónia nojenta, é a de andebol. A qualidade e MENTALIDADE é tal que ultrapassa tudo e todos!!!

    ResponderEliminar