06 janeiro, 2017

NO LIMIAR DA RAIVA.


Há textos extremamente complicados de escrever…

Não é uma questão de falta de assunto. Muito menos de ter receio de abordar determinados assuntos delicados.

Quando nos sentamos ao computador e começamos a olhar para as teclas e sabemos que temos de escrever sobre algo que nos causa NOJO, IRRITAÇÃO e RAIVA a sensação é logo à partida desconfortável… Sabemos de antemão que no final, em vez de um momento de catarse, vamos apenas aumentar o nosso mal-estar.

Mas como um Dragão não se esconde cá vai, aqui fica um desabafo sem regras:
  • Estou farto de ver o meu Clube gozado semana após semana com arbitragens que tem tudo menos inocência na maneira como são cozinhadas.

  • Fico doente ao constatar que depois de 2 arbitragens que assinalaram justamente a nosso favor 2 penalties e expulsões lá voltamos ao mesmo, com a agravante que mesmo depois de Presidente, Director do Futebol, Treinador e Jogadores terem posto o dedo na ferida nas últimas semanas mesmo assim têm a lata de nos gozar desta maneira!

  • Estou irritado porque nós vimos isto a chegar e fomos anjinhos! Tudo começou em 2003 com os “lugares na Liga em vez do Jankauskas”, depois a movimentação que levou ao apito dourado, depois o apito final, a seguir os treinadores como Jesualdo ou Vítor Pereira (ou até mesmo o mal-amado Lopetegui) que falaram praticamente sozinhos anos a fio… E da parte de quem manda uma inacção quase total, muita complacência, muito receio de ir à luta, foram anos e anos de comer e calar. E agora lá começa finalmente a reacção com maior veemência, mas carago, porquê é que estivemos tanto tempo sem ir a jogo?

  • Estou farto de mentiras mil vezes repetidas até serem quase transformadas em verdades… O segredo do sucesso do FC Porto foi ter anos a fio melhores equipas e melhores jogadores, somados à capacidade que o Clube soube criar para DIVIDIR o poder. Sim, leram bem, dividir o poder e não dominar o poder! Ou acham mesmo que o FC Porto dominava tudo e todos no país vermelho e centralista? Acho piada a Portistas que são capazes de serem enrolados no lirismo dos “negros anos 90”… Negros para eles porque não ganhavam, agora algum dia não fomos bem roubados, principalmente a Sul, durante essa década? Querem comparar com as autoestradas que o Benfica apanha em todo o lado na actualidade? Só mesmo para quem não via futebol nessa altura ou tenha muito má memória! Sim, nas Antas éramos normalmente respeitados, mas e em Alvalade onde raramente acabávamos com 11? Na Luz onde raramente ganhávamos? Ou no São Luís em Faro onde valia tudo fora e dentro do campo, isto só para dar breves exemplos? É preciso muita lata para pegar em lances descontextualizados como uma mão do Baía fora da área numa Supertaça, uma peitada do Kostadinov a um fiscal de linha ou ainda uma perseguição ao fugitivo José Pratas (que tinha validado um lance muito controverso) para justificar algo que eles não conseguem compreender: como é que o clube nacional e planetário que tem 80% dos Presidentes da República e Primeiros Ministros, que tem 2/3 dos ministros e parlamentares, que controla redacções de TVs e jornais pôde passar tanto tempo na sombra do pigmeu do Norte!

  • Estou exausto de ver a nobreza de carácter e o branqueamento dos factores exógenos patrocinados por alguns dos nossos! Querem sentimentos nobres perante a palhaçada a que temos assistido? Vão passear mais o espirito conciliador e o “temos de olhar para dentro, temos errado muito e mais do que falar de árbitros temos é de jogar mais que os outros” que o que é demais é exagero! Além disso parece que muitos decidiram acordar para a vida há 3 anos! Quantos de nós ainda bebiam champanhe na Alameda e já diziam que o nosso trabalho era cada vez mais imperfeito e que a continuarmos assim íamos ser comidos dentro e fora do campo? Nessa altura aposto que muitos destes “D. Quixotes” ainda andavam enfeitiçados a dar olés incondicionais à gestão da SAD enquanto gozavam o lampião do escritório! Não meus senhores, isto já não se trata apenas de futebol jogado, isto trata-se de uma impossibilidade de lutar com armas equiparáveis (já nem digo iguais!) quando uma equipa não se pode dar ao luxo de ter um dia assim-assim e sair com a vitória e enfrenta outra equipa que aconteça o que acontecer segue em 90% das vezes com os 3 pontos, de uma forma ou de outra. Acham que isso não se sente no campo? Acham que os nossos são de ferro para manterem a cabeça fria e o plano de jogo aconteça o que acontecer? Acham que os adversários do nosso rival não entram em campo sabendo de antemão que não se podem esticar muito que estão logo tramados, estando assim logo condicionados à partida?
Isto é um desastre à espera de acontecer. É um exagero pensar que à custa do futebol possam existir actos menos próprios e cenas a lamentar? Claro que sim, ninguém com dois dedos de testa advoga a violência para resolver conflitos futebolísticos que estão longe, muito longe do que representam verdadeiras tragédias humanas como as que acontecem na Síria, Birmânia e infelizmente um pouco por todo o Mundo…

Mas o que estes artistas que cozinharam este caldo não percebem é que tudo isto é paixão e sentimento no seu estado mais puro e que espezinhar, achincalhar e gozar com uma instituição centenária amada por muitas centenas de milhares (ou talvez milhões, se as contas não forem aldrabadas pelos do costume) é brincar com o fogo…

Como dizia o Mestre em 1976 o que os safa é que para lá de uma maneira de ser aparentemente mais bruta nós, Nortenhos e Tripeiros, até somos ordeiros e compassivos, não só no futebol como em muitas outras áreas da sociedade… Mas é como tudo, é sempre até um dia…

7 comentários:

  1. Muito bem MM!
    E para mim, esse dia é...ONTEM!
    Abraço

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que não te "escondeste" e escreveste!
    Sou dos que sentiram sempre uma enorme dor na alma com o silêncio do nosso Porto perante tantas e tamanhas injustiças, já nem fala dentro de campo, acima de tudo fora dele, a forma como somos tratados pela propaganda fascista e centralista.
    Parabéns e obrigado pelo excelente artigo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caros portistas
    Concordando com tudo o que está neste post permitam-me acrescentar mais alguma coisinha: as denúncias do polvo lampião por parte da Direcção do FCP, via Dragões Diário, para mim, são como lágrimas de crocodilo. Passo a explicar: A construção do tal polvo não começou por estes dias, mais a sua construção teve a conivência do Presidente do FCP secundado pelos restantes membros da Direcção. Para não recuar aos tempos do famigerado túnel, vou só agora referir aquilo que para mim foi determinante para o tri ( se calhar o tetra e …… ) dos lampiões, ou seja 2013 ( momento Kelvin ). Nessa época os lampiões perdiam o campeonato, a final da UEFA e da taça de Portugal ( momento Cardoso versus J.J. ) . Contra a maioria da Direcção e dos adeptos Vieira manteve JJ. No ano seguinte 2014 havia eleições nos lampiões pelo que mais um ano de JJ sem ganhar o campeonato e, provavelmente, Vieira ou não ganharia as eleições ou estaria a lidar com uma enorme contestação interna. Ou seja quando Vieira estava quase a ir ao tapete, Pinto da Costa e seus pares o que faziam ? Preparavam a época seguinte com todo o rigor e colmatavam as lacunas que já se faziam sentir no plantel e que só a eficácia do treinador as iam disfarçando? Não, Pinto da Costa andava eufórico com a inauguração do Museu e com o momento K ( segundo palavras suas já tinha visto o golo umas cinquenta vezes e ainda esperava vê-lo muitas mais….. ainda deve andar a vê-lo, digo eu ). Preparou-se a nova época com Licás, Josués, etc. ( salvo o devido respeito pelos jogadores ). Eu não conheço pessoalmente Vitor Pereira, mas se conhecesse pedia – lhe o favor de me explicar porque depois de ter sido três vezes campeão (uma como adjunto e duas como treinador principal ) e só com uma derrota ( célebre jogo em Barcelos apitado pelo Bruno Lampião ) não quis renovar com o clube. Sem querer ser bruxo, admito que o sentimento de Vitor de Pereira seria o de : para quê continuar se eu treinador estou para aqui sozinho a desgastar-me contra a mafia lampiónica e a Direcção a assobiar para o ar. Não foi o que sucedeu depois com Lopetegui?
    Ou seja quando a época 13/ 14 era decisiva para mandar com o Vieira ao tapete, mas Pinto da Costa e seus pares andavam mais entretidos com o Museu do que com o que passava quer com o plantel, quer com os meandros do futebol. Já agora, o que é que Pinto da Costa e os seus pares têm a dizer do Presidente da Associação de Futebol do Porto : estão contentes, estão decepcionados, alguém sabe do homem, do que faz pelo principal clube da sua Associação? Certamente que muitos, dos que não tem memória curta, se lembram de Adriano Pinto e dos seus famosos xitos, na arbitragem não passava a bola à mafia da capital. Pois é, quando muitos vêm em Pinto da Costa o todo poderoso e que acham que tudo o que o Porto é se deve exclusivamente a ele, deviam pensar na grande injustiça que cometem para com todos aqueles que acompanharam Pinto da Costa com dedicação, competência e amor ao clube. E eu para não também ser injusto, não vou referir nomes com receio de esquecer algum, mas simbolizo-os a todos num só : o nosso querido e saudoso José Maria Pedroto ( carinhosamente Zé do Boné ). De qualquer maneira, muitos de nós terão bem presentes na sua memória muitos desses bons portistas ( alguns infelizmente já não estão entre nós ).
    Para concluir, não acredito que esta Direcção liderada por Pinto da Costa tenha capacidade para dar a volta à situação até porque como deixei atrás referido, sozinho ninguém inverte esta situação, precisa de aliados com poder. Ora, eu não vejo quem são os aliados de Pinto da Costa nas instâncias do poder, mas se alguém souber que me diga. Cordiais saudações portistas. Jorge Monteiro.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      É muito mais que apenas um complemento ao texto, foca inclusive uma questão que já abordei aqui (https://bibo-porto-carago.blogspot.pt/2016/11/dois-pecados-capitais.html?m=1) e toca em pontos chave que explicam como chegamos a este ponto.

      Como infelizmente o passado não pode ser alterado só posso desejar que arripiemos caminho, com a maior união que possamos conseguir, porque todos somos poucos para conseguir dar a volta a isto.

      Eliminar
  4. Muito bem! Também um aplauso para o comentário do Jorge Monteiro.
    Abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Absolutamente... que raiva! Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Pode indicar-me um artigo de jornal ou vídeo com essas declarações do LFV em 2003 aquando da contratação do Jankauskas? Tenho um amigo benfiquista que está sempre a dizer que nunca aconteceram as palavras "são mais importantes lugares na Liga do que novos jogadores” e que são apenas bloguers portistas ou sportinguistas que repetem sempre isso quando na verdade nunca foram ditas. Queria prová-lo errado. É que de facto só encontro blogs com essa frase. Obrigado

    ResponderEliminar