19 dezembro, 2008

Hulk: Força H

Com a vitória incontestável sobre o Estrela da Amadora, ficámos a apenas dois pontos do Benfica e com excelentes perspectivas de chegar ao primeiro lugar num futuro próximo. Este triunfo na Reboleira acontece no seguimento de uma série de vitórias consecutivas e veio confirmar que o FC Porto é, nesta altura, uma equipa bastante superior àquilo que foi há um ou dois meses atrás. Está visto que quando se deixa as pessoas trabalhar com serenidade e não se tomam decisões precipitadas, as coisas tendem a acontecer naturalmente. E vejo esta equipa com boa margem para progredir e crescer enquanto colectivo.

Quando o conjunto funciona, é natural que as individualidades apareçam com mais brilho. Uma das que tem brilhado mais intensamente é o avançado brasileiro Hulk, tema central deste texto. O golo espantoso que apontou na Amadora, pleno de técnica e colocação de remate, foi mais uma marca de Givanildo Vieira de Souza na presente temporada. Já poucos duvidam do acerto da sua contratação.

Quando foi anunciado como a surpresa prometida por Pinto da Costa, tão badalada durante o defeso, a maioria de nós torceu o nariz, inclusivé eu próprio, não tenho pejo em reconhecê-lo. Mesmo continuando a achar que 5,5 milhões de euros por metade do passe foi um exagero - Hulk era um desconhecido e vinha da 2ª divisão japonesa -, não hesito agora em classificá-lo como uma aquisição em cheio, que nos poderá trazer ainda muitas alegrias. Após ter sido alvo da chacota de muitos adeptos, principalmente dos nossos rivais, em virtude de ter nome de herói de banda desenhada, Hulk já começou a calar muitas bocas. Continuam, porém, a ver-se muitos comentários negativos às suas características e à sua forma de jogar. É individualista, não passa a bola a ninguém, é pouco inteligente nas decisões que toma, é prejudicial ao bom funcionamento do colectivo, é isto e aquilo. Para cúmulo, até já vi alguém escrever que ele é tudo menos jogador de futebol. A esses, Hulk vai dando sucessivas lapadas, umas atrás das outras, seja com arrancadas e remates explosivos como em Alvalade, seja com golos fenomenais como na Amadora ou no Dragão com o Belenenses, seja com assistências de bandeja como em Setúbal, seja com participações activas em jogadas de golo colectivas como em Kiev, muitas bofetadas tem dado o 'Incrível' naqueles que teimam em não querer abrir os olhos e enxergar a realidade.

Hulk tem 22 anos, é um jovem ainda e tem muito para aprender, nisso penso estarmos todos de acordo. Revela ainda muitos sinais de imaturidade, estraga algumas jogadas com o seu excesso de vontade de chegar à baliza rapidamente, não consegue, por vezes, discernir qual o melhor momento para endossar a bola a um colega. É verdade. O que não se pode negar é que tem também qualidades absolutamente extraordinárias e muito raras de se ver por esse mundo fora. Fortíssimo fisicamente e dono de uma potência muscular invulgar, detém uma aceleração e velocidade de ponta demolidoras, galgando metros de relva com a bola colada ao pé esquerdo e deixando adversários para trás com uma facilidade que impressiona os mais impassíveis. Não acho exagerado dizer que, quando encostado a uma das faixas, é dos jogadores que mais facilmente ganha a linha de fundo que alguma vez tive oportunidade de ver. Depois, possui uma excelente capacidade técnica que, sem ser muito refinada, dá para driblar com bastante sucesso e ter aqueles pormenores que a bancada gosta de apreciar. O seu remate alia força e colocação.

Se no início dizia que Hulk era um jogador que poderia ser muito útil em alguns jogos e que era sempre benéfico contar com um jogador como ele no plantel, agora não tenho dúvida em afirmar que é pouco menos que indiscutível e capaz de, por si só, resolver um jogo a favor do FC Porto. No deve e haver entre o que faz de errado e o que empresta de bom à equipa, o saldo é claramente positivo. Até alguns dos nossos adversários já começaram a reconhecer o inevitável. O golo parece ser o único objectivo que o jovem canarinho tem em mente, os seus olhos estão constantemente focalizados na baliza adversária. Esta sua sede pelas redes contrárias ainda vai trazer, estou certo, grandes benefícios à nossa equipa.

Com Hulk no onze, o FC Porto de Jesualdo torna-se uma equipa mais explosiva e temível. Se levarmos em conta que as badaladas transições rápidas são um dos princípios de jogo primordiais no modelo idealizado por Jesualdo Ferreira, então o brasileiro encaixa que nem uma luva no tridente ofensivo, junto de Lisandro e Rodríguez. Mesmo que isso signifique o afastar de Lisandro da área (algo que até nem é prejudicial, pois, como sabemos, o argentino faz da mobilidade e procura das faixas uma das suas armas mais importantes).

Hulk foi, de facto, um achado. Parece que já estou a ver os treinadores das equipas que jogam contra o FC Porto a pensar como neutralizar esta verdadeira Força H! É um futebolista pouco convencional, pouco usual, que não se vê aparecer todos os dias. Não sei se tem as características para um dia vir a ser uma estrela à escala planetária e nem isso me interessa. Importa sim vê-lo a decidir jogos e sentir que, com ele, estamos sempre mais perto da vitória.

PS: Para o sorteio dos oitavos-de-final da Champions, já sabemos que todos os opositores são do melhor que há na Europa. Ainda assim, há uns mais fortes que outros. Inter, Chelsea e Real Madrid são de evitar, na minha opinião, a todo o custo. Atlético Madrid, Villarreal e Lyon são igualmente temíveis, mas sempre dava para repartir o favoritismo e ter melhores perspectivas de passagem aos 'quartos'. A ver vamos.

8 comentários:

  1. Obrigado pelo elogios que aqui me deixam, mas sem dúvida que os mereço e ainda irei merecer muitos mais! :-)
    Aqueles que acharam uma tremenda asneira os 5,5 milhões que deram por metade do meu passe, devem estar agora a pensar que a SAD deveria ter comprado a totalidade do passe pelos 11 milhões! É que assim o meu empresário arrisca-se a ganhar uma pipa de massa quando eu for vendido pela clausula de rescisão de 40 milhas!
    Claro que o Mestre Jesualdo ainda tentou "esconder-me" mandando-me jogar fora do meu lugar habitual, tal como o fez ao Rodriguez, ao Guarin e a outros mais.
    Mas depois daqueles 4 desastres seguidos, a SAD apertou-lhe os calos e ele não teve outro remédio senão colocar-nos a jogar nos lugares onde nós rendemos mais.
    E viva o HULK carago....

    ResponderEliminar
  2. Justas as tuas palavras, Bruno, sobre Hulk.

    Está, como diz o outro, a ultrapassar os defeitos e a tornar-se um caso sério.

    Qt à Champions, vamos ver o q sai, mas os 3 a evitar são os q dizes, os outros estão ao nosso nível.

    ResponderEliminar
  3. ATLÉTICO MADRID-FCP

    SCP-BAYERN MUNIQUE

    ResponderEliminar
  4. Penso que com o Hulk esta a acontecer o contrário do que se passou quando o FC Porto contratou o Fabiano.
    O primeiro era um desconhecido que agora cada vez mais se torna num titular indiscutivel, quanto ao segundo é aquilo que todos nós sabe-mos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida Bruno, Hulk tem sabido calar as declarações pejorativas sobre si da melhor forma: jogando, e bem!

    Com o estereotipo de individualista ainda colado ao corpo (logo ele que fez 2 assistências para glo - desperdiçadas - na Amadora), o brasileiro tem conseguido colocar em campo os predicados que mostrou, logo à chegada.

    Velocidade, poder físico, técnica individual acima da média, futebol explosivo, que Jesualdo tem sabido aproveitar.

    Resta agora continuar a aprimorar aquele ataque, letal, que pode fazer mossa em qualquer campo.

    Perspectivas risonhas pela frente!

    ResponderEliminar
  6. Ora nem mais Bruno, direi até que este «actual» está a surpreender-me... e de que maneira!

    Não fui um critico declarado desta contratação, aliás, tive até alguns cuidados numa avaliação que poderia ser considerada extemporânea, mas em determinado momento, assumo, o tipo de jogar à bola já me estava a consumir a alma.

    Hoje, não tenho qualquer assomo de vergonha em o admitir... já baixei a guarda da viola e sou um seu admirador declarado do estilo, força e pujança colocada em jogo... aposto que vai sair dali uma ENORME SURPRESA para todos.

    Pelos vistos, e por ora, é caso para dizer, tal como VilaPouca já o tinha dito... PdC continua com todo o «faro»!

    Hulk... memorizem este nome... vai dar e muito que falar. Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
  7. Bruno :

    Muito bem observado.
    Parabéns !

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Belo texto Bruno Pinto !

    Nunca fiz qualquer comentário quanto à contratação de Hulk. Como também nunca fiz qualquer comentário quanto às escolhas da sad ou do treinador do Porto.

    Em contrapartida, afirmei, em comentários anteriores, que Hulk me parecia individualista.

    Mas a situação mudou.

    Felizmente. O que era válido ontem já não o é hoje, quanto à análise do Hulk.

    Quanto a mim, Hulk tem evoluido muito. Creio que tem assimilado o xadrez.

    Se assimilar que o individual ( o que está a assimilar) não existe sem o colectivo será melhor que Cristiano Ronaldo !

    Acho que Hulk é uma mais valia para o Porto. Agora queda saber se é um extremo ( ou ala ) ou um ponta de de lança.

    Aí "mon coeur balance". Acho que Lisandro é mais proliférico no eixo.

    Mas acho que temos um grande treinador. E no qual faço bem confiança.

    Ganhou, para nós, os adeptos de aqui, o Campeonato dos Campeonatos. Vinte pontos de avanço.

    Quanto ao amanhã, a Clio teceu os seus fios.

    E,logo, se verá !

    Confio no meu Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar