08 agosto, 2008

Aqueles que nunca esquecemos

Vítor Baia, Paulinho Santos, Rui Barros, Sérgio Conceição, Fernando Couto, Jorge Costa, Domingos, Fernando Gomes, Aloísio, Secretário, Folha, Madjer, João Pinto, Jaime Magalhães, Inácio, Rui Barros, Mlynarczyk, Frasco, e tantos outros que nos marcaram.

São desde sempre os jogadores que nunca vamos esquecer. Quem passou a adolescência nos anos 80/90 recordará para sempre estes jogadores. Estes, protagonizaram excelentes episódios no futebol, deram grandes alegrias aos adeptos e fizeram do FC Porto o grande clube que hoje é.

Durante esse período, foram muitos aqueles que por cá passaram, mas nem todos atingiram ou conquistaram o mérito da recordação. Ainda hoje quando se fala noutros grandes jogadores, há sempre um ou outro que ainda recordamos, mas muitos deles, cairam no esquecimento porque não conseguiram deixar a sua marca.

É sempre bom recordar todas estas velhas glórias que tanto deram ao FC Porto, e ainda hoje continuam a dar, como por exemplo: Paulinho Santos, Rui Barros, Fernando Gomes, João Pinto e outros mais.

A todos que marcaram uma forte presença no Grande clube que é o Futebol Clube do Porto, um grande obrigado por parte de uma simples adepta. Um muito obrigado por terem contribuido para tornar o nosso clube naquilo que hoje ele é, e sempre será um dos maiores e melhores clubes do mundo, senão mesmo até o MAIOR!

Saudações azuis e brancas,
Sodani

7 comentários:

  1. Sodani, cada um de nós vai recordando figuras que foram importantes, no seu conceito, nas épocas em que pôde assistir a jogos do Porto, ou outras que fazem parte do seu imaginário, por serem muito faladas já em períodos da sua existência. Eu relembro muitas mais, é natural, pois sou mais velho, penso eu, de que...
    Posso começar por Pinga -muito longínquo-, Hernâni, Acúrsio, Barrigana, Pedroto, Miguel Arcanjo, Jaburú, Yustrich -enorme importância à época-, Américo, Festa, Valdemar, Rolando, Custódio Pinto, Djalma, Nóbrega, Serafim, Jaime, Bernardo da Velha, Atraca, Rui, Pavão, Malagueta, Oliveira, Ademir, Duda, Gabriel, Cubillas, Seninho, Lemos, Rodolfo, Fonseca, Octávio, Murça, Freitas, Abel, Simões, Alhinho, Manuel António, Tibi, Gualter, Vieira Nunes....Todos estes e muitos, muitos mais que não saltam de imediato do baú das recordações, sem excepção, fazem parte do nosso património referencial e são parte indissociável da nossa história pessoal e colectiva. À medida que o tempo vai passando sobre as nossas vidas, vamos acrescentando imagens sobre imagens, vai sendo construído um puzzle inacreditavelmente rico e complexo, onde as datas muitas vezes se confundem, mas um elemento permanece inalterado, a camisola do nosso grande Clube, aquelas riscas largas azuis sobre um fundo branco imaculado e aquele símbolo inconfundível, a bola azul forte, as iniciais F.C.P., o escudo da cidade, a comenda que o emoldura, o coração quase escondido no centro de tudo isto e o Dragão atento, lá no alto, sobre as muralhas da Invicta. Acho que escolhi muito bem o lado a que me associar, não tenho pena de sentir estar ainda em minoria, até me dá alguma vaidade porque sempre ouvi dizer durante a vida e percebi-o também na prática, que o grupo dos melhores, é constituído quase sempre, por uma parte ínfima da Sociedade...Os restantes vão atrás do rebanho, de forma inconsciente, vão porque vão, sem saber porque vão, vêm os outros ir por ali e vão...Tristemente!

    ResponderEliminar
  2. Timofte, André, Kostadinov, Lima Pereira, Juary, Futre, Semedo, Bandeirinha, J,Pacheco, Sousa, Quim, Ed.Luís, Celso, Geraldão, BrANCO e muitos mais além dos que referiste no post...

    O FC Porto tem conseguido reunir grandes jogadores e formado grandes equipas, há sorte mas tb muit mérito nestas escolhas!

    Bom fim de semana.

    E apareçam no Dragão na noite deste domingo.

    ResponderEliminar
  3. O Emil Kostadinov foi um ídolo para mim.
    Foi o jogador que me pôs atrás de uma camisola dele (número 8) durante algum tempo...

    Adorava a dupla Kostadinov-Domingos


    Tantos grandes jogadores passaram pelo nosso clube.


    legionofdragons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O Quaresma não vai sair da FCP.

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Eu acho que há perseguição ! Como é possível desenhar um onze ideal ?

    Lol ! É um quebra cebeças !

    Para mim, talvez por ser um adepto daqui, penso que todos os jogadores citados têm lugar num dez ideal. Escrevo dez porque,para mim, existe um que deu projecção ao Porto no Continente Africano.

    Madjer foi o primeiro jogador africano a ganhar uma taça europeia. Graças ao glorioso (lol!) E há também a lembrança de Viena.

    Assim : Estou de acordo com qualquer composição desde que englobe o Madjer !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Para complementar mais uns nomes não mencionados e assim de cabeça, Carlos Duarte, Virgílo, o Leão de Génova - estes não vi jogar mas conta a tradição oral com as histórias do meu Pai - , Bené que veio do Leixões e fazia um grande meio campo com o Pavão e o Pinto, Flávio, um avançado brasileiro excelente, Adelino Teixeira... e tantos mais...

    ResponderEliminar
  7. Perfeitamente Jorge, esses nomes estavam debaixo da minha língua, mas não se soltam facilmente, já existe muito cotão a travá-los.
    Especialmente o Virgílio -Leão de Génova- que eu via com muita frequência no centro da cidade, vai para meia dúzia de anos. Flávio, avançado centro Brasileiro, que arrumou com o Barcelona, lá em Espanha. Bené, que era um médio extraordinário a pautar o jogo naquele ritmo próprio do samba. Carlos Duarte que também não vi jogar, mas tinha uma enorme popularidade no Porto cidade...O Feliciano, que ainda hoje pode ser observado regularmente no Dolce Vita, tal como o Rui -eterno suplente- que ainda ontem cumprimentei e penso estar agora a treinar os nossos júniores, juntamente com Frasco. Artur Baeta, o grande treinador dos nossos jovens durante muitos e bons anos...Ricardo, extremo esquerdo júnior que era uma autêntica gazela...Celso, médio Brasileiro -chegou a ir à selecção- que veio do Boavista juntamente com Taí...

    ResponderEliminar