12 agosto, 2008

Manuel Serrão em directo no BiBó PoRtO

Conseguimos entrevistar Manuel Serrão, adepto indefectível do FC Porto, sócio nrº 6635 do clube azul e branco e membro do seu Conselho Cultural. É licenciado em Direito e Empresário ligado à organização de salões, desfiles e exposições nas áreas têxtil e da moda. Ficou célebre pela sua participação no programa desportivo da SIC, «Donos da Bola», em que se destacava pela forma entusiástica com que defendia o seu clube do coração.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

1. Desde quando surgiu essa sua paixão pelo FC Porto?

A paixão pelo FC Porto começa desde que me conheço a gostar de futebol. Sou sócio desde os 11 anos quando tive a sorte de ter um tio portista que gostava de futebol e me deu essa alegria. Infelizmente o meu pai, que até considero uma pessoa inteligente, é do Sporting. Na verdade, não só não percebe nada de futebol, como nunca entrou num estádio.

2. O que sente a defender o FC Porto na Comunicação Social, nomeadamente, nas crónicas que habitualmente assina na imprensa, ou até no programa da SIC em que participou (donos da bola)?

Um grande prazer que se sente sempre quando se defende uma paixão, mas também a tristeza de saber que ainda somos muito poucos com acesso aos grandes meios em comparação com os nossos rivais da capital. Também sinto que não devo nunca dizer tudo o que penso porque há coisas que só podem ser discutidas em família.

3. O Manuel Serrão vê-se de alguma forma a desempenhar no futuro um cargo no FC Porto?

O futuro a Deus pertence, mas neste caso, nunca alguma tarefa que me obrigasse a mudar de vida.

4. Qual a sua opinião sobre a frieza e indiferença com que Rui Rio trata o FC Porto? Sendo o FC Porto um dos maiores vectores de afirmação da Cidade Invicta, não há aqui uma ingratidão absoluta?

Julgo que as coisas hoje já estão melhor do que foram mas em qualquer caso, é certo que Rui Rio nunca seria Presidente da Câmara do Porto se fosse o FC Porto a escolher.

5. Como são as horas seguintes do Manuel Serrão depois de uma derrota num jogo importante?

São obviamente de ressaca mas também de reflexão na procura de explicações. Valha a verdade que nos últimos anos também têm sido poucas e nem nos conseguimos habituar.

6. Concorda comigo quando digo que a Comunicação Social tem encetado nos últimos tempos uma perseguição ao FC Porto e ao seu Presidente como nunca havíamos assistido? Quais os verdadeiros interesses desta gente?

A única coisa que não concordo consigo é esse preciosismo dos "últimos tempos". Podem ter tido agora ajudas externas de procuradores e tribunais, mas o ataque ao FC Porto existe desde que leio jornais.

7. Qual a vitória do FC Porto que mais o entusiasmou? Viena, Sevilha, Gelsenkirchen? Como viveu estas 3 conquistas?

Viena foi a mais explosiva, apesar de a ter vivido à distância. Sevilha foi a mais empolgante a que assisti ao vivo. Gelsenkirchen foi a mais madura, própria de um clube que já trata por tu a Liga dos Campeões.

8. Escreva-nos o seu onze ideal da história do FC Porto.

Vítor Baía, João Pinto, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Branco, Jaime Pacheco, Frasco, Deco, Seninho, Gomes e Futre.

9. Dê-nos a sua opinião sobre estes 5 nomes da nossa história:

Pinto da Costa: Presidente inigualável;
Vítor Baía: o guarda-redes mais injustiçado pela Selecção Nacional;
Jorge Costa: exemplo da garra do dragão;
Pedroto: grande guru do renascimento do dragão; e
Mourinho: um treinador campeão que ficou portista por gratidão.

10. Um comentário ao TRIcampeonato ganho esta época.

Muita parra, pouca uva. Que é como quem diz, muitos pontos, pouca luta. Estou a falar do futebol no relvado. O resto foi a palhaçada que se sabe.

11. Acha que toda esta envolvência do apito dourado tem condicionado as arbitragens dos jogos do FC Porto?

Acho.

12. Quer comentar o comportamento da Benfica SAD neste processo de admissão do FC Porto na Champions League?

Não porque não gosto de dizer palavrões nos blogs.....

13. Costuma visitar blogs desportivos? Já conhecia o nosso? Uma palavra para os nossos leitores.

Confesso que não tenho muito tempo para isso e é a primeira vez que estou a participar numa coisa destas. Mas acho que quem gosta e pode, tem aqui um bom meio de comentário e discussão destes assuntos.

Um abraço do Manuel Serrão.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

NOTAS FINAIS:

No Andebol, o FC Porto realizou dois jogos de preparação na Póvoa de Varzim diante de São Bernardo e Pilotes Posada e jogará amanhã frente ao Cangas (18h). No jogo com os Aveirenses, que acompanhei ao vivo, o FC Porto vencia por 27-25 no final dos 60m mas jogaram ainda mais 30 minutos (já lá não estava). Frente aos espanhóis do Pilotes Posada, os Dragões ganharam por 31-27 mesmo sem contarem com o reforço Inácio Carmo, com um pequena lesão. No jogo que assisti ao vivo, gostei do outro reforço, o jovem Wilson Davyes.

No Basquetebol já se sabe que na 1ª jornada do novo campeonato o FC Porto desloca-se a Ilhavo (4/10) recebendo na jornada seguinte, em Matosinhos, a equipa do Lusitânia dos Açores em fim de semana de jornada dupla (10 e 11/10) que inclui no dia seguinte a deslocação a Coimbra. Jogaremos em Ovar no dia 8 de Novembro e receberemos o Benfica no dia 20 de Dezembro.

No Hóquei em Patins, o FC Porto começa a sua preparação no dia 18 de Agosto sendo que o seu 1º jogo oficial é apenas a 27 de Setembro com a disputa da Supertaça diante do HC Braga, jogo que deverá efectuar-se em Ponte de Lima.

Nas camadas jovens do futebol, Patrick Greveraars continuará no comando dos sub-19 enquanto que nos sub-17 já se sabe que será Rui Gomes a assumir a liderança da equipa. José Guilherme que foi na última época o treinador dos sub-17, passou a adjunto de Carlos Queiroz na Selecção Nacional. Nos sub-15, o novo treinador será Luís Miguel que assim substitui JC Brandão.

Um abraço,
Lucho.

[nota do administrador: chegou a «tal semana»... porque será?]

21 comentários:

  1. A colecção de entrevistas que conseguiste, até agora, é de fazer inveja a qualquer um...

    Manuel Serrão é um dos meus predilectos. Gosto do estilo truculento, da personalidade extrovertida e, claro está, daquela paixão incondicional pelo Porto, que ele tem orgulho em mostrar...

    Parabéns Lucho!

    ResponderEliminar
  2. Esta entrevista com Manuel Serrão (a quem agradeço) só foi possível através do Blue Boy e dos seus contactos nos bastidores:)

    Se algum dos leitores me souber informar como conseguirei contactar com Pôncio Monteiro, GuilherME Aguiar, Manuela Aguiar, ou qq outro ilustre Portista façam-me um favor, enviem-me um email para o blue boy (email do blog).

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Dúvidas, opções e futuros
    Por
    Rui Moreira


    GOSTEI de ver os jogos que o FC Porto disputou em Braga, onde foi pena não ter defrontado a bem treinada equipa da casa. Parece que as brechas no plantel foram bem colmatadas. Com a saída de Bosingwa e Cech, chegaram Sapunaru, (que sendo um jogador diferente do «Zé» vai ser titular à direita), e Benitez, que, apesar da desconfiança com que qualquer novo defesa-esquerdo é visto quando chega, me pareceu um jogador que defende bem e luta «à Porto». Fucile será, ainda assim, a escolha mais provável para este lugar, enquanto Lino, apesar do seu empenho e da qualidade nas bolas paradas, será sempre a «outra opção». No eixo, Rolando substituiu João Paulo. Será, com Stepanov, suplente de Bruno Alves e de Pedro Emanuel, mas poderá, um dia, chegar a titular.
    No meio-campo, só Lucho é indiscutível. Falta definir o substituto de Assunção, e se Bolatti tarda em afirmar-se, Fernando pode ser, apesar de «verde» e faltoso, a melhor opção, porque Guarín é um desperdício para aquela missão. O colombiano será, a par de Tomas Costa, concorrente sério ao lugar de Meireles.
    Na frente, Lisandro terá a companhia de Rodriguez, que é um grande reforço, e a força e técnica de Hulk vão dar trabalho a Tarik. Farias, Mariano e Candeias são boas opções. Tudo isto, é claro, se Quaresma não ficar, para trocar as voltas a Jesualdo.
    Resta falar nos três guarda-redes. Ventura já mostrou que tem um grande potencial e, se tiver paciência, vai ser o nosso futuro guarda-redes mas, para já, a questão estará entre Helton e Nuno. Por tudo o que vi, e não é por embirração, acho que o brasileiro é capaz do melhor mas, desde que a sombra de Baía desapareceu, também do pior, o que não chega para o FC Porto. Por isso, escolheria para começar a época, e até para bem do brasileiro, o experiente português.

    ResponderEliminar
  4. Lucho, mais uma entrevista logo de um portista que muito aprecio, o Manel Serrão, para mim o melhor comentador na TV com um registo contundente, certeiro, provocador e sem medo de ser politicamente incorrecto, que faz levar os outros ao desespero. Não me esqueço das sucesivas apoplexias do farinha e do antónio sala nos " donos da bola " e do fastio que originava no falsamente ético lagarto, o médico que não me lembra agora o nome.
    Pois bem, vou finalmente a banhos por uns tempos e assim estarei ausente até ao dia 28.Se tiver oportunidade claro que participo.
    Bons resultados desportivos para todos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Como nota final, o merecido destaque a Sara Oliveira. Novo recorde nacional, hoje nos Jogos Olímpicos. O 2º da atleta portista na competição. Sem grandes alardes, sem se queixar dos árbitros, como a arrogante Telma Monteiro (não representasse ela o clube de merda k representa), lá vai prestigiando a natação lusa e o próprio País.

    Parabéns Sara!

    ResponderEliminar
  6. Caso de estudo: Quaresma.

    Ponto da situação:
    1. Quaresma quer muito sair do FC Porto.
    2. A SAD do FC Porto quer muito vender Quaresma ao ponto de o colocar numa redoma de vidro, não vá a louça partir-se.
    3. Inter não quer pagar o valor que a SAD pede pelo passe do Quaresma.

    Previsão:
    1. Dependendo da necessidade ou não de entrada de milhões na SAD, Quaresma sairá para o Inter por um valor bem mais baixo do pretendido pela SAD ou então Quaresma fica no FC Porto.

    Resolução do problema "amuo de Quaresma" no caso de ficar:
    1. Mais uma renovaçãozita do contrato. Mais um aumento chorudo. Mais um "Amo o FC Porto!" e um novo "Nunca deixei de amor o FC Porto. Desculpem lá esta e não me assobiem muito, por favor." Simples, barato (nem por isso) e dá milhões (até dava se o Inter os desse).

    ResponderEliminar
  7. Lucho,

    Só dois reparos:
    1. Ilustres portistas são todos aqueles que gostam e sofrem pelo clube.
    2. Podias arranjar um novo pack de perguntas para não serem sempre as mesmas. Seria mais interessante.

    ResponderEliminar
  8. Caro Lucho, esses contactos são de Luxo.

    O Manuel Serrão é, neste momento, um dos meus preferidos na defesa do Portismo, do Porto e na alma draconiana. Ao seu nível, apenas coloco o Miguel Guedes e o inigualável Pôncio Monteiro!!!

    ResponderEliminar
  9. grande entrevista LUCHO.espectacular

    ResponderEliminar
  10. F.C. Porto-Sporting: Carlos Xistra dirige jogo da Supertaça

    Mais um levantamento estatístico.

    Jogos dirigidos pelo Carlos Xistra em que participaram FC Porto e Sporting:

    FC Porto:
    27/01/2008 - 1ª LIGA 07/08 - Sporting 2-0 FC Porto - CA FCP: 3 - CA ADV: 3
    25/11/2007 - 1ª LIGA 07/08 - FC Porto 2-0 V. Setúbal - CA FCP: 4 - CA ADV: 3
    26/09/2007 - Taça da Liga 07/08 - Fátima 0-0 (4-2)g.p. FC Porto - CA FCP: 4 - CA ADV: 1
    14/04/2007 - 1ª LIGA 06/07 - Académica 1-2 FC Porto - CA FCP: 7 - CA ADV: 2
    17/09/2006 - 1ª LIGA 06/07 - Naval 0-2 FC Porto - CA FCP: 1 - CA ADV: 2
    19/02/2006 - 1ª LIGA 05/06 - FC Porto 1-0 Marítimo - CA FCP: 2 - CA ADV: 2
    19/11/2005 - 1ª LIGA 05/06 - FC Porto 5-1 Académica - CA FCP: 1 - CA ADV: 2
    18/02/2005 - 1ª LIGA 04/05 - Belenenses 0-1 FC Porto - CA FCP: 4 - CA ADV: 2
    22/12/2004 - 1ª LIGA 04/05 - Marítimo 1-1 FC Porto - CA FCP: 5 - CA ADV: 3
    20/08/2004 - Supertaça 03/04 - FC Porto 1-0 Benfica - CA FCP: 4 - CA ADV: 4
    05/12/2003 - 1ª LIGA 03/04 - Marítimo 2-2 FC Porto - CA FCP: 0 - CA ADV: 4


    Sporting:
    20/04/2008 - 1ª LIGA 07/08 - U. Leiria 4-1 Sporting - CA SCP: 0 - CVD SCP: 1 - CA ADV: 2 - CVD ADV: 1
    27/01/2008 - 1ª LIGA 07/08 - Sporting 2-0 FC Porto - CA SCP: 3 - CA ADV: 3
    11/11/2007 - 1ª LIGA 07/08 - Sp. Braga 3-0 Sporting - CA SCP: 4 - CVPA SCP: 1 - CA ADV: 5
    02/09/2007 - 1ª LIGA 07/08 - Sporting 1-0 Belenenses - CA SCP: 2 - CA AVD: 4 - CVD ADV: 1
    06/05/2007 - 1ª LIGA 06/07 - Sporting 3-1 V. Setúbal - CA SCP: 0 - CA ADV: 0
    23/02/2007 - 1ª LIGA 06/07 - Sporting 0-0 Desp. Aves - CA SCP: 2 - CA ADV: 3
    02/10/2006 - 1ª LIGA 06/07 - Sporting 2-0 U. Leiria - CA SCP: 1 - CA ADV: 6 - CVPA ADV: 1
    02/10/2005 - 1ª LIGA 05/06 - P. Ferreira 3-0 Sporting - CA SCP: 6 - CVD SCP: 1 - CA ADV: 2
    20/11/2004 - 1ª LIGA 04/05 - Beira-Mar 2-2 Sporting - CA SCP: 3 - CA ADV: 3
    20/09/2004 - 1ª LIGA 04/05 - Sporting 0-1 Marítimo - CA SCP: 4 - CVPA SCP: 1 - CA ADV: 5
    24/01/2004 - 1ª LIGA 03/04 - Belenenses 1-3 Sporting - CA SCP: 2 - CA ADV: 7 - CVPA: 2


    Resumo da actuação disciplinar do Carlos Xistra:

    FC Porto

    Cartões amarelos mostrados a jogadores do FC Porto: 35
    Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores do FC Porto: 0
    Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores do FC Porto: 0

    Cartões amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária do FC Porto: 28
    Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária do FC Porto: 0
    Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores da equipa adversária do FC Porto: 0


    Sporting

    Cartões amarelos mostrados a jogadores do Sporting: 27
    Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores do Sporting: 2
    Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores do Sporting: 2

    Cartões amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária do Sporting: 40
    Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária do Sporting: 3
    Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores da equipa adversária do Sporting: 2


    Resumo dos resultados do FC Porto e do Sporting:

    FC Porto - 11 Jogos - 7 Vitórias - 3 Empates - 1 Derrota - 17 Golos marcados - 7 Golos sofridos

    Sporting - 11 Jogos - 5 Vitórias - 2 Empates - 4 Derrotas - 14 Golos marcados - 15 Golos sofridos

    Fonte: zerozero.pt

    ResponderEliminar
  11. Legenda:
    CA FCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do FC Porto

    CA SCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVPA SCP = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVD SCP = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores do Sporting

    CA ADV = Cartões amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVPA = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVD = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores da equipa adversária

    ResponderEliminar
  12. Legenda definitiva:

    Legenda:
    CA FCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do FC Porto

    CA SCP = Cartões amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVPA SCP = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores do Sporting

    CVD SCP = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores do Sporting

    CA ADV = Cartões amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVPA ADV = Cartões vermelhos por acumulação de amarelos mostrados a jogadores da equipa adversária

    CVD ADV = Cartões vermelhos directos mostrados a jogadores da equipa adversária

    ResponderEliminar
  13. Grande Manuel Serrão, aqueles programas em que o Manel levava o Alfredo Farinha quase ao enfarte, são as únicas boas recordações, da nojeira que foram os Donos da Bola.
    Agora no POrto Canal temos um Manuel Serrão igual a ele próprio na defesa do F.C.Porto.
    Este é um portista que como eu costumo dizer:não tem medo de queimar os dedinhos.
    Um abraço para o Manuel e para o Lucho.
    Sem me comprometer vou tentar arranjar os telefones do G.Aguiar e do Pôncio Monteiro. A Manuela Aguiar é mais difícil.

    ResponderEliminar
  14. Mais uma interessante entrevista conduzida pelo Lucho.


    O Manuel Serrão deixou a sua marca nos DONOS DA BOLA !

    ResponderEliminar
  15. Olympus:

    se a tua estatística recuasse até 2001/02 verias que Xistra, conhecido pelo seu Sportinguismo de criança, esteve num Porto-Beira Mar expulsando Mourinho, jorge anadrade e deco...Jogo q perdemos nas antas 2-3...o jornal OJOGO fazia capa no dia seguinte com XISTREMA...O Campeão dessa época foi...o scp...

    ResponderEliminar
  16. hurakatai:

    Tens inteira razão nos reparos, o ilustre é mais no sentido de serem figuras públicas, qt`às questões prometo que vou fazer uma remodelação nas próximas

    ResponderEliminar
  17. vila pouca:

    Obrigado pela tua atenção. Seria ouro sobre azul se me conseguisses esses contactos. Abraço

    ResponderEliminar
  18. O Manuel Serrão para além de Portista dos bons (daqueles que defendem o Porto contra tudo e contra todos), tem uma gargalhada contagiante. Lembro-me bem desse programa, onde ele levava os restantes comentadores ao desespero, tendo o Sr. Farinha por mais de uma vez ameaçado retirar-se :D

    ResponderEliminar
  19. O Farinha defendia o vale e azevedo como quem defende um Deus:) e o Serrão cascava-lhe forte!!

    ResponderEliminar
  20. Ahhh ganda Manel... um herói na defesa do FC Porto numa qualquer tv perto de si... e de levar qualquer um ao desespero; que o diga o esqueroso Farinha ehehehe

    Lucho... sempre em grande, mai'nada!

    E na, não tens que agradecer nada, pq estamos todos a remar para o mesmo lado... eu podendo ajudar, não me furto a nada em prol do blog e da defesa do nosso FC Porto.

    E pelos vistos, teremos quiçá aqui um aliado de peso (Vila Pouca) na ajuda de mais alguns contactos a estabelecer com os tais ditos «notáveis»... a ver vamos.

    ResponderEliminar
  21. Para quando uma entrevista com o Miguel Sousa Tavares ?

    ResponderEliminar