15 janeiro, 2010

Dragão ou Morcão?? - semana 18

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Emil Kostadinov

Data de nascimento: 12-08-1967 (42 anos)
Posição: Avançado
Clube anterior ao FC Porto: CSKA Sófia
Clube posterior ao FC Porto: Deportivo da Corunha
Situação actual: Retirado do futebol profissional*
[*há quem garanta que agora faz parte do departamento de futebol juvenil do CSKA e que acumula as funções de empresário, mas as minhas fontes búlgaras não o conseguiram confirmar]

Épocas no FC Porto: 5 (1990/91, 91/92, 92/93, 93/94, 94/95 - parte da época)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 3

Pontos de exclamação: Uma flecha venenosa apontada às balizas adversárias! Velocidade de F1, expedito no passe, remate forte e colocado, de finta curta e com eficácia na finalização, assim era Kostadinov. Formou com Domingos uma dupla inesquecível nos inícios da década de 90. Que saudades dessa dupla que se complementava na perfeição!

Reticências: O cabeceamento não era o seu forte, nem todos podem ser "cabeçudos". Mas a verdade é que mesmo neste capítulo cumpria quando era necessário.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Fernando Couto, João Pinto, Semedo, Jaime Magalhães, Domingos, Rui Filipe, André.

Aí fica o último golo ao serviço do FC Porto deste Grande jogador:



Pizzi conquistou lugar cativo na prateleira de "Morcão" com uns expressivos 78% dos votos da semana passada! O equivalente a 60 votantes. O meu voto também aqui está. Acho que a passagem de Pizzi pelo FC Porto apenas serviu para lhe enriquecer o currículo, pois de resto, bom, se o tivéssemos deixado ficado na Argentina é que tínhamos brilhado. Foi um claro erro de visão, talvez devido às cassetes VHS ainda dos tempos do Tenerife. Compreensível portanto. A opção "Nem Dragão, nem Morcão, há um senão" arrecadou 22% dos votos. Já a opção "Dragão" não obteve um único voto. Porque será que isso não me admira?

O PedroPorto lançou a pergunta (retórica, digo eu) "Kostadinov... certo?", logo o Hugo e o Dragão Vila Pouca vieram em seu auxílio, parecendo o tridente ofensivo que Kostadinov formou com Stoichkov e Penev na selecção búlgara. Pshtá claro que só podia ser Kostadinov. Depois foi um ver se te avias na defensiva adversária tal a avalanche de ataques certeiros.

Na próxima semana teremos um defesa da fornada da formação, que chegou a capitão e saiu por um portão (tudo para rimar)! Foi muitas vezes o pronto-socorro (adaptado) nas laterais quando por ali faltava músculo, nem sempre com o sucesso desejado! Quem será o colunável?

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

19 comentários:

  1. Kostadinov, Dragão... que parecia ter fogo no rabo quando corria em direcção à baliza adversária...

    Para a semana, Ricardo Costa...

    ResponderEliminar
  2. Kostadinov...um grande DRAGÃO....
    Ele e o Domingos...que dupla...
    E mesmo quando sozinho lá na frente era um perigo constante-lembro-me de um jogo com o Feynoord em que o Ivic só não meteu mais defesas porque já não tinha, o búlgaro sozinho causava pânico em toda a defesa holandesa.

    Quanto ao defesa..aposto no Ricardo Costa...

    ResponderEliminar
  3. Era uma delicia ver Kostadinov a jogar!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. Lá vai o Vila Pouca destoar: Kostadinov, nem Dragão nem morcão. Porquê? Porque se como jogador era Dragão, como pessoa foi morcão, um grande morcão, ao recusar-se a ir ao funeral do Rui Filipe, porque era dia de folga. Falta de solidariedade que pagou caro no grupo. Por isso saiu logo a seguir.

    Para a semana Ricardo Costa.

    Atendendo ao pedido de várias famílias, retirei a providência cautela e já podes entregar o prémio ao Fimoze.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Kostadinov proporcionou-me muitas emoções e alegrias. Era um terror para os adversários. Foi um dos principais jogadores do bicampeonato ganho por Carlos Alberto Silva em 92 e 93.

    DRAGÃO!

    Para a semana e sem ler o que já escreveram acima é claramente Ricardo Costa. Um grande Dragão mas um jogador que deixava muito a desejar, ficará com a nota média.

    ResponderEliminar
  6. Kostadinov era um magnífico jogador e fez com Domingos uma dupla fantástica responsável pelo bi-campeonato de Carlos Alberto Silva. Foi um dos responsáveis pela noite memorável de Bremen em que o Porto cilindrou o Werder Bremen por 5-0 na Alemanha.

    No entanto, era um jogador que jogava quando lhe apetecia e especialmente nos grandes jogos. Não era um jogador muito querido no balneário (o exemplo do caso da morte de Rui Filipe foi a gota que fez transboradr o copo) e teve vários conflitos com os treinadores quer fosse no clube quer na selecção onde fez também grandes jogos mas onde era visto igualmente como uma vedeta. Depois da sua saída do Porto nunca mais se viu.

    Por isso, apesar de o considerar um belo jogador e estar na fronteira de Dragão, o meu voto inclinou-se para Nem Dragão nem morcão.

    Na próxima semana, Ricardo Costa (que não o do CD da Liga) que recebeu bem mais do clube do que deu ao clube.

    ResponderEliminar
  7. Kostadinov... Dragão! O 1º grande ídolo que tive! Era uma delícia vê-lo jogar com Domingos! Que dupla...

    Depois de sair do Porto, representou o Deportivo da Corunha e o Bayern de Munique, mas sem grande sucesso.

    Para a semana, Ricardo Costa.

    ResponderEliminar
  8. Quando jogava no Bayern, recordo uma frase do treinador dele que dizia que

    "tinha tanto de génio como de malandro..." :)

    Se não me engano, pelo Bayern, ainda jogou uma final europeia (não tenho a certeza se Taça das Taças ou UEFA) contra o Bordéus, treinado pelo Toni, onde despontavam os jovens Zidane e Dugarry... :)

    ResponderEliminar
  9. Intrusus,

    Foi a final da taça UEFA, mas o Toni já não era o treinador do Bordéus aquando da final.

    ResponderEliminar
  10. Kostadinov, Dragão!!

    Posso dizer que foi dos primeiros jogadores que pronunciei :)

    Para a semana, sem qualquer dúvida, Ricardo Costa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Kosta é sem sombra de dúvidas Dragão.
    Grande jogador, grande dupla com o Domingos.
    Para a semana ... Ricardo Costa que sendo Dragão, tenho pena que não se tivesse afirmado.A mística também passou por ele.

    ResponderEliminar
  12. Já há muitos profetas certeiros! :)

    Vila Pouca, puseste-me aqui a ferver com essa info do Kosta! Não fazia ideia que tinha tido tal atitude! Enfim, só me apetecia dar-lhe uma chapada na trombeta pela falta de respeito para com o Rui Filipe! Mas como jogador, bem, a conversa já é outra...

    Ah, e mas não tinhas que retirar a providência, nem o Ricardo Costa (o outro) te valia! :)

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  13. Kostadinov.
    Voto, nem Dragão nem morcão, há um senão.
    Um belo avançado que em parceria com o Domingos, formou uma dupla de atacantes que hoje nos faria jeito, mas concordo com o Vila Pouca (mau grado o feitiozinho invejoso) no grande senão que aprontou ao recusar a sua presença no funeral do Rui Felipe.
    PS. O prémio, mau grado as pressões exercidas junto aos administradores do blogue, e as jogadas de bastidores dos invejosos participantes, já esta comigo e brevemente fará a sua primeira visita ao Dragão e nos meus ombros. E contra isso não há R.C. que lhes valha.

    ResponderEliminar
  14. Desconhecia esse episódio do Kostadinov relatado pelo VilaPouca.
    No entanto pelo o que deu ao clube e pela qualidade enquanto jogador, que penso ser aquilo que está sob votação, voto DRAGÃO.

    Ricardo Costa, um Dragão com pouco jeito para a bola mas que está a fazer uma boa carreira no estrangeiro.

    ResponderEliminar
  15. Kostadi9, enquanto jogador, que penso ser a nota significativa desta rúbrica, foi um DRAGÃO... e pêras, portanto, voto dado.

    Que saudades daquelas corridas à speedy-gonzalez, com a bola colada nos pés, onde os adversários só encontravam uma forma de o travar... à pancada!! E então aquela dupla com o franzino do Domingos, bem, que saudades, fosgasse!

    Quanto ao episódio aquando do falecimento do Rui Filipe, sinceramente já não me recordava nem um pouco desse pequeno (GRANDE) problema, mas depois de alertado para ele aqui, por obra do Vila Pouca, a memória avivou-se e de que maneira, dada a celeuma que na altura causou no reino do Dragão, mais propriamente, no balneário, onde ficou com a vida complicada, mto complicada... e verdade seja dita, neste aspecto, foi um MORCÃO do tamanho deste mundo... e do outro!!!

    ResponderEliminar
  16. Kostadinov é Dragão.

    O próximo também acho que vai ser o Ricardo Costa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. DRAGÃO.... E MAIS NADA.

    TETRAABRAÇOS!

    ResponderEliminar
  18. Eu tinha 6 anos quando ele saiu do Porto por isso o máximo que posso dizer são pequenas recordações que tenho e que do pouco que ouvi falar dele ouvi falar bem. Voto em Dragão!

    ResponderEliminar