13 janeiro, 2010

Nuno Rêgo em directo no BiBó PoRtO

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Nuno Rêgo, foi um guarda-redes de andebol de grande qualidade que deixou a sua marca no FC Porto, apesar de ter feito apenas parte do nosso plantel sénior, nas épocas de 1988/89 e 1989/90, saindo depois para outros clubes. Conseguiu ser campeão Nacional pelo nosso clube nos escalões de juvenis e juniores.

Lembrei-me da possibilidade de lhe fazer esta entrevista, quando me deliciava com as fotos da finalissima do campeonato de andebol do ano passado e vislumbrei o Nuno entre a assistência. Através dos emails do Professor Cunha (seu treinador nessas duas épocas), consegui obter o seu contacto electrónico, e é com todo o prazer que hoje publico mais esta entrevista de alguém que, além do andebol, tem também uma paixão intensa pelo nosso FC Porto...

Um agradecimento ao Nuno Rêgo pela sua simpatia e disponibilidade, ele que, actualmente, não exerce qualquer cargo na modalidade (exerce advocacia).



ENTREVISTA EXCLUSIVA

NUNO RÊGO, EX-JOGADOR DE ANDEBOL DO FC PORTO

1 - Em que épocas jogou nos séniores do FC Porto, e quais os títulos conquistados?

Joguei nos séniores do FC Porto nas épocas de 1988/1989 e 1989/1990, na altura, comandados pelo Prof. Cunha, em que jogou o saudoso José Luzia, Alexandre Barbosa, Santa Bárbara, Luís Graça, Carlos Resende, Erik Filip, etc…

Apenas fui campeão pelos juvenis e juniores do FC Porto.

Infelizmente, não ganhamos qualquer título nessas duas épocas de sénior. Perdemos o título no último jogo em cada uma das épocas.

2 - Qual o jogo que mais o marcou e porquê? Qual a época em que o FCP esteve mais perto do título (com o Nuno no plantel)?

Poderia referir vários jogos... pela POSITIVA, um Sporting – FCPorto na Nave de Alvalade, com a Nave repleta de público. Jogo decisivo da fase final, em que quem perdesse, ficava definitivamente arrumado da discussão do título.

Eu tinha 17 anos e, surpreendentemente, o Prof. Cunha coloca-me a titular e remete o João Santa Bárbara para o banco de suplentes. Na altura, ele era o titular da selecção nacional!

Fiz um excelente jogo. Dos melhores de sempre. Estávamos a ganhar 21-20 e a 2 segundos do fim, marcam livre de 7 metros contra o FCPorto. Se fosse golo, adeus título.

Com o público do Sporting quase em êxtase, o Rui Ferreira (Sporting) tenta marcar e eu defendo o 7 metros. Silêncio total em Alvalade. Foi o jogo da minha afirmação.

Para sairmos de Alvalade, tivemos que sair escoltados pela Polícia e partiram os vidros do autocarro.

Pela NEGATIVA, os 2 jogos em que estivemos mais perto do título:

Em 88/89, um ABC - FCPorto na última jornada em que, se ganhássemos, éramos campeões. Lembro-me de chegar a Braga e ver uma multidão de adeptos do FC Porto, como nunca tinha visto.

Chegaram ao pavilhão 2 horas antes do jogo e já só haviam 14 bilhetes para venda. Falou-se que o Benfica (clube que seria campeão se nós perdêssemos em Braga) tinha comprado os bilhetes todos e andariam a oferecer os bilhetes nas ruas de Braga, a adeptos do ABC.

Os adeptos do FCPorto forçaram a entrada no pavilhão e quase encheram o pavilhão. Entramos para o aquecimento e era quase tudo azul nas bancadas. Parecia que estávamos a jogar nas Antas. De repente, entrou a Polícia de Intervenção pelo pavilhão dentro e evacuou o pavilhão à bastonada.

Jogámos com o pavilhão quase às moscas. Foi tudo muito estranho. Perdemos muito mal esse jogo. O Benfica trabalhou bem essa última jornada…

Em 89/90, um FCPorto - SLBenfica no pavilhão Américo de Sá. Quem ganhava, seria campeão. Pavilhão a abarrotar, com um ambiente quase irrespirável. Perdemos por 2 golos (salvo erro). O Benfica fez um excelente jogo, mas a poucos minutos do fim, houve 1 golo importantíssimo que coloca o Benfica a ganhar por 1 e provoca a exclusão de 2 jogadores nossos, por protestos. Golo do falecido Paulo Bunze, num lance estranhíssimo, marcado com o pé!! Sim, com o pé!!!!

3 - O que significa o FC Porto para si?

O meu clube, a minha gente, a minha terra! Para mim, o FC Porto, é:

    a) as minhas aulas de natação, dos 5 aos 8 anos;

    b) as lágrimas que deixei em Madrid, ainda muito miúdo, num célebre Real Madrid – FCPorto, no tempo do Pedroto, em que ganhámos 2-1 cá e perdemos lá por 1-0, com o golo marcado a 15 minutos do fim, num canto (não me lembro se foi Gordilho o seu autor...). Lembro de uma oportunidade incrível falhada pelo Gomes, nos descontos, que nos daria a eliminatória;

    c) Eu e meu Pai, em quilómetros e quilómetros atrás da célebre equipa do FC Porto com o seguinte ataque: Madjer na direita, Futre na esquerda e Gomes no meio. Que prazer!Coimbra, Lisboa, Setúbal, Portimão, etc... não falhámos um jogo em casa e fora, íamos a todas!

    d) Mais lágrimas em Viena! Uma alegria indescritível. Ainda hoje me emociono a ver no Youtube o vídeo da jogada do 2.º golo: Madjer a pedir ao árbitro para reentrar, lançamento em profundidade do Celso para o Madjer, este “parte os rins” ao Winklhofer, cruza no limite e o Juary a encostar ao 2.º poste! Champanhe a jorrar e o meu Pai a dizer: «O Pedroto merecia ter visto isto!»

    e) 1997 - O orgulho de, eu a jogar e viver em Lisboa, ir ao estádio da Luz acompanhado por 5 amigos benfiquistas, ver um SLBenfica – FCPorto! Resultado final: SLBenfica 0-5 FCPorto!!!! Um golaço do austríaco Wetl e o Jardel a começar a deixar a sua marca em Portugal… esse foi o jogo em que o repórter fotográfico Nuno Ferrari (um benfiquista ferrenho, do jornal A BOLA, célebre pelas fotografias de Eusébio) morreu de ataque cardíaco, quando o Porto marcou o 5º golo. Lembro-me de, à saída do estádio, ter dito aos meus 5 amigos benfiquistas que me acompanharam: «Não há dúvida que Deus é justo e misericordioso: foi um golo por cada um de vocês os 5, para ninguém ficar triste!»

    f) A final de Sevilha, a louca corrida do Mourinho em Manchester…

    g) Por fim, FC Porto é isto: o meu Pai tem pavor de andar de avião, mas tinha o sonho de conhecer o Brasil. Um dia foi com a minha mãe. Lembro-me de ir com eles e com o meu irmão mais velho levá-los à estação de Campanhã, onde apanhariam o comboio para Lisboa e daí o avião. Eram umas 6 da manhã e, no caminho, antes de começar a descer Fernão Magalhães, o meu Pai vira para o Estádio das Antas. Parou o carro e disse que queria ver as obras do rebaixamento do estádio (lembram-se dessas obras de rebaixamento do relvado e do facto de trabalharem de noite também, para acabar rapidamente?). Pois bem, o meu Pai entrou no estádio e eu fui com ele. Luzes ligadas e os trabalhadores lá em baixo… Vi lágrimas na cara do meu Pai e ele disse-me: «Meu filho, será que voltarei a ver este estádio?». Só o vi chorar mais uma vez: na campa do meu avô, pai dele, no fim do funeral e depois de toda a gente se ter ido embora...

    h) A vida é feita de sonhos. Apenas a realização do maior sonho da minha vida (tirar o curso de Direito na Universidade de Coimbra) levou a que abandonasse o meu FC Porto.
4 - Ainda continua a acompanhar o andebol e o FC Porto?

Sim, tento acompanhar, quer o andebol (por ser o meu “meio”, a “minha família”, como eu costumo dizer), quer o FC Porto, por ser o clube do meu coração.

Embora não seja um frequentador tão assíduo dos pavilhões quanto gostaria, acompanho o andebol. Quer pela leitura das crónicas jornalísticas, quer assistindo a muitos jogos transmitidos via TV, quer em conversas com jogadores, treinadores, dirigentes, etc... de andebol.

Quando tenho disponibilidade, assisto a jogos “ao vivo”, quer do FC Porto, quer indo a Braga, ou à Luz, ou outro pavilhão, vendo jogos de andebol que não só do FC Porto.

Acresce a isto o facto de, no exercício da minha profissão, ter a sorte e privilégio de lidar diariamente com o fenómeno desportivo e seus intervenientes. Quase todos os dias, converso com actuais e ex-jogadores do FC Porto, quer do andebol, quer de outras modalidades.

5 - Qual a sua análise ao título ganho pelo FC Porto em 2008/09?

Ganhou a melhor equipa, a mais organizada, com a melhor defesa e com os melhores jogadores, comandada, dentro do campo, por dois nomes incontornáveis da história do andebol do FC Porto – Eduardo Filipe e Manuel Arezes - e, no banco, pela maior referência do andebol português – Carlos Resende.

Vitória indiscutível. No último jogo, no Dragão Caixa, em nenhum momento do jogo o SLBenfica foi capaz de mostrar capacidade para inverter o rumo do jogo. Vitória clara do FCPorto no play-off, confirmando a classificação obtida na fase regular (1ª fase) – 1º lugar.

Vi jogos do play-off no Dragão Caixa e no Pavilhão da Luz. Fiquei feliz porque vejo que o andebol está a renascer das trevas que passou, daquilo que sofreu, começando novamente a “arrastar” multidões. Vi o Dragão e a Luz completamente cheios. Parabéns ao andebol!

6 - Quais os favoritos para esta época?

Penso que FCPorto e o SLBenfica discutirão o título entre si. Muito provavelmente, o campeão será um destes dois. Têm os melhores jogadores e os melhores plantéis.

Todavia, não poderemos descurar o ABC, com uma mescla de jogadores experientes e outros bastante jovens, quase todos formados em Braga. Tem um treinador muito experiente, profundo conhecedor do andebol nacional. Alia-se a isto um público fervoroso e a dificuldade, para qualquer equipa, de vencer em Braga.

Poderei estar enganado, mas afasto o Sporting desta questão do título. Atendendo ao valor investido, à sua “louca” intervenção no mercado de transferências, está a revelar-se uma verdadeira desilusão para a generalidade das pessoas. Para os mais conhecedores do meio, se calhar, a desilusão não é assim tão surpreendente...

7 - Qual o sete ideal da história do andebol Portista?

Pergunta muito difícil... sabendo do risco de cometer injustiças, tentarei formar o 7 ideal, misturando jogadores que eu vi jogar, com outros que, não tendo visto (por serem bem mais velhos do que eu), habituei-me a ouvir os seus nomes, feitos e conquistas no FCPorto, através de histórias e conversas inesquecíveis. São as chamadas “lendas do andebol”, figuras incontornáveis do FC Porto. Por isso, aqui vai:

G.R. – Capela;
P.E. – Rui Rocha;
L.E. – Carlos Resende;
Central – José Luzia;
L.D. – Alexandre Barbosa;
P.D. – Ricardo Costa;
Pivôt – Ricardo Campos Costa;

8 - Qual o melhor guarda redes Português da actualidade?

Actualmente, o melhor é o Hugo Laurentino, do FC Porto... consegue aliar várias qualidades difíceis de reunir num só guarda redes: beleza e correcção técnica na forma de defender, garra e paixão pelo jogo e... frieza nos momentos decisivos. Junte-se a isto tudo uma eficácia elevada, e temos o melhor guarda redes português da actualidade.

9 - Qual a sua opinião sobre o nosso blog?

É uma fantástica fonte de informação, quer sobre a actualidade, quer sobre o glorioso passado do nosso FCPorto, aliando a isto, a interacção com os leitores.

A forma como é dirigido, tem o condão de originar o efeito contrário das novas tecnologias - o desenvolvimento dos meios de informação tende a afastar as pessoas do desporto (por uma maior oferta de outros interesses) e, quando não desvia as atenções do desportistas, leva a que estes, por razões de comodidade, se desloquem menos vezes para assistir a espectáculos desportivos (têm as imagens e informação em casa...).

A descrição de histórias e feitos passados, o recordar de ambientes fantásticos e alegrias sem igual, leva a uma grande vontade de ir mais vezes aos estádios e pavilhões porque, quer se queira, quer não, não há como a magia e beleza de um grande espectáculo desportivo ao vivo.

O destaque que dá ao andebol, beneficia a própria modalidade, o FC Porto e todos nós que amamos este fantástico desporto.

Confesso que não conhecia o blog. Despertou em mim a vontade de ir mais vezes ao Pavilhão e depois acompanhar os comentários sobre os jogos, no blog. A partir de agora, contem com mais um leitor assíduo!

Por último, devo referir que a demora nas minhas respostas deve-se ao facto de eu julgar que elas teriam que estar à altura da sua paixão pelo nosso FCPorto. Por isso, querer escrever calmamente, com tempo...

Um abraço amigo e agradecido,
Nuno Rêgo

28 comentários:

  1. Uma grande entrevista, mais uma aliás. Sabendo bem recordar um nome histórico. Venha mais disto...!

    ResponderEliminar
  2. O meu nome é 'José Rocha', tenho - como o 'Nuno' - 38 anos (ele que está prestes a cumprir 39), sou igualmente PORTISTA num sentido que não me permito (porque impossível) passar a palavras, e peço a quem me puder ajudar um favor:
    Conheci o 'Nuno' por volta dos 9 / 10 anos, e juntos criamos uma Amizade que durou uma boa década.
    Estudamos juntos desde o então designado Ciclo-Preparatório, até ao final do também então designado Secundário.
    Pelo meio partilhamos também o Andebol, onde o 'Nuno' iniciou a sua carreira e eu fiz toda a minha (A. A. S. Mamede).
    Perdemo-nos quando o 'Nuno' entrou em Direito na 'Católica', e eu igualmente em Direito na 'Portucalense'.
    Ainda assisti a alguns jogos seus dessa época no nosso PORTO, mas perdi-lhe o rasto e o contacto quando partiu para a Académica de Coimbra.
    Já lá vão cerca de 20 anos e, ainda hoje me vêm à memória (nomeadamente quando passo bem à porta da casa dos seus pais em S. Mamede, onde vivem também e ainda os meus) a boa Amizade que criamos e os bons momentos que partilhamos na juventude.
    O que peço pois, a quem me puder ajudar, é que entreguem o meu contacto (jmncrocha@gmail.com) ao 'Nuno', ou me facultem o seu.
    Gostaria imenso de lhe poder falar, e de lhe dar um Abraço.

    Antecipadamente grato, a todos deixo saudações PORTISTAS.

    José Rocha

    ResponderEliminar
  3. É uma grande entrevista ao Nuno Rego, que recordo como um guarda-redes destemido, daqueles, se se pode dizer isso em andebol, dava a cara às bolas. Pena que naquela altura os títulos não aparecessem e não era por falta de bons jogadores, boas equipas e um bom treinador: António Cunha.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande entrevista Lucho, e que Grande Portista este nosso ex GR de Andebol, Nuno Rêgo!
    Parabéns aos dois!

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  5. Que fantástica entrevista! Em cada palavra escrita pelo Nuno Rêgo, sente-se a sua enorme paixão pelo FC Porto!

    Parabéns Lucho pelo extraordinário trabalho realizado! Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. José Rocha:

    Já seguiu o seu contacto para o Nuno. Enviei-lhe o seu email há uns minutos atrás. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  7. Depois de, entre outras entrevistas exclusivas, Rui Rocha, Ricardo Tavares, António Cunha, Jorge Rodrigues, Filipe Mota, David Tavares, Danilo Ferreira, Paulo Gonçalves, Pokrajack, Danilo Ferreira, Bosko e Paulo Jorge Pereira, segue-se hoje mais um nome da história do andebol Nacional e em particular do FC Porto: O guarda redes NUNO RÊGO que respondeu a todas as perguntas que entendemos fazer e que hoje são publicadas no nosso blog.

    Ao Nuno um agradecimento especial pela sua disponibilidade. E, de facto, pode verificar-se nas suas palavras um amor intenso pelo clube de todos nós.

    Grandes histórias que o Nuno nos recorda. Entre jogos gloriosos de futebol que emocionam toda a gente a recordações de 2 jogos de andebol dessa época que acompanhei intensamente sendo ainda uma criança...

    ResponderEliminar
  8. A foto do topo do post é relativa à finalissima do ano passado e é nessa que se vislumbra algures na assistência o Nuno Rêgo. Vinte anos depois (1989-2009) ainda consegui identificá-lo:)

    ResponderEliminar
  9. E já agora, diga-se que nessa foto vê-se toda a raça do nosso actual capitão RICARDO MOREIRA que se prepara para fuzilar Ferreirinho:) Os lampiões levaram que contar num jogo em que eu também lá estive!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado!

    Fantástico!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma ganda furo que é um "Lucho"... parabéns, óh Sr. Modalidades ;)

    Lembro muito bem do Nuno Rêgo na defesa das balizas do andebol, a quem aproveito para enviar um cumprimento e agradecimento mto especial por se ter disponibilizado 5 minutinhos que fosse para nos aturar... saúdamos e registamos com muito agrado, o facto.

    Ler esta entrevista, para além de me trazer à memória grandes momentos, aliados a enormes recordações da minha vivência clubistica, traz-me algo mais que, mea culpa, desconhecia em absoluto... este Portismo doentio, no bom sentido, do afinal, nosso Nuno Rêgo... o quanto me apraz sabê-lo, de verdade... por isso, os meus duplamente parabéns por tão nobre e sábia escolha.

    Portanto, obrigado a ambos por este momento azul-e-branco reluzente, mais um, neste pequenino espaço nético de tertúlia sobre tudo o que gira e gravita, ontem, como hoje ou amanhã, em volta do nosso FC Porto.

    ResponderEliminar
  12. Enquanto amigo da faculdade do Nuno, há largos anos que conheço a sua paixão pelo Porto. Não comungo da mesma mas... È contagiante e emotivo ver alguem escrever da forma como ele o fez. Desejo as maiores felicidades do mundo para ele e para o vosso blog. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. A propósito do andebol:

    Portugal (selecção A) está no Grupo 6 de qualificação para o playoff de acesso ao Mundial de 2011, que se disputa entre os dias 15 e 17 no Luxemburgo.

    Para passar ao play-off Portugal tem de bater sábado e domingo a Letónia e o luxemburgo.

    Do FC Porto estão presentes Laurentino, Inácio, Grilo, Dario e Tiago Rocha.
    E incompreensivelmente não estão Wilson, Mota e Ric.Moreira...

    ResponderEliminar
  14. Alguém sabe o nome dos 14 jogadores que estão numa das fotos deste post (equipa andebol do fcp em 1989)???

    Amanhã coloco aqui os nomes mas espero os vossos palpites...

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Lucho por "mais" uma grande entrevista.

    Não me canso de dizer que este blog é leitura obrigatória para qualquer Portista.

    É cada vez mais um lugar de referência.

    Lucho aquele abraço.

    ResponderEliminar
  16. Nome dos 14 jogadores:
    Em cima da esquerda para a direita: ..., Carlos Resende, José Luzia, José Santos, eric Filip, Luis Graça, Alexandre Barbosa;
    Em baixo da esquerda para a direita: Nuno Rego, Armando Jorge, Rui Ferreira, Paulo Gonçalves, José Miguel, Santa Bárbara.

    Abraço,
    Augusto Silveira

    ResponderEliminar
  17. Grande Augusto Silveira! Penso que se trata também de um ex-redes do Porto, certo?

    É um prazer vê-lo por cá.

    Faltam-lhe 2 nomes.

    Antes do Resende falta-lhe o Jugoslavo Zico(nº18) e entre o P.Gonçalves e o J.Miguel falta-lhe o Pedro Cunha (nº9).

    ABRAÇO. Viva o Porto, viva o andebol.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma Grande entrevista do nosso Amigo lucho :)
    Desta vês ao Nuno Rêgo !
    Nunca o vi na baliza não é do meu tempo ....nesta altura andava mais virado para outras coisas!!
    Mas pelo que li é um Grande Portista e um homem do Andebol..directo no que diz e sabe como as coisas se passam..
    Como eu digo é malta do Andebol :))

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Boas Lucho,

    Do Zico não me lembrava nem que tivesse a noite toda a pensar. Em relação ao Pedro Cunha foi distracção.
    É verdade, também tive o prazer de jogar de dragão ao peito.

    Saudações portistas.
    Augusto Silveira

    P.S. Não cochecia o blog, mas fiquei fan.

    ResponderEliminar
  20. O Nuno Rêgo é exactamente do tempo em que dificilmente falhava um jogo no pavilhão américo de Sá. Era um bom guarda-redes mas nessa altura não podíamos ganhar. E tínhamos uma equipa fantástica com um treinador meu vizinho (a casa dos meus pais foi construída em terrenos do Sr. Cunha - famoso no Amial e pai do Prof. Cunha).

    Grande entrevista, Lucho e é sempre fantástica conhecer atletas que além de terem representado o Porto, sentiam a camisola. Isto, infelizmente, cada vez se vê menos e no futebol, então, já não se vê. Parabéns e obrigado Nuno pelas recordações.

    P.S. Em relação ao jogo em Madrid que o Nuno viu com o pai é preciso lembrar que o Porto nas Antas só ganhou 2-1 porque o árbitro inventou um livre indirecto dentro da grande área contra o Porto, já perto do fim, que permitiu ao Real reduzir a diferença naquela que foi uma grande noite europeia.

    ResponderEliminar
  21. O Nuno emocionou-me ao lembrar os anos 80, os jogos contra o sporting e befiqq em andebol, o jogo contra o merdrid. Lucho, não é meu costume deixar comentários, mas hoje tinha de o fazer. É um trabalho que fazes que não tem preço, é por-vos e por-te proposto(s) a dragão de ouro.

    ResponderEliminar
  22. Grande Nuno Rego
    Fantastica entrevista,so faltou falares da nossa grande vitoria no Spot Goofy 1985 (seleçao do porto).Tive o prazer de fazer parte da equipesenior comapenas 17 anosassimcomo tu,treinar comtodas aquelasestrelas nao era facilpara nos que estavamos a iniciar no seniores.Parabens pela tua fantastica carreira e pelo companheiro e amigo que te tornaste.
    O Andebol e uma familia e tu es meu irmao do andebol.Parabens pela entrevista
    uma braço Nuno

    ResponderEliminar
  23. Desculpa nao me identifiquei
    Sou o Ze Miguel Ex ponta esquerda teu colega e amigo
    zemiguelneves@hotmail.com

    ResponderEliminar
  24. É com grande satisfação que vejo todos estes comentários, incluindo aqui alguns de ex-jogadores da modalidade. É com estas vossas reacções que me alimentam esta vontade de continuar a promover as modalidades que vivem na sombra do tão protegido futebol.

    ResponderEliminar
  25. Lucho, somos dois a ficar satisfeitos, muito satisfeitos... aliás, penso ser um orgulho para todos os colaboradores deste espaço, mas tb de todos os restantes leitores (pq sem eles, já há muito que a tasca tinha afundado), a vinda a este nosso cantinho, de tão ilustres figuras da história do FC Porto.

    Obrigado a todos, sem excepção... e voltem sempre, pq são bem vindos!

    ResponderEliminar
  26. Lucho, nunca pares este teu fantástico trabalho que é de um valor incalculável! Obrigado por estas entrevistas que nos enchem a alma! Muito obrigado!

    PS: Ter aqui comentários de ex-jogadores das modalidade do nosso clube é um "lucho"! :)

    ResponderEliminar
  27. dragão penafiel:
    "Nunca o vi na baliza não é do meu tempo"

    Viste, viste. Ele jogou várias épocas no Boavista e A.Santas e não foi assim há muito tempo.

    ResponderEliminar