26 janeiro, 2010

Esta Supertaça é dos meus amigos!!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Na época transacta, fomos campeões Nacionais no futebol, andebol e hóquei. Esta temporada, ganhamos a Supertaça de cada uma destas 3 modalidades. Quem veste de azul e branco, não facilita.

Em Agosto, havíamos ganho a de futebol, em Aveiro, diante do Paços e depois, em Setembro, conquistamos a de hóquei em Viana, frente ao Benfica.

Este domingo, erguemos este saboroso troféu no andebol com a vitória diante do Belenenses, na Arena de Portimão. Foi uma vitória arrancada a ferros com prolongamento, muita emoção e nervosismo. Foi um final de tarde de domingo especial para mim, que sou um fiel seguidor da modalidade, desde criança.

Por falar em criança, confesso-vos que ao ver os meus amigos, Sevilha e Delindro, no pavilhão de Portimão, a festejarem com os jogadores no final, senti as lágrimas a deslizarem-me no rosto.

O orgulho nesta equipa de andebol do meu clube, o orgulho por termos adeptos desta raça e a forma sofrida como se alcançou mais este triunfo, emocionou-me profundamente.

Esta supertaça é vossa, Delindro e Sevilha...
... o vosso apoio foi heróico e fundamental!!!


No próximo sábado, a equipa de futebol, joga às 17 horas na Madeira, mas há um grupo de adeptos (onde humildemente me incluo), que a essa mesma hora, vai estar no Dragão Caixa, recebendo os nossos valentes guerreiros do andebol, antes do jogo com o Sp. Horta.

Queremos ver a Supertaça, queremos agradecer-vos todas as gotas de suor deixadas em Portimão, queremos dizer-vos o quanto admiramos o vosso empenho, o vosso talento, a vossa classe, a vossa entrega.

No final do jogo. Manuel Arezes, ex-capitão do FC Porto, dedicava esta supertaça aos adeptos que estão sempre com a equipa. Ele sabe quem são! Foi uma vitória contra tudo e todos... e assim, dá mais gosto!!!

FC Porto ergue Supertaça 2009/10 em Portimão...
(1º FC PORTO-32 pts e 12 jgs; 2º ABC Braga-30 pts e 12 jgs; 3º Belenenses-29 pts e 12 jgs...)

  • FC Porto, 27 - ABC Braga, 22

  • FC Porto, 25 - Xico Andebol, 17

  • FC Porto, 29 - Belenenses, 28 (final)
Este 1º jogo da supertaça, era fulcral no nosso grupo. Por isso, a forma firme como a equipa entrou em jogo, foi determinante para o desfecho final. O ABC é um adversário forte, e que nunca desiste, mas nada pôde fazer perante o show defensivo de Laurentino e os golos fantásticos de Tiago Rocha (9), Wilson (6) e Moreira (5).

No 2º jogo frente ao Xico, os Dragões tiveram uma 1ª parte algo tímida (ganhavam 12-11), mas na 2ª metade, toda a dinâmica da formação azul e branca veio ao de cima, e não houve discussão quanto ao vencedor. Dario Andrade com 6 golos esteve endiabrado, tal como Inácio (5) e Wilson (5). O FC Porto iria enfrentar na final, o Belenenses, que eliminou Benfica e Madeira.

A supertaça não se realizou nos últimos 6 anos, tendo o FC Porto ganho a última que se jogou (em 2003), antes desta época. Em 15 edições, os Dragões ganharam ontem a 5ª supertaça. De 2003 a 2009, disputou-se a taça da Liga com o FC Porto a ganhar 3 das 6 edições. Se juntarmos as duas competições, o FC Porto fica com 8 vitórias em 21 edições. O ABC tem 5 trofeus, o Benfica 4, o Sporting 2 e o Belenenses 2 também.

Na final, com um pavilhão bem composto e público repartido, os Dragões entraram bem no jogo e chegaram a ter 4 e 5 golos de vantagem, mas no final da 1ª parte, já só ganhavam por 14-12.

Na 2ª parte, o Belém chegou ao empate a 18 minutos do final, mas os Portistas voltaram à liderança por 24-21, com Laurentino a fechar a nossa baliza. Nos últimos minutos, um critério de exclusões muito discutível, determinou um prolongamento que o Porto não merecia. Aquela última posse de bola dos homens de Belém foi cá uma agonia, que nem vos digo nada.

No prolongamento, Moreira faz o 25-24, o Belém empata, Dario faz o 26-25, e quase no intervalo, o capitão Moreira volta a marcar num excelente remate. Os homens do Restelo reduzem, mas dois golos importantíssimos de Grilo e Spínola (29-26), fazem com que os adeptos Portistas comecem de imediato a festejar a conquista da supertaça 2009/10. O Belenenses ainda reduziu para 29-28 a 9 segundos do fim, mas a bola acabou nas mãos do melhor em campo, Ricardo Moreira (9 golos). Tiago Rocha marcou 6, Wilson 5, Dario 4, Inácio 3, sobrando um golo para Grilo e outro para Spinola.

Vitória da melhor equipa que tem demonstrado ao longo da temporada um nível de andebol bem superior à concorrência. Obradovic está de parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido. O FC Porto respira confiança e mereceu, indiscutivelmente, este troféu que lhe permite desde já o apuramento para uma prova europeia (taça Challenge). Evidentemente, queremos mais! Parabéns a todos os nossos valentes e corajosos jogadores. PARABÉNS AO ANDEBOL DO FC PORTO! Sábado às 17h, o FC Porto recebe o Sp.Horta, e eu lá estarei!


FC Porto perde no Barreiro de forma inesperada...
(1º Benfica-22 pts e 11 jgs; 2º Ovarense-20 pts e 11 jgs; 3º FC PORTO-19 pts e 11 jgs...)

  • Barreirense, 96 - FC Porto, 90
Que dizer desta derrota? Inesperada e demonstrativa da instabilidade psicológica da equipa nos jogos fora de casa. Não é admissível cedermos perante equipas com orçamentos bastante inferiores aos nossos, e nem a desculpa da ausência de Hunt (lesionado), justifica tudo. C.Andrade (20 pontos), Stempin (15), Marçal (16), Terrell (14) e Mota (10), foram os mais concretizadores, numa tarde de desacerto defensivo (96 pontos!) e de total desinspiração do base, Figueiredo.

Agora, há que levantar a moral e efectuar bons desempenhos na taça Hugo dos Santos em Lagoa (Algarve), este fim de semana (uma espécie de taça da liga). O Porto joga esta sexta feira frente ao Guimarães (15h) em jogo dos quartos de final dessa competição. Se ganharmos, jogaremos sábado (16h) a meia final diante do vencedor do Benfica/Vagos. A final, é domingo, pelas 15h35 (sporttv1).

FC Porto volta às vitórias em jogo do campeonato...
1º FC PORTO-34 pts e 12 jgs; 2º Benfica-32 pts e 12 jgs; 3º J.Viana-23 pts e 12 jgs...)

  • FC Porto, 9 - Gulpilhares, 0
Estive no Dragãozinho no meio do “tribunal” e poderá dizer-se que valeu bem a pena. Um bom jogo de hóquei até ao 3º golo (brilhante) de Pedro Moreira. Depois, o adversário caiu psicologicamente, e em 7 minutos, sofreu mais 6 golos. Emanuel Garcia (3) e Pedro Gil (2) foram os mais eficazes. Os outros golos foram de F.Santos, R.Ventura (dedicado ao tribunal), P.Moreira e do júnior Rafael Costa (excelente a forma como marcou o livre directo).

De lamentar o protagonismo do árbitro Lisboeta, M.Guilherme, ao assinalar um penalty contra o FC Porto num lance limpo de Edo e ajuizado de forma patética.

O Porto joga este sábado, no pavilhão da Física de Torres Vedras, às 18 horas.

RICARDO MOREIRA

O capitão do FC Porto, guardou quase todo o fogo para a final, mas já frente ao ABC, tinha apontado 5 golos importantes. Diante do Xico, esteve mais apagado (2 golos), mas reservou a inspiração para a final, diante do Belenenses. O ponta direita azul e branco, facturou por 9 vezes, com uma eficácia assinalável, com 2 desses golos a serem decisivos, pois ocorreram no prolongamento. Um de 7metros logo no início e outro de longa distância (9m) a escassos segundos do final da 1ª parte do prolongamento (na altura o 27-25).

No total dos 3 jogos, Ricardo Moreira marcou 16 golos, tantos como Wilson Davyes, só sendo superado pelo pivot, Tiago Rocha, que apontou 18 golos e que também poderia ter sido o escolhido neste destaque. Dario Andrade, apontou 12, Inácio 9, Mota 5, Filipe Martins 2, Spínola 2 e Grilo 1. Também merecedor de um destaque aqui, poderia ter sido o nosso redes, Hugo Laurentino, que foi brilhante nos dois primeiros jogos, com mais de 50% de eficácia…

Saudações azuis e brancas, Lucho.

17 comentários:

  1. Eu sou daqueles que pode viver até aos 100 anos que nunca me vou encher de ver o Porto ganhar! Mas no Domingo vi um grande jogo de Andebol com mais uma grande entrega por parte dos atletas e de alguns Adeptos que fizeram questão de lá estar a apoiar o F C Porto deixo um forte abraço aos meus Amigos Sevilha e Delindro ....
    Quanto ao jogo foi muito disputado com é habitual nos Grandes jogos de Andebol.
    Mas o que já me começa a irritar são aquelas pontas finais em que há sempre varias exclusões sempre contra o Porto e muito bem direccionadas ...até parece que já se sabe que vai levar as exclusões ...
    mas contra tudo e contra todos lá ganhámos.
    Sábados contem comigo para ver mais um jogo.
    Quanto ao hóquei , só posso dizer que a locomotiva segue o seu andamento habitual :))
    Abraço
    Foram detectados: 3 erros ortográficos e 5 erros sintácticos. Cancelar

    ResponderEliminar
  2. A seguir ao Futebol, o Basquetebol era a minha modalidade preferida. Tantas tardes e noites passei a ver o Basquetebol, desde os velhos tempos de Dale Dover até aos mais recentes de Jorge Araújo e Babo. Agora, com a Sad, aquilo é só staff, só cagança e depois, na prática, dentro do campo, é esta trizteza e nem ao Barreirense são capazes de ganhar. A antítese do Andebol, alma até almeida, raça, mística e qualidade, só com portugueses, a excepção é o guarda-redes suplentes, e com a humildade dos campeões. O que dise do Andebol, digo do Hóquei.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. «A acusação, que é divulgada nesta segunda-feira pelo jornal «Record» e de que o Maisfutebol lhe dá mais pormenores, considera que Hulk praticou «agressão sobre interveniente com direito de acesso ou permanência», incorrendo numa pena de seis meses a três anos de suspensão. Sapunaru é acusado de duas infracções idênticas, por agressão a dois «stewards». No caso do romeno, a sanção deverá ter «como limite superior a soma das penas, sem que possa exceder o limite máximo da pena correspondente à infracção mais grave».

    Quanto ao Benfica, é defendido que o clube «não assegurou a ordem e a disciplina no interior do túnel, permitindo que os stewards provocassem verbalmente jogadores e staff do F.C. Porto e se gerasse desordem e confronto físico». A infracção cometida pelo Benfica enquadra-se, segundo o relator, na «inobservância de outros deveres», por não estar expressamente prevista no regulamento. É uma infracção leve, punível com multa de 250 a 2500 euros.»

    Pelo que percebo, podemos colocar no túnel quem nós quisermos - o que são 2500 euros? - e não deixar entrar quem não quisermos - por exemplo, a segurança privada do slb.

    Será preciso dizer mais alguma coisa sobre como fazer as coisas, se eles cá vierem no dia 10?

    Tenho a sensação que teremos no túnel muitos superdragões vestidos à steward com «Licença para matar».

    Cá os esperaremos.

    Se não se repetir um «filme» do tipo "Pânico no túnel", então os nossos castigos serão merecidos.

    ResponderEliminar
  4. Sorteio da Taça da Liga: F.C.Porto - Académica e Sporting - Benfica

    ResponderEliminar
  5. NO SORTEIO da taça da liga FUTEBOL saiu:

    porto-académica
    e
    sporting-slbosta

    __
    Anónimo: Qt ao túnel já todos sabemos o q a casa gasta. Depois n se queixem qd cá vierem para o campeonato.

    ResponderEliminar
  6. No ANDEBOL, pa esta Supertaça, depois de uma fase preliminar irrepreensivel, uma entrada à Dragão, na final, com os de Belém, mas que com o tempo, foi perdendo gáz, sem nunca se perder o controle... e como noutros jogos anteriores, estes, estiveram quase a deixar-nos knock-out à beira da praia, mas tudo acabou em bem... tendo aparecido na fase final, no momento certo, um Super Hugo Laurentino pa segurar esta vitória... e a SUPERTAÇA, foi nossa... e tb dos Amigos Sevilha03 e Delindro, que lá estavam nas bancadas e até fizeram parte do «scanner» televisivo, por mais que uma vez :D

    No BASQUETEBOL, de facto, é um ziguezage que parece não haver forma de terminar... ora se ganha, ora se perder (com os piores)... e assim, torna-se dificil acreditar que vamos chegar a bom porto... mas a ver vamos... se jogássem mais e engravatassem ou brincassem menos, talvez, talvez!

    Por fim, no HÓQUEI, é o soma e segue habitual... a caminho de novo título Nacional... que se espera tb, ainda a tempo, Europeu.

    ps - sábado, não sei como vai for... se me prometerem que a sporttv passa nos ecrãs dos plasmas ali instalados, tou lá... se não me prometerem, pois, não contem comigo, é o mais certo!

    ResponderEliminar
  7. Nem sei por onde começar… :)

    Lucho, antes de mais quero agradecer as tuas palavras! Obrigado! Muito obrigado! Gostaria imenso que tivesses estado ali connosco! E tu, meu grande Amigo, merecias ter estado ali a viver as emoções desta final! Mas acredita que, apesar de fisicamente não teres estado ali, o teu espírito andou em Portimão desde 5ª feira. E sei como te deves ter sentido feliz no final do jogo! :)

    Foi um privilégio ter estado a acompanhar a nossa equipa em Portimão! Esta equipa merece todos os esforços! São grandes profissionais e que têm uma humildade extrema. Ouvir o Ricardo Moreira, enquanto apontava para nós, a dizer “a taça é para aqueles”, foi uma sensação fantástica e que nunca esquecerei. Obrigado Ricardo, és um grande campeão!

    Dia 24/01/2010, nesse dia para a eternidade, cheguei à Arena de Portimão acompanhado pelos meus Pais, pelo Delindro e por um casal amigo (todos portistas, como mandam as regras :D). Rapidamente nos juntámos, tal como nos dias anteriores, aos pais do Tiago Rocha e colocámos a bandeira do FC Porto que nos acompanhou ao longo dos jogos com ABC, Xico e Belenenses. Estava nervoso, mas ao mesmo tempo bastante confiante. Quando os jogadores entraram para o aquecimento e começamos a cantar o “Porto allez” (tão ao gosto do Delindro :D), a confiança disparou e senti que a Supertaça iria viajar para a Invicta. Felizmente foi isso que aconteceu, só não sabia é que seria preciso sofrer tanto… :)

    O jogo foi um sofrimento absoluto! Entrámos muito bem, mas o Belenenses, tal como tinha feito nos dias anteriores com o slb e Madeira SAD, soube reagir e aproximou-se antes do intervalo. Depois do intervalo os artistas do apito começaram a fazer tudo para equilibrar a partida. Chegou a um momento do jogo em que qualquer contacto significava mais uma exclusão para um jogador nosso. Só visto…

    Aquela última posse de bola do Belenenses no tempo regulamentar foi um sofrimento que parecia não ter fim. Felizmente a bola não entrou na baliza do Laurentino e o jogo foi para prolongamento.

    E aí, mais uma vez, os nossos heróis mostraram toda a sua raça e vontade de vencer!

    Depois de tanto stress, a alegria que senti quando o jogo acabou foi tremenda!!!

    Um abraço no meu Pai, outro no Delindro e era hora de cantar “campeões” e tocar na tão desejada (super)taça! É NOSSA!

    ResponderEliminar
  8. No basquetebol parece que não conseguimos dar o "salto" necessário para sermos mais constantes. Concordo plenamente com o que o Lucho escreveu no post e também com o comentário do Vila Pouca. Com excepção de um ou outro jogador que, na minha opinião, não tem qualidade suficiente para ser jogador do FC Porto, penso que o plantel que temos tem obrigação de mais e melhor.

    Sobre a equipa de hóquei não há muito a dizer, são aquela máquina que nos tem habituado ao longo dos últimos anos. Só sabem vencer e é assim que nós gostamos! Vencer por 9-0 uma equipa que tem feito um excelente campeonato como é o caso do Gulpilhares, diz bem da capacidade desta equipa.

    ResponderEliminar
  9. Boas Sevilha. Foi a maneira que arranjei de vos homenagear pela vossa dedicação à equipa.

    E no final, a explosão de alegria, as imagens com os jogadores a dedicarem-vos a vitória só não emociona quem não é Portista de verdade!


    Até sábado, no local da glória:) no dragãozinho.

    Se vai ter plasma ou rádio ou pc isso não sei, mas vai estar lá a equipa, a NOSSA equipa:)

    ResponderEliminar
  10. Lucho, é uma delicia ler as tuas crónicas, cheias de sentimento pelo nosso grande Porto!!

    Parabéns à nossa equipa de andebol pela conquista da Supertaça. Vitória difícil e muito saborosa! Como é bom ser portista!

    Parabéns mais uma vez, e porque nunca é demais, aos dois verdadeiros Ultras Sevilha e Delindro que lá estiveram presentes no apoio ao Campeão :)) Apoio que testemunho do início ao fim!! Sois grandes! Obrigado pela dedicação.

    Basquetebol, não estava à espera desta derrota e a ausêcia de Hunt não pode ser a desculpa. Há que encontrar rapidamente o rumo das vitórias para que o campeonato seja mesmo uma realidade!

    Hóquei, imparáveis como sempre!! Rumo ao Enea!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  11. Parabéns a todos os nossos jogadores de Andebol. Também sou um dos que senti orgulho na tarde de domingo. Um grande abraço ao cronista e continuação de bom trabalho em prol de todos nós.

    ResponderEliminar
  12. Uma excelente e suada vitória, um abraço aos portistas dedicados.

    ResponderEliminar
  13. Uma supertaça que ao contrário de alguns não fomos ao Algarve para passear fomos para ganhar a competição.

    3 jogos 3 Vitórias, e uma final contra um adversário que sendo um outsider da prova bateu-se muito bem com o FC Porto o que só abrilhantou a nossa exibição.

    Os meus parabéns à equipa e a todos os que trabalham diariamente com esta equipa.

    Não podia deixar de dar os parabéns aos membros que se deslocaram a Portimão apoiando a nossa equipa até à final, vocês são grandes, feliz do clube que tem adeptos assim.

    Mais uma Vitória no Al-Garbhe.

    ResponderEliminar
  14. Foi uma vitória difícil muito por culpa própria mas também por causa de uma exibição do outro mundo do guarda-redes adversário na segunda parte. O Porto demonstrou sempre ser mais forte mas quando se pensava que iria ganhar uma vantagem substancial apareceu o guarda-redes adversário a negar a felicidade mais cedo. Os árbitros conseguiram também enervar a equipa especialmente na parte final do tempo regulamentar com as terceiras exclusões (e consequente vermelho) do Filipe Mota e do Tiago Rocha que juntamente com Ricardo Moreira e Wilson Davies foram espectaculares. Também o nosso redes apareceu no prolongamento (depois de 2 grandes jogos anteriores) para segurar a vitória com uma série de intervenções decisivas.
    Foi muito sofrida mas, assim, os festejos foram maiores.

    O hóquei, depois do desastre da semana anterior com os italianos, limpou a face e retomou o caminho do costume rumo ao título. É necessário, agora, preparar os próximos jogos de forma a ganharmos aos italianos.

    Com muita pena minha (porque é a modalidade, tirando o futebol, que mais aprecio) vejo que o básquete continua por caminhos duvidosos. Aliás, ainda não vi um jogo este ano que possa dizer com certeza que somos candidatos. temos muitos jogadores de qualidade mas falta uma equipa e falta também um base mais esclarecido. O Figueiredo é portista (e é um ponto a favor) mas precisamos de alguém mais dinâmico e mais rápido a iniciar as jogadas. Ainda vamos a tempo de ser campeões mas o staff técnico (quase tantos como os jogadores - como na NBA) e os jogadores têm de dar ainda mais de si.

    Parabéns aos adeptos que estiveram em Portimão e que foram bem visíveis na TV. Os atletas do Porto sabem que nunca estão sós mesmo em momentos difíceis.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  15. O que vale é que a equipa de andebol tem um bocadinho mais de raça e de qualidade do que a de futebol, senão, com arbitragens como a desta final com o Belenenses e como a do campeonato com o ABC, não íamos a lado nenhum. Exclusões de jogadores do Porto umas atrás das outras, por motivos ridículos, e os jogadores adversários a defenderem mais duro, a fazerem muito pior e a não lhes acontecer nada. 15 exclusões contra 5 do Belenenses diz tudo. É só adeptos do clube do regime infiltrados na arbitragem e por todo o lado e não conseguindo fazer o slbosta ganhar esfalfam-se todos a tentarem fazer com que o Porto perca. Mas com esta equipa de andebol a continuar a jogar como tem jogado não vão conseguir nada. Um exemplo para o futebol, a mostrar que é este o caminho a seguir, o de ser melhor dentro de campo que a equipa adversária + árbitros, e não o caminho da violência, nos túneis ou fora deles, já que esse caminho só trará dividendos aos filhos da puta do clube do regime pois quem pune é dos deles e terá para nós a mão pesada (pesadíssima) que nunca tem para eles. O que é preciso na equipa de futebol é mais jogadores com raça, controlo emocional e qualidade, como o Ruben Micael. Com mais jogadores assim o Porto consegue ser mais forte que os árbitros e a CD da liga e ganha mais jogos e é campeão. Como aconteceu aliás nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  16. Luís Negroni:

    Referiste-te à vitória do ANDEBOL DO pORTO em Braga diante do ABC como mais um roubo de igreja. Eu estive lá e confirmo-te que foi talvez o jogo de andebol mais inclinado a q alguma vez assisti.

    ResponderEliminar
  17. Lucho:

    Sem dúvida nenhuma, nunca tinha visto nada assim.

    ResponderEliminar