28 janeiro, 2010

Quem tem telhados de vidro... não deve andar à pedrada!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Um pouco antes da chegada ao estádio Coimbra da Mota, no Estoril, o autocarro que transportava os nossos jogadores e a viatura do nosso grande Presidente, Pinto da Costa, foram atingidos com pedras, ao passar debaixo de um viaduto, alegadamente lançadas por algum lampião corajoso.

Isto foi a notícia que saiu cá para fora. Está mal. Mais uma vez, atacam os meninos que nada fazem, como de costume. Uma situação destas em Lisboa? Não pode ser. Lá não há grupos ilegais, não se incendeiam autocarros, não há apedrejamentos, nos túneis todos se portam bem e até só lá está pessoal autorizado.

Agora mais a sério, eles ainda hão de cá vir... mas já lá vamos.



Na quarta-feira, dia 20 de Janeiro, o FC Porto foi a Belém carimbar a passagem aos quartos-de-final da taça de Portugal. Que me desculpem os mais entendidos na matéria (que fique claro que gosto de ver o nosso Porto a jogar bem e a dar espectáculo!), mas vou preferir sempre a vitória a qualquer boa exibição! Como disse, por muito que queira que façamos exibições de grande nível, quero sempre primeiro a vitória, e nenhuma delas merecerá menos festejo por não termos jogado tão bem. Quero sempre o melhor para o meu clube.

E aquilo que sinto pelo FC Porto, não me deixou, imediatamente depois da interminável saga dos penaltis para o desempate, criticar a maneira de jogar, mas sim transmitir a enorme alegria que me ia no coração e a enorme festa que fiz depois do golo decisivo do Farías. Não consegui esconder os meus olhos brilhantes depois de ver as imagens da nossa equipa abraçada nos festejos!

Assim como também o orgulho nos incasáveis Ultras que lá se deslocaram, como o nosso amigo Delindro. Relembro que o jogo foi às 20h45 de um dia de trabalho. Mas centenas deles, lá estavam. Não falharam num momento crucial como este.

O topo Norte do estádio do Restelo transmitiu um grande apoio ao Tetra-Campeão Nacional, do início ao fim do jogo. Mesmo não tendo sido durante muito tempo, nos minutos em que estivemos em desvantagem, os nossos adeptos empurravam sempre a equipa para a frente.

E como Belém tem sido, por tradição, um local de novas músicas para os Ultras Porto, esta deslocação, mesmo não sendo para o campeonato, não foi excepção: “E ninguém pára, esta roubalheira… rouba o Olegário… rouba o Lucílio… e rouba o Ferreira!”, ouviu-se durante algum período da segunda parte. Mesmo a calhar, diga-se.

Do lado do Belenenses, a “Fúria Azul” aproveitou para felicitar a “Alma Salgueirista”, pois cumpriram, recentemente, 25 anos de existência. Para quem não sabe, este dois grupos Ultra mantêm uma grande relação de amizade.



Estoril - FC Porto, no Estoril?!

Eis mais um exemplo de sacrifício: Domingo à noite, um jogo a 300 Km de casa, para uma competição que ainda não gera consenso nos adeptos portugueses. O nosso Porto voltou a ter apoio. E carimbou a passagem às meias-finais da taça da Liga.

Já depois da ocorrência sobre a qual me pronunciei logo no início desta minha crónica, se ficou com a certeza de que o jogo não seria tão amistoso como alguns poderiam pensar.

Na memória de todos nós ainda está bem presente o “caso Estorilgate”, da época 2004/05, quando o jogo Estoril – Benfica foi transferido para o estádio do Algarve.

Nós somos o Porto. Nós jogámos no Estoril.

E jogámos sob o olhar de centenas de anti-portistas primários, que irradiam ódio puro ao azul e branco. E por isso esta vitória de foi ainda mais saborosa. Só eu sei o que pensei quando na segunda parte começo a ouvir os adeptos da casa: “Carolina allez” e “Pinto da Costa vai pr’ó c******!”

Rapidamente os nossos Ultras os abafaram, com o “Pinto da Costa olé”, “Campeões allez” e a música que faz confusão a muita gente, mas que calha sempre bem, e para mim, faz cada vez mais sentido.

O apoio foi razoável durante toda a partida.

No próximo fim-de-semana, o Tetra-Campeão Nacional visita a ilha da Madeira. Vamos defrontar o Nacional na Choupana, um jogo tradicionalmente difícil. O encontro que tem uma hora inédita, principia às 17h00. E pelo que sei, o apoio é coisa que não vai faltar!

ps - como não podia deixar de ser, queria felicitar os nossos colegas Delindro e Sevilha03, pela sua presença em Portimão e apoio à equipa de Andebol do Mágico FC Porto, que disuputou e venceu a Supertaça, este último fim-de-semana. A distância não os impediu e acreditem que é um orgulho enorme fazer parte deste grande Grupo Ultra, que acima de tudo se esforça por estar presente, seja onde for, a puxar pelos nossos guerreiros! Obrigado pelo vosso exemplo e dedicação, rapazes!

Um abraço Ultra.

10 comentários:

  1. Caro Tripeiro, famoso homem da bandeira, aprecio o teu entusiasmo, mas ainda és muito novo - sem paternalismo - e por isso dizes que queres é ganhar mesmo que a jogar mal. Todos queremos ganhar, mas ó Tripeiro, jogar mal tem limites, não achas?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. ? á ou não petrolio para as avezinhas
    ? o que é isso de 65 milhões saidos da "camara"para o benfas?????????será mesmo verdade
    ?porque motivo

    ResponderEliminar
  3. Grande Tripeiro:)

    Excelente post sobre a vida azul dos Ultra do FCP.

    Sábado conto ctg no Caixa no andebol:) Para q a equipa verifique o quão importante foi aquela supertaça para a nossa malta:)

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente post do homem da bandeira! :)

    Grande apoio no Sul na semana passada! A nova música dos SD chega na hora certa, é que não há mesmo forma de parar esta roubalheira...

    Sábado lá estaremos no Dragão Caixa para agradecer aos nossos campeões!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui as multas causadas pelos adeptos, e as assistências nesta última jornada da fase de grupos da taça da Liga:

    Multómetro: As multas dos Adeptos

    16ª Jornada: Liga Sagres

    FC Porto 450€
    Penalizações de acordo com o artigo 149

    Carlsberg Cup: Assistências 3ª Fase, 3ª Jornada 09/10

    Rio Ave - SL Benfica 7.555 (70,27% ocupação)
    Trofense - Sporting CP 4.915 (96,87% ocupação)
    Estoril - FC Porto 3.834 (76,68% ocupação)
    SC Braga - Leiria 2.391 (7,89% ocupação)
    Leixões - Académica 1.192 (12,21% ocupação)
    Nacional - V.Guimarães 739 (14,40% ocupação)
    Dados da exclusiva responsabilidade da LPFP

    ResponderEliminar
  6. Ultras em grande, só mesmo com muito espírito de sacrifício é que se acompanha o clube nestas 2 deslocações tão difíceis!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  7. Até na televisão deu para ver que o apoio ao Porto nos 2 jogos na mouraria foi sempre forte. Mesmo com a equipa a jogar mal, os adeptos foram inexcedíveis.

    No entanto meu caro Tripeiro, se é verdade que a vitória é o mais importante é fundamental que se jogue melhor porque só jogando bem e lutando mais se estará sempre mais próximo vencer todos os desafios que teremos pela frente.

    ResponderEliminar
  8. Bom, muito bom o apoio Ultra dos adeptos do FC Porto, nestas 2 últimas deslocações a terra de infiéis... tiveram em grande, e nem mesmo à pedrado, os paráram!

    Por fim, óh meu caro Amigo Tripeiro, tou contigo, mas não me lixes, tb quero e exige futebol, aquele que ambos sabemos, porque isto, não é nada, nada de nada... mas que ao menos se ganhasse, mas parece que até isso está pelas ruas da amargura.

    A ver vamos...

    ResponderEliminar
  9. Tripeiro eu também sou pragmático, sou um adepto que gosta de ganhar.

    Se jogarmos bem, 7 bolas ao poste, 145 ataques e acabarmos por perder que adiantou jogar bem!

    Para mim sabe-me igual uma vitoria moral ou uma derrota, não adianta é tudo uma questão de semântica.

    Todos queremos é ganhar.

    Bom apoio dos nossos ultras que mesmo em terras sarracenas não deixaram de apoiar o nosso clube.

    ResponderEliminar
  10. Vale bem a pena ler o que por aqui se escreve...Parabéns.Eu espero que os mouros quando vierem á nossa santa terra sejam corridos a pancada, aqueles CABRÕES...Por favor não os deixem ficar a rir.Vencer acima de tudo claro , mas o Jesualdo anda abusar...ABRAÇO
    inoT

    ResponderEliminar