15 janeiro, 2010

Voltar a ser Dragão à antiga!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Pois é, a Calçada iniciou o novo ano, felizmente e ainda que com a dificuldades impostas pelos do Mar, o susto dos leirienses e a pasmaceira dos academistas, sem derrotas e com resultados positivos.

Num total de quatro jogos, contabilizando também o jogo em atraso da Taça de Portugal, os azuis e brancos obtiveram um somatório de três vitórias e um empate, com as demais pedras no seu encalço.

Passada e concluída que está metade da agenda da liga Sagres, o FCP, na questão somatória, até está melhor que o ano passado, só que a concorrência também, o que os deixa para já a quatro pontos da liderança. O problema deste FCP vai, portanto, muito mais além do que conquistar os três pontos em cada jogo; passa essencialmente pela maneira como aborda o jogo na totalidade e nos vários momentos dos 90m com que cada partida é constituída.

Não querendo sendo exagerado e dizer que os portistas passam por um género de perda de identidade, até porque não acho que também seja esta a situação, penso no entanto que este Porto passa sim por um problema de dupla personalidade, em que o discurso semanal não se reflecte na exibição do fim-de-semana.

Nas últimas semanas o discurso forte e incisivo de Jorge Nuno Pinto da Costa, quebrando uma época silêncio, por motivos que todos conhecem, e dos quais todos os adeptos portistas já estavam ávidos por ouvir. Pinto da Costa regressou com as palavras, que reúnem as tropas, e que nos anos noventa serviam para chegar aos corações dos jogadores com o intuito de os “enraivecer” e motivar e mostrar em campo a raça de que o portista é feito. A missão era cumprida! Hoje, não vejo isso, vejo antes uma mente a crer lutar contra as adversidades de que somos alvo, nos seus vários campos, mas vejo também um corpo que não executa e usa tais palavras em campo, salvo um ou dois exemplos. Quantos de nós, já não se deram a pensar que não é este o FCP que conhecem, ainda que a ganhar, não joga com a alegria, clarividência, inteligência e atitude, que nos habitamos a ver em qualquer equipa portista ao longo destes anos, mortífera e controladora.

A modernidade, financeira, do futebol trouxe com ela novos ensinamentos, novas jogadas, novas tácticas e novas fantasias, mas trouxe também novos adjectivos, trouxe com ela um conceito novo de individualismo, aquele que e transforma as equipas em montras e destrói os colectivos.

O calceteiro talvez por ter nascido numa época importante, no que à mudança de futebol em Portugal diz respeito, um ano e um mês antes do grande “Zé do Boné” nos ter deixado; habituou-se a crescer e a ver um FCP forte em todos os seus aspectos, em que a cabeça o corpo dos jogadores estavam e resultavam em perfeita sintonia em cada jogo, e o ódio de que eram alvo, tornava-se num ódio ainda maior e numa maior vontade de querer ganhar, dentro de campo, como sempre o fez e como os resultados o demonstram com clareza, ainda que os queiram, assim, tornar obscuros.

Hoje já não chega que o nosso Presidente venha a terreiro falar, que nos venha sim defender, como tão bem o fez e faz e nos enche o corpo de um colete à prova de qualquer tipo de fogo, é preciso também passar aos actos. Este Porto precisa, novamente, que o seu Presidente não se aburguese apenas no seu camarote mas desça até ao balneário dando ele o murro na mesa e exija a estes aquilo que todos outros que por ali passaram alcançaram com suor, sangue e lágrimas e com obstáculos piores mas sempre ultrapassáveis. Estou certo que assim será, pois o FCP que conhecemos, nunca nos decepcionou.

Aprendemos, ganhamos e inovamos com os “Zés” e com o Robson, a ganhar com a experiencia do Oliveira com a estrelinha do Santos, conquistamos o Tetra e o primeiro Penta, tornamo-nos respeitados com a irreverência do Jorge Nuno, sejam novamente o FCP e aquilo que ele sempre foi…

Um Dragão com uma face só, a única que conhecemos: a da Glória!

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

15 comentários:

  1. Todos os Portistas devem assinar - petição investiguem o apito encarnado,
    em
    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1050

    OK?!

    ResponderEliminar
  2. Esse Porto é fundamental e não pode tardar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Como eu desejo que venha esse PORTO!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. JOÃO:

    "Aprendemos, ganhamos e inovamos com os “Zés” e com o Robson, a ganhar com a experiencia do Oliveira com a estrelinha do Santos, conquistamos o Tetra e o primeiro Penta, tornamo-nos respeitados com a irreverência do Jorge Nuno, sejam novamente o FCP e aquilo que ele sempre foi…

    Um Dragão com uma face só, a única que conhecemos: a da Glória!"


    Excelente FINAL DE PROSA, JOÃO ROCHA!

    Que volte este Porto que referes. Rapidamente!

    ResponderEliminar
  5. Um dos maiores problemas no Porto de hoje é que o plantel é constituído por um exagerado número de sul-americanos (alguns deles sem qualidade para o Porto) que não conhecem e não são capazes de entranhar e aplicar no campo as palavras de Pinto da Costa.

    Se juntarmos a isto um treinador amorfo, sem capacidade de reacção e que depois de 3 anos à frente do clube não percebeu que o Porto é que mete medo aos adversários (sejam o Chelsea, Arsenal, Setúbal ou gayvotas) e não o contrário. E foram esses jogos que em vez de fazer crescer a equipa, a fizeram duvidar das suas capacidades. Nenhum dos nossos estrangeiros conheceu Pedroto ou Pinto da Costa nos seus anos de luta acesa contra o domínio da capital.

    É necessário investir em jogadores portugueses e que conheçam o campeonato português.

    ResponderEliminar
  6. Esse fantástico Porto ainda demora muito a chegar? Que tal aparecer amanhã por volta das 19h15 no Dragão? Encontramo-nos por lá? Vou ficar à espera!

    ResponderEliminar
  7. http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1050

    Simbólico mas importante
    Petição INVESTIGUEM O APITO ENCARNADO"

    ResponderEliminar
  8. Ele está a chegar... esperemos todos que sim!

    Abraço João

    ResponderEliminar
  9. Off-Topic:

    O Labaredas tem optado por ignorar a corja que se alimenta de veneno e histerismo antecipado, mas chega-se a um ponto em que até a paciência de Dragão tem limites… Este «fogacho» é simples: que moral ou sentido crítico tem um jornalista-empresário de jogadores? Não tem nenhuma. Só mesmo a falta de decoro (e A Bola…) lhe permite emitir opiniões.

    «Esta semana, pareceu-me ouvir alguém pedir que se faça “um apito encarnado”. Desconheço se é preciso. Mas é preciso ter lata.»

    João Bonzinho, A Bola, 15 de Janeiro de 2010

    «Fui confrontado com a hipótese de rumar ao Benfica por duas figuras do jornalismo nacional, e em especial da Imprensa desportiva: Leonor Pinhão, assumida benfiquista do jornal A Bola, e João Bonzinho, que também pertence ao mesmo jornal e que nunca fez questão de negar as suas cores clubistas. Foi-me dito que ambos tinham ligações próximas com a direcção do Benfica» (…) «Assinei contrato pelo Benfica, no Bairro Alto, na casa de Leonor Pinhão e do seu marido, o realizador João Botelho. Para além dos dois, estavam lá João Bonzinho, Jorge de Brito, como representante do Benfica, e o meu jovem advogado»

    Fernando Mendes, Jogo Sujo

    ---------------------

    Não se calem, denunciem!!!

    Mais uma vez... a "fazer as coisas por outro lado"!

    ResponderEliminar
  10. Fernando falha P. Ferreira, Prediger de fora
    Médio está lesionado e deve ser substituído por Tomás Costa
    Por: Vítor Hugo Alvarenga



    Fernando voltou a treinar com condicionalismos nesta sexta-feira e vai falhar a recepção ao Paços de Ferreira, devido a lesão.

    Jesualdo Ferreira não contara com o médio defensivo por castigo, no jogo da Taça da Liga frente à Académica, e terá agora de encontrar uma solução à altura.

    Curiosamente, Prediger seria o substituto natural de Fernando, mas não integra a lista de convocados entregue à comunicação social. O argentino foi titular em Coimbra, mas Jesualdo Ferreira deverá optar pela maior acutilância de Tomás Costa.

    Miguel Lopes está convocado, tal como Fucile. Em relação ao último compromisso dos dragões, na Taça da Liga, registam-se nove alterações.

    A dúvida em torno do substituto de Fernando poderia ser dissipada pelo treinador do F.C. Porto. Contudo, Jesualdo Ferreira nem apareceu no Auditório José Maria Pedroto, naquela que seria a primeira conferência de imprensa de antevisão no espaço que evoca a memória do Zé de Boné.

    Em causa, divergências do plantel com um dos jornais presentes na sala no Estádio do Dragão. Assim, os adeptos do F.C. Porto ficam sem saber o que esperar desta recepção ao P. Ferreira, numa altura em que o plantel portista é dos poucos a não registar mudanças, na reabertura do mercado de transferências.

    Hulk e Sapunaru continuam suspensos preventivamente, na sequência dos alegados incidentes no túnel do Estádio da Luz.

    Lista de convocados:
    Guarda-redes: Helton e Beto;
    Defesas: Miguel Lopes, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Nuno André Coelho e Alvaro Pereira;
    Médios: Raul Meireles, Guarin, Tomas Costa, Valeri e Belluschi;
    Avançados: Mariano, Varela, Falcao, Farias e Rodriguez

    ResponderEliminar
  11. Parece que o Calabote acordou o Labaredas:)

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o Dragão 66, este Porto não está a responder à mística nem ao grito de Pinto da Costa. Impõem-se que os da casa, Bruno, Nuno, digam aos colegas o que há a fazer, o que o FCP represemnta, mas temo que vamos andar assim até ao final, também devido às teimosias de Jesualdo.
    Uma palavra para a convocatória em relação a Nuno André, que tem jogado bem e merece o prémio da convocatória, a provar que quem se esforça ma "maçada" da intercalar compensa e a não convocação de Prediguer, a mostrar que foi um erro enorme, uma data de dinheiro deitada fora, de um jogador por certo desmotivado mas também incapaz de mostrar serviço.
    E isto leva à política de contratações que tem produzido flops com grande regularidade.
    Jogadores portugueses não ficam atras de muitos dos sul americanos que cá temos...
    Há que pensar bem nisto.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com o Jorge Aragão relativamente à política de contratações. Para dar um exemplo, Prediguer custou cerca de 4,2 milhões de euros e até agora nada provou. Não estava habituado ao futebol português e europeu e tem sido um grande flop. Pelos vistos, o Rúben Micael tem o preço afixado em 5 milhões de euros. Não valia mais a pena apostar neste jogador que já provou o seu enorme valor, está habituado ao tipo de futebol que se joga em Portugal e, para além de tudo, é português?

    ResponderEliminar
  14. Subscrevo as palavras do calceteiro, e confesso que só não me vieram as lágrimas aos olhos, devido ao facto de não alinhar nada nessas mariquices.

    ResponderEliminar
  15. De facto, este post, é daqueles a que chamo de "sem tirar, nem pôr", o que equivale a dizer que comungo na íntegra com a questão de fundo... mas tb com a lateral.

    Já tenho (temos!) saudades de ver o meu Porto "à Porto"... tamanha tem sido a pobreza franciscana do futebol dado a ver.

    No entanto, já passamos por outros momentos idênticos, ainda bem piores, diria, e conseguimos levantar-nos como bravos heróis, conseguindo atingir os nossos objectivos principais... este ano, ainda que parecendo (mais) dificil, estamos na luta, estamos lá em cima, estamos no trilho certo do Penta, com assim-assim ou mau futebol praticado, tamos lá... espera-se apenas que o "Porto à Porto", aparece num qualquer momento para nos abrilhantar o dia ou a noite, consoante o caso.

    I believe... incondicionalmente!

    ResponderEliminar