23 janeiro, 2010

Haverá liberdade sem igualdade?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Benfica-FC Porto de 2008 teve incidentes no túnel

O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.

Nas imagens do jogo da segunda jornada da época passada, disputado a 30 de Agosto de 2008, logo após o final do jogo vê-se um elemento ligado ao Benfica a agredir a pontapé o team-manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se logo a seguir uma enorme confusão junto à entrada para o balneário do FC Porto, com praticamente toda a equipa dos dragões a sair do balneário e a envolver-se, no mínimo, numa enorme discussão com elementos aparentemente da segurança do Benfica.

Nas imagens, que não têm som, percebe-se a exaltação, mas não se vê qualquer agressão, até porque o foco da discussão está fora do alcance das câmaras.

Este episódio foi presenciado por pelo menos três agentes da polícia, que são visíveis nas imagens, pelo delegado da Liga Esmeraldo Augusto e por diversos elementos dos dois clubes, entre os quais Rui Costa, do Benfica, ou Reinaldo Teles, do FC Porto.

Apesar dos incidentes a Liga não abriu qualquer procedimento disciplinar, tendo fonte do organismo dito à Lusa que não tomou conhecimento de quaisquer incidentes.

Nas mesmas imagens a que a Lusa teve acesso, captadas na tarde de 30 de Agosto de 2008, horas antes do início da partida, vêem-se elementos do Benfica a levantarem o ângulo de uma das câmaras.

Acácio Valentim, funcionário do FC Porto, é agredido com um pontapé nas costas por um elemento aparentemente da segurança do Benfica, que é imediatamente afastado, como se percebe pelas imagens captadas por uma outra câmara colocada a alguns metros de distância.

O jogo Benfica-FC Porto da época 2008/09 disputou-se a 30 de Agosto de 2008, a contar para a segunda jornada da Liga e terminou empatado a um golo, numa partida que ficou assinalada pela agressão de um adepto do Benfica ao árbitro assistente.

No jogo desta época, disputado a 20 de Dezembro, João Ferreira, a desempenhar as funções de quarto árbitro, deu ordem de expulsão a Hulk e Sapunaru por alegadamente terem agredido “stewards” em serviço no jogo.

A Comissão Disciplinar da Liga, depois de receber os relatórios do árbitro, dos delegados e da polícia, suspendeu preventivamente os dois atletas, que aguardam o fim do processo disciplinar a que estão sujeitos.

Fonte da Comissão Nacional de Protecção de Dados e juristas contactados pela Agência Lusa, a propósito da divulgação de imagens sistemas de videovigilância, disseram que as imagens captadas neste âmbito só podem ser usadas nos termos da lei penal”. Mas que “a responsabilidade do tratamento dos dados dessas imagens é do responsável pelo sistema de captação”.

fonte: desporto.sapo.pt [22.01.2010]





REACÇÕES



Acácio Valentim: «Foi tudo preparado e orquestrado»
FUNCIONÁRIO DO FC PORTO SEGURO DE PREMEDITAÇÃO


Acácio Valentim, o funcionário do FC Porto agredido no túnel do Estádio da Luz no final do clássico da época 2008/09, não tem dúvidas de que o incidente foi premeditado. O objetivo seria gerar uma reação por parte dos jogadores portistas.

"Foi tudo preparado e orquestrado para que houvesse uma reação dos nossos jogadores. Felizmente, conseguimos detê-los à porta do balneário. A agressão de que fui vítima aconteceu depois do jogo, quando me dirigia para o balneário depois de ter ido verificar a 'flash-interview, que é uma das minhas obrigações. Comecei a ser empurrado por elementos do Benfica que nem podiam lá estar e depois levei um pontapé, tipo karaté", afirmou Acácio Valentim à agência Lusa. "Fui imediatamente queixar-me ao Rui Costa, que estava a poucos metros e presenciou tudo. Gera-se uma discussão e é nessa altura que os nossos jogadores vêm em meu auxílio. A pessoa que me deu o pontapé é a mesma que deu um estalo no aeroporto de Lisboa quando foi aquela história do Moreto", acrescentou o funcionário portista.

O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de dezembro último, que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga de Clubes diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.



Delegado não viu agressões na Luz
ESMERALDO AUGUISTO E O BENFICA-FC PORTO DE 30 DE AGOSTO DE 2008


O delegado da Liga ao jogo Benfica-FC Porto 30 de Agosto de 2008 afirmou hoje ... Agência Lusa não ter detectado qualquer agressão na zona dos balneários do Estádio da Luz.

"Eu fiz o relatório das ocorrências do jogo e, no túnel, não verifiquei nada. Tudo o que foi presenciado pelo delegado da Liga foi descrito no relatório. Se eu tivesse assistido a alguma agressão, tinha-a descrito no meu relatório. Todas as ocorrências que são visíveis, eu não perdoo", disse à Lusa Esmeraldo Augusto.

Este representante da Liga naquele encontro da época 2008/09 adiantou ainda que era o único delegado da partida junto ao relvado e nos balneários, uma vez que o outro delegado destacado para a partida presenciou o jogo na zona dos camarotes.

"Não sei, sinceramente já nem me recordo. Só se foi alguma coisa já posterior à saída da equipa de arbitragem. Nesse jogo houve controlo antidoping e eu saí com os árbitros porque tinha de obter imediatamente os cartões dos jogadores sorteados para os controlos", afirmou Esmeraldo Augusto.



Incidente na Luz em 2008: PSP enviou relatório à Liga
FONTE POLICIAL DIZ QUE NÃO FOI NECESSÁRIO RECORRER ÀS IMAGENS


A Polícia de Segurança Pública (PSP) elaborou um relatório, que enviou para a Liga de Clubes, sobre os incidentes registados no túnel do Estádio da Luz no jogo entre Benfica e FC Porto, disputado a 30 de agosto de 2008.

"Efetivamente foi elaborado relatório e enviado à Liga Portuguesa de Futebol. A PSP apenas acalmou os ânimos e não houve necessidade de ter acesso às imagens", confirmou à agência Lusa uma fonte da direção Nacional da PSP.

O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de dezembro de 2009, que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru. Os incidentes desta época também ficaram registados, estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.



Liga de Clubes desconhece confusão de 2008
LPFP DIZ NÃO TER RECEBIDO PARTICIPAÇÃO OU QUEIXA


A Liga de Clubes não se pronuncia sobre os incidentes do Benfica-FC Porto da época 2008/09 porque, como afirmou à agência Lusa uma fonte do organismo, "não faz comentários a factos que não conhece". A LPFP acrescenta que até à data não lhe chegou qualquer facto sobre esse jogo.

A mesma fonte da Liga de Clubes também indicou se os relatórios dos delegados ou da polícia fizeram menção aos incidentes.

"Não chegou à Liga desde tal jogo qualquer participação ou queixa que implicasse averiguar factos para além dos que foram analisados e sancionados aquando do jogo Benfica-FC Porto da época 2008/09", revelou, ainda, a fonte da Liga de Clubes.



Dragões apontam dedo à Liga
ACUSAM COMISSÃO DISCIPLINAR DE SER PARCIAL


O FC Porto diz que nunca se queixou dos incidentes no jogo de Agosto de 2008 com o Benfica por causa da "parcialidade" da Comissão Disciplinar da Liga e que este género de acontecimentos "são habituais".

"O que tem acontecido no túnel da Luz é habitual e não tem sido só com o FC Porto. Mas com esta Comissão Disciplinar fazer o quê?", disse à Lusa fonte oficial do clube.

Ainda segundo a mesma fonte, em mais nenhum estádio da Liga estão presentes seguranças privados como no Estádio da Luz, com o objectivo de "pressionarem e intimidarem" os adversários.

A Lusa tentou uma reacção do Benfica, que não quis comentar.

O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.

14 comentários:

  1. Antes de mais é necessário verificar se o Benfica tem autorização de captação de imagens, passado pelo organismo que tutela como seja a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Sem essa autorização as imagens não podem ser utilizadas, para qualquer fim e a entidade que as gravou ainda se sujeita a uma multa de 15000 euros.

    Mas como já sabemos mesmo que não tenha o papel carimbado, de certeza que para o Benfas tudo se faz em meia dúzia de minutos.

    O que ocorreu em 2008, é mais uma prova de que a nossa organização não paga na mesma moeda o que tem sofrido.

    Como esta, haveria mais como sejam a inscrição errada de um jogador que foi utilizado pelo Benfas e do qual ninguém se queixou.

    É por isso que eles fazem tudo o que lhes apetece como seja agredir árbitros e tudo bem e numa boa.

    ResponderEliminar
  2. Parcialidade da Liga e da CD da Liga mais q confirmadas.

    Mais q confirmada tb a tramóia q o slb fez tanto este ano como no ano passado elaborando um plano ao pormenor fastando camaras e tudo...

    e agora? e esta hein?

    ResponderEliminar
  3. Essa é uma de muitas e que vou tornar a denunciar.

    PS-Já apresentei a justificação a quem de direito, para logo não ir ao Hóquei.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Desde logo, levantam-se aqui uma série de interrogações:

    1. porque aconteceu, aqui não há o diz que disse, as imagens mostram-nos, porque é que o FC Porto, nessa altura, não denunciou o caso?

    2. se a PSP diz que fez relatório e mencionou os factos, porque é que a liga não agiu? (engraçado como não se socorreram das imagens para o mesmo... reparem bem na dimensão do controle que aquela corja de fdp's domina... até a própria PSP baixa as calças)

    3. se o delegado da liga, estava lá, porque diz que não sabe nada, não viu nada? (só pode mesmo ser um delegado fdp... todos os dias!)

    4. porque é que a liga diz desconhecer tudo, se o relatório da PSP foi feito e enviado para lá? (o que querem esconder, mais uma vez, estes cambada de fdp da liga?)

    5. reparem bem no pormenor do fdp do Rui Bosta, naquele estilo apaneleirado de manequim da boutique ciganal, que está ali a admirar o andor, como se nada se tivesse passado e não tivesse nada a ver com aquilo?

    6. depois, é engraçado (ou talvez não!), mas a ordem das imagens deste vídeo está trocada, a primeira situação ocorreu pelas 17h39 do tal dia 30-08-2009, quando se vê aquela trupe de capangas do Orelhas a modificar o campo de visão das câmaras do tunel, porque seria? O que pretendiam eles esconder? Premeditação clara e inequivoca... só mesmo um fdp d'um mouro é que não quer ver isto!!! Depois, só então pelas 22h45, acontece a tal agressão do cobardolas que no meio de um maranhal de capangas, pratica artes marciais contra um homem isolado... é um herói, um super herói!... para no final, se ver realmente os jogadores a barafustar com alguém, com reacções agressivas, mas onde estão as câmaras do lado de fora? quem estaria do lado de fora? e a fazer o quê? porquê?... devem pensar que somos todos burros, deve ser isso!

    7. por fim, a imprensa, já se ocupou em larga escala, da tentavida de esconder o óbvio... só passam as imagens dos jogadores portistas, numa reação ao que tinha acontecido... mas o que teria acontecido? se não se visse aqui neste vídeo, a esta hora, estariamos a pensar que, mais uma vez, os jogadores portistas devem ser todos malucos, para depois de estarem no balneário, fazerem uma tentativa de regressar ao exterior... todos malucos, devem ser, devem ser!

    Meus caros, espero que definitivamente, a nossa estrutura largue este papel de «comer e calar» dos ultimos tempos, e reaja, mas reaja da forma mais cruel e vingativa possivel... quanto mais nao seja, na penúltima jornada do campeonato... no túnel, encontrem forma de os foder a todos, parti-los ao meio... depois, que se vão queixar à puta que os pariu!!!

    ResponderEliminar
  5. Boas tenho uma duvida, eu vejo nos super nos nossos jogos uma bandeira a dizer bibÓ PORTO... é deste blog??

    Abraços e aguardo resposta

    ResponderEliminar
  6. Di, é sim deste blog!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. Atao oh DI, claro que sim, trabalho e obra do homem da bandeira!!!

    ResponderEliminar
  8. "off-topic"

    Caros amigos,

    Desde alguns meses atrás, que a partir de uma caixa de um qualquer jornal, em que é afirmado que o F. C. Porto tinha acabado de aprovar o maior orçamento do futebol português, que, à boca cheia, e com a desonestidade intelectual habitual, se instituiu, por má fé, o mito de que o nosso plantel é o mais caro. Se não for por desonestidade, então só por brincadeira ou desconhecimento se pode afirmar isso. Como já estamos habituados há muito tempo, a Comunicação Social "inventa" as verdades que lhe convém passar para servir os seus e os interesses de quem sabemos.

    Façamos então as contas do custo de aquisição dos jogadores de cada um dos plantéis. A diferença é tão grande que não deixa lugar a qualquer dúvida. O plantel dos encornados foi e é substancialmente mais caro que o nosso. A diferença chega aos 50%. É uma pena que alguns portistas, não todos evidentemente, continuem a ir nas frases feitas pela comunicação social, que não mais servem do que para branquear tudo o que se vai passando. E pasme-se, um dos nossos representantes - Rui Moreira - é um dos que continua a insistir na "tese" do plantel mais caro do futebol português.

    Vejamos...

    F.C. Porto:

    Helton 1,5 (Aprox.)
    Nuno 0
    Beto 0,5 (80%)
    Fucile 0,6
    Sapunaru 2,5 (50%)
    M. Lopes 0,6 (50%)
    B. Alves 0
    Rolando 1 (80%)
    N. A. Coelho 0
    Maicon 1,1 (50%)
    A. Pereira 4,5 (80%)
    R. Meireles 1,25 (Aprox.)
    Fernando 0,7 (50%)
    T. Costa 3,6 (75%)
    Prediger 3,3 (Aprox.)
    F. Guarín 3 (Aprox.)
    F. Belluschi 5 (50%)
    D. Valeri 2,3 (30%)
    R. Micael 3 (60%)
    Falcao 3,9 (60%)
    C. Rodríguez 7 (70%)
    Hulk 5,5 (50%)
    M. González 3,2
    E. Farías 4
    Varela 0
    O. Sá 2,8 (Aprox.) (60%)

    Custo de aquisição do plantel do F. C. Porto: 60,85 Milhões de Euros.

    Recentemente, o F. C. Porto adquiriu mais 10% de Fernando, 40% de Falcao e 25% de T. Costa por valores que não divulgados. Estimo, no entanto, que o custo total destas três operações tenha andado nos 4/5 Milhões de Euros.

    Benfica:

    Quim 1,4
    J. César 0,5
    Moreira 0
    M. Pereira 3 (70%)
    L. Filipe 0,5
    Luisão 5 (Aprox.)
    M. Vítor 0
    D. Luíz 4 (Aprox.)
    Sidnei 7
    Schaffer 1,9
    C. Peixoto 0,4
    R. Amorim 0
    J. Garcia 7
    Ramires 7,5
    F. Coentrão 1 (50%)
    Aimar 6,5
    C. Martins 3
    F. Menezes 1,7
    Airton 3 (Aprox.)
    Di María 7,5
    Cardozo 11,6
    Mantoras 5 (+1 recentemente)
    Weldon 0,2
    N. Gomes 0
    Saviola 5
    Kardec 2,5
    Éder Luís 2 (50%)
    Urreta 1,25
    Keirrison 2 (Aprox.)

    Custo de aquisição: 91,45 Milhões de Euros.

    ResponderEliminar
  9. ... continuação:

    A diferença é tão grande, que qualquer valor que contenha uma eventual imprecisão fica logo esbatido. O nosso plantel teve um custo na casa dos 60 Milhões de Euros, o deles nuns incríveis 90 Milhões. Uma diferença abismal e absurda de 50%. Não vale sequer a pena falar nas nossa vendas que chegam e sobram para custear as nossas compras, enquanto eles, simplesmente não fazem nenhuma para além daquelas de valores irrisórios, mas têm um plantel que lhes custou 18 Milhões de Contos! Quantos aos salários de cada plantel, acho que também não existirá absolutamente qualquer dúvida.

    Para quem ainda vai na conversa do plantel mais caro, tal como Rui Moreira, penso que agora ficará devidamente esclarecido. A diferença é absurda.

    E se adicionarmos o custo de aquisição dos jogadores emprestados, a diferença aumentará ainda mais.

    Pelo nosso lado temos: Rabiola 0,8 (50%); Stepanov 3,5; Leandro Lima 1,5 (90%); Rentería 1,5 (50%); Benítez 1 (50%) e Leandro 2. Podemos inclusivé adicionar o valor, subjectivo, pelo qual foi "valorizado" Pelé na venda de Quaresma, 6. Total: 16,3 Milhões de Euros.

    Eles: Balboa 4; Adu 1,5; Marcel 3,5; Edcarlos 1,8; Makukula 3,5; Patric 1,5 (50%). A juntar também os 2,65 relativos aos 25% do passe de Reyes. Total: 18,45 Milhões de Euros.

    O número de jogadores emprestados é outro mito que lhes convém. Nós temos 51/52 jogadores no nosso quadro. Eles já vão nos 60.

    Meus caros, vamos acabar com este mito criado pela Comunicação Social? Alguém pode fazer chegar estes e outros dados a Rui Moreira e outros nossos representantes e fazer, de uma vez, cair por terra mais uma mentira, que de tão repetida se tornou "vox populi"?

    Um abraço a todos,

    Rogério Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  10. Concordo em absoluto contigo Blue, se não nos respeitam não temos que os respeitar...Portanto, eles que se ponham a toques...
    Aquele acto de alterar a posição das câmaras é pelo menos suspeito e depois do sucedido ainda mais...Quanto ao que foi afirmado ser diferente o que se passou em Braga, não creio, houve incidentes, expulsões, imagens, que diferenças?...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. "off-topic"

    Caro Rogério Almeida,

    O raciocínio que desenvolveu não está completo. O custo de um jogador pode ser dividido em 2 partes: aquilo que por ele paga aquando da transferência e, depois, a soma dos seus ordenados e respectivos encargos anuais.

    Se no que respeita aos montantes pagos pelos passes dos jogadores o FC Porto apresenta valores totais inferiores aos do slb, como demonstrou, no caso dos ordenados pagos anualmente a esses mesmos jogadores o FC Porto apresenta os montantes mais elevados. E por isso se diz - e bem - que o FC Porto tem o plantel mais caro da Liga.

    Em 2008/2009 a FC Porto SAD registou na sua rubrica de Custos com Pessoal cerca de 48 M€ enquanto a benfica sad registou na mesma rubrica apenas 37 M€.

    Para a época de 2009/2010 a SAD do FC Porto apresentou o maior orçamento da sua história: 81,5 milhões de euros.

    Curiosamente o slb apresenta receitas nas rubricas de Bilheteira e Merchandising muito superiores às nossas enquanto nós compensamos esse défice com a tal diferença abismal em receitas com vendas de passes de jogadores.

    ResponderEliminar
  12. obrigado pela resposta, voces estao entao sempre presentes, parabens !

    sim oh sim serei tripeiro ate morrer hehehe

    abraços e continuem

    ResponderEliminar
  13. Caro Nuno Nunes,

    Apenas quis referir-me de forma concreta e objectiva ao valor pago a outros clubes pela compra dos atletas. Esse é o valor fundamental das contas e também da minha análise.

    Quanto aos Custos com Pessoal, eles englobam também os prémios pagos pelas conquistas internas e desempenho na Liga dos Campeões. E acredite, fazem disparar, e de que maneira, o valor final.

    Espero, no final deste exercício, que eles não descresçam para os 30 Milhões de Euros, pois seria sinal que não conseguimos a conquista do campeonato, e que porventura teremos sido eliminados da Liga dos Campeões.

    No que toca aos salários dos atletas, não é difícil imaginar que os dos nossos amigos lá de baixo são bem mais altos, na sua totalidade, que os nossos. Eles têm bastante mais jogadores "feitos" do que nós, que geralmente apostamos mais em jovens valores que, a médio prazo, possam tornar-se nos tais jogadores "feitos".

    O plantel deles é, de longe, em qualquer das vertentes, o mais caro, agora e de sempre, do futebol português.

    A nossa gestão não é perfeita, longe disso, nem poderia ser, quem anda à chuva durante tantos anos corre o risco de se molhar, imponderáveis existem que nem sempre se conseguem controlar na sua totalidade. No entanto, é uma gestão séria e lúcida, razoavelmente dentro das nossas capacidades, e não aventureira. Prefiro que o meu Clube invista 25 Milhões de Euros por época, depois de realizar 60 Milhões em vendas e mais uma ou duas dezenas provenientes da Liga dos Campeões, do que investir os mesmos valores ou mais ainda, sem ter tido qualquer retorno anterior que o possiblite. Não vejo onde possa estar a dúvida.

    Não vamos esquecer também que quando foi propagandeada essa "história" do "orçamento mais caro de sempre" do futebol português, as contas do Benfica nem sequer tinham sido ainda apresentadas, quanto mais votadas. E muito menos o orçamento para esta época. O problema é que não temos, ao contrário deles, do nosso lado, a máquina da propaganda que, de livre vontade, valorize até situações, que às vezes nem sequer existem e são falsas, e que, por outro lado, tente destruir e desvalorizar tudo o que de bom acontece no clube rival.

    Foi apenas esse o meu objectivo, tentar esclarecer, contribuir e rebater algumas frases feitas, desmistificar um chavão que nos é "imposto" com os objectivos que todos nós sabemos.

    Um abraço

    ResponderEliminar