22 janeiro, 2010

Dragão ou Morcão?? - semana 19

Ricardo Costa

Data de nascimento: 16-05-1981(28 anos)
Posição: Defesa
Clube posterior ao FC Porto: Wolfsburg
Equipa actual: Lille

Épocas no FC Porto: 6 (2001/02,02/03, 03/04, 04/05, 05/06, 06/07)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 4

Pontos de exclamação: Era um bom defesa, da formação azul e branca, e que chegou a ter o orgulho de usar a mítica braçadeira de capitão! Foi muitas vezes sacrificado como bombeiro de serviço no lado esquerdo, o que me causava calafrios!

Reticências: No ano passado quando admitiu a possibilidade de jogar nos mouros fez-me recuar em alguns dos elogios com que o presenteava. Tinha algum défice de concentração, principalmente em jogos de maior pressão.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, Benni McCarthy, Deco, Ricardo Carvalho, Capucho, Paulinho Santos.

Mas que grande Dragão! Kostadinov recolheu 90% dos votos da semana passada. Este avançado búlgaro será para sempre recordado como o eterno parceiro de Domingos, numa das mais famosas "ziplas" da Europa! Deixou marca, e positiva, no clube, pese embora se vir a descobrir que como pessoa tinha atitudes no mínimo... estúpidas! E talvez devido a essa estupidez tenha recolhido ainda 6% de cliques na opção "Nem Dragão, nem Morcão, há um senão". Houve ainda 3 alminhas a votar Morcão. A explicação? Ninguém se acusou. Comunidade Bibó Porto escolheu, está escolhido.

E tivemos Intrusus de regresso aos marcadores madrugadores, acertando desde logo na "mouche". Boa Intrusus! Na próxima semana estará sob escrutínio um médio paraguaio vindo de um clube com nome de coliseu francês. Apresentou poucos argumentos no toque de bola e não tardou mais de uma época a ser despachado. De quem se trata?

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

17 comentários:

  1. Para mim nem Dragão nem Morcão!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Para mim é dragão.
    E o próximo ou muito me engano ou é o fiasco do Quintana.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Costa para mim foi nem Dragão nem Morcão era um misto, tanto que não foi muito feliz no nosso clube, mas prometeu muito.

    O jogador para a semana acho que é Quintana, não mostrou grande coisa, era centro campista e foi posto a mexer, vinha o Olimpia Asunció.

    Acho que é este, apesar de já la terem passado mais 2 mas que se safaram.

    ResponderEliminar
  4. Nem Dragão nem morcão.

    Só pode ser o Quintana.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Nem Dragão nem Morcão...

    Prometeu muito, chegou a ser também capitão das selecções jovens... mas com alguma pena minha acabou por desiludir na hora da verdade.

    Ficará para sempre ligado aos anos de ouro do Porto, mas sem escrever grande história...

    Para a semana, pegando nas assistências do Teixeira e do Antas, também aponto para o Quintana... (Não me lembrava que era Paraguaio)

    ResponderEliminar
  6. Ricardo Costa: Nem Dragão nem morcão.
    Portista de coração mas nunca me convenceu dentro de campo.

    para a semana:

    Só pode ser o Quintana. Morcão, evidentemente.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo Costa, Dragão, evidentemente.
    Terá sido p+rejudicado pela sua polivalência mas é um grande portista e não me esqueço dele a chorar no final de um jogo sentindo ser o ultimo pelo FCP.
    Tive pena que não tivesse vingado.
    Dizer que não se importava de jogar no sbordem ... sem problema pois é um profissional...
    Mas chora pelo Porto, basta ler as entrevista que às vezes dá.
    Para a semana ... Quintana, o barrete da era Octávio que nem sabia o que era uma bola.
    Podia ser o Paredes mas essse foi aqui um bom jogador.

    ResponderEliminar
  8. "Ficará para sempre ligado aos anos de ouro do Porto, mas sem escrever grande história..."

    Concordo. Nem Dragão nem Morcão...

    ResponderEliminar
  9. Ricardo Costa.
    Voto nem Dragão nem Morcão, e não me alongo muito mais nos comentários, devido ao facto de ter uma mistura de sentimentos antagónicos no que respeita a trajectória desse atleta enquanto vestiu de azul e branco.

    ResponderEliminar
  10. Nem Dragão, nem Morcão... daqueles que foi, mas não deixou saudades... mas tb não ódios de estimação... por isso, boletim de voto entregue ao destinatário.

    Para a semana, um tal de Quintana!? quem? onde? quando? Alguém se lembra da figura? Eu não... porque será?

    ResponderEliminar
  11. Blue eu sei que vais buscar o Carlos Paredes porque também veio do Olimpiá Asunció mas a verdade é que foi um bom jogador e fez mais que uma época no FC Porto, aliás 2 com o total senão me falha a memória de 60 jogos, ou seja , titularissimo.

    Foi embora porque não podiamos ter Costinha e Paredes a fazer a mesma posição e era o jogador que melhor mercado tinha.

    Lembro que foi vendido para o Campeonato Italiano da Serie A o Reggina, por isso as pistas que destes não são conclusivas.

    Para mim foi Quintana o tal tosco que falas e até veio do mesmo clube.

    E esta Hein?

    ResponderEliminar
  12. Nem Dragão nem Morcão...
    Mas é um grande portista, por isso tenho acompanhado com satisfação o relativo sucesso da sua carreira interncional.

    pelas Dicas não será o Paredes.
    Quintana era um morção que ainda jogou num clube pequeno que tinha subido à 1º liga.

    ResponderEliminar
  13. Ricardo Costa foi um jogador importante com José Mourinho, mas este gostava de o utilizar como lateral esquerdo para ajudar nas bolas por alto. Ainda jogou algumas vezes depois da saída de Mourinho mas estava longe de ter a qualidade exigida para um central do Porto. Penso que o seu último jogo foi um célebre Arsenal-Porto (4-0) em que Jesualdo resolveu inventar e o colocou novamente a defesa esquerdo e o resultado foi um descalabro.

    Apesar de ser um jogador razoável e ter estado nos principais triunfos do Porto das épocas de Mourinho não me merece mais do que um "Nem dragão nem morcão".

    Para a seman,a Quintana, que chegou a internacional do Paraguai mas a quem a bola atrapalhava e jogava devagar e devagarinho. Era muito fraquinho.

    ResponderEliminar
  14. Dragão66 deixa-me corrigir, o jogo que falas dos 4 em Londres jogamos com Benitez e Ricardo Costa já tinha saída na época anterior para a Alemanha.

    O copo de água com este jogador transbordou num jogo em que perdemos em casa por 0-1 com o Estrela da Amadora onde este morcão se deixou ultrapassar por Anselmo num lance aparentemente controlado.

    Não saiu das nossas escolas, para mim o problema é que quis ser o chamado vai a todas e depois já nem era central , lateral ou trinco ficamos sem saber onde se sentia mais à vontade.

    Lembrar que quando Ricardo Costa saiu tinha como concorrência Pepe, Bruno Alves e Pedro Emanuel onde nunca seria fácil ter lugar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Nem Dragão nem Morcão, há um senão.. Foi o meu voto.

    Gaspar

    ResponderEliminar
  16. Para mim nem foi Dragão nem morcão já que nunca se conseguiu impor.

    O próximo também acho que vai ser o Quintana.

    Abraço

    ResponderEliminar