10 agosto, 2011

O FC Porto devia apostar mais em jogadores tugas?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Kléber será o reforço-sucesso da época que está prestes a começar! Recolheu 66 cliques na última votação, vencendo Iturbe por 14 votos de diferença. É certo que no caso de Kléber bate a "bota com a perdigota", pois na pretérita escolha do jogador mais propenso à saída, venceu Falcao. Será portanto um prenuncio de que teremos homem para o lugar do fenómeno colombiano. Veremos! O meu voto também recaiu na opção vencedora, apesar de ter balançado por Iturbe, que a fazer fé nas últimas exibições irá trazer (muito) valor acrescentado à equipa.

Fora estes dois autênticos pesos-pesados, a coisa andou ela por ela: Kelvin ficou no último lugar do pódio com 9 votos, Danilo recolheu 6(!!) o que surpreende (ou talvez não) dado ter custado 13M, mas também só chega em Janeiro. Djalma convence apenas 3 blogueiros, Alex Santos ainda menos, 2! Já Bracali não irá de certeza ser o titular da baliza, 0 votos!

Paulo Bento disse ontem sobre o excesso de estrangeiros nos clubes portugueses: "É uma decisão e uma política que tem a ver com os clubes em questão, a nós não nos diz respeito (...) Agora, há cada vez menos espaço, e isso não deixa de ser uma preocupação. Para os jovens jogadores, e nas idades que já entendemos críticas, 19 a 23 anos, o espaço está cada vez mais a diminuir, cada vez há menos oportunidades...". É uma questão interessante, desde a liberalização do número de estrangeiros a jogar nas equipas, o jogador tuga perdeu o seu espaço, e só de vez em quando algum fora-de-série parece furar o bloqueio! Mas quantos ficarão pelo caminho?!

O FC Porto parece definitivamente direccionado para a aposta nos jogadores jovens... estrangeiros, que potencia, refina e exporta! E não nos temos dado nada mal com isso! Mas será que deveríamos apostar mais no jogador tuga? Digam de vossa justiça.


8 comentários:

  1. Eu gostaria que a maioria fossem Portugueses, mas se for o meio termo, desde que se ganhe muitos troféus, está bem assim!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Seria o ideal, mas cada vez é mais difícil e pelo que vi ontem da selecção sub-20, não vejo grande s possibilidades.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meio termo, pois claro;) 2004 foi bom mas 2011 tb foi e tinhamos menos Portugueses;)

    ResponderEliminar
  4. A nacionalidade dos jogadores é-me totalmente indiferente. O que eu gostaria, sim, era de ter na equipa muitos jogadores formados na casa (desde que tivessem qualidade para isso, claro) e/ou jogadores que sejam Portistas desde pequenos, mesmo que tenham sido formados em outros clubes. Agora, entre um português não-portista formado no Beira-Mar ou no Farense e um estrangeiro, não vejo qualquer razão para preferir o português.

    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  5. claro que todos gostaríamos de ter jogadores da "cantera" no plantel... dá gosto ver por exemplo o Castro a correr atrás da bola e não a suar pela camisola..mas a pingar... mas o que tem acontecido ultimamente é que os jogadores das camadas jovens embora bons não o são suficientemente bons para entrar com 18 anos em seniores e depois perdem-se pelos empréstimos em vez de evoluírem neles, creio que deviam tentar mudar essa mentalidade e procurar fazer algo produtivo nesses empréstimos, um jogador emprestado pelo fcp devia brilhar em qualquer académica ou beira mar e não é o que acontece...
    Desejo me enganar e que o Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Castro, Diogo Viana, Josué e Rabiola me tirem a razão mas acho que estes ao que vi para já estão ao nível dos anteriores Bruno gama, Ivanildo, Candeias...

    ResponderEliminar
  6. claro que uma época do Porto cheia de vitórias e se fosse com bastantes jogadores vindos das nossas camadas jovens era o ideal...
    sinceramente acho que se deveria apostar em jogadores jovens em vez de carradas de estrangeiros do qual não sabemos ao certo do seu valor e contratar sim grandes promessas como o james, iturbe, etc...

    ResponderEliminar
  7. Devemos encontrar um equilibrio.

    Qualidade não tem nacionalidade.

    ResponderEliminar
  8. ...No meio está a virtude.

    Abraço.

    ResponderEliminar