13 agosto, 2011

O campeão voltou!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Aí está a nova temporada 2011/2012!! E o nosso mágico Porto entrou nela tal como saiu da última… com uma taça na mão! Neste caso a Supertaça Cândido de Oliveira, a 18ª do nosso historial, em apenas 33 edições. Magnífico feito, ao qual se deve acrescentar que ainda nenhuma equipa tinha conseguido vencer a prova em três anos consecutivos, o que acabámos de fazer no último Domingo.

O 70º troféu do nosso futebol foi alcançado em Aveiro diante do Vitória minhoto, perante cerca de 18 mil espectadores, entre os quais 15 mil eram portistas. As saudades de nos deslocarmos para ver o mágico jogar já eram bastantes e o dia da primeira batalha tardava em chegar. Depois de uma pré-temporada onde no mês de Julho estivemos presentes em Vila do Conde e no Dragão, no jogo de apresentação aos sócios, esperávamos ansiosamente que Agosto nos trouxesse os jogos oficiais.

Enquanto isso, e porque os nossos ultras não se dedicam a apoiar apenas quando há jogos, a chegada de Falcao e Guarín, que se juntaram ao plantel mais tarde por força da participação na Copa América, foi presenciada por alguns elementos dos Super Dragões, que se juntaram no aeroporto, para mostrar aos colombianos o quanto são queridos aqui, numa altura em que têm meia Europa em cima deles.

O dia 7 de Agosto chegou. Como sempre marcámos presença, num jogo em que estava em disputa o primeiro troféu oficial da época. A nossa viagem foi feita de camioneta como habitualmente neste tipo de jogos, há qual se juntaram muitas outras e também vários carros particulares. Ao final da tarde o estádio do Dragão recebia os primeiros seguidores, que de Super Bock na mão conviviam até à hora da partida. Pouco depois das 18h arrancávamos. Viagem tranquila, brindada sempre com um grande ambiente e espírito portista. Ao avistarmos o estádio as filas na auto-estrada começavam. Graças ao esquema elaborado pelas autoridades, lá tivemos prioridade sobre os outros e por volta das 19h estávamos no parque destinado às camionetas que transportaram os adeptos do FC Porto. Os cânticos eram ensaiados, ia-se comendo e bebendo, enquanto se faziam horas para entrar.

Uma hora antes lá entrámos. Ambiente muito diferente do ano passado, claramente menos gente. Ocupámos o mesmo local, topo sul, bancada inferior. Aí se dispuseram os ultras do campeão. No piso superior e nas centrais também era tudo azul. No topo norte, aqueles que se denominam de “4º grande” e um clube que arrasta multidões para todo o lado, comparecerem com 3 mil adeptos… se eram tantos! Uma desilusão completa, uma Supertaça jogada a cerca de 150 km de casa e nem uma bancada sequer conseguiram encher. Lá se vai mais um mito.

Enquanto os jogadores faziam o aquecimento na nossa bancada tudo se preparava. As faixas dos Super Dragões e do Colectivo eram colocadas e as bandeiras eram montadas. A juntar à faixa principal, os SD colocaram também no anel superior aquela gigante “Super Dragões 1986” utilizada várias vezes na parte final da época transacta, tanto em casa como fora. Uma faixa de grande porte que dá cor há curva. Muito material presente da nossa parte. Do outro lado, os adeptos que viajaram de Guimarães entraram quase em cima do apito inicial. As primeiras picardias não tardaram em aparecer.

Durante o jogo os ultras do Porto estiveram muito bem, entoando vários cânticos e raros foram os momentos mortos na curva portista. Destaque para a nova música que aqui mencionei na minha última crónica, que pegou no municipal de Aveiro, durante a segunda parte. “White Angels” e “Insane Guys” apoiaram como puderam, mas passando o jogo abafados pelo poder vocal dos Dragões.

O final do jogo trouxe-nos mais um caneco, ao que os ultras portistas responderam com cânticos desde os jogadores ao nosso grande presidente! Entrega das medalhas e da Supertaça em clima de festa. Os jogadores deram depois a volta de honra ao relvado e ao passar atrás da baliza para onde o FC Porto atacou na segunda parte fizeram questão de mostrar bem de perto a Supertaça às claques.

A festa continuou à saída do estádio, de novo em direcção ao parque de estacionamento. Não posso deixar de fazer uma crítica aos acessos daquele estádio, inadmissível que as filas de trânsito formadas à saída, fizessem com que ficássemos 45 minutos dentro da camioneta, sem puder arrancar. Viagem de regresso até ao Porto com mais um título na bagagem… “Este é o nosso destino!”

E a partir de agora lá estaremos, semana após semana, atrás do símbolo pelo qual somos apaixonados, porque uns saem, outros entram, e o clube fica sempre! E a primeira jornada do campeonato não nos podia ter reservado melhor começo, uma deslocação à cidade-berço! Quem faz parte destas andanças sabe bem a “adrenalina” de lá ir, portanto só posso dizer, esperem por nós anjinhos, e até Domingo.

A deslocação vai ser feita de comboio, o que aos mais velhos fará recordar os bons velhos tempos.

Contra os espanhóis marchar, marchar…

Um abraço ultra.

5 comentários:

  1. Sem dúvida um enorme apoio dos nossos adeptos em Aveiro, onde o claro destaque vai para o mais recente cântico, que começou a ser entoado na 2ª parte.

    Do lado do Vitória esperava bem mais, dizem-se únicos mas no momento da verdade preferem ver o jogo na TV. Bem sei que a crise toca a todos, mas a mim parece-me é que o 6-2 ainda lhes estava na memória.

    Tripeiro, sabes se mesmo não sendo dos SuperDragões, existe alguma maneira de ir no mesmo comboio que todos os adeptos do FC Porto?

    Abraço, força Porto!

    ResponderEliminar
  2. eu gostava só de dizer que a faixa a dizer Super Dragões 1986 ficava brutal na Dragão por cima dos super. naquela cabine de segurança do estádio, mesmo por cima da claque.

    ResponderEliminar
  3. Eduardo, mudança de planos à última da hora, afinal a viagem já não vai ser efectuada de comboio infelizmente!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez grande entrada com mais uma taça na mão...Sei que ainda não estamos exelentemente entrusados como na época passada mas vamos atacar tudo e todos novamente.AQUI SEMPRE PARA TUDO PORQUE SOMOS PORTO ACIMA DE TUDO E NÃO PODEMOS DESFRALDARNOS...


    GRANDE ABRAÇO DESTE GRANDE TRIPEIRO PEDRO.

    ResponderEliminar
  5. Voltou e está preparado, em todos os sentidos, adeptos incluídos, para o que aí vem.
    Abraço

    ResponderEliminar