24 agosto, 2011

Quais os clubes da vossa simpatia nos campeonatos europeus?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Nem de propósito, falámos na semana anterior da necessidade, ou não, de apostar mais nos jogadores portugueses e eis que temos aí uma selecção finalista do Copa do Mundo sub-20. E que brilharete fizeram!

Foi uma votação renhida, das mais renhidas que por aqui se fizeram. Uma conclusão se pode desde já tirar: a maioria dos votantes prefere que o FC Porto tenha mais jogadores portugueses em campo! Destes, 44 optam pelo meio termo, uma mistura de tugas com estrangeiros, foi esta a opção vencedora. A "micro-distância" ficou a opção de maioria de jogadores lusos no 11, com 41 votos. Claramente derrotada foi a opção que propunha a indiferença pela nacionalidade dos jogadores desde que se ganhe, nem que seja uma equipa totalmente composta por jogadores estrangeiros. Recolheu 24 cliques.

Tudo começou numa conversa de café que incluía portistas, calimeros e lampiões. Discutia-se a preferência clubística de cada um de nós nos campeonatos estrangeiros, e foi interessante verificar que nós, os portistas, convergíamos nas nossas preferências, bem como os 2 lampiões convergiam nas respectivas opções, já os calimeros, para (a)variar, divergiam (excepto no campeonato espanhol). Vai daí surgiu-me a ideia de aproveitar este espaço para perceber quais os clubes estrangeiros que reúnem mais simpatias entre os portistas, que não apenas aqueles que estavam no café.

Bem sei que só temos um clube, bem sei que temos FC Porto tatuado na alma (alguns na pele), bem sei isto e aquilo, mas a verdade é que ninguém fica indiferente ao ver um jogo "grande" de um campeonato exterior sem torcer por um dos lados. Faz parte de nós tomar partido.

Bá, menos cumbersa e mais decisões, escolham. Ah, o "apanhado" de clubes que fiz nos respectivos campeonatos é meramente indicativo dos principais clubes, mas é claro que pode acontecer não estar aí a vossa opção, tudo bem, escrevam-na na caixinha de comentários!

Era catita comentarem e tal e coisa:








11 comentários:

  1. FC Porto, Barcelona e Newcastle. Tudo clubes de cidades industriais, longe da capital e do centralismo exacerbado. Romário e Beardsley ajudaram à escolha :)

    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  2. Tenho simpatia pela Lazio, Barcelona e Celta de Vigo.

    A Lazio devido aos seus Ultras, os "Irriducibili" que sempre os apreciei pelo modo como apoiam a sua equipa, e inclusivé têm amizade com os SuperDragões. O Barcelona pelo seu futebol espectáculo e por combaterem o centralismo de Madrid.
    O Celta de Vigo por ir lá bastantes vezes ao ano, onde inclusivé já assisti a alguns jogos nos Balaídos.

    ResponderEliminar
  3. Votei. Mas os clubes em que votei, como qualquer estrangeiro, não me aquecem nem arrefece... a não ser quando jogam contra os mouros, nas provas europeias ou qualquer jogo que façam.
    Porém, se não tenho predilecção, a favor, tenho contra, indo esta época ser adepto anti-Atlético de Madrid e Chelsea, pelo menos.

    ResponderEliminar
  4. é meu caro aMIGO, já dizia o outro que no meio... é que é bom :D, portanto, o poBo Botou, tá Botado.

    quantos aos gostos n'outras latitudes geográficas, diria que as minhas escolhas caíram naqueles que sempre me despertaram uma atracção mais assim pó especial, quase como um carinho sui generis, são eles: LIVERPOOL (apesar daquela côr de nojo), a AS ROMA (de entre estes 3, o mais special pa mim, mas não me perguntem why?), e depois o óbvio BARCELONA.

    ps - óh tône, podias ao menos ter colocado mais uma opção "outro clube" em cada um dos países, não? ou dava-te assim tanto trabalho? dasse, tás mesmo a precisar de férias, tamanha é a preguiçite aguda :D

    ResponderEliminar
  5. A única simpatia que tenho é pelo F.C.Porto e uma costela pelo Ramaldense, simpático clube da AFPorto onde rompi uns equipamentos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Além do nosso Portinho, só me aquece a Briosa (aliás, por mim o campeonato podia acabar já assim como está) e o Nottingham Forest, em Inglaterra. Tudo o resto diz-me zero.

    ResponderEliminar
  7. Votei, mas o meu mais que tudo é o FC do Porto!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Faltam aqui alguns clubes =)

    Inglaterra - Aston Villa
    Espanha - Espanyol
    França - St. Etienne
    Itália - SS Lazio
    Alemanha - Hamburger SV
    Holanda - PSV Eindhoven que ganharam aos mouros numa TCE.

    Pedro

    ResponderEliminar
  9. No que diz respeito a Espanha falta o meu clube preferido: Athletic de Bilbao.

    ResponderEliminar
  10. Em Inglaterra falta claramente o Newcastle...

    Quem viu o A. Shearer jogar anos a fio, não fica indiferente!!

    ResponderEliminar