04 janeiro, 2011

Madeira e Torres Vedras num sábado que promete...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


No próximo fim de semana, estarei no Dragão para assistir ao retomar de um ciclo que voltará a ser (muito) vitorioso apesar dos vários profetas da desgraça se terem reunido logo após a 1ª derrota do Porto de Villas Boas.

Estarei no futebol, mas o meu coração vai estar também pelo Funchal onde o basquetebol joga uma partida importante, e em Torres Vedras onde o nosso hóquei em patins tem pela frente um perigoso compromisso e onde uma escorregadela poderá revelar-se fatal.

Quero regressar a casa com 3 vitórias no bolso e de alma renovada neste início de 2011, um ano que muito promete para as nossas cores. Digo eu, que não sou profeta da desgraça.

Força Porto!



ANDEBOL

O andebol dos Dragões só volta a competir oficialmente no próximo dia 19 de Janeiro, na 1ª jornada da supertaça frente ao Sporting (em Portimão).



BASQUETEBOL

FC Porto volta às vitórias frente a um Illiabum muito débil...
(1º FC PORTO-19 pts e 10 jgs; 2º Benfica-18 pts e 10 jgs; 3º Ac.Coimbra-16 pts e 10 jgs...)
  • FC Porto 97-69 Illiabum
Vitória natural dos Dragões que assim regressaram aos triunfos após o desaire (1º) da última jornada. Os Aveirenses só deram réplica no 1º quarto, tendo caído de forma estrondosa logo após um parcial de 13-0 conseguido pelos Portistas no início do 2º período. Ao intervalo, o Porto já vencia por 50-33 e na 2ª parte foi mais um passeio igual a muitos já conseguidos pela equipa azul e branca nesta temporada.

Stempin foi o MVP da partida com 21 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências, devendo-se destacar ainda as prestações de Ogirri (22 pontos e 5/8 nos triplos), Terrell (14 pts), Miguel Miranda (11 pts) e João Soares (10 pts).

O FC Porto visita no sábado o CAB Madeira (15h30) na última ronda da 1ª volta da fase regular. Tudo se conjuga para que os apurados para a taça Hugo Santos, sejam: FC Porto, Benfica, Académica e Guimarães.



HÓQUEI EM PATINS

Depois daquelas duas derrotas dolorosas, o hóquei Portista despediu-se de 2010 com uma vitória tranquila sobre o Gulpilhares. Agora, no próximo sábado, na estreia de 2011, os Dragões visitam a Física de Torres Vedras (18h) num jogo sempre complicado...



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

JOÃO SOARES (BASQUETEBOL)

Apesar de Stempin, Terrell e Ogirri terem apresentado números superiores, hoje escolho para Dragão de Ouro da semana, o jovem João Soares.

Sempre que Moncho aproveita para dar ritmo de jogo aos mais jovens do plantel, há um que raramente descura essas oportunidades de ouro. João Soares foi uma vez mais aposta de sucesso e nos 11 minutos em que pode jogar, apresentou excelentes números como quase sempre sucede: 10 pontos (2/2 nos duplos e 2/3 nos triplos), 2 ressaltos e 1 roubo de bola. Nos 10 jogos do campeonato, tem um total de 47 pontos.



Saudações Portistas,
Lucho.

11 comentários:

  1. Lucho:
    Todos nós sabemos que é um fervoroso adepto portista e um amante das “modalidades”. Na minha modesta história “FCPorto – Dragões de Azul Forte”, ainda numa fase embrionária, vou dando relevo ao início da actividade de cada modalidade. Lá mais para a frente vai aparecer uma que lhe é particularmente querida e, consecutivamente, realçar-se-ão os feitos de cada modalidade inserindo-os no espaço temporal.
    Há meses completei um post que muito vai apreciar, estou certo, mas que ainda vai demorar bastante tempo a aparecer. Contudo, esse post suscitou-me uma ideia por causa da qual lanço aqui um repto. Então aí vai:

    O Hóquei-em-patins é para todos os portistas um motivo de grande orgulho, por via, inclusive, do eneacampeonato. No entanto, não foi a primeira modalidade que no FC Porto atingiu 9 títulos consecutivos! Nem tão pouco essa outra modalidade se ficou por ser eneacampeã…!!!
    Pois bem, é provável que o Lucho saiba, é provável que muito e muitos portistas saibam. Mas, ainda assim, fica aqui a pergunta como um bom exercício para relembrar as façanhas do nosso querido Clube:

    - O FC Porto foi heptacampeão – 7 (1938/39 a 1944/45);
    - Foi dodecampeão – 12!!! (1948/49 a 1959/60);
    - Foi eneacampeão – 9 (1966/67 a 1974/75).
    - Não há nenhum outro clube em Portugal que, em qualquer modalidade de jogo colectivo, tenha sido Campeão 12 vezes consecutivas (dodecampeão)!

    Qual foi essa modalidade? Respondam os nossos leitores. Ok?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Permita-me que responda pois o repto é para os leitores e eu sou um mero LEITOR das suas crónicas FANTÁSTICAS (é o termo que me ocorre) sobre a história do clube que nos UNE.

    Está a falar do andebol de 11. O Porto chegou a ter como única alegria ano após ano a vitória nessa modalidade qd tudo o resto penava...

    Grande abraço. E força Porto!

    ResponderEliminar
  3. Vitória confortável no basket!

    Infelizmente não pude assistir ao jogo,mas o seu horário foi ridiculo!

    2 saidas dificeis para a semana mas espero que consigamos 2 vitórias!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Basquetebol normal e Andebol e Hóquei em férias que, no caso da moquinha, espero tenham servido para um regresso em força.

    Também nas modalidades queremos ganahr tudo e neste momento isso é perfeitamente possível.

    Fernando, sou do tempo do Andebol de onze e ainda vi muitos jogos na Constituição e no campo do Padroense que era, juntamente com o F.C.Porto a equipa do Norte que dava luta. Mas quando vi já foi numa fase que o dimínio estava a perder-se para o Sporting...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Duas saídas complicadas em que é importantíssimo ganhar. Eu acredito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Os jogos na Madeira e Torres Vedras são de alto risco, por isso pede-se concentração máxima aos atletas das nossas equipas de basquetebol e hóquei em patins.

    Força PORTO!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Estive presente no basket e foi pena a hora do jogo, que levou a que muito boa gente se retirasse ao intervalo...No pavilhão ouvi dizer k a culpa teria sido da intransigencia do treinador do illiabum em alterar a hora...é verdade?

    Boa e esperada vitória no basquetebol contra um frágil opositor que apenas incomodou no 1º período...Deu para rodar todo o plantel e dar minutos aos mais jovens e foi um bom desafio para isso...Bons números do Ogirri, boa exibição do Soares mas o Dragão da Semana tem de ser o Stempin...Diferente do eterno Jared Miller, mas com igual doses de classe e preponderância, é o jogador decisivo neste FCP !

    No global foi um jogo para entrar bem no novo ano...apenas desgostei de alguns lances de atabalhoamento que foram sucedendo durante a partida...e da azelhice do Turrel para afundar...2 tentativas...0 afundanços...mau dia para o rapaz dar espectáculo !!!

    abraço

    ResponderEliminar
  8. No Basquete, jogo que assisti e gostei do que vi!

    No Futebol, é certo que a derrota não foi para o campeonato, mas não gosto de perder, nem que seja a feijões, mas no sábado lá estarei a dar todo o meu apoio!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  9. É mesmo isso Lucho, fisicamente no Dragão mas com a cabeça e o coração repartidos. Espero um Sábado em grande com boas notícias nas três frentes, embora não seja fácil. Força Porto!!

    ResponderEliminar
  10. P.Verdadeiro:

    " pavilhão ouvi dizer k a culpa teria sido da intransigencia do treinador do illiabum em alterar a hora...é verdade?"

    Pois, alguns rumores apontam nesse sentido.

    ResponderEliminar
  11. este fds, deu apenas basquetebol, num jogo, que a páginas tantas, nos 2 períodos finais, quase dava para uma soneca, tamanhas eram as asneiras de ambos os lados, e de tão mau basquetebol que se praticava... valeu que fizemos menos asneira, daí os quase 100 no score final.

    já para este fds, jogos muitos importantes no basquetebol e hóquei, fora de portas... convém ganhar... vamos ganhar!!!

    ResponderEliminar