04 julho, 2011

blog BPc - Questionário de Avaliação da Satisfação MAI2011 - survemonkey

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Como certamente estarão ainda recordados, no passado mês de Maio, disponibilizamos neste espaço de tertúlia, um questionário dirigido a todos os nossos leitores/visitantes, com o óbvio propósito de avaliar a satisfação do serviço público Portista (e gratuito) que diariamente disponibilizamos.

A participação não poderia ter sido melhor, aliás, ultrapassou em muito as nossos melhores expectativas. Um universo de quase 1.200 respostas completas ao questionário... e 79 comentários, reclamações ou testemunhos, na única pergunta cujo teor de resposta era facultativo. Como nota adicional, cerca de 90 respostas não completas ao questionário, não foram consideradas para efeito de resultados finais.

Numa análise cuidada aos resultados finais, que logo abaixo disponibilizamos para conhecimento de todos, apetece apenas dizer que estamos no (muito) bom caminho... com a certeza que haverá sempre espaço para melhorar.

Não só - até porque era algo que já estava há muito alinhavado, mas também, porque é nossa preocupação diária permanente fazer e chegar sempre um pouco mais à frente do até ontem conseguido, podemos desde já adiantar «publicamente», que a partir desta semana que se inicia hoje, este espaço, irá sofrer ligeiras alterações ao nível do alinhamento das postagens... e ao mesmo tempo, disponibilizar uma nova rubrica que será, apostamos, mais um CASO SE SUCESSO, mas ao mesmo tempo, mais um exclusivo deste espaço de tertúlia, não podendo ser encontrada em mais lado algum que não aqui, que obviamente, esperemos vá de encontro às nossas melhores expectativas. Fiquem então atentos... e aguardem pela noite da próxima 4ª feira.

Para além disso, entendemos fazer uma pequena selecção dos muitos comentários, reclamações ou testemunhos que nos deixaram no final do questionário, que serão, logo abaixo, alvo de um nosso curto comentário pela alta consideração que todos eles nos mereceram, pelos motivos mais que óbvios.

Por fim, resta-nos deixar um MUITO OBRIGADO a todos vocês pela vossa participação.

A equipe BPc



RESULTADOS





COMENTÁRIOS, RECLAMAÇÕES OU TESTEMUNHOS
    "... Ponto 2: Seria interessante publicarem artigos sobre a história recente do clube. Há jogadores que foram, de certa, importantes para o clube e que a gente nem se lembra que por lá passaram. Ponto 3: Seria bom que o(s) dono(s) do blog publicassem os comentários dos leitores, mesmo que esses não sejam do seu agrado...."
Quanto ao ponto 2, não sabemos se conhece, por exemplo, a nossa rúbrica, "FC Porto - Dragões de Azul Forte" onde se dão a conhecer centenas de atletas do FC Porto (do futebol e não só). É óbvio que a publicação de biografias de centenas de personalidades não se pode fazer num dia ou numa semana. Nem tão pouco num ano. Pode conhecer TUDO; basta... ler "página a página", como se faz num livro.

Quanto ao ponto 3, não é de todo perceptível a mensagem. Estará a referir-se a comentários de teor ofensivo para o bom nome e honra dos nossos dirigentes, dos nossos atletas ou dos nossos colaboradores? Se é a este tipo de comentários que se refere, sim, vão todos parar ao 13º arquivo, sem contemplações... todos os outros, bem, são publicados, sem excepção de qualquer ordem.
    "... penso que falta apenas um espaço no qual poderá ser feita uma análise do porto e de cada adversário com que o nosso clube jogará."
Sim, é um facto que é uma falha do nosso espaço. Já a tivemos, no entanto, o colaborador que se ocupava dessa rúbrica, teve necessidade de um retiro mental e físico. Esperamos a muito breve prazo, voltarmos às rotinas de outrora. Aguardemos.
    "O facto de colocarem muitos posts (as xs multi diários), dificulta o acompanhamento por parte dos vossos leitores. É quase como os banquetes - quando vemos uma mesa cheia de comida, antes de começarmos a comer já estamos de estômago cheio."
Não se pode agradar a gregos e a troianos, certo? Há-os para todos os gostos. É uma critica já ouvida e lida algumas vezes, mas cada espaço, tem a sua linha editorial. O deste espaço, é este, assumindo naturalmente o risco de alguma critica.
    "Links para visualizar as transmissões de futebol e outras modalidades, sempre que estas não sejam transmitidas em canais generalistas ou mais conhecidos. P.ex. jogos do campeonato de andebol, hóquei e basquete que por vezes dão em canais online apenas e que pura e simplesmente se desconhece onde passam."
Foi algo já testado em tempos, mas que por força da presença in-loco na larga maioria dos jogos por parte do responsável pelas postagens diárias, não poderia de alguma forma ser assegurada. Haverá que encontrar outros espaços que disponibilizem esses serviços. É só procurar na internet.
    "... mas,na minha opinião,o vosso ponto fraco até nem é nenhum dos pontos que aparecem acima. Um blog, seja ela como for, tem que ser mais espontâneo, mais imprevisível. Entendo que o blog tenha muitos escritores, muitas rúbricas, e por isso mesmo precisa de uma grande organização, mas isso depois torna o espaço demasiado "segmentado", previsível... talvez não me esteja a fazer entender ... talvez o Bibo Porto devesse ter mais vida, mais posts por dia... acompanham tudo do clube, como mais nenhum outro faz, mas depois as previsões dos jogos e respectivas crónicas são demasiado "impessoais"."
Aqui logo acima, são posts diários a mais. Aqui, deveriam até haver mais, mais expontaneo e menos segmentado, previsível. Haverá fórmula mágica para agradar a todos?!
    "No meu entender deviam publicar as opiniões dos escribas afectos ao FCP e que escrevem nos jornais nacionais."
Já pensado, idealizado, mas por uma ou outra situação, ficou em banho maria. Não se pode ter tudo, para além de que obrigaria ainda a um + post diário, com os naturais riscos associados. Eles existem já publicados no universo dos blogs do fcPORTO... é uma questão de os procurar apenas.
    "Penso que se deveria de respeitar mais os adversários porque são instituições que merecem respeito independentemente de que as dirige actualmente. Não vemos no site oficial do F.C. Porto referencias ao slmerda, encornados, lagartos, etc. Na minha opinião acho que isso iria fazer um blog ainda melhor. Obrigado."
Entendendo a critica, procuramos mesmo assim, nem ser 8 nem 80. Procuramos ficar pelo meio termo, onde cada colaborador, individualmente, assume o risco das suas próprias palavras. Se para uns, eles são simplesmente SLMerda, para outros, são SLBenfica. Lá está o tal meio termo evidenciado. Ahhh, o site oficial é o site oficial... o BPc é o BPc. Não há como misturar.
    "... todavia penso que deveria ser actualizado mais frequentemente com uma informação mais variada."
Ainda mais variada? Mas são já tantas e tantas rúbricas onde procuramos cobrir o máximo do universo fcPORTO?!
    "Dar mais atenção às modalidades e respectivas Camadas Jovens"
Seria até justo, mas quantos espaços na internet ligados ao universo fcPORTO, projectos pessoais obviamente, fazem um acompanhamento, já não digo maior, mas no mínimo, idêntico ao que nós fazemos semanalmente das modalidades e das camadas jovens, a cada noite de 2ª feira, sem interrupções e sempre em 1º plano?

4 comentários:

  1. Blue, acho muito bem este inquérito. Eu gosto do BiBo-PoRtO, com todas as virtudes e alguns defeitos e depois, quem tenta agradar a todos, acaba por não agradar a ninguém.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom tomar o pulso aqueles que acompanham o nosso blog pensam.

    Não se trata de querer agradar, mas algumas vezes aprende-se algumas coisas, a votação não me surpreende em nenhum dos factores, mas eu sou suspeito para falar dos assunto.

    Como conheço bem o blueboy sei que continuaremos a inovar e a trabalhar para que isto nunca pare que continue a ser uma referência de informação e opinião a todos os que acompanham isto diariamente.

    Um grande abraço a todos e vamos ao trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Pelas respostas ao questionário e pelos comentários aqui publicados acho que dá para concluir sem grande margem para dúvidas que o Bibó-Porto é um blog de enorme qualidade e que, embora não se possa agradar a toda a gente, está bastante perto da perfeição no que respeita ao acompanhamento do nosso clube.

    O único ponto em que realmente o Bibó-Porto está um pouco mais fraco é na antevisão e crónica depois do jogo. Por isso, Blue, trata de convencer o Mister a regressar às lides ou então tens de começar a pensar em contratar um novo técnico para que os leitores não se queixem.

    Parabéns Bibó-Porto (BlueBoy)!

    ResponderEliminar
  4. as rúbricas «deficitárias» (antevisões e crónicas) estão há muito identificadas, mas tal como Roma não se fez num só dia, nem sempre se pode ter ou conseguir aquilo que mais se anseia... no imediato.

    Daí que, é preciso dar tempo ao tempo, e ir trabalhando gratuitamente, mas sempre com o mesmo afinco e preocupação por um projecto que tal como ontem, mais não é do que pessoal... ainda que hoje mais do que ontem, com outras responsabilidades bem maiores.

    o que podemos dizer?

    que estamos atentos ao mercado e que até ao final da silly-season, contamos ter ambos os dossiers encerrados ;)

    é uma questão de saber ser paciente... com calma, descontracção e boa disposição!!!

    ResponderEliminar