29 julho, 2011

FC Porto, the best team in the world!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Estou de volta, mais do que nunca com muita força, para a nova época que está mesmo aí à porta!

As saudades de ver o mágico jogar eram grandes, a “silly season” faz falta mas é um tempo muito morto para nós. É um tempo que vai sendo alimentado diariamente com histórias da carochinha pela nossa comunicação social, que diz que “este sai” e “entra aquele” por e simplesmente para vender e para tentar destabilizar a nossa pré-temporada.

No primeiro dia do Verão fomos alvo de uma emboscada, de uma valente facada nas costas. Não quero voltar a tocar no assunto, até porque acho que o Judas não o merece, da minha parte. O Judas traiu-me, a mim e ao meu clube. Assisti provavelmente à maior desilusão desportiva desde que me lembro de existir, mas vendo as coisas pelo lado positivo, este episódio fez-me crescer. Quando era uma criança, chorei ao ver partir Vítor Baía e Domingos, por exemplo, mais tarde tive o mesmo sentimento quando vi a equipa de 2003 e 2004 desmoronar-se. A certa altura, deixei de criar “ídolos”, a única coisa que devo idolatrar sempre é FC Porto. Mas o Judas fez com que voltasse aos tempos de meninice nesse aspecto. Fez-me voltar a acreditar naquilo que não existe hoje em dia: amor à camisola. Não existe nos jogadores e treinadores, claro. Porque duma coisa vos posso dar a certeza, mais ou cedo ou mais tarde eles passam todos… e nós é que estamos cá sempre! Quem quer fica, quem não quer sai. O PORTO SOMOS NÓS!!

Será mais uma época de muita luta, dentro e fora de campo, onde nós, os mesmos de sempre, aqueles que não vergam de maneira nenhuma, ajudaremos o FC Porto a conquistar tudo novamente. Enquanto se fala de saídas e entradas, nós ultras, já estamos é ansiosos que isto comece rapidamente, pois o nosso lugar é na bancada do estádio onde o FC Porto jogar, e esse nosso lugar não está à venda! Será mais uma época longa e dura, como qualquer outra, e seja com A, B ou C, só queremos que suem e honrem a nossa camisola. Tudo o resto estamos cá nós para fazer.

Falta pouco mais de uma semana para o início oficial da temporada. O FC Porto regressou ao trabalho no final do mês de Junho, agora sob a orientação do melhor treinador do mundo, Vítor Pereira! Goleámos à porta fechada o Tourizense e partimos para o habitual estágio em Marienfeld, na Alemanha. Lá realizámos três encontros de carácter particular, onde os nossos ultras não se inibiram de marcar presença. Destaco particularmente os Super Dragões de Bruxelas (malta muito porreira, com quem tive oportunidade de conversar em Dublin, por exemplo!) e também da Holanda. A eles se juntaram muitos emigrantes no apoio ao campeão nacional, do país germânico, e não só! Esse apoio foi inclusivamente destacado no site oficial do FCP, que caracterizou como foto do dia, a recepção calorosa que os jogadores tiveram por parte dos nossos ultras.

Regressados a Portugal, os campeões nacionais foram os convidados do Rio Ave para a festa de apresentação da equipa de Vila do Conde. E aí chegou o primeiro “tour” da época. Num estádio caracterizado pelo vendaval que lá se faz sentir, independentemente da altura o ano em que estamos, cerca de 200 ultras compareceram no primeiro jogo em território nacional. Ouço falar em demasia de coisas fúteis, mas não ouvi nenhum jornaleiro dizer que tive que pagar 10 euros para ver um jogo amigável naquelas condições!! Prestação digna de pré-época também da nossa parte, o apoio foi moderado.

Três dias depois, jogo de apresentação aos sócios. É o regresso ao estádio do Dragão! Para mim o regresso até foi no Sábado, já que estive lá de manhã a organizar a coreografia que se fez na bancada nascente (11 lonas gigantes onde se lia “Somos Porto”). De volta a nossa casa e contra um adversário que nos trás as melhores recordações, o Peñarol do Uruguai. Num Domingo à tarde, de muito calor, o campeão nacional foi apresentado perante mais de 40 mil pessoas nas bancadas e venceu 3-0. Excelente assistência para o primeiro jogo no nosso estádio, sendo esta uma altura de férias para muita gente. Compareçam, é importante a vossa presença!

Super Dragões com sector lotado e Colectivo praticamente também. Muitas bandeiras de grande porte, acompanhadas por vários estandartes, dão vida à curva azul e branca. Em termos de material, os rapazes do Dragão estão muito à frente de qualquer outro grupo ultra. O poder vocal foi bom, com vários cânticos, entre eles para os jogadores individualmente, como que a dar-lhes força para o que aio vem. Destaco o “Mágico Porto”, que contagia muita gente, mesmo na bancada central e o “novo” cântico entoado durante alguns minutos por aqueles, que são para mim um exemplo de mentalidade na curva portista. Durante a primeira parte, aqueles em quem me revejo, iniciaram um cântico - já tinha sido entoado em alguns jogos das modalidades no final da última época, e também na Madeira, em Dublin e no Jamor, mas nunca na bancada, apenas “em grupo” – que se foi alastrando ao resto da Superior Sul aos poucos. Anseio que pegue, pois entoado devagar e com um ritmo forte, é extraordinário! Cada vez tenho mais orgulho no lugar que ocupo e na gente que me rodeia.

O FC Porto realiza o último jogo de preparação este Domingo em Genebra, contra o Lyon, onde espero forte apoio à nossa equipa, num país onde o que não falta são portugueses.

De seguida um mês de Agosto muito bem preenchido, onde enquanto muitos estarão por Lloret, Benidorm, Palma de Maiorca, Tunísia e Punta Cana, nós ansiamos rapidamente por Aveiro e o Mónaco, onde marcaremos presença, para o que der e vier!

Não pensem no que o clube pode fazer por vós, mas o que vós podeis fazer pelo clube!

Um abraço ultra.

14 comentários:

  1. O cântico que começaram a cantar no passado jogo frente ao Peñarol, onde eu ouvi pela primeira vez em Dublin, está de facto genial. É inspirado numa música dos "The Beach Boys - Sloop John B" e é utilizado por vários adeptos de clubes ingleses.

    Agora é tempo de treinar esse cântico, porque o inicio da época oficial está aí à porta!

    Abraço, força Porto!

    ResponderEliminar
  2. Tripeiro, a Enid no posst acima tirou-me as palavras da boca:

    "SOMOS PORTO" com muito orgulho!

    Abraço, amigo. Uma boa e feliz época.

    ResponderEliminar
  3. @Estilhaço:
    Sempre a viajar
    Para te ver jogar
    Onde quer que tu vás, eu vou lá estar!
    Não quero é voltar
    Não quero é voltar
    Com o meu PORTO eu quero ficar!

    ResponderEliminar
  4. Sempre a viajar, para te ver jogar
    Onde quer que tu vás eu vou lá estar
    Nao quero é voltar, nao quero é voltar
    Com o meu porto eu quero ficar!
    lalala  lalala
    FC Porto the best team in the world"

    http://www.youtube.com/watch?v=cjYowYohNVg&feature=share

    ResponderEliminar
  5. A primeira vez que ouvi esta canção foi em Vila-Real num agradável jantar com malta do Movimento 1893, dos Super Dragões. Desde aí que fiquei com a melodia na cabeça...

    ResponderEliminar
  6. Sr. Tripas ainda me lembro da primeira vez que cantamos isto :), em Gulpilhares, letra da malta do costume gente que me enche de orgulho e me sinto honrado em estar ali ao lado deles.

    É sem dúvida um grande cântico.

    Agora alguém na casa de banho ou noutro sítio qualquer que invente um cântico catita para esta dos BAL do Livorno que não consigo tirar da cabeça e passei o dia feito tolinho a assobiar.

    http://www.youtube.com/watch?v=lfjHWhwHl2Q&NR=1

    Força grande Porto e vamos começar amealhar algum porque este ano vai ser bonito viajar, bem eu digo isto todos os anos, ando a ficar velho e chato.

    ResponderEliminar
  7. Sócio...eu já estou concentradissimo para mais uma época.
    O jogo de apresentação deu para ir matando o bichinho mas as saudades do Caixa também já são mais que muitas.

    ResponderEliminar
  8. Grande Tripeiro, sempre esclarecido e apaixonado.

    Somos Porto e dos fracos e cobardes não reza ahistória.
    Quero todo o estádio a cantar, graças a Deus não nasci lâmpião...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Ouvia-se da Superior Norte!! :)

    Que grande cântico! FC Porto, the best team in the world!!!

    ResponderEliminar
  10. Força Tripeiro, como sempre e para sempre lá estaremos para apoiar o nosso Porto
    começamos já em Aveiro daqui a uma semana e dia 26 estaremos no Mónaco..;))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todos pelos vossos comentários. É um prazer estar de volta, já sentia a falta :)

    Estilhaço, a letra é essa mesmo que o Manuel Pérez e o SD-86-MS aqui puseram.

    Já agora, obrigado pelo vídeo, SD-86-MS, ainda não tinha encontrado nenhum do cântico no jogo do passado Domingo.

    Está excelente tanto a letra como o cântico, como disse na crónica já tinho sido entoado em alguns locais no final do ano passado mas nunca na bancada. Espero que "pegue" a toda a curva.

    Aos meus companheiros de bancada, espero que esteja tudo pronto para mais um ano de muito sacrificio em prol do clube... "queremos esta vitória, conquista-a por nós"!!

    Traficante de pneus,

    "A primeira vez que ouvi esta canção foi em Vila-Real num agradável jantar com malta do Movimento 1893, dos Super Dragões. Desde aí que fiquei com a melodia na cabeça..."

    Se teve num jantar com essa malta, posso-lhe dizer que deve sentir-se honrado, estava em boas mãos!!

    Cumprimentos a todos e nunca mais é dia 7...

    ResponderEliminar
  12. Aqui ficam as fotos da CURVA azul e branca nos 2 primeiros jogos do CAMPEÃO em território nacional!

    http://www.fotosdacurva.com/

    E um vídeo com o ritmo da música que aqui falamos...

    http://www.youtube.com/watch?v=aL4n5E1VEM8

    ResponderEliminar
  13. pUTO,

    a cada crónica que passa, cada vez me dá mais gosto ler tudo o que escreves, sempre com esse sentimento cada vez mais à flor da pele.

    se já não tinha muitas dúvidas, há muito que tenho a certeza absoluta que estás e vais no (muito) bom caminho, crescendo muito solidamente nesse mundo muito próprio de apenas alguns e não os muitos que se querem fazer crer, que só têm é paleio, mas espírito e cultura, ZERO.

    Para além de que, bem, estás muito bem acompanhado, com uns professores e pêras... dali, só pode mesmo vir a sair coisa boa... não os largues que aquilo, é malta boa, muito boa... e para sempre!

    aKELE aBRAÇO

    ResponderEliminar
  14. No caso da construção de um possível cantico a quem me devo direccionar?

    ResponderEliminar