15 julho, 2011

Diferente, modernizado… Contemporâneo!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Não, não estou a falar só do presidente PdC, estou sim, também, a referir-me ao FC Porto. Bem sei, que um e outro são quase a mesma coisa e na sua essência, actualmente, quase que se confundem e os adjectivos que se escolhem para apelidar um, caiem que nem uma luva e ilustram melhor o outro. Cabe a cada um de nós escolher o sujeito que vem em primeiro lugar. A Calçada, não faz essa distinção, prefere-os meter lado a lado!

Mesmo nesta fase primária, entediante, da competição, a chamada silly, disgusting, season, o FCP consegue ser diferente dos demais. Não entramos em correrias por esta e aquela ave rara, não recebemos negas à última da hora dos amigáveis nem dos jogadores que são colocados à força na imprensa jornaleira cá do burgo. Não, nós somos Diferentes. Planeamos, estruturamos, vamos, treinamos, executamos e ganhamos e se perdermos, aprendemos e mudamos!

Somos e estamos modernizados, porque começámos pequenos, e como boa família que somos, aprendemos os valores dos mais velhos, os que foram sábios, sim porque os de agora não sabem nada; e fomos à luta. Solidificámos caminhos e no decurso do tempo fizemos das nossas aprendizagens uma imagem de marca, de raça, liderança e mais uma vez de algo a que não conseguimos adjectivar, mas que sabemos que está lá e nos diferencia dos outros!

Modernizámo-nos ao ponto de não só sermos Diferentes dos outros, como pensar mais à frente que eles. Hoje a estrutura do FCP não é só um clube virado para o Futebol e restantes e importantes modalidades, mas acoplamento é uma Empresa (Máquina) estruturada e virada para o sucesso. O FCP, contemporâneo, idealiza e projecta, põe no papel, cria os organismos necessários para a sua realização, compra quando e o que acha deve comprar e transforma o bruto num produto final com riqueza, acrescida, a vários níveis.

Recentemente, como faz nota o post abaixo, tivemos mais uma prova disto mesmo que acaba de ser transcrito, uma vez que o FCP acaba de celebrar um acordo com um dos maiores e mais influentes Bancos do Brasil e que é somente um dos maiores patrocinadores de outra grande marca brasileira, o Santos Futebol Clube. Acordo este, que visa não só a construção do novo Museu do nosso clube (uma velha promessa e desejo de PC), como as parcerias, desportivas de interesse, que daí poderão advir. Enganem-se aqueles que pensam que as duas promessas brasileiras, que se dizem estar prestes a assinar, são meras coincidências...

No futebol, não grande espaço para coincidências e a matemática e as outras ciências exactas à muito que por lá habitam, mas poucos são os génios que as conseguem decifrar e juntar todas num papel e/ou num relvado. Poderá ser um pouco utópico, mas o legado que Jorge Nuno Pinto da Costa está a deixar é que num futuro próximo, o FCP possa deixar de ser a ponte e o alimento dos Tubarões mundiais, e passe a ser, definitivamente, o Destino Final.

Até porque o nosso é vencer e esse será sempre… o nosso Destino!

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

7 comentários:

  1. Clap!clap!Clap!
    Fantástico post. Falta poder partilhar no Facebook :)

    ResponderEliminar
  2. Amigo anónimo, caso seja amigo do blog no facebook mais cedo ou mais tarde esta crónica como todas as outras vai lá parar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obg caro Anónimo..e como diz o amigo Teixeira, já consta no mundo do Facebook ;)

    Outra prova disto mesmo, é a magnifica gestão que o nosso clube apresenta sobre o seus recursos: Falcao aumentou a clausula para 45M. Mexe-mo-nos num mercado que estava parado para ver o que dava. Ninguem deu os 30 e soubemos aproveitar isso..ficar com Falcao é muito importante neste momento.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Noites Familia Portista. É a primeira vez que comento neste espaço. : )
    O Post está excelente, estou totalmente de acordo com tudo o que foi dito. Como nos comments anteriores, se falou no "El Tigre" hoje saí do trabalha e fui ao cafézinho, como sempre faço, e um Sr. que anda no meio de jogadores, empresários etc .. disse-me que Falcão estava de saída do FC Porto, já neste defeso. E para o RM. Fiquei logo mal disposto .. espero sinceramente que não seja verdade. Quando digo Falcão, digo Moutinho também, porque esse tal Sr. também me disse que este último vai para o Chelsea.. mesmo que não seja verdade ( que é o que todos nós esperamos ) fiquei logo "mal disposto". Manter os principais jogadores é fundamental. Dito isto, jogadores como C.Rodriguez, Fernando e para surpresa de alguns, Rolando, podem muito bem ser vendidos .. ( a meu ver ).
    Abraço a todos. : )

    ResponderEliminar
  5. mas que bela posta

    os meus sinceros parabéns! ao João Salvador Rocha por esta pérola. deu-me um enorme prazer ler este texto.

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | administrador do (agora) Tomo II

    ResponderEliminar
  6. João mais um post excelente!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. sim, muita coisa se mudou e continuará a mudar, mas o fcPORTO, manterá sempre o mesmo rumo... até à glória final, com o apoio e participação de todos nós!!!

    ResponderEliminar