28 julho, 2011

Manto Azul e Branco - Finais de 1907 - O azul-e-branco e a lendária camisola listada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


José Monteiro da Costa, têmpera de “Dragão”, visionário, imaginoso, arrojado, apesar de republicano convicto decidiu manter, como cores do clube, o azul e branco da bandeira monárquica, as cores do Football Club do Porto de Nicolau d’Almeida. Como já sabemos, houve defensores de outras cores e quem alvitrasse as da bandeira da cidade do Porto (verde e branco) ou até vermelhidões… Prevaleceu a vontade de Monteiro da Costa e a sua tese: “As cores devem ser as da bandeira da Pátria, porque temos esperança de que o nosso clube há-de de ser grande, não se limitando a defender o bom-nome da cidade, mas também o de Portugal em pugnas desportivas contra estrangeiros".

E assim surgiu a lendária camisola azul e branca, listada! Riscas finas, verticais, botões da moda e gola branca. E em duas versões no que toca aos calções: brancos ou azuis, meias azuis em ambos os casos.

As camisolas do FC Porto, listadas de azul e branco, numa fotografia de conjunto com os atletas do Real Clube Fortuna de Vigo (actual Celta de Vigo) primeiro clube estrangeiro a exibir-se em Portugal. Do jogo, realizado no campo relvado da Rua da Rainha em 15 Dez.1907, os únicos registos são fotográficos nem se sabendo o “score” final.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

7 comentários:

  1. Assim sim, azul e branco... Deixemos lá o vermelho;)

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Estas sim!, estas são as nossas cores, estas são as camisolas, mais risca, menos risca, mais largas, ou mais estreitas, que nós amamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Agora já começo a ficar mais descansado, voltámos ao normal.

    A anterior tinha aquilo que eu chamo um azul maricas.

    ResponderEliminar
  4. Mais um dos achados do F. Moreira. Pois tudo é História e sem História nada teria valor. Para continuar, naturalmente...

    ResponderEliminar
  5. lfsloureiro28 julho, 2011

    Agora sim!!!

    Curioso, o facto de o Real Clube Fortuna de Vigo (actual Celta de Vigo) já ostentar emblema e nós ainda não, estou curioso para ver a nossa primeira camisola a utilizá-lo!!!

    Saudações desPortistas!!!

    ResponderEliminar
  6. valha-nos que o "estado de aparente loucura" do José Monteiro da Costa não demorou nem um ano a esfumar-se, passando a fazer parte de um passado que não se podendo apagar (no que às tonalidades do equipamento diz respeito!), é apenas e tão só, parte d'um passado já longínquo.

    nada como esta mescla de listas azul-e-brancas que fazem parte recorrente dos nossos sonhos mais belos e intensos.

    fcPORTO, azul-e-branco listado, ontem, hoje e sempre!!!

    ps - curtição total esta rúbrica... e ainda agora começou ;) demora muito prá semana?! ;)

    ps1 - ahhhh, e estas fotos a p/b, são um must!!!

    ResponderEliminar
  7. Estas sim, são as minhas cores, as cores da minha paixão, obrigado Monteiro da Costa!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar