20 julho, 2011

Mais PORTO

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Não faz muito tempo, escrevi aqui que apesar das conquistas e do prestigio que o FC Porto goza por este mundo fora, entre variados departamentos, havia um departamento que deixava muito a desejar. Falava então do departamento de marketing, do departamento de comunicação e do nosso “merchandising”.

Era sem dúvida um “calcanhar de Aquiles” do nosso clube ver que se estava a desaproveitar a imagem, a relação com os sócios, a comunicação parecia por vezes algo desajeitada, bem como a informação de variadíssimos produtos que o FC Porto comercializava a passar também pelo nosso merchandising (a nossa marca propriamente dito).

Desde Janeiro, pelo menos, comecei a ver mais envolvimento destes departamentos a lançar iniciativas que aproximam os sócios ao clube. Comecei a receber o dobro das sms´s com informações importantes (lugar anual, incentivo à compra de bilhetes, campanhas para levar outros amigos, renovação de lugares anuais, etc), ainda recentemente recebi uma sms para enviar o meu número de sócio de forma a ver no relvado a apresentação da equipa do FC Porto.

Temos vindo a ter vídeos fantásticos de deixar água na boca (ver o vídeo da página oficial) anunciando a venda do Dragon Seat e a sua importância, iniciativas de se poder pagar o lugar em prestações (um sinal que estão a ter em conta a situação actual do nosso País).

Outra situação que poucos falaram ou até escreveram, foi a apresentação da nossa camisola que numa cerimónia simples onde estiveram vários Portistas e onde conseguimos acompanhar ao vivo e a cores via Porto Canal (esta parceria promete), eu dou muito valor a esta evolução, porque não faz muito tempo, as camisolas eram apresentadas e se não fosse umas fotos no Jornal oJogo, nem sabia sequer dessa apresentação.

Mesmo a própria comunicação através do site, melhorou com comunicados na hora certa (já aqui tinha elogiado), bem como as novas funcionalidades como reservar e comprar bilhetes ser muito mais fácil e eficaz para aqueles que não conseguem ir às bilheteiras.

Temos Mais PORTO.

Mas ainda falta mais. Eu, pelo menos, quero mais.

Sei daquilo que o FC Porto consegue fazer, por isso quero muito mais, a começar por mais e melhor informação sobre lugares no Pavilhão (ainda não sei quando será a renovação do meu lugar, nem ninguém sabe), mais produtos nas nossas Lojas, nomeadamente os produtos das modalidades (estes também são Porto), produtos mais actuais nas lojas, e claro, ter em conta os preços.

Falei ter em conta os preços, porque a nossa magnifica camisola custa uns incríveis 80€, mais personalizar 12,20€, ficam uns bons 92€, coisa que muitos como eu não conseguimos dar. Tenho muita pena, mas a este preço é um crime gastar tanto dinheiro numa altura como estas. Eu, aqui não posso culpar o FC Porto, porque a parceria é com a Nike e por isso são eles quem ditam as regras.

Não querendo deixar o tema da camisola, queria fazer um pedido, se possível fosse. Não dá para mudar aquele cromo nojento da MEO da frente?

Deixo aqui algumas alternativas:

(nota: a foto não e da minha autoria)

Entre elogios e alguns apontamentos, desta vez, um post mais curtinho, porque estamos numa altura em que só se fala em contratações e goleadas a clubes que pouco interessa. Quero é ver a bola a rolar a sério.

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista a todos.

14 comentários:

  1. Companheiro, admito e reconheço as melhorias identificadas, mas esta história de nos tratarem por "clientes"...vai lá vai, que a barraca só não abana porque há poucos com a mesma vontade que eu!

    ResponderEliminar
  2. De facto tem-se verificado uma melhoria na comunicação global do FC Porto nos últimos meses, mas continuo a achar que falta fazer mais no estrangeiro.
    A questão do preço das camisolas é direi no minimo curiosa, uma vez que em Londres a camisola da época 2010/11 custava €50 e em época de saldos €28. E sim licenciada, da Nike e salvo erro numerada. Talvez a questão do preço elevado da camisola possa ser revisto porque não acredito que as vendam em Londres sem lucro.
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  3. Os lugares anuais para o Dragão Caixa, começam a ser renovados e vendidos em Agosto, foi a informação que tive ontem na loja do associado...


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. OFF the Topic:

    Mais uma situação em que o jornal desportivo Record fica muito mal na fotografia!
    Danilo "comprado" ao Santos por 13 milhões de euros
    O FC Porto anunciou hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a contratação de Danilo, futebolista internacional brasileiro sub-20, pagando 13 milhões de euros ao Santos, clube que detinha o seu passe.
    "A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar (...) ter chegado a um acordo com o Santos Futebol Clube para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do atleta Danilo Luiz da Silva", refere o documento.
    O jogador brasileiro encontra-se entre os convocados que vão disputar o Mundial da categoria, que se disputa na Colômbia, em Agosto.
    Danilo Luís da Silva tem 20 anos e é sempre apresentado como médio direito, embora actue com frequência na lateral defensiva desse corredor.
    Ao serviço do clube paulista, esta época marcou quatro golos na Copa dos Libertadores da América e um no campeonato brasileiro, ao fim de 10 jornadas.
    Danilo! "Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo".

    E Viva a FC Porto-Futebol,SAD!

    ResponderEliminar
  5. Calma Norte, que deitar o Dragão abaixo custa um bocado...

    Concordo que há melhorias, mas que podemos sempre procurar mais e melhor... e venha a bolinha que estou cheínho de saudades.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. NunoFLameiras20 julho, 2011

    Não sei até que ponto a culpada pelos preços elevados será a Nike uma vez que na SportZone as camisolas se mantiveram a 74€ e alguns cêntimos.

    Actualmente fica ao mesmo preço comprar uma camisola e renovar um Dragon Seat,é no mínimo estranho. Espero que as pessoas comecem a optar por ir ao Futebol em vez de andarem a passear as belas camisolas nas ruas.

    ResponderEliminar
  7. O preço da camisola é simplesmente obsceno.

    ResponderEliminar
  8. o ANO passado começaram a vender os lugares anuais do pavilhão em julho...este ano fala-se q é em agosto...
    e pior do q isso é q falta de informação...não custava nada mandar uma carta a todos os sócios a proporem a aquisição de lugar no caixa como fazem para o estádio... digo eu...

    ResponderEliminar
  9. Não há dúvida, que especialmente os comunicados, melhoraram muito; MAS... para o que ganham os da comunicação e dizendo-se profissionais, a nossa exigência por qualidade tem de ser igual à que dedicamos aos jogadores e treinadores. - Não nos basta bom ou bonzinho, tem de ser muito bom mais. Não há meios termos.
    Então, apesar das melhoras, o doente ainda tem prognóstico reservado!...
    (Para mim o site tem dez anos de atraso, em termos de funcionalidades e look; e o merchandising está com 30 anos de atraso, ou mais...quanto à comunicação: aceito que por exemplo nas transferências e no que respeita aos jogadores, há que ter uma certa contenção, mas não entendo como funcionam mal até as informações sobre resultados ou andamento de resultados... é exasperante querer saber como ficou o resultado do basquete e ter que ir ao sapo ou a algum blog...
    - depois as vendas...em matéria de internet tudo tem de ser imediato: já está a sair, já saiu, vai ser entregue, já foi entregue, obrigado pela perferência...)

    ResponderEliminar
  10. não ver sinais de mudanças neste capítulo por parte do clube, é não querer abrir os olhos... no entanto, continuamos ainda, minha mera opinião, aqui e acolá, demasiado amadores para o meu gosto.

    exemplos? o site que continua demasiado pobrezinho ao nível informativo, onde há excepção do futebol, pouco ou nada mais se sabe... horários de jogos, à excepção do futebol, vai no batalha... resultados do universos fcPorto, à excepção do futebol, vai no batalha... e por aí fora.

    o bom da coisa, é que acho que em variadas vertentes, já esteve bem pior... melhorou, é certo, mas ainda com muito para andar e lhe dar, porque hoje, em pleno século XXI, já não se justifica esta pobreza de informação ao nível da rede mundial da internet.

    daí que, esperam-se ainda (muito) melhores sinais neste capítulo.

    por fim, o preço das camisolas, sinceramente, não sei de quem é a culpa, se do ovo, se da galinha... o que sei, é que aquele preço, é obsceno e pornográfico, para não dizer mais!!!

    ResponderEliminar
  11. De facto a cena da meo é nojenta!

    ResponderEliminar
  12. Belo post, Antas! Também tenho notado algumas melhorias, mas ainda há muito, muito, muito por fazer. Quer a nível de comunicação com os sócios, quer a nível de marketing. Um clube com as conquistas recentes que temos tido, com a projecção internacional que temos (ímpar para um clube português) e ainda com as nossas raízes tão fortemente locais, pode fazer tanta coisa em termos de marketing, pode desenvolver uma marca tão forte, que me custa a perceber o que nos está a prender. Será que os funcionários são incompetentes? Será a direcção que não considera esta área prioritária?

    De qualquer forma, vamos encarar estes sinais recentes como bons prenúncios... Vem aí o Porto Canal e estou com expectativas enormes. Veremos.

    ResponderEliminar
  13. Vila Pouca, deitar abaixo o Dragão nem pensar porque não sou pedreiro!
    No entanto, quando recebo um mail do meu clube cujo remetente é "Linha de CLIENTES", eu pergunto-me se estou a receber um mail do Pingo Doce ou do Take Way lá perto de casa

    ResponderEliminar
  14. Realmente...o marketing do nosso clube não se identifica com a grandeza do mesmo! O site é fraco e, a não ser sobre o futebol, pouco esclarecedor...e no entanto, o director da Porto Comercial (Gil Santos)anda aí de Porsche Cayenne, o que demonstra que é bem pago!Quanto ao equipamento...bem...acho que a capacidade crítica dos responsáveis por essa área do clube é demasiado limitada, quando confrontados com as propostas da Nike. Tem de haver um esforço de adaptação de uma marca "sponsor" à identidade do clube e não o contrário!!!O clube podia até sujeitar as propostas ao escrutínio dos adeptos que, por votação, decidiriam qual a melhor! É q... o clube...são os adeptos!!! Tenho de admitir que já se vêem alguns sinais de evolução mas...demora muito!O q eu queria é q a magnífica imagem que o FCP passa para o mundo inteiro, no q respeita à competitividade desportiva e negocial, que é ÚNICA, estivesse em sintonia com toda a área de marketing do clube, que me parece perfeitamente banal!Ainda por cima o FCP tem toda a força de uma região de grande prestígio e valores, donde pode tirar ENORME partido, se apostar nas fichas certas!
    Bem...não me alongo mais! Estou mas é CHEIO de ansiedade para que comece mais uma época, que sinto que será de GRANDE sucesso e orgulho!!!Mais uma!!!

    Um abraço a todos os portistas!

    ResponderEliminar