16 julho, 2011

O perfil genético do Dragão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Todos os clubes desportivos têm um perfil genético que os identifica. O FC Porto não é, naturalmente, excepção.

As últimas 3 décadas têm sido de um crescimento e sucesso ímpares. A acompanhar esse crescimento, esteve a mudança progressiva no perfil genético do adepto portista. As gerações mais antigas lembram-se perfeitamente dos traumas com a passagem para o lado de lá da ponte D. Luís. Hoje em dia isso não sucede. Há um espírito positivo, de conquista. O nosso clube joga sempre para ganhar! Sem olhar ao nome do adversário. O mais importante é respeitar a mágica camisola azul e branca. E essa obriga-nos a lutar sempre pela vitória! Seja em que campo/pavilhão for. Em Portugal, no estrangeiro, com sol, chuva ou neve. Sem medos.

Obviamente que a base mais importante desse perfil genético mantém-se inalterada e está intimamente ligada à história da “Antiga, mui Nobre, Sempre Leal e Invicta cidade do Porto”. Cidade de gente honesta e trabalhadora, o Porto sempre foi conhecido por ser uma cidade incapaz de virar a cara à luta e que sempre defendeu com unhas e dentes os seus ideais e valores. Com uma base social feita desta estirpe, seria impossível ao FC Porto ter um perfil genético diferente das gentes da cidade que lhe deu o nome.

Falar do FC Porto é falar de garra, espírito de sacrifício, superação, férrea vontade de ganhar e ultrapassar as adversidades.

E vem isto a propósito do quê? Pois é meus amigos, como todos sabemos, André Villas-Boas deixou recentemente o nosso clube e rumou ao luxuoso bairro londrino de Chelsea, onde vai encontrar um clube cheio de dinheiro mas com uma história incomparavelmente menor à do nosso clube. Fruto de uma relação fortíssima construída ao longo da última época entre treinador e adeptos, a separação esteve longe de ser fácil, mas faz parte do passado.

Entretanto, e como diria a música do Rui Veloso, “os lampiões (cada vez mais) tristes e sós” tinham o seu momento mais feliz dos últimos tempos e festejavam efusivamente a partida de AVB para terras de Sua Majestade. Sim, o mesmo que há um ano atrás não passava de uma fotocópia de má qualidade do Special One. O tal miúdo que não conseguiria combater o mestre da chiclete.

O Marquês de Pombal encheu-se, as noivas de Santo António saíram à rua, o champanhe esgotou… Lisboa vive em festa desde que o JN anunciou a saída do cenourinha na capa da sua edição de 20 de Junho.

Aquilo que os adeptos do clube do apagão se esquecem é que no meio disto tudo há um (grande) mas…

É que o nosso FC Porto é feito de uma fibra diferente e não se deixa abater facilmente. É isso que nos distingue dos outros. O tal perfil genético.

Por isso, nada de pessimismos! Até porque se há clube que é capaz de reagir na adversidade e superar uma situação como esta, esse clube foi fundado em 1893 e chama-se Futebol Clube do Porto!

SOMOS PORTO! Estamos vivos! Vamos a eles! Sem medos. Como sempre!

Um abraço,

Sevilha03

8 comentários:

  1. Somos grandes, somos enormes, “Sevilha”! O “borrado” não encaixa no nosso perfil genético; que se borre todo noutro lado…

    Abraço azul muito forte.

    ResponderEliminar
  2. VAMOS PARA CIMA DELES PORTO!!!!!

    ResponderEliminar
  3. A nossa marca é a paixão vivida intensamente e praticada, nas horas boas, mas principalmente nas horas más.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. https://twitter.com/#!/alex_sandro03

    Alex Sandro confirma o PORTO

    ResponderEliminar
  5. Magnífico post. Parabéns!

    Retrata bem aquilo que somos!

    ResponderEliminar
  6. Bom post sevilha, somos os MELHORES do MUNDO, POOOOOOOOOORTO!;)))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. ser do fcPORTO não é algo que se conquiste ou se compre aqui ou acolá... é algo que se sente, que se vive, que se respira, que está dentro de cada um de nós!!!

    não somos fcPORTO só porque sim... somos fcPORTO, porque o fcPORTO, somos nós!!!

    ResponderEliminar
  8. O nosso passado é guerreiro e a ele devemos ser fieis.
    É por isso que por vezes me custa ouvir alguns discursos politicamente correctos, pois a nossa história não foi escrita a letras de ouro por causa desse discurso.

    ResponderEliminar