30 setembro, 2011

Aguenta coração

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Desci à terra e caí redondo, com estrondo. O sonho acabou. Aqueles tropeções em Aveiro e no Dragão deixaram-me frustrado, irritado e angustiado, mas o trambolhão na Rússia deixou-me deveras preocupado e avisado: este ano, para ganhar, vai ser preciso sofrer. Aguenta coração, porque este dragão ainda vai ficar sem pulmão.

Sou um homem de vícios. O Porto é um vício, o tabaco é outro. E quando um vício número um sofre, o outro é que paga. Voltei a fumar mais, pois claro. E a única coisa que me salva desta crise – da economia e das finanças, naturalmente, porque é a única que vislumbro… - é que desde há um mês juntei-me à longa lista dos fumadores em crise que optam pelo tabaco de enrolar.

Não enrolo mais – a conversa, pois claro. Falemos de futebol, que é algo que nos últimos tempos me incomoda solenemente falar. É que depois de uma época como aquela, confesso que já tinha escrito nas estrelas mais um ano de sonho, parecido com o de 2004. Com um treinador à Porto, com uma equipa à Porto, só me restava acreditar numa outra época à Porto. Vai ser um ano tranquilo, pensei eu. Passeamos no campeonato, carregamos na Champions e tudo pode acontecer… Como em 2004, lá está. Aquele ano estava sempre presente. Deixem-me sonhar, pedia eu, quando me diziam estava a delirar.

Provavelmente estava, se soubesse o que sei hoje. Se soubesse que ele - vocês sabem quem é... - desertasse daquela forma cruel, se soubesse que o seu sucessor seria alguém que sabe o que é ser Porto, mas que parece não saber o que é futebol, se soubesse que a política de contratações do clube voltaria a cometer os erros no passado. Se soubesse o que sei hoje, já dizia o outro, tinha acordado há muito mais tempo. Agora, o despertar é doloroso.

A um treinador que vai multiplicando equívocos, com evidentes dificuldades em ler o jogo e com algumas decisões tácticas, no mínimo, questionáveis, soma-se uma mão quase cheia de jogadores em notório sub-rendimento, provavelmente com a cabeça em Londres ou em qualquer outro lugar. Onde está o Moutinho do ano passado? Onde está o Palito? Onde está o Guarín? Onde está o Varela? Já chegaram de férias?

Não condeno a opção por Vítor Pereira. Provavelmente era a única alternativa possível a dias da pré-época arrancar, para fazer uma transição pacífica e devolver a paz a um balneário também ele traído por um puto cagarola com manias de “special two”. Tenho dúvidas que seja o homem certo no lugar certo. Mas quero estar redondamente enganado.

Assim como espero estar enganado quanto às enormes reservas com que olho para a política de contratações. Por mais que tente, não sou capaz de compreender como é que no ano em que a equipa de futebol tem o maior orçamento de sempre da história do clube, se vende um jogador fundamental na época anterior, e não se contrata um substituto para uma posição, onde, aliás, só existe uma verdadeira alternativa. Em vez disso, chegam quatro jogadores (Danilo, Alex Sandro, Defour e Mangala) para reforçar sectores onde não havia propriamente carências gritantes, a troco de 40 milhões de euros.

Nunca fui um optimista exacerbado, mas sou crente. E é essa crença que também explica o amor que se sente por este clube, em que o coração esmaga sempre a razão. Ora, rumemos então todos a Coimbra levantar o campeão.

11 comentários:

  1. Tens toda a razao , grande post

    Vote já no Duelo Semanal ! Witsel Vs João Moutinho !
    Escolha o seu preferido em
    http://contra-ataque1.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. ola, nao diria melhor...ha coisas k nao se entendem e ha acima de tudo muitas duvidas para o futuro. porque uma coisa é certa, ainda nao perdemos nadinha.. mas se este porto nao afina, se nao volta a jogar a bola, se o treinador nao começa de uma vez a acertar com as substituiçoes pode ser um ano como o ultimo de jesualdo ou o após mourinho, em que viemos de uma época fantastica para uma muito má...
    tambem nao entendo como so temos um ponta de lança, quando este além de muito novo e estar no 1º ano de Porto nao parece ser suficiente para as despesas lá na frente... saiu o enorme falcao e nao veio ninguem, era o wagner love, era o bendtner, era o lucas viatri.. e n foi ninguem.. temos um teste enorme este domingo com a academica do nosso pedro emanuel... fundamental é ganhar, para voltarem os indices de confiança da equipa e dos adeptos.. e k volte a sorte, que tambem nao tem estado do nosso lado... PORTO SEMPRE!! cláudia21

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo, na íntegra, o post. E, por isso, apetece-me pedir ao “Farpas” para mudar o título para: AGUENTA DRAGÃO!

    Também eu:
    “Não condeno a opção por Vítor Pereira. Provavelmente era a única alternativa possível a dias da pré-época arrancar, para fazer uma transição pacífica e devolver a paz a um balneário também ele traído por um puto cagarola com manias de “special two”. Tenho dúvidas que seja o homem certo no lugar certo. Mas quero estar redondamente enganado.”

    Isto é, aquando da saída do “Borrado” também acreditei que Vítor Pereira era a melhor opção; acreditei que iria ter um trabalho de continuidade ou, pelo menos, não estragar o que estava feito; aquando da, para mim, muito meritória actuação perante o Barcelona escrevi: “confesso que tinha uma secreta dúvida: se o nosso treinador teria capacidade para orientar a equipa a alto nível. Sabia que Vítor é um perito no treino; tinha dúvidas no que respeita a montar a equipa a jogo. Pois bem, as dúvidas estão totalmente dissipadas”.

    Mas… pois mal, agora não tenho dúvidas que Vítor Pereira não leva a tarefa a “BOM PORTO”. Se dissesse o contrário estava a negar o que penso, a faltar à verdade. Gostava de pensar o contrário, mas esta é a verdade: VP não tem as capacidades de liderança que eu lhe atribuía. Sem esse atributo não conseguirá o êxito que todos nós e eu particularmente almejamos. Infelizmente, por mais que me custe admitir, esta é a realidade. Gostaria que tivesse êxito como o seu antecessor; gostaria de vislumbrar que tem a equipa “na mão”; gostaria que o jogo da equipa empolgasse ou, pelo menos, convencesse; gostaria que fosse o mentor de vitórias convincentes que abrissem boas perspectivas para o futuro; gostaria que permanecesse no Clube por muitos e bons anos. Mas o que eu “GOSTARIA” não é a “REALIDADE”… Sigo o futebol do meu FC Porto há mais de 50 anos e sei que não há milagres – nem sempre o que queremos acontece, nem sempre os nossos ídolos conquistam vitórias, alcançam o êxito.

    Isto não é nenhum drama: o FC Porto e Pinto da Costa acertaram em PEDROTO, ARTUR JORGE, IVIC, CARLOS ALBERTO SILVA, BOBBY ROBSON, ANTÓNIO OLIVEIRA, FERNANDO SANTOS, JOSÉ MOURINHO, até em CO ADRAASE e JESUALDO FERREIRA. Não tiveram a mesma sorte com QUINITO, OCTÁVIO MACHADO, LUIGI DEL NERI, VICTOR FERNANDEZ e JOSÉ COUCEIRO. Gostaria de acrescentar ao primeiro grupo de grandes treinadores o nome de VÍTOR PEREIRA. Gostaria mesmo, mas não acredito que o possa fazer.

    Para os que põem em causa o portismo de quem pensa como eu, lembro que então Pinto da Costa não seria o grande portista que todos reconhecem quando despediu os que constam do segundo grupo de treinadores acima mencionados. E quero afirmar aqui: VÍTOR PEREIRA É O MEU TREINADOR ENQUANTO O FOR PELO FC PORTO. Mas isso não valida que ignore a nua e crua realidade.

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  5. Tb eu tenho mts dúvidas que seja o homem certo no lugar certo. Pode ser que esteja enganado, mas receio q não. Deus queira que Coimbra tenha mesmo mais encanto vestida de azul e branco e que no domingo à noite eu esteja a pensar cá para mim, dedica-te (estou a falar de mim) ao andebol q de futebol não pescas nada:)

    Momento de muita apreensão.

    Mas tal como o Farpas e + acima o Azul Forte não podemos ignorar nem calar incompetências e outras coisas mais. Aquilo na Rússia foi um descalabro q já se vinha adivinhando.

    ResponderEliminar
  6. A parte do sonho de 2004 também rondou por aqui. A parte do puto ingrato com manias de special two coloco um "Like" . A questão VP é que me parece demasiadamente ligada á parte de 2004 ... Explico: VP como qualquer profissional merece uma fase de adaptação. Eu diria que para fase de adaptação nao tá mal. Comanda o campeonato e não isolado porque faltou sorte ( nao só, mas essencialmente) venceu a Supertaça , perdeu outra com enorme presença e já vi piores inicios na champions. Por outro lado VP , tem tomado o pulso aos seus. Dá oportunidades aos jogadores de mostrarem porque estão no FCP e parece-me que a epoca de experiencias tem de ser esta mesmo. Lá mais para a frente é que será mais complicado , nao ter as coisas definidas. O que me parece pior nesta equipa é a forma de alguns jogadores como dizes e de quem apontas. Será culpa do VP? Nao sei responder. E se juntarmos as lesoes de hulk e alvaro a quem fez muito mal a paragem , entao o caldo entorna um pouco. VP pode também ter ainda algumas coisas para limar mas colocar demasiada incompetencia perante o até agora jogado nao me parece atempado. Se jogadores tem o seu periodo de adaptação , um treinador nao é um extraterrestre. E a realidade dos numeros é positiva , pelo que... confiança. As contrataçoes de que falas parecem-me acertadas como o defour já mostrou, como a lesao do alvaro já mostrou a do alex ( azar), como a intermitencia do maicon aprova a do Mangala e quanto ao Danilo pois é um excelente jogador como veremos. Para terminar , a "questão" Falcão nao pode ser objecto de critica por favor. O FCP tudo fez para o manter mas foi impossivel. Acho que é pacífico e apenas o timing do atletico de madrid é que prejudicou uma melhor planificação. Comprar á pressa e sob pressao para sair um Kinkin Fonseca é que não. Kleber tem cumprido e até janeiro estou certo que veremos melhor a necessidade de colocar um reforço. E sim, TODOS A COIMBRA!!! ps. O jogo com o Feirense foi mau demais para ser repetido e nesse TODOS nao fizeram o que deviam ter feito. Espero que seja caso unico!

    ResponderEliminar
  7. Caros portistas sofredores (como eu!!!),

    O jogo com o Zenit foi na 4ª mas eu só consigo escrever hoje, TAL foi o meu desapontamento para com a equipa...

    Eu fui um dos que achei a célere e "on timming" substituição do AVB pelo VP, uma decisão ACERTADÍSSIMA por parte do PC!

    Eu fui um dos que adorou a exibição do FCP frente ao Lyon, mesmo perdendo!

    No entanto, tenho que dizer que, até hoje, desde esse jogo, não vi mais nenhuma exibição parecida, nomeadamente quanto à vontade, capacidade de pressão e até entrosamento.

    Julgo que houve, sim, períodos de alguns jogos bem conseguidos e até entusiasmantes...mas NENHUM completo! A equipa NUNCA foi consistente. Em NENHUM jogo!

    Acredito que VP seja DE FACTO o portista que diz ser mas...isso infelizmente não chega. Acredito que tem tentado SEMPRE fazer o que melhor sabe mas desconfio se naõ poderá ser alguma ânsia de protagonismo a curto prazo...

    Apesar de várias vozes que tenho ouvido contra ele ou contra as suas opções, defendi-o SEMPRE pois agradava-me o espírito agressivo que DIZIA querer imprimir à equipa...

    Não resultou! Nunca resultou! O amor louco que tenho pelo clube, como qualquer amor louco, faz-me muitas vezes ver só virtudes onde não as há...

    Na 4ªfeira...essas virtudes desmoronaram-se! Eu que hà cerca de 1 ano e meio pensei que tão cedo não iria ter de suportar mais alguma "exibição???!!!" como a que tivemos contra o Arsenal...levei em cheio com mais uma...

    Não está em causa o resultado, ou a derrota, ou o apuramento, ou até o 1º lugar na Liga...mas o MOMENTO e o futuro imediato!

    É que já não adianta saber se o VP tem competência...se o balneário não o respeitar, se os jogadores não acreditarem no que estão a fazer em campo!

    PS 1- Julgo que a direcção tem grandes responsabilidades, não sei se EXCLUSIVAMENTE, na constituição do plantel...pois considero uma falha MUITO GRAVE, uma IMPRUDÊNCIA INTOLERÁVEL a não substituição de Falcao!!! Será que é assim TÃO impensável que acontecesse um lesão ao Kléber??? E mesmo que não acontecesse!!! Porque não explicam o "caso" Walter??? 13 milhões por Danilo SÓ em janeiro? Não era mais racional ter contratado um 3º ponta de lança, nem que não fosse o melhor do mundo??? SINCERAMENTE...havia MUITAS soluções!!! CUSTA-ME IMENSO ver que após uma época de sucesso ocorram sempre uns laivos ou flashes de amadorismo no clube...

    PS 2- O FCP tem uma estrutura profissional para o futebol que considero ÍMPAR! Os jogadores (são eles próprios que confirmam)só têm de pensar em...JOGAR!
    AQUILO que o Fucile fez é IMPERDOÁVEL! O Porto pode perder, até pode ser goleado...MAS A PELE TEM DE FICAR EM CAMPO! É "DISSO" que fomos e somos feitos! É ESSE o nosso ADN! Quem não o tiver...ou adquirir...não tem cá lugar!

    Um abraço e um desejo ENORME que as coisas voltem ao nosso normal, pois SÓ nós sabemos o QUANTO CUSTA viver este estado de impotência!!!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  8. Caros portistas,

    o vitor pereira monta bem as equipas inicialmente, mas durante o jogo mexe sempre muito mal na equipa... nao acerta uma substituiçao... foi isso que sucedeu em aveiro, no dragao com os lampioes e na russia...

    custa-me imenso dizer isso.. mas acho k com o vitor pereira nao vamos lá....

    Ao que parece, e ja ouvi isto de duas pessoas minimamente crediveis, o pedro emanuel será o senhor que se segue... para breve.. se assim for é caso para dizer: só erramos no adjunto, a soluçao era o outro...

    Rui V.

    ResponderEliminar
  9. eu até queria comentar, mas o "dragão azul forte" já o escreveu por mim.

    subscrevo as suas palavras na íntegra.


    somos Porto!, car@go!

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. Cada vez entendo menos desta porra, como afirmei no BLOG do DVP, trata-se de jogar FUTEBOL, coisa que nâo se têm nos útimos 3 jogos, o treinador e os jogadores estão lá para apresentar BOM FUTEBOL, se não o fazem, há que saber quem é o culpado, porque meus amigos se houver FUTEBOL DE PRIMEIRA as vitórias serão uma certeza.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  11. Hola!!
    Permiteme presentarme soy Melannie, administradora de un directorio de blogs, visité tu sitio http://bibo-porto-carago.blogspot.com/ y está genial, me encantaría poner un link de tu blog en mi sitio web y por mi parte te pediría un enlace hacia mi web y asi beneficiar ambas webs con más visitas.
    Si estas de acuerdo no dudes en escribirme a melannieagurto@gmail.com

    Éxitos con tu blog.
    Un Saludo
    Melannie.

    ResponderEliminar