30 setembro, 2011

Domingo? Lá estarei em Coimbra!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


E eis que ao terceiro jogo consecutivo sem ganhar, algo que já não acontecia desde Fevereiro/Março de 2010, soa o alarme no reino do Dragão. Empates com o Feirense, com os lampiões e mais recentemente na Rússia contra o Zenit, deram origem às primeiras críticas à nossa equipa de futebol. Aceito as críticas, acho que devem ser feitas convenientemente e quando são justas, agora não suporto é aqueles que esperam semanas e semanas por estes momentos, para “sair da toca” e disparar em todas as direcções. Cada um crítica o que quiser e haja em conformidade com a sua consciência.

Felizmente insiro-me no meio de um grupo de amigos, com os quais me identifico a 100% e é nestas alturas que nos sentimos ainda mais portistas. Portistas de paixão, não portistas de ocasião. Sem muitos remedeios a única coisa que me apetece dizer é que Domingo nunca mais chega!! Apelo que se desloquem em massa ao Municipal de Coimbra, para que os jogadores sintam que estamos com eles nas vitórias e nas derrotas. Estou certo de que será isso que vai acontecer. E a todos os que lá marcarão presença, apelo a que não se calem durante os 90 minutos de jogo. Guardem as vossas opiniões, sejam elas críticas ou elogios, para o final da partida e passem o tempo de jogo a apoiar o FC Porto, independentemente do que esteja a acontecer!! Vai se jogo bem difícil, a Briosa está num bom momento e uma vitória naquele reduto pode levantar e bem a moral às nossas tropas. Cumpramos o nosso dever, e depois, aí sim, esperemos que os jogadores cumpram o seu.

Sexta-feira passada clássico no estádio do Dragão, um jogo aguardado ansiosamente por todo nós ao longo de todo o ano. Rumaria ao estádio a meio da tarde, neste tipo de jogos, como manda a tradição, à que ver tudo e mais alguma coisa. Concentração da nossa malta no lugar do costume. Às 17h30 recebemos a visita do corpo de intervenção que nos afastou do lugar onde estávamos porque o cortejo dos adeptos do regime estava já a caminho. Registem bem, a 45 minutos das portas do estádio se abrirem!! Nós lá, o ano passado, no espaço de dezassete dias, entrámos duas vezes no decorrer do jogo. Picardias normais de parte a parte, aquando do cruzamento de olhares com a mouraria.

Cerca de uma hora mais tarde, era a vez de chegarem os autocarros das duas equipas, que tinham à sua espera algumas dezenas de adeptos, mas não tantos como se fosse num Domingo, por exemplo. Perímetro de segurança bastante alargado em redor do estádio. O pessoal conversava à medida que a hora do jogo se aproximava. Pouco passava das 19h30 quando entrei para a Curva Sul. A ansiedade que a bola rolasse já era enorme, mas sabia que antes disso, à entrada das equipas, o ambiente iria ser frenético. E assim foi. Dos melhores ambientes de que me lembro no estádio do Dragão.

As bancadas centrais cobertas de cartolinas azuis e brancas, sendo que na nascente inferior, estavam estendidas uma lonas, já utilizadas este ano no jogo de apresentação aos sócios em Julho, onde podia ler-se “Somos Porto”. Na bancada Norte, um pano gigante que exibia orgulhosamente o nosso palmarés, completado por umas tarjas onde se lia “Entra em campo o maior palmarés nacional”. No sector do Colectivo, foi estendido um enorme emblema do FC Porto. Na bancada Sul, outro excelente “tifo” de fazer corar de vergonha qualquer lampião. Mais um pano gigante, onde e via um carro azul e ultrapassar um carro vermelho, sendo que na pista estavam os números de títulos oficias, conquistados por cada um. A frase “Acelera Dragão que os anos sessenta já lá vão” que ia de uma ponta à outra da Superior, completava a magnífica coreografia. E a juntar a isto tudo, músicas características da nossa cidade, nas colunas do estádio, fez qualquer um arrepiar de emoção!

No sector visitante estavam cerca de 2000 benfiquistas, que só consegui ouvir nos últimos oito minutos da partida. No Name Boys e Diabos Vermelhos sem qualquer identificação, apenas cachecóis, como seria de esperar.

Durante o jogo o apoio ao FC Porto e o ambiente de intimidação ao nosso rival foi extremamente positivo. Estádio do Dragão com 49511 espectadores, muito próximo de casa cheia. Os Super Dragões e o Colectivo com sectores completamente lotados, empurravam a equipa para a frente. O “Mágico Porto” feito a partir dos sectores ultra, imediatamente após os dois golos, espalhou-se um pouco por todo o estádio, o que tornou a atmosfera fantástica. Apoio vocal muito forte.

Perto do final veio a machadada que empatou o jogo a dois e que nos deixou tristes, mas com uma vontade enorme de continuar a seguir em frente rumo ao bicampeonato.

Antes de terminar, uma palavra ainda para todos os Dragões que marcaram presença no estádio Petrovsky, em S. Petersburgo, na Rússia. Foram cerca de 200 os incríveis que lá estiveram a apoiar o campeão nacional! Com adeptos assim, este clube nunca caminhará sozinho.

Vemo-nos em Coimbra!

Um abraço ultra.

5 comentários:

  1. "agora não suporto é aqueles que esperam semanas e semanas por estes momentos, para “sair da toca” e disparar em todas as direcções."

    Concordo inteiramente contigo!

    Estou farto das conversas do tipo... "eu não avisei"... "eu não disse que VP era mau"....eu não disse que com este treinador não íamos a lado nenhum"...

    Penso que o momento é de união entre portistas e não de desunião e quezílias internas...Temos de estar mais unidos que nunca para ajudar também a equipa e o treinador a ultrapassar essa má fase...

    Já bastam os patetas dos nossos adversários, todos excitados com as derrotas do nosso clube...

    ResponderEliminar
  2. Doente?as tantas sou!!!30 setembro, 2011

    Tripeiro ,não sabes como te invejo (no bom sentido) porque tu vais lá estar e eu não.

    Não é porque eu não quero é porque não posso!

    Um forte abraço ...

    ResponderEliminar
  3. Quem puder que vá mesmo a Coimbra e ajude a equipa a ver se isto ganha novo rumo, ou que se recupere o rumo das 4 1ªs jornadas.

    Mas por muito apoio q este público garanta (em aveiro com o feirense foram soberbos) não chega qd se assiste a exibições como as últimas (descontando a 1ª parte do slb).

    O público é bom, a equipa e o técnico q o acompanhe sff.

    ResponderEliminar
  4. Tripeiro, em 1984/85, o F.C.Porto, numa noite de pesadelo e na 1ª eliminatória da antiga Taça das Taças, nas Antas, foi eliminado pelos galeses do Wrexham, na altura na 4ª divisão inglesa. Como na época anterior tinhamos ido à final de Basileia e depositavamos grndes esperanças nessa temporada, imagina a desilusão... No fim-de-semana após esse jogo de má memória, jogavamos em Coimbra e a massa adepta portista deu uma resposta que deixou emocionados todos, dirigentes, técnicos, jogadores, comparecendo empeso e esgotando o antigo municipal de Coimbra. Ganhamos 3 a 0 e fizemos um grande jogo. Estive lá. Domingo não vou, por razões pessoais, no entanto, mesmo com menos portistas, os tempos estão muito difíceis, acredito que vamos, tal como aconteceu nessa tarde de 1984, ganhar e dar avolta por cima.

    Uma abraço e bem-hajas pela tua dedicação.

    ResponderEliminar
  5. Amigos!

    Infelizmente não conseguimos dar sequência a um excelente início de campeonato que realizamos.

    A suposta crise de que muitos falam, frequentemente por questões de puro exibicionismo, por muita razão que possam ter, começou em Aveiro. Desvalorização do adversário, uma estratégia que não foi de todo a adequada, resultado também de muitas alterações.

    O jogo a seguir, o clássico com o benfica, era para muitos decisivo, uma vez que uma vitória nesse jogo podia embalar a equipa para uma série de vitórias e a motivação aumentaria provavelmente de forma exponencial; um resultado menos bom podia causar marcas na equipa. Apesar de vir a ter que haver um vencedor, esse seríamos nós, também não deixa de ser verdade que o resultado aceita-se, com duas partes distintas.

    O jogo na Rússia confirmou as marcas que podiam advir do clássico: falta de empenho e concentração, atitudes a roçar o ridiculo.

    Mas apesar dos resultados, há uma coisa que a equipa não se pode queixar, do apoio das bancadas. E um dos que nunca falha, tenta estar sempre presente, independentemente do momento que a equipa atravessa, é este rapaz - o Grande TRIPEIRO.

    És o futuro deste clube! Fazes parte da nova geração de adeptos!

    Continua! Um dia serás recompensado!

    Abraço

    ResponderEliminar