25 setembro, 2011

Erros e fatalismo...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

É certo que VP errou nos últimos jogos e que isto nos custou 4 pontos. Errou em Aveiro por não ter sabido motivar suficientemente os jogadores, por ter escolhido por exemplo o Rodriguez para a titularidade e por não ter sabido fazer as substituições necessárias que nos levassem a outro resultado.

VP errou na passada 6ªF porque numa altura em que o resultado era de 2-1 (depois de boa 1ª parte) tirou o melhor médio Guarin, em vez de reforçar o sector intermédio e tentar, mesmo que de forma feia e eficaz, controlar e gerir uma vantagem que era curta mas preciosa. Não se podem ganhar todos os jogos por 5 ou 6 golos com belas exibições, há jogos em que o meio a zero já é um excelente resultado. E, do meu ponto de vista, VP não soube reforçar o meio-campo devidamente. A juntar a isto a enorme eficácia de um adversário que foi 3 vezes à nossa baliza e marcou 2 golos, só poderia ter redundado num péssimo resultado e consequente perca de 2 pontos frente a um clube que nos últimos 20 anos só nos ganhou 2 vezes no nosso reduto. Eles ficaram todos contente por terem empatado no estádio do CAMPEÃO NACIONAL e reduto onde geralmente são humilhados e perdem. Percebe-se bem porquê. Volto a dizer, por isso, que foi um péssimo resultado para nós tendo em conta o adversário que defrontávamos!

Admitir isto não deve constituir problema de qualquer ordem para ninguém. Relacionar críticas pontuais (e esperam-se passageiras) decorrentes de erros de um treinador que está a ter a sua primeira experiência na 1ª Liga (AVB já levava 6 meses de Académica) com erros de estratégia da SAD portista na escolha do nosso treinador, colocando em causa o percurso que se está a trilhar parece-me manifestamente exagerado. Como por exemplo foram exageradas (basta ir ver os arquivos do blog, ver o que se escreveu e quem escreveu) as enormes críticas depois do mítico torneio de Paris em que o FC Porto perdeu 2 jogos. Naquele momento o mundo iria acabar e iríamos levar 5 ou 6 do terrível adversário da supertaça. O que aconteceu depois, já todos sabemos. Muita gente arrumou a "viola no saco"...

Se calhar ao contrário da moda que neste momento reina entre adeptos do Dragão (e porque a liberdade de expressão ainda não paga imposto), eu acredito que VP é o melhor treinador que Pinto da Costa podia ter escolhido depois de AVB ter deixado o leme da equipa a poucos dias do começo da época! Para muitos portistas, se calhar é claro que naquelas circunstâncias Pinto da Costa teria muitas melhores hipóteses para o cargo de treinador que o VP… Se calhar com o Vítor Pontes teríamos ganho em Aveiro, com o Manuel Cajuda não teria havido a fatídica substituição de Guarin no jogo de 6ªF, com o Manuel Machado teríamos pelo menos empatado com o Barcelona ou com o Daúto Faquirá a equipa mostrasse mais futebol.

Pela cabeça de alguns, o FC Porto deveria já despedir VP e toda a sua equipa técnica. Se calhar teríamos dinheiro para ir buscar um Hiddink ou um Fabio Capello… Não tivemos possibilidade ir buscar mais um ponta-de-lança, mas teríamos dinheiro para ir buscar um treinador de renome e pagar-lhe centenas de milhar de € por mês. Tudo isto me parece exageradamente fatalista e histérico. E deixem-me que vos diga, detesto histerismos quer para o bem quer para o mal. Os patetas dos nossos adversários é que costumam entrar em histerismos, veja-se só que agora estão inchadíssimos só porque não perderam no Dragão e continuam em 2º lugar (pela diferença de golos). Eu não gosto dessa estratégia de “enchimento de balão”, que depois ao mínimo furo se esvazia totalmente. Por isso, acho que se deve manter a calma!

A minha estratégia é mais analisar calmamente o que se tem passado e procurar exprimir uma opinião equilibrada do que pode melhorar e daquilo que é positivo. Não entrar em parafuso e histerismo derrotista de que VP só erra e isto está tudo mal.

Tenho sido o primeiro a apontar os vários erros de VP ao longo deste inicio de época, mas seria intelectualmente desonesto também não enaltecer o que de positivo tem acontecido. O FC Porto lidera o campeonato e o seu grupo da champions league, venceu a supertaça e fez uma boa exibição contra a melhor equipa do mundo na supertaça europeia. Apesar dos problemas de finalização, a equipa até tem marcado muitos golos, há indicações claramente positivas relativamente ao que temos visto de James e Kléber, o Fernando parece estar a subir de forma e o Álvaro Pereira depois de resolvidos os problemas físicos dará muito mais qualidade à equipa. Acho que há coisas que não estão bem, mas também penso ser demasiado fatalista dizer-se que está tudo mal. Para fatalismos tipicamente portugueses, não contem comigo. Para lamurias, choraminguices, noites de “facas longas” ou criticas em catadupa à SAD (a mesma SAD que contrata os craques que ano após ano nos têm dado tantas alegrias) não tenho paciência rigorosamente nenhuma.

Prefiro olhar para o futuro com confiança de que aquilo que está menos bem, possa ser corrigido. E que por exemplo já na próxima 3ªF voltemos aos bons resultados na Rússia, num jogo de extrema importância para a época portista. Um jogo difícil mas em que deposito todas as esperanças neste conjunto e neste treinador.

PS: Não me interessa rigorosamente nada as analises que se possam fazer ao que aconteceu em termos de arbitragem no lance X ou Y. Se há coisa que me distingue da corja de muitos adeptos adversários do FC Porto, é não fazer papel de pateta e tentar arranjar fantasmas onde eles não existem para desculpar problemas internos. Porque esse é o primeiro passo para o abismo e a principal razão porque ganhamos muito mais que os patetas ridículos dos nossos adversários. Por isso, desse tipo de analises de “vão de escada”, deixo para outros.

9 comentários:

  1. Um pequeno parêntesis : o jogo na rússia é na 4ª feira!

    Posto isto, nem sequer me parece que o problema esteja no VP... Ou melhor, está mas noutros aspetos. O preparador físico foi embora e o que o VP foi buscar não me parece com unhas para esta guitarra. Ainda é cedo, eu sei, mas os jogadores acabaram o jogo de 6ªfeira sem pernas, nem ar... e isso não é normal! O adjunto, que acho que é barra em futebol, está ali feito estátua e é um mero homem-sim a tudo o que o VP acha.-No ano passado tínhamos um adjunto que era muito ativo! O Libras Boas não trocava um jogador sem falar com o então adjunto. E, este ano?

    Há certas pessoas dentro da estrutura do clube que deviam ser escolha da organização e não do treinador, se bem que se ouvisse a opinião deste. O treinador já tem carga que chegue em cima dos ombros. Como vimos com o prof. jesualdo a SAD também se protege muito, e oferece os treinadores como saco de porrada. Nem todos são Mourinhos, e mesmo esse agora, em Madrid, já pôs o presidente a ir publicamente defendê-lo!!

    ResponderEliminar
  2. Crítica construtiva sim (como se faz com os jogadores), "bota-abaixo" não.
    Assim, estou de acordo com o texto bem escrito e com as ideias bem explanadas.
    Abraço.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  3. manuel moutinho25 setembro, 2011

    Estou totalmente de acordo com o que escreveu,devemos criticar o que achamos mal,mas aproveitar para destruir tudo o que já foi construido é um erro grave,isso é com os do clube do regime,4ª feira vamos ganhar e tudo volta ao normal,Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  4. Muito bem meu caro, concordo inteiramente com o que escreveu, no entanto se me permite, acrescento um dado novo que nesta época teremos que contar e que por mais que nos custe, devemos assumir. Os nossos adversários estão mais fortes e mais motivados que a época passada, e dificilmente repetiríamos êxitos iguais fosse qual fosse o treinador. O “andrezinho” pirou-se precisamente por prever essa possibilidade.

    ResponderEliminar
  5. A época que fizemos o ano passado foi anormal... porque perdemos 6 pontos ao longo de todo o campeonato, o que é algo completamente inédito no futebol moderno...

    Fazendo este ano uma época similar à passada seríamos sem dúvida nenhuma campeões nacionais, mesmo com menor vantagem... Como é óbvio, 2 épocas consecutivas a perder 6 pontos num campeonato, é algo a que nem o Barcelona consegue, quanto mais o FC Porto...

    Relativamente aos nossos adversários, a minha analise é que quer Braga, quer sporting estão claramente melhores que no ano passado. O Braga tem um excelente treinador e reforçou-se bem, o sporting livrou-se de cepos como postiga, yanick, polga e carriço, contratando alguns bons jogadores que com a ambientação ao futebol português tenderão a levar o sporting a uma época bem mais próxima dos lugares da frente...

    Relativamente ao outro adversário, muito sinceramente e sem colocar o meu clubismo, se formos analisar friamente o que vemos? Que perderam 2 dos seus melhores jogadores, o coentrinho e o salvio, e que contrataram um camião de jogadores sul-americanos... De melhoria clara em relação ao ano passado, vejo o GR que contrataram, anos-luz melhor que o saudoso Roberto da época passada... Neste sector sim, melhoraram bastante, e como é óbvio o posto de GR é importante e tem um impacto forte no desempenho da equipa... Em jogadores de campo, não vejo sinceramente que estejam melhores que no ano passado... Ao contrário do que se tentou fazer crer, não jogaram maravilhas no Dragão e tiveram enorme eficácia... Foi mais o FC Porto a ter demérito do que eles a terem mérito... Basta ver o que se passou na 1ª parte...

    De qualquer forma, continuo a pensar que o plantel do FC Porto é BEM melhor que todos os outros... Corrijam-se os erros, limem-se algumas arestas e penso que o FC Porto entrará novamente nos carris do sucesso... Se é que alguma vez saiu deles... Obviamente 2 empates seguidos para o FC Porto é quase o "fim do mundo"....

    Têm a palavra os jogadores...

    ResponderEliminar
  6. O mal de nós, adeptos do Futebol Clube do Porto, é que na época transacta não fomos habituados a perder, e toda esta contestação do treinador e todo este nervosismo em redor dos últimos resultados, devem-se a isso mesmo.
    Continuo a manter toda a minha confiança no nosso treinador e penso que é preciso mais tempo.
    Este ano vamos ter jogos mais difíceis que no ano passado, logo vamos nos ver mais aflitos.
    Não nos esqueçamos que não temos o enorme Falcao, que se na sexta-feira tem estado no dragão, voltavamos a golear, disso não tenho sombra de dúvidas, não querendo dizer com isto que acho o Kleber mau, mas precisamos de mais...
    Depois há certo jogadores naquele clube que é para mandar embora, Varela é o primeiro, bellushi também já está na hora, djalma ainda não percebi essa contratação, o fucile faz meia duzia de bons jogos e duzia e meia de maus. Vamos ver se nos aguentamos e consolidamos a equipa até janeiro, e em janeiro vamos voltar com o gás todo e espero que com uma equipa melhor apoiada.
    Em relação aos mouros, o artur foi sem dúvida a melhor contratação deles, e o Helton que comece a treinar mais como o Patrício porque aquele avontade anda a custar-nos muito caro.
    Que se deixe do show para a fotografia e defenda como ele sabe.
    Saudações Portistas!
    Confiança!

    ResponderEliminar
  7. Apesar de estes altos e baixos, eu continuo a apoiar o nosso Treinador!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. continuo na minha... o problema, se é que ele existe (e acredito que existe!), é muito mais profundo, vai muito mais para além das capacidades ou não do VP.

    o Libras foi-se... e com isso, deixou-nos com um valente problema em mãos naquele balneário, com muitas ou algumas cabeças ainda por esta hora, talvez, contrariados, para não dizer mais.

    a ver vamos... desistir da fé, nestas horas, parece profissão de muitos... lamento, não contem comigo... é nestas horas que se vê quem é... FCPORTO sempre, todos os dias, 24h non-stop... na vitória, como no empate ou na derrota!!

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente com o texto acima. Acho que o Porto tomou uma decisao acertada em escolher o VP, a direcçao ja sabia k a equipa base ia ficar, logo o mais logico era escolher um treinador que conhecesse os cantos a casa!
    Estamos a fazer uma boa epoca, onde esta a faltar confiança e ritmo mas ha que ver as coisas como elas sao: a saida inesperada do AVB foi um "soco no estomago" que naturalmente abalou a estrutura da equipa. Agora temos um treinador novo, que se esta a estrear como treinador principal e de certeza que vai tentar dar um toque pessoal a equipa, ou seja, n se vai orientar pelos cadernos do VB!
    De qualquer maneira o Vitor Pereira tem os numeros do lado dele, o que n e mau para um principiante e no nosso FCP toda a gente aprende... o campeonato ainda e uma "criança" e ha ainda mt tempo... associando td isto ao fantastico plantel que temos onde ainda faltam estrear 3reforços, estao reunidas as condiçoes para uma grande epoca.
    Ps: so falta mesmo um avançado com provas dadas, o kleber tem mt potencial mas isto tlvz seja responsabilidade a mais para um jovem jogador!
    Cumps e força Porto

    ResponderEliminar