01 setembro, 2011

Manto Azul e Branco - 1920 – Camisola de quatro listas azuis, testemunho de vitórias encorajadoras

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Em 1920 principiaram as mutações cíclicas da largura e número das faixas azuis-e-brancas. Pela primeira vez a camisola apresentava quatro largas listas azuis, tendo no meio uma de cor branca. Os cordões na gola mantinham-se numa camisola usada ora com calção azul, ora com calção preto.

A Grande Guerra de 1914-18 causou uma verdadeira sangria de atletas ingleses e de muitos portugueses do FC Porto. E a perda, para sempre, de alguns dos seus filhos dilectos, abalou com contundência a estrutura desportiva. As feridas da guerra foram difíceis de suturar e deixaram marcas indeléveis que só um grande clube como o FC Porto pôde superar. Os portistas depressa se revigoraram e, entre 1919 e 1920, conseguiram a proeza de bater todas as grandes equipas de futebol de Lisboa: Belenenses, Benfica, Império e Sporting. A supremacia alfacinha desvanecia-se!

Na foto a equipa do FC Porto que, em 27 Jun.1920, se sagrou de novo campeã (Campeonato do Porto), além de vencer as Taças Associação, de Honra e Francisco Lázaro.

No segundo plano, com calções brancos, o inglês Norman Hall, o primeiro grande “capitão”, uma glória do FC Porto.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

4 comentários:

  1. Não vou sair disto: desde que sejam azuis e brancas, tudo bem, mesmo com calções pretos...

    Seria curioso saber, o que diriam os jogadores dessa altura, sobre as novas camisolas, chove e não pesam nada, comparadas com as daqueles tempos, que ficavam encharcadas e pesavam toneladas...

    ResponderEliminar
  2. Vila Pouca: é bem interessante essa sua alusão ao peso das camisolas encharcadas. É que nem se imagina o peso que daria certos tecidos empapados! Os “meninos” de hoje são uns felizardos em relação aos de antanho.

    Bem, se nós pudéssemos, através das ilustrações, demonstrar as diferenças… Não é verdade, Rui?

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!!

    ResponderEliminar
  3. a (minha) baba vai crescendo ao ritmo dos posts semanais... ca rúbrica mais curtida esta a dos equipamentos ;) se alguém souber onde estes já velhinhos possam ser comprados, avisem... que eu vou logo a correr.

    pARABÉNS, mtos pARABÉNS ao impulsionadores de mais este cantinho... o Rui com a sua arte do técni-color, o Fernando com a sua mestria do conhecimento dos tempos idos!!!

    ResponderEliminar
  4. Esta rubrica é deliciosa! O que eu gostava de poder adquirir na loja do clube réplicas de todas estas nossas camisolas...

    ResponderEliminar