15 setembro, 2011

Manto Azul e Branco - 1921/1923 – Larga e única faixa azul assinalando a diferença

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Em 1921 surgiu a camisola com uma larga faixa azul. As mangas e a gola (com os famosos cordões) são da mesma cor.

Foi com este equipamento que o FC Posto conquistou a primeira competição de âmbito nacional organizada no país. A fotografia da equipa, autografada pelos primeiros Campeões de Portugal (1921-1922): Lino Moreira (guarda-redes), João Brito, Alexandre Cal, Balbino da Silva, João Nunes, Júlio Cardoso, Artur Augusto, Tavares Bastos, José Mota, Floriano Pereira e Velez Carneiro.

Artur Augusto, defesa e interior à esquerda ou à direita, converteu-se no primeiro futebolista internacional do FC Porto ao alinhar pela Selecção Nacional, em 18-12-1921, em Madrid, no I Espanha-Portugal (3-1). Actuando a interior direito, foi um dos melhores jogadores em campo.

Tavares Bastos iniciou-se no Sporting de Espinho e era um dos mais antigos jogadores em actividade quando o FC Porto conquistou o título na 1.ª edição do Campeonato de Portugal. Aliás, na 1.ª mão da Final, marcou os dois golos do FC Porto da vitória (2-1) sobre o Sporting, na Constituição. Pelo que foi o primeiro jogador portista a marcar golo(s) numa competição de âmbito nacional.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

2 comentários:

  1. Estes também são bonitos, embora o emblema, parece uma bola de basquetebol, destoe um bocado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. isto é cAltura estética e de design da nossa história... numa fase em que as ilustrações dos equipamentos se vão sucedendo em ritmo acelerado, e a minha paixão por esta "cantinho" cresce para picos elevadissimos ;)

    parabéns ao Rui, parabéns ao Fernando, parabéns a todos aqueles que de uma ou outra forma, ajudam a manter esta "história" (mai linda) de pé!!!

    ResponderEliminar