06 setembro, 2011

O sonho, uma vez mais, adiado…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pelo 3º ano consecutivo, a equipa de andebol do FC Porto falha o acesso à fase de grupos da Champions League, sendo relegada para a 3ª ronda da EHF Cup (16 avos de final), a jogar em finais de Novembro.

Na Eslováquia, o FC Porto começou por surpreender pela positiva, batendo a equipa anfitriã (grande favorita ao apuramento), mas baqueou no jogo decisivo caindo aos pés dos Sérvios do Partizan. Importa agora recuperar física e psicologicamente a equipa rumo ao tetracampeonato.

Domingo (15h na RTP2), inicia-se o campeonato com o FC Porto a jogar na Luz.



ANDEBOL

FC Porto vence Torneio de Fafe, mas volta a falhar objectivo da Champions
  • T.Presov 28-29 FC Porto
  • Partizan 33-26 FC Porto
A equipa de andebol dos Dragões começou a poule de apuramento para a Champions batendo nas meias-finais a equipa anfitriã do Presov (29-28), com uma 2ª parte de alto nível, com os pupilos de Obradovic a jogarem o seu melhor andebol, silenciando por completo os Eslovacos que só se aproximaram nos minutos finais quando a arbitragem inclinou de alguma forma o jogo, mas aí apareceu Laurentino evitando o empate e o prolongamento. Spínola com 8 golos foi o mais eficaz, seguido de Dario e Mota com 6 e Wilson com 4. Jogo histórico, brilhante vitória dos dragões e o sonho parecia ganhar forma de realidade...

Na final com o Partizan, o FC Porto tinha o jogo equilibrado até Tiago Rocha ser expulso numa acção que muitas vezes passa impune, mas que poderia ter sido evitada pelo nosso brilhante pivot. Com a arbitragem que os Suecos estavam a fazer (sempre em benefício dos Sérvios), era expectável que esse gesto não iria nunca ter perdão e como se sabe o FC Porto quando perde Tiago Rocha fica à deriva (20 turn-overs) e até Obradovic parece desorientar-se (que ideia foi aquela do Ricardo Costa aparecer a lateral direito?). Na segunda parte, o FC Porto continuou a cometer erros, os árbitros continuaram a inventar faltas ofensivas e tudo junto deu no nosso afastamento da Champions League. Moreira fez 10 golos e Gilberto 5 numa tarde de desalento, um dia depois de uma tarde de magia... Sonho novamente adiado.

Antes desta poule, o FC Porto venceu em Fafe o Torneio Internacional de andebol de Portugal, batendo a Selecção de Angola (32-25), o Sporting (20-18) e o Benfica (25-24) numa competição de alto nível e que resultou numa grande vitória para os dragões, depois de uma final cheia de emoção com os encarnados a discutirem o jogo até ao fim. Neste torneio, os dragões no jogo com Angola, viram Mota e Tiago apontarem 6 golos, Moreira 5 e Eduardo Filipe (de regresso após 2 anos parado) 4. No jogo com o Sporting, brilhou Dario com 6 golos, Tiago 4 e Malencic e Spinola com 3.

Na final com o Benfica, o FC Porto festejou a conquista do torneio valendo-se muito dos 6 golos de Wilson e Moreira, dos 5 de Dario e dos 4 de Tiago, com os dragões a segurarem a vitória nos últimos segundos numa bela acção de drible encetada por Ricardo Costa (que afinal não veio só como adjunto…) que serviu para esgotar o tempo. Este ano não irei integrar nas minhas crónicas a rubrica de dragão da semana. No entanto, nos vossos comentários a cada post das modalidades poderão se pretenderem destacar o jogador que melhor se apresentou nos jogos do fim de semana em questão.



Saudações Portistas,
Lucho.

7 comentários:

  1. depois do mais difícil, foi-se o (aparente) mais fácil.

    culpados? ninguém em particular!

    razões? algumas... Tiago Rocha que voltou a repetir o erro da época passada na luz prá taça... 10min de desnorte total na 2ª parte, onde tivemos 3 oportunidades consecutivas de colar nos 3 de diferença e voltávamos ao deixar aumentar para 5... aparente quebra fisica na 2ª parte, depois de bater em 2 dias consecutivos, em autênticas paredes de betão... e diga-se, um banco mais frágil do que na época passada (Ricardo Costa em clara curva descendente; Eduardo Filipe cheio de autocolantes e ligaduras, que mais parecia saído de uma enfermaria de endireita ossos; e por fim, um tal de 2,05mts que ainda não consegui descobrir a sua especialidade, senão o tiro disparatado prás pombas).

    o que já lá vai, já se foi... portanto, vamBora é apoiar e deixar as lamurias pó livro das memórias que não interessam para nada.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que dizes, depois de fazer o mais difícil - O Presov para o 3º e 4º ganhou por muitos ao AEK...-, mais uma vez morremos na praia. Nestes jogos não se podem cometer erros primários e nós cometemos muitos... Isso mais um estrangeiro...vou dizer, em periodo de adaptação e dois jogadores que já tinham abandonadao a competição, como reforços, também não ajudam nada a este nível. Arrumar a casa, criando condições para haver estabilidade no Andebol e então, investir mais um pouco para se atingir o objectivo da Champions.

    Agora, toca a pensar no campeonato...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Neste início de época Dario Andrade tem sido o Portista mais em destaque na nossa equipa de andebol.

    Esperemos agora q Malencic apareça e atenção que na minha opinião trata-se de um bom jogador.

    ResponderEliminar
  4. Off the topic!

    Comentário no dragaoatento:
    Na minha opinião, se os Dragões jogarem como equipa, ou seja privilegiarem o conjunto em detrimento de eventuais excessivos egoísmos individuais de alguns jogadores que na ânsia de se evidenciarem acabam por prejudicar a equipa, o FC Porto (de certeza) com mais ou menos dificuldade, acabará por ganhar o jogo. Conclusão, bom toque de bola e grande união colectiva, é o segredo das vitórias. Nestes primeiros jogos, dado que os automatismos ainda não estarão 100% afinados, a equipa, principalmente quando não tiver a bola, terá de jogar mais compacta, com todos os elementos da equipa mais próximos uns dos outros, a fim de reconquistarem a posse do esférico e dos passes saírem com maior precisão para o colega desmarcado.

    ResponderEliminar
  5. Bem-vindo, Lucho. Bom regresso.

    Pois é, mais uma vez ficámos à beirinha… na praia. Erros que se pagam caro e, para “ajudar”, uma arbitragem deplorável-

    Um abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  6. Depois de um longo período de ausência estou de regresso ao blogue, e contente por tal, porque este é o espaço ideal para nós podermos analisar o dia a dia do nosso clube.

    Relativamente ao andebol, tive a oportunidade de visionar os dois jogos.

    Sob o ponto de vista teórico, pelo que até li, a equipa mais complicada era o Presov, o adversário das meias finais.

    Sobre este jogo, fomos excelentes, compactos e com um sentido de entreajuda notável. Sofremos, mas soubemos-lo fazer da melhor maneira. Confesso a minha surpresa frente ao adversário: esperava muito mais deles, sobretudo jogando em casa, e com um suposto apoio do público, que nem meia casa conseguiram ter. Pareceram-me uma equipa perfeitamente acessível, uma espécie de preparação para a final a realizar domingo.

    Ora aqui tenho que admitir que esperava mais, e não digo apenas por termos perdido, mas sim a forma como perdemos. Cometemos muitos erros defensivos, algumas exclusões desnecessárias, pese embora uma ou outra mal analisada pelo árbitro. Porém, também tenho que admitir que a expulsão do Tiago Rocha não sofre, a meu ver, o mínimo de contestação. Ninguém tem culpa que ele muitas vezes se exceda, pois não é a 1º vez.

    Mas o que mais triste me deixa não é apenas por termos perdido, é porque não vejo no adversário qualidade superior à nossa. Tiveram muita sorte no jogo com o AEK na meia final, quem viu o jogo pode comprovar.

    Recordo apenas que foi esta equipa sérvia que no ano passado foi eliminada pelo benfica em competições europeias.

    Prometendo regressar em força ao blog!

    Um abraço portista

    ResponderEliminar
  7. Faltou sorte e alguma tranquilidade em momentos fundamentais. É pena, mas esta equipa é grande e fará certamente uma grande época. Para o ano há mais...

    ResponderEliminar