13 março, 2013

"O nosso grande objectivo é fazer golos"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Vítor Pereira confessa que o grande objectivo do FC Porto em Málaga é fazer golos. Depois da vitória por 1-0 no Dragão, o técnico sublinhou, em conferência de imprensa, que um tento portista colocaria "grande pressão" no adversário, que assim teria de fazer três golos para chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A hora decisiva chega quarta-feira, às 19h45.

Após o jogo da primeira mão, disse que o FC Porto não alteraria a sua identidade em Málaga. Mantém essa ideia?
Acredito claramente que amanhã assistiremos a um jogo de Champions, entre duas equipas que querem marcar golos, com intensidade, ritmo e qualidade colectiva e individual. Acredito num estádio cheio, com um ambiente quente e espectacular, como aqueles em que gostamos de jogar.

Sendo o FC Porto uma equipa habituada à Champions, a experiência será determinante? O FC Porto vai ter de marcar para seguir em frente?
Em relação à experiência, sinceramente, não acredito em favoritismos antecipados. Acredito no trabalho, na competência, na maturidade táctica da equipa, qualidade e talento dos jogadores. Sabemos bem o que queremos desta Champions e sabemos que o Málaga vai ter de ir atrás do golo; se nós fizermos primeiro um golo, colocaremos uma pressão enorme no adversário. O nosso grande objectivo é chegar cá e fazer golos e acredito que amanhã faremos golos no La Rosaleda.

Que diferenças espera em relação ao jogo da primeira mão?
As diferenças decorrerão, fundamentalmente, da necessidade que o Málaga tem de marcar. Acredito que vão arriscar mais. Estamos no intervalo de uma eliminatória e eles vão querer virar o resultado negativo que trazem do Porto, enquanto nós não sabemos jogar para defender resultados. Gostamos de ter a bola, a iniciativa, pressionar e condicionar o jogo do adversário. Somos extremamente competitivos e temos ambição. Amanhã seremos o que sempre temos sido.

No sítio do Málaga na Internet, há um vídeo promocional do jogo que o trata como um desafio histórico, com armaduras, capacetes e espadas. Como vê este trabalho psicológico?
O Málaga tem ambições legítimas. Nós temos as nossas, sabemos o queremos e o que temos de fazer para ultrapassar esta equipa na sua casa, com o seu público. Estamos habituados e gostamos dos grandes jogos e ambientes. Esperamos uma casa cheia, que também nos motiva. Em relação às estratégias motivacionais do adversário não tenho nada a dizer, eles têm o direito de fazer o que acham necessário.

O facto de ter Mangala e Moutinho em pleno dá-lhe um conforto extra?
Todos os grandes jogadores fazem falta e todos são importantes, independentemente do valor individual de cada um ser afirmado pelo colectivo. Porém, um colectivo é sempre mais forte com jogadores de grande qualidade. O talento é importante mas vivemos do que produzimos colectivamente

Para o Málaga este jogo tem um sabor histórico. Que sabor tem para o FC Porto?
É um momento em que queremos continuar em prova e fazer a nossa história. O que já fizemos nesta competição foi grandioso, mas queremos continuar a fazer história, esta equipa tem sede de vitória e muito para conquistar. Quer ficar na história do FC Porto e da Champions.

O Málaga está a atravessar numa fase menos boa. Que resposta poderá dar?
Do ponto de vista individual e colectivo, trata-se de uma grande equipa. Esta prova tem características distintas do campeonato e espero um Málaga de qualidade, como vi no Dragão, a saber que tem de marcar golos mas também que um golo sofrido lhe colocará pressão extra. Estão recheados de talento individual e têm um treinador com provas dadas. Não acreditamos, nesta fase, em facilidades. Acreditamos muito no nosso jogo, nos nossos argumentos e temos o orgulho de colocar em jogo o nosso trabalho, para seguir em frente e mostrar toda a nossa qualidade.

Que comentário lhe merece o interesse do FC Barcelona em Jackson, revelado por um representante do avançado?
Pessoalmente, orgulha-me que um jogador acabado de chegar à Europa desperte já tanto interesse, se é que não é especulação. O Jackson tem muita qualidade, mas consegue manifestar todo o seu talento porque está inserido num colectivo forte, que ajuda e facilita os talentos a sobressair. Não tenho mais a dizer... É um grande ponta de lança, como tem provado em todos os jogos. Não me admiro que vários clubes estejam atentos.

Concorda que o 4x3x3 é o sistema mais fácil de ser defendido?
Estamos numa eliminatória bonita da Champions. Vamos falar deste jogo importante para as duas equipas. Não vou comentar.

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Lucho, Castro, João Moutinho, Defour e Izmailov;
Avançados: Jackson Martínez, James, Varela, Liedson e Atsu.

4 comentários:

  1. caríssimas(os),

    no fundamental:
    hoje, todos temos que estar Unidos em torno da nossa equipa do coração.
    a Garra, o Querer e a Vontade em pretender Vencer terão que estar presentes no La Rosaleda - estádio que, acredito, logo mais será uma filial do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos (o nosso Estádio do Dragão).

    certamente que seremos Porto!, car@go! :D
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Por muito que os tentem elevar
    serão sempre pequenos e pobres de espírito. Não há almofadas que lhes valha.
    http://oantilampiao.blogspot.pt/2013/03/blog-post.html

    ResponderEliminar
  3. É seguramente um dos jogos mais importantes da época…

    A possibilidade de atingir os quartos-final da maior competição mundial de clubes, os benefícios económicos que daí advêm e obviamente a honra que é poder figurar nos 8 melhores da Europa.

    Hoje os adeptos têm de estar com a equipa, apoiando-a incondicionalmente, mas os jogadores também deve exibir-se ao seu melhor nível. Não há motivos para haver cansaço, nem desconcentrações individuais que causem prejuízos coletivos graves num jogo desta importância.

    Para mim a equipa de hoje seria:

    Helton

    Danilo, Alex Sandro, Maicon, Otamendi,

    Lucho, Fernando, Moutinho

    James, Jackson, Atsu

    FORÇA FC PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Porque não te callas VP

    ResponderEliminar