17 março, 2013

"Vamos redireccionar toda a concentração para o Marítimo"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

No futebol de alta competição, um plantel só se pode dar ao luxo de sentir emocionalmente um desaire durante um dia. Por isso, Vítor Pereira lembrou que o trabalho desta sexta-feira já foi completamente virado para o confronto com o Marítimo (domingo, 18h). Após a eliminação da Champions, a revalidação do título emerge como um objectivo ainda mais motivador.

“A este nível só nos podemos dar ao luxo de ficar ressacados emocionalmente um dia. Esse dia já passou, hoje estamos preparados para outra guerra que vai ser o jogo com o Marítimo. Mentiria se não dissesse que a eliminação da Liga dos Campeões nos entristeceu e foi uma expectativa grande que não se concretizou, mas também sabemos que temos um campeonato para ganhar, que queremos muito revalidar. Trabalhamos muito para isso e o próximo jogo será fundamental. Vamos redireccionar toda a nossa concentração para o Marítimo. Os jogadores têm de estar preparados para as dificuldades que o adversário nos vai criar e com rigor, seriedade e um carácter grande pretendemos chegar lá e provar que queremos ganhar o título”, afirmou, em conferência de imprensa, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

O técnico admitiu que o estádio dos madeirenses é um “campo extremamente difícil”, onde o Marítimo “não cede muitos pontos”, mas prometeu uma equipa portista “a acreditar claramente” nas suas ideias de jogo. “Andamos a trabalhar para revalidar o título desde o primeiro jogo, desde aí que sabemos qual é a nossa responsabilidade. Sabemos que vamos defrontar um Marítimo com qualidade, que está mais forte neste momento do que quando os recebemos em casa. Têm jogadores com qualidade individual, rápidos na frente, e uma matriz bem definida. A nossa responsabilidade é ir à Madeira buscar os três pontos e revalidar o campeonato”, declarou.

Vítor Pereira aproveitou a conferência de imprensa para abordar de novo o jogo em Málaga e “encerrar de vez” esse capítulo: “Entrámos no jogo tal como somos, a querer controlar e mandar no jogo, de forma agressiva e pressionante. Do outro lado também estava uma equipa pressionante, de qualidade e que quis ganhar o jogo, dificultando-nos a circulação e essa posse que gostamos de ter. A partir da expulsão é evidente que isso se tornou mais difícil de concretizar. Passados estes meses todos, seria de estranhar que não lidasse com o elogio e a crítica de forma diferente. Percebo que no momento da eliminação é isso que se valoriza e o que foi feito de bom é desvalorizado, mas a equipa tem de ter consciência do trabalho que fez. Fizemos grandes jogos nesta Champions, passámos uma imagem de grande qualidade e fomos a única equipa portuguesa que passou a fase de grupos. Mesmo no jogo que perdemos em Paris mostrámos a nossa força e em casa com o Málaga mostrámos qualidade. Fomos eliminados dando a cara, olhos nos olhos, querendo ganhar da nossa forma”.

O treinador do FC Porto precisou: parte da crítica tem como objectivo “atingir” a equipa, numa “fase importante do campeonato”, tentando que ela caia “depois de levar uma pancada”. Daí o surgimento de algumas notícias que dão conta de uma suposta fragilidade da sua posição no clube: “O que saiu hoje faz-me lembrar uma outra notícia de há cerca de um ano, antes de irmos a Braga, que dava conta de que estaria fora do FC Porto, independentemente de sermos campeões ou não. Quando me referi à honestidade intelectual e da crítica quis referir isso mesmo. Há uns meses reagiria emocionalmente, mas depois de já me tiraram tantas vezes do lugar e de termos sido campeões nacionais continuo aqui, a acreditar que vamos revalidar o título e que o próximo jogo é importantíssimo para essa revalidação. Sabemos cá dentro qual é a intenção e isso já vem de há muitos anos. Não me aquece nem arrefece, fico exactamente na mesma”.

Em relação à condição física de João Moutinho, ficou a saber-se que está “entregue ao departamento médico”. Vítor Pereira considerou ainda que o facto de estar fora das competições europeias não torna o caminho mais fácil ao FC Porto na Liga portuguesa: “Todos fazem uma gestão física e emocional, o ano passado estávamos mais ou menos nas mesmas condições”.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro;
Médios: Lucho, Fernando, Defour, Izmailov, Castro, James e Varela;
Avançados: Liedson, Jackson Martínez e Atsu.

0 comentários:

Enviar um comentário