12 março, 2013

Sangue, suor e lágrimas no Sá Leite, em Braga

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há jogos assim. De emoções fortes, corações acelerados, com finais dramáticos que deixam os adeptos descontrolados, tresloucados até.

No sábado, tive a felicidade de estar presente no pavilhão Flávio Sá Leite em Braga. Ao intervalo, em conversa com o meu Amigo bLuE bOy, tanto eu como ele, ainda acreditávamos na remontada. A fibra desta equipa de andebol do FC Porto é enorme e nós bem lá no fundo sabíamos que eles também acreditavam ser possível reparar aqueles 5 golos de diferença...

Quando o Porto perde a bola a menos de um minuto do fim, com 19-19 no marcador, Laurentino foi enorme e defendeu um contra ataque dos Minhotos sem qualquer oposição. Foi aí que se sentiu que íamos ganhar. Tiago Rocha converteu o 7mts depois de clara falta grave sobre Spínola, com o ABC nos 30 segundos finais, ainda a tentar empatar. Quando vi a bola sair ao lado, exultei e senti que se ganhou um jogo que vale bem mais que os habituais 3 pontos. Remontadas destas são complicadas de se conseguir em ambiente adverso e os nossos guerreiros conseguiram... quem sabe se o PENTA não vai depender desta vitória épica?

No final, não sei se choravam mais os adeptos que os jogadores... abraços e mais abraços, gritos de guerra e de vitória, lágrimas de alegria e êxtase, coisas que por palavras não é fácil transmitir. Há uma união incrível entre todos nós. Há tanto Porto em todos nós, adeptos, técnicos, dirigentes e jogadores desta equipa de andebol do nosso FC Porto!

Agora, todos à Maia no próximo sábado (18h00) onde se irá jogar um sempre emocionante Águas Santas/ FC Porto. É importantíssimo conseguir-se mais uma vitória antes da recepção ao Sporting.



ANDEBOL
  • ABC Braga 19-20 FC Porto
O jogo começou com os Minhotos a defenderem 6x0, e a bater forte e feio em tudo o que era azul. A dupla de arbitragem foi permissiva na 1ª parte, com os Dragões a não se adaptaram a este andebol à margem das regras, embora seja justo também referir a boa performance do guarda-redes da casa e os zero (!) golos por nós marcados em contra ataque...

Na 2ª parte, a perder por 10-5, foi necessário um Dragão cheio de coragem, cheio de fibra e personalidade. Aos 38 minutos, ainda havia 14-9. O FC Porto reagiu depois e ficou a 3 diferença, que o ABC ainda manteve até aos 46 minutos (16-13).

Depois, com os Dragões cheios de fogo, foram partindo pedra sobre pedra, com Tiago Rocha e Pedro Spínola em grande estilo (8 e 6 golos respectivamente), conseguindo igualar aos 16-16, a 8 minutos do fim. O mais difícil estava conseguido e o Porto com um Laurentino brilhante, conseguiu mesmo passar para a frente aos 57 minutos, com um míssil de Gilberto Duarte (18-19). Os minhotos ainda empataram, mas Tiago Rocha virou herói, apontando o 19-20 a 30 segundos do fim.


Grande vitória do FC Porto rumo ao pentacampeonato! Grande festa no fim, com jogadores e adeptos a exultarem juntos com esta conquista. Com grande azia, ficou o adjunto do ABC, Carlos Ferreira, responsável pelo facto da Polícia não deixar os adeptos situarem-se atrás da baliza. No final, acabou expulso e com um grande melão.

Agora, há que ganhar em Águas Santas no próximo sábado, pelas 18h00 (em direto na BOLATV), para manter a liderança partilhada com o rival vermelho lá de baixo.



HÓQUEI EM PATINS
  • FC Porto 5-3 Barcelos
Vitória bem conseguida do FC Porto, num jogo que é sempre um clássico do hóquei Português.

O Barcelos ainda se aguentou até aos primeiros 5 minutos da 2ª parte (2-2), mas nessa altura, 3 golos seguidos do Porto (Jorge Silva, Ricardo Barreiros e Caio) definiram o vencedor do encontro. Os minhotos, a 6 minutos do fim, ainda reduziram para 5-3, mas ficaram-se por aí.

Foi o 2º jogo sem Edo Bosch, castigado com 3 jogos de suspensão, e onde Nélson Magalhães voltou a exibir-se em bom nível. Já os dois primeiros golos do Porto foram de Barreiros e Ventura.

Com esta vitória, o Porto continua a 1 ponto do líder.

No sábado, pelas 20h00 lusas, o FC Porto joga na Catalunha perante o Noia, na última jornada do seu grupo na liga europeia, com a qualificação e o 1º lugar já assegurados. Depois, na quarta-feira seguinte (dia 20), há jogo dos 16 avos da taça com a recepção ao HC Braga (21h).



BASQUETEBOL
  • FCP Dragon Force 104-59 GD André Soares
  • Académico 58-82 FCP Dragon Force
Três grandes vitórias do FC Porto Dragon Force nesta semana.

A mais difícil, foi obtida na 4ª feira, em Ovar, para o Nacional de SUB20 por 59-67, com Pedro Bastos a anotar 19 pontos, Sotta 16, Soares 13 e Gallina 11.

No sábado, para a CNB2, vitória no recinto do Académico por 58-82, com 13 pontos de Gallina, 12 de Miranda e 11 de Pedro Figueiredo.

Por fim, no domingo, também para a CNB2, mais um triunfo por 104-59 sobre o GDAS, com 28 pontos de Pedro Bastos (com 8 triplos!), 16 de Figueiredo, 14 de Miranda e 11 de Eduardo Guimarães.

Esta 5ª feira, volta o Nacional de SUB20 no Dragão Caixa (21h), com entrada livre, na recepção ao Sangalhos... no domingo, para a CNB2, deslocação ao Salesianos pelas 18h00. Os azuis e brancos lideram estes 2 campeonatos!



Um abraço do Lucho.

6 comentários:

  1. "No final, não sei se choravam mais os adeptos que os jogadores... abraços e mais abraços, gritos de guerra e de vitória, lágrimas de alegria e êxtase, coisas que por palavras não é fácil transmitir. Há uma união incrível entre todos nós." - ESTÁ TUDO DITO.

    Vale a pena ver o vídeo.
    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Grande vitória no Andebol, onde tivemos a estrelinha de campeão. Mas é uma estrelinha que dá muito trabalho, alicerçada em muita crença, muita alma, muito espírito de grupo e de conquista. O Andebol é um exemplo.

    Hóquei também não foi fácil, mas conseguimos o que era importante e continuamos a depender só de nós para reconquistar o título.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. os caríssimos Lucho e dragão Vila Pouca já o afirmaram:
    em Braga, foi muita Garra, muito Querer, muito Espírito de grupo.

    foi um encontro em que fomos Porto!, car@go!
    (e que certamente marcará este percurso rumo ao tão desejado penta)

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. No px sábado (18h)em Águas Santas a dupla de arbitragem será composta por E.Nicolau e I.Caçador.

    ResponderEliminar
  5. Viva Lucho!

    Grande vitória do andebol! Que raça e entregas fantásticas desse grupo que tantas alegrias nos dá...E a maior alegria é mesmo a alma guerreira, um espírito à Porto que me parece que por exemplo falta no futebol, mas que no andebol está muito bem enraizado! Quer ganhem, quer percam, estes bravos atletas
    merecem sempre o nosso aplauso!

    Um grande aplauso também para vocês, que não se cansam de ir a todo o lado apoiar as modalidades. Por aquilo que presencio quando vou ver algum jogo das modalidades, acredito que uma parte do espírito guerreiro à Porto destes jogadores se deve também às sinergias que se estabeleceram desde cedo entre o andebol e um grupo de adeptos que respira FCP por todos os poros. Esta vitória em Braga tem também o vosso cunho! Eu como apaixonado das modalidades, embora agora por diversos motivos com menos oportunidade de as ver ao vivo desde esta época, agradeço-vos pois são estes momentos de apoio que depois me permitem a mim e aos restantes adeptos festejar títulos no final da época.

    Fui ver o hóquei. Embora tenha sido um jogo agradável e bem disputado, julgo que o resultado final é algo enganador, pois falhamos muitas bolas paradas e ainda enviamos 5 ou 6 bolas ao ferro. A rever, no entanto, a situação que deu origem ao 1-1. Na fase decisiva da Champions, por exemplo, não podemos cometer erros destes sob pena de os pagarmos muito caro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. no ANDEBOL, aquela defesa monstruosa de Tino a 1min do final, valeu a vitória num jogo em que durante largos e largos minutos, a bola parecia queimar nas mãos dos nossos... mas se calhar, porque não dizê-lo, aquela defesa vai valer um campeonato, o Penta... vai uma aposta?!

    no HÓQUEI, foi mais um passo rumo à reconquista do ceptro... o dia está a chegar!

    por fim, os "meninos" do BASQUETEBOL, continuam em grande, com muito trabalho e muita seriedade, no seu "passeio" rumo, quem sabe, já na próxima época, à Proliga, sem passar pela CNB1?! quem sabe?!

    ResponderEliminar