16 dezembro, 2013

Tragédia nas Antas – há 40 anos

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Em 16 de Dezembro de 1973, jogava-se o 13.º minuto do FC Porto – Vitória de Setúbal da 13.ª jornada do Campeonato Nacional de futebol…

13.ª Jornada – 16 Dez.1973; Estádio das Antas, Porto
Árbitro: Porém Luís (Leiria)
FC Porto 2 – Vitória de Setúbal 0
FC Porto ► Tibi; Rodolfo, Ronaldo, Rolando e Guedes; Pavão (Vieira Nunes, 13’), Marco Aurélio e Bené; Oliveira, Abel e Nóbrega. Treinador: Béla Guttmann.
Vitória de Setúbal ► Joaquim Torres; Rebelo, Carlos Cardoso, José Mendes e Lino; Octávio, Matine (Vicente, 60’) e José Maria; Campora (José Torres, 46), Duda e Jacinto João. Treinador: José Maria Pedroto.
Golos: 1-0, Abel (7 m); 2-0, Marco Aurélio (25 m).

Trágico acontecimento nas Antas
Fernando Pascoal das Neves (Pavão), ao 13.º minuto do jogo da 13.ª jornada com o Vitória de Setúbal, nas Antas, caiu inanimado no relvado depois de um passe para o colega Oliveira. Prontamente os componentes do banco portista e os seus companheiros acorreram, bem como os elementos da equipa setubalense, pois todos pressentiram que algo de grave se passara. Retirado de maca, já inconsciente, foi conduzido ao Hospital de S. João que pouco depois confirmava o óbito. A hemorragia cerebral ou paragem cardíaca tornaram impossível salvá-lo. Tinha 26 anos. O clube e o futebol português perdiam os dos mais talentosos jogadores portugueses de sempre e com qualidades humanas muito apreciadas por todos. No estádio, um manto de silêncio cobriu o recinto. Profundamente consternados, os seus companheiros de equipa ganharam o jogo (2-0). Tinha sido a vitória mais chorada e triste das suas vidas. A cidade do Porto e o clube vestiram-se de luto.

A tristeza de Pedroto
“Pela primeira vez vi os jogadores saírem do campo a chorar. Foi a maior tristeza da minha vida desportiva” – afirmou José Maria Pedroto, citado pelo JN, adversário nessa tarde mas que já treinara Pavão.

Pavão ao ser transportado para o hospital após o ataque cardíaco que sofreu em jogo, com o médico José Santana amparando-o

A notícia no JN

18 Dez. 2012 - Os companheiros de equipa seguem o féretro de Pavão coberto pela bandeira do FC Porto

Uma triste recordação
Naquele fatídico dia 16 Dez.1973 eu estava em Lisboa a aguardar a hora de tomar o avião que me levaria, de novo, à Guiné-Bissau. Tinha gozado os 35 dias de férias que concediam aos que enfrentavam aquela maldita guerra colonial. No hotel seguia pela rádio o desenrolar do jogo que opunha o FC Porto ao Vitória de Setúbal. Ao minuto 13 fiquei apreensivo, muito apreensivo face ao ocorrido. Os meus receios vieram a revelar-se justificados. Infelizmente. Quando soube da morte de Pavão entrei em estado de choque, inconsolável na dor que atingiu toda a família portista e o desporto português.
Horas depois - ia perdendo o avião – antes de sair do hotel a caminho do aeroporto, ainda telefonei ao meu Pai que assistiu horrorizado, no Estádio das Antas, ao triste desenlace. Quando cheguei a Bissau não se falava de outra coisa e também aí foi muito sentida a irreparável perda.
Um dia trágico para o desporto em Portugal.
Fernando Moreira

Participantes num jogo homenageando Pavão junto à placa em sua memória, no Estádio das Antas.

Biografia de Pavão – Fernando Pascoal das Neves (n. Chaves, 12 Ago.1947 – m. Porto 16 Dez.1973), um grande jogador com enorme talento, um médio com excelente visão de jogo.
• "Pavão" lhe começaram a chamar nos jogos de rua, em Chaves, por fintar de braços abertos, em jeito de pavão. Tinha 13 anos quando se iniciou no Desportivo de Chaves, nas escolas de António Feliciano, e desde logo demonstrou uma grande aptidão para o desporto rei. Mas o futebol não era a sua única paixão. Atleta nato, aproveitou a estrutura do desporto escolar para praticar atletismo, voleibol e andebol, sem que isso o fizesse abandonar o futebol. Exercendo também Feliciano o nobre cargo de professor de educação física na Escola Comercial de Chaves, conta-se que, tal era o entusiasmo de Pavão e dos seus colegas, quando as aulas terminavam, punham-se todos a correr atrás do automóvel do professor Feliciano, da escola ao estádio! Chamavam-lhe o “treino de fôlego”. Com esse espírito, pertinaz, lutador e com o talento que já revelava, foi sem surpresa que Pavão começou a ser cobiçado pelos “grandes” do futebol português. Em 1964, por 300 contos, o FC Porto ganhou a corrida ao Benfica que já se tinha enamorado pelo talentoso flaviense.
• Era ainda juvenil quando veio para o FC Porto pela mão do “mestre” Artur Baeta (responsável pelas escolas portistas) que viu nele qualidades irrefutáveis. Foi integrado na equipa de juniores, ganhando o Campeonato da categoria em 1964-65. Na época seguinte (1965-66), com 18 anos, o médio flaviense é desde logo promovido à primeira categoria e, numa equipa orientada por Flávio Costa, estreou-se contra o Benfica na vitória por 2-0 do FC Porto, nas Antas, à 3.ª jornada do Campeonato (26-9-1965). Pavão não se perturbou com o teste de fogo assinando uma exibição excepcional e conseguindo, inclusive, “secar” Mário Coluna o motor dos encarnados.
• Fernando “Pavão” depressa confirmou ser um predestinado, detentor de excelente técnica e invulgar capacidade táctica que faziam dele um genuíno estratego do futebol moderno. José Maria Pedroto, que regressou às Antas na ânsia de resgatar o clube do longo jejum de títulos, fez dele a estrela da companhia tornando-o também capitão de equipa. Uma atitude ousada do astuto treinador já que Pavão era o mais jovem jogador do plantel.
• Ambos venceram a Taça de Portugal 1967-68. Depois de eliminar Beira-Mar (2-1, 2-0), Varzim (4-0, 5-1), Sporting da Covilhã (4-0, 5-1), Belenenses (3-1, 0-0) e Benfica (2-2, 3-0), na final, no Jamor, o FC Porto defrontou e venceu (2-1) o Vitória de Setúbal de Fernando Vaz. Na equipa de Pedroto a "estrela", mais uma vez, chamou-se Pavão que rubricou uma exibição esplendorosa.

A equipa que venceu a Taça de Portugal 1967-1968. Pavão é o terceiro a contar da direita, em cima.

Pavão com parte do plantel de 1970-71, já com o treinador António Teixeira que substituiu Tommy Docherty. Foi o ano do sensacional 4-0 ao Benfica, nas Antas.
Em cima, a partir da esquerda: Vítor Hugo (massagista), Rui, Vieira Nunes, Rolando, Valdemar, Armando Manhiça, Pavão, Gualter, Armando e António Teixeira (treinador);
em baixo: Abel, Lemos, Custódio Pinto, Bené, Nóbrega e Chico Gordo.

O estilo inconfundível de Fernando “Pavão” que espelha, em lances de jogos com o Oriental e com o Benfica, todo o espírito de luta, apego e tenacidade com que defendeu a sua camisola de sempre, a do FC Porto

Mocidade vigorosa, elegância, talento às mãos cheias, eis o ditoso Fernando “Pavão” que aqui se recorda cumprimentando Amália Rodrigues. Por ele o Porto, que o admirava, verteu lágrimas sentidas.

• Pavão foi internacional A por seis vezes, estreando-se num jogo amigável disputado em Lourenço Marques, Moçambique, em 30 Jun.1968. O adversário de Portugal foi o Brasil que venceu por 2-0. Na segunda parte desse encontro, Pavão foi substituído, não se sabe por que razão, pelo avançado academista Artur Jorge. Este, no final do jogo, diria: “Substituí o melhor jogador em campo”. De facto os jogadores do FC Porto eram, por essa altura, deliberada e repetidamente preteridos a favor dos do Sporting e, sobretudo, dos do Benfica. O despotismo de Lisboa que imperava no futebol português (não erradicado ainda) coarctava a carreira internacional aos futebolistas portistas. Pavão, que também foi vítima do “polvo” sulista, integrou a equipa nacional em 2 Mai.1973, em Sófia, contra a Bulgária (1-2), em jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo. Mal ele sabia que jogara com a camisola das quinas pela última vez…
• A genialidade e a postura de Pavão em campo seduziram o Manchester United que, no início do ano de 1973, envidou todos esforços para o contratar e lhe dar a posição do mítico Bobby Charlton. Os dirigentes portistas não admitiam sequer discutir proposta que envolvesse menos de 5.000 contos, uma fortuna para a época.
Mas o flaviense teria pouco tempo para continuar a mostrar a sua prodigiosa aptidão para o futebol. A auspiciosa carreira viria a ser abruptamente interrompida. Pavão viria a falecer, tragicamente, durante um jogo nas Antas.

• Em 16 de Dezembro de 1973 o FC Porto defrontava, no Estádio das Antas, o Vitória de Setúbal de Pedroto em jogo a contar para a 13.ª jornada do campeonato. Ao 13.º minuto, quando a equipa portista já ganhava e as bancadas festejavam, Pavão ganhou um lance a meio-campo, dominou a bola, endossou-a com rigor milimétrico ao colega António Oliveira, deu mais um passo em frente e caiu de bruços, inanimado, no relvado. De pronto assistido foi, por ordem do médico do clube Dr. José Santana, conduzido ao Hospital de S. João.
O jogo prosseguiu no meio de grande apreensão e comoção. Ao intervalo, através da instalação sonora das Antas, era anunciado que se tinha tratado de uma indisposição. Perto do final do encontro foi difundida através da rádio a morte de Pavão. No estádio, no final do jogo, a mesma notícia era transmitida aos espectadores presentes. A estupefacção e a dor tomaram conta de todos. Lágrimas incontidas prantearam o desaparecimento de um ídolo muito querido.
A hemorragia cerebral ou paragem cardíaca tornaram impossível salvar Pavão. O clube e o futebol português perdiam os dos mais talentosos jogadores de então. Uma perda irreparável. Profundamente consternados, para os seus companheiros de equipa (que ganharam o jogo por 2-0) tinha sido a vitória mais chorada e triste das suas vidas. E foi o dia mais triste da longa existência das Antas. A cidade do Porto e o clube vestiram-se de luto. Em memória do malogrado futebolista o FC Porto erigiu um monumento, no Estádio das Antas, que depois transitou para o Estádio do Dragão.

No Museu do FC Porto está guardado o equipamento com que Pavão tombou ao serviço do Clube

• Pavão deixou órfã uma filha de tenra idade. O presidente Américo de Sá prometeu ajudar a família. Pelos vistos, ajudou pouco. A filha, Cristina, só teria os estudos pagos quando Pinto da Costa assumiu a presidência do FC Porto.
• Fernando Pascoal das Neves, “Pavão”, um jogador genial, um ídolo inesquecível de todos os portistas.
Carreira no FC Porto (equipa sénior)
1965-66 a 16 Dez.1973
Palmarés
1 Taça de Portugal (1967-68)


Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

2 comentários:

  1. Um dia triste e inesquecível. Que temos bem presente, sendo Pavão uma constante recordação.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me muitíssimo bem desse triste acontecimento.
    -Soube disso ao fim da tarde, também eu à época no cumprimento -em Lisboa- do Serviço Militar Obrigatório.
    Soube disso e a verdade é que ainda hoje no terreno onde esteve implantado o velhinho Estádio das Antas, lá sobrevivem os restos da Torre de Iluminação que para sempre à noite visaria com um jacto de Luz o local do relvado onde Pavão tombou nessa tarde.
    Vi-o jogar pela primeira vez na equipa de Juniores do Porto em Vila Nova de Gaia -no campo do S.C. de Coimbrões, Parque Silva Matos- contra a equipa gaiense num jogo que acabaria em vitória do Porto por 4-1 e em que estiveram presentes vários jogadores excepcionais quer de um lado quer do outro do campo.
    Da parte do Porto recordo Aníbal, Rendeiro, Pavão, Piruta, Ernesto...Do lado do Coimbrões lembro Domingos, Álvaro Andonça, Matos...Muito entusiasmo no jogo pois o Coimbrões tinha tradição na categoria, uma boa equipa e o Porto trazia Pavão na embalagem.
    Jamais o esquecerei e nesse dia as minhas convicções Portistas cresceram imenso, muito pelo ódio cego e aterrorizadoramente estupidificante manifestado no Campo por alguns adeptos mais fanáticos, muitos eram, eu sabia-o, simultâneamente adeptos do Benfica e do Sorting de Lisboa, que cuspiam nos jogadores do Porto sempre que estes se aproximavam da cerca que envolvia o terreno de jogo.O capitão do Porto foi expulso e foi degradante o espectáculo a que assisti no seu caminho para o balneário...

    ResponderEliminar