20 março, 2014

A LUTA CONTINUA!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Estes últimos dias têm sido férteis em assuntos que mereciam um comentário especial...

Desde as várias atribulações internas, das quais a última foi a grave lesão do Helton, às parvoíces dos coitados dos “verde bisga” e comandita, temos tido muito que falar. Mas sinceramente não tenho especial vontade de ir por ai neste momento...

Na verdade, e sendo este um texto a publicar em dia de jogo grande, acho que é bem mais importante focar no que temos que enfrentar e deixar o resto a marinar por agora. Por isso o meu foco está neste duelo com o Nápoles, a primeira grande “final” que teremos pela frente neste final de época que nos pode deixar mais perto da redenção ou de um ataque de nervos!

Sejamos claros: por força de um mau planeamento e alguns azares, estaremos amanhã num dos estádios mais difíceis da Europa claramente “coxos”. Só um FC Porto de luxo poderá sobreviver neste cenário e contra o Nápoles mais forte desde os tempos de Maradona arrisco dizer que a nossa passagem será um feito de registo. Mas a esperança existe sempre e há que acreditar que os nossos jogadores darão o seu melhor e estarão com vontade de mostrar que mesmo debilitados não deixam de ser uma equipa recheada de campeões. A ver vamos como corre, esperemos que os milhares de Portistas que estarão hoje no San Paolo sejam acompanhados por uma equipa à Porto.

Nestas semanas joga-se muito dentro e fora do campo e sinceramente sinto que a fase sobranceira e arrogante que passamos no pós minuto 92 está (felizmente) morta e enterrada. Nunca fomos bons quando nos deixamos levar pelo facilitismo (o pós Penta e o pós Gelsenkirchen mostram isso) e mais uma vez a versão Porto “soft e sobranceiro” não foi bem-sucedida. Passado é passado, é pena que não tivéssemos tirado as ilações que deveríamos ter retirado das últimas temporadas, mas agora há que minorar os danos desportivos e preparar um novo ciclo, que esperemos que venha a ter os resultados dos anteriores.

Pode não ser muito sexy ou agradável para observadores neutros, mas não nos podemos esquecer como começamos a dominar o futebol nacional, das nossas raízes guerreiras, sempre “contra a corrente” e muitas vezes de forma dura e tida como inconveniente... O FC Porto não se fez grande preocupando-se com a angariação de simpatias generalizadas ou com o aumento de likes num facebook qualquer, até porque nunca deixamos de ter uma imagem sempre atacada e deturpada pela imensa falange de anti Portistas que pululam por ai. A actual linha de rumo tem de ser corrigida, não podemos voltar aos tempos dos “bons rapazes” do pré Pedroto e Pinto da Costa, sob pena de não voltarmos a ser o que fomos. Os sinais andam ai, derrotas a sul do Douro, muitas delas com o empurrão do apito, tudo a lembrar outros tempos...

Veremos como as coisas correm, para já é focar no Nápoles e desejar uma noite de glória e depois ganhar ao Belenenses, já na rampa de lançamento do importante duelo com o rival que de morto passou a vivo graças à nossa “boa vontade”...

Continuação de boa semana e força FC Porto!

PS: Nas modalidades seguimos bem vivos, com um Andebol em bom ritmo, um Hóquei revigorado e um Basquetebol cada vez mais promissor. Ainda temos muitos desafios pela frente mas estou confiante que daqui sairão muitas alegrias. Força Rapazes!

4 comentários:

  1. Acha normal o Porto pagar 9 milhões de €€ por um central que pesa 68 Kgs?! Vindo dum clube que ninguém conhece?! Logo á noite vamos tirar as duvidas e ver a tal visão maravilhosa que o nosso departamento de Scouting em auxilio do super director desportivo conseguiu descobrir tamanho talento. Esperemos é que não esteja muito vento, pois o Reys pode ir pelo ar..... Enfim, ... Saudações portistas, e Deus queira que eu me engane e logo á noite em Napoles o Reys prove ter sido uma grande contratação do Sr Antero Henrrique e não mais uma golpada como o Caballero, o Herrera, o Vitor Garcia, o Tiago Rodrigues, e muitas outras.

    ResponderEliminar
  2. A facilidade com que se desconfia do FCPorto em anos menos bons é gritante.
    Recorda-se de Ricardo Carvalho e do seu percurso inicial ao serviço do clube? Pois é. ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois é Lek; o problema é que aparentemente somos os de dentro que desconfiamos... é horrível!
    primeiro porque esta desconfiança é dolorosa para os jogadores; em véspera de um jogo importantíssimo a única coisa que se pensa... no que o homem custou! (Ainda se fosse ele que ganhou esse dinheiro!)
    depois, porque parece que há um misto de inveja-inocência na questão da avaliação de quem trabalha na direção... inveja por razões óbvias de dinheiro/ como se ganhar dinheiro fosse pecaminoso; inocência porque obviamente ninguém anda ali por ver os outros a andar.!...

    ResponderEliminar
  4. Conheço um fulano que pesa mais de 100 quilos mas não defende grande coisa!...

    ResponderEliminar