04 março, 2014

“Annus horribilis”…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

É quando a 9 jornadas do fim (ou 8 como PF disse no flash-interview), estamos a 9 pontos da liderança, a 4 do 2º lugar, com apenas 4 de vantagem sobre o 4º lugar e a jogar sem modelo, nem fio de jogo, sem a mínima ideia ou organização tática, nem nenhum dos princípios básicos de organização de uma equipa de futebol, e tendo em conta isso tudo ainda termos de jogar com o slb mais 4 vezes para 3 competições diferentes.

É quando perdemos em Coimbra, algo que não acontecia há mais de 40 anos ou quando perdemos com o estoril em casa, algo que nunca aconteceu em 70 anos.

Ou quando ainda não ganhamos um único jogo em casa para as competições europeias.

É quando um treinador chama Borussia Dortmund, Bayern Munique e Leverkusen a um clube cujo nome é Eintracht Frankfurt.

É quando um treinador herda uma equipa composta por Helton – 7 vezes campeão nacional, vencedor de 1 Liga Europa; Danilo – 2 vezes campeão nacional; Alex Sandro – 2 vezes campeão nacional; Otamendi – 3 vezes campeão nacional, 1 Liga Europa; Mangala – 2 vezes campeão nacional; Maicon – 3 vezes campeão nacional, 1 Liga Europa; Fernando – 4 vezes campeão nacional, 1 Liga Europa; Lucho – 6 vezes campeão nacional; Jackson – 2 vezes campeão nacional; (e tantos outros…), herda todos esses jogadores e consegue em 8 meses o grandioso (e difícil!) feito de fazê-los parecer autênticos coxos que nem para uma equipa de 2ª liga servem.

É quando um treinador não consegue valorizar/potenciar um único jogador, nem os que já estavam no plantel, nem os que entraram. TODOS parecem piores jogadores desde que PF assumiu o comando técnico da equipa. Para não falar no esquecimento/falta de oportunidades/indiferença com que são aproveitados jovens como Kelvin e Quintero ou nos 60 minutos que Ghilas tinha para o campeonato antes do jogo de Guimarães... já para não falar também na forma errada como Iturbe foi dispensado, aí com culpas repartidas entre SAD e treinador.

É quando um treinador não consegue explicar minimamente o porquê da equipa em menos de 10 dias ter desperdiçado uma vantagem de 2 golos em 2 jogos, nem explicar, nem tão pouco dizer o que pensa fazer no futuro para que tal não aconteça, de modo a que os adeptos percebam minimamente o que se passa.

É quando se dá a assustadora mas paradoxalmente lógica situação de na próxima jornada ser positivo para o FC Porto o estoril perder na luz, e na jornada a seguir ser importante para o slb que o FC Porto ganhe em alvalade.

Para encontrarmos um ano similar a este teremos de recuar a 2002, ano em que o FC Porto agonizava no 5º lugar em meados de janeiro. O contexto era outro e vivia-se a era “antes-de-Mourinho”, em que a aposta em jovens treinadores portugueses era vista com desconfiança por quase todos. Nessa altura, Otávio Machado foi despedido entrando para o seu lugar o então jovem Mourinho, o resto da história todos nós sabemos.

Em março de 2014, o contexto é diferente, quer ao nível da disponibilidade no mercado de treinadores, quer ao nível do perfil de treinador que deverá ser escolhido. Assim, parece-me evidente (se é que à hora que agora escrevo tal já não aconteceu!) que a solução terá de passar pela saída de PF e encontrar uma solução interna que aguente o barco até final, dê pelo menos alguma organização defensiva à equipa, junte os setores e crie um bloco minimamente coeso, ou seja, faça coisas normais para uma qualquer equipa de infantis de um distrital qualquer, mas que PF em 8 meses nunca soube minimamente implementar.

As coisas chegaram a um ponto limite, PF teve várias oportunidades para dar a volta ao texto, não conseguiu nunca fazer algo de positivo na presente época, contrariamente à esmagadora maioria dos seus antecessores que nos momentos maus sempre souberam dar a volta de uma maneira ou de outra. A estabilidade que PdC dá aos seus treinadores, a confiança que lhes confere e a proteção que tenta fazer em relação aos ataques externos não pode superar o limite do razoável, quando PF persiste nos mesmos erros, nas mesmas teimosias e pior que isso nem explicação tem para sucessivos desaires e maus resultados. A continuação de PF no comando técnico da equipa conduzirá a uma época muito má, possivelmente com estragos de grande dimensão.

A mudança para uma solução interna provavelmente também levará a uma época sem títulos, nem glória, mas se calhar mitigará os estragos e dará mais tranquilidade a um grupo, conferindo-lhe o mínimo de organização tática, princípios básicos de posicionamento e acima de tudo DIGNIDADE. Porque perder não é vergonha nenhuma, nem sequer tentar ganhar é que não é admissível. E não, a culpa não é só de PF. Há outras responsabilidades. Mas é certo que com a exceção de Otávio, Quinito ou Fernandez, nenhum treinador do FC Porto teve tão maus resultados como PF, com o mesmo Presidente, a mesma estrutura e jogadores de similar qualidade (pode discutir-se se mais ou menos qualidade num ou noutro setor, mas tal não explica tudo).

Isto faz-me lembrar da história da mãe que acha que o seu filho marcha correto e os outros é que marcham mal. PF teve condições que poucos treinadores têm no mundo do futebol, uma organização forte, um clube ganhador e os adeptos do seu lado. Esbanjou completamente todo o crédito que lhe havia sido dado fruto do bom trabalho em Paços de Ferreira, em termos comunicacionais não só não evoluiu, como agora até diz asneiras atrás de asneiras nas conferências de imprensa (alvo de chacota por todos) e trabalho da equipa em campo nem vê-lo.

Mau demais para ser verdade...

Nota off-topic: Os benfiquistas são uma espécie de prostitutas que passam a vida a pregar a moral e os bons costumes mas depois fazem muito pior do que aquilo que exatamente acusam os outros de fazer. O caso “Miguel Rosa” que não jogou nenhum dos dois jogos contra a sua antiga equipa (com a qual não já nem vínculo tem) e o golo mal anulado ao belenenses quando estavam 4 jogadores a pôr em jogo o avançado do Belenenses são casos paradigmáticos da verdade desportiva defendida pela maior parte dos paineleiros e comentadores que passam a vida a guinchar sobre o apito dourado. Mas este é mais um capítulo em que o FC Porto tem estado mal, reagindo tarde e de forma muito frouxa. Estamos mesmo como eles gostam, mansinhos, simpáticos e caladinhos. Não tarda ainda vamos ver o jornal a bola com elogios ao nosso clube, de tão simpáticos que agora estamos.

PS: Neste texto, procurei evitar ao máximo a demagogia barata e fácil de apontar o dedo apenas ao treinador, excluindo todos os outros de responsabilidades, mas efetivamente, nunca no universo Portista (que por sinal tem um pensamento bem díspar) houve um consenso tão grande em relação à principal (mas não única!) origem desta atual crise. Não se trata de gerir um clube de fora para dentro ou ceder às pressões dos adeptos, trata-se de algo tão evidente e indefensável. Aliás, com VP a massa estava dividida, com PF está unida em torno da ideia de que PF não serve e tem de sair o mais rápido possível!

9 comentários:

  1. Mais um óptimo post, e um retrato fiel da realidade, triste realidade digo eu, feito pelo amigo RCBC...Vem no seguimento de vários alertas, opinioes, e cenarios que se anteviam, que o RCBC , eu e muitos outros Dragões previamos que iria acontecer,o descalabro total de uma época desportiva, e uma absoluta e total GESTÃO DANOSA, infelizmente muitos de nós estavamos a ver bem as coisas, e todos aqueles do somos Porto, isto ainda falta muito, bla,bla, estão abslotumente equivocados, mas sinceramente isso é o que menos interessa no momento...e bater mais em PF acho que é absolutamente irrelevante, e ao olhar para PF o sentimento que sinto é pena...pena pelo ser humando destroçado que é PF no momento...Dito isto, acho que é importante não adormecer mos a sombra de um Presidente, a quem estamos TODOS ETERNAMENTE GRATOS, no entanto esse Presidente é humano e como todos os humanos erra, na minha opinão no que diz respeito ao futebol, erra muito menos que todos os outros juntos, sem duvida, mas erra e este ano na minha singela opinião...Todos os seres humanos que erram , tem de ter a sensatez e a inteligencia de reconhecer o erro, e aqui é que entra a minha enorme preocupação, que sei que é partilhada por muitos de nós, é que esse mesmo Presidente que tanto nos deu, neste momento por birra pessoal, por orgulho, por incompetencia, por senilidade quer obrigar um treinador absolutamente perdido, é que nao tem a minima vontade de continuar ali, nem sabe o que ali está a fazer...como dizia o nosso presidente quer manter esse senhor lá a força toda, só espero que a pessoa que nos deu a todos nós das maiores alegrias da nossa vida, não seja também ele o principal responsavel por uma serie de humilhaçoes que ainda podemos passar esta época, que serão das maiores da historia do clube...Já sei que virão aqui os pregadores do somos porto, e do presidente decide sempre bem, dizer que estou a traçar cenarios catastroficos, mas olhando para o calendario, e para a miseria e monte de farrapos que tá feita a nossa equipa de futebol, é só somar as partes...
    Uma nota offtopic, numa altura em que quase envergonha ver a equipa A jogar, da me um enorme gozo ver aquela rapaziada da equipa B e alma que põe em campo.

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  2. Só mais uma nota, se porventura o Presidente, tomar a 32 decisão,que como já defendi tem obrigatariamente de tomar, em defesa dos superiores interesses do FC Porto, ai sim, não me vou pronunciar, nem fazer campanha por A,B ou C, e apoiarei a 1000% a escolha, pk como já disse anteriormente na minha opinião ele errou nesta escolha, mas não esqueço que acertou mais que todos os outros juntos no Mundo juntos.

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  3. Pedro Ferreira04 março, 2014

    Não concordo. O PF recebeu um presente envenenado. E o VP sabia disso e essa foi uma das razões porque se foi embora.

    ResponderEliminar
  4. Libertem o Fonseca !

    ResponderEliminar
  5. Já tenho pena do Paulo Fonseca, o homem quer ir embora, já reconheceu que não tem explicação para os erros que estão a ser cometidos pela equipa, mas não o deixam ir embora, porquê? Foi alguma promessa que fizeram para irmos ao fundo? Começo a ficar preocupado com o nosso rumo, está na hora de irmos para o caminho.
    Neste momento qualquer um dos treinadores que estão nas camadas jovens do FCP, tem capacidade para fazer melhor que o Paulo Fonseca.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  6. Ponto prévio: Sou TOTALMENTE contra a qualquer tipo de atitude violenta para com o ser humano Paulo Fonseca, bem como qualquer tipo de ameaça à integridade fisíca a ele ou alguém da sua família.

    Mas pelo amor de Deus, fazer agora de PF um coitadinho vítima de não sei o quê, esquecendo toda a m**** que ele tem feito nestes 8 meses de trabalho, é próprio da propaganda que os jornais do regime lá de baixo fazem…

    PF teve condições que poucos treinadores têm, uma estrutura forte, herdou um plantel com vários tricampeões, com vários vencedores da Liga Europa… E depois recebeu Quintero, craque no mundial sub-20, recebeu Herrera e Reyes, internacionais mexicanos e outros… Não valorizou nenhum dos que recebeu e todos os que já estavam parecem piores jogadores, rendem menos de metade do que realmente valem… Não há fio de jogo, não há modelo de jogo, não há coisa nenhuma… Apenas uma teimosia num duplo-pivot e a aposta insistente em Lucho como número 10…

    Dizer que PF é um coitadinho vítima de tudo e todos parece-me completamente ridículo. PF tem graves deficiências de liderança de um grupo e taticamente está ao nível de um qualquer João de Deus...Não me venham agora com penas e misericórdias de PF…

    Não sei se muitos Portistas já repararam, mas não é preciso ser muito inteligente para perceber que existe uma vontade muito grande dos cabrões que nos odeiam de atribuir todas as responsabilidades desta crise à SAD e a Pinto da Costa, retirando do coitado do PF as responsabilidades do que está a acontecer… O futebol não é uma ciência oculta… E vendo o FC Porto a jogar, percebe-se claramente as graves deficiências que ali há, posicionamento, organização, tática, etc, etc… Só que há atrasadinhos mentais (tipo gomes da selva e outros porcos de m****) que aproveitam este momento menos bom para debitar toda a sua raiva e ódio para contra Pinto da Costa, repetindo mentiras e anunciado o tão propalado fim de ciclo do FC Porto…

    Não se deixem pelos cantos da sereia de muitos…Agora o coitado do PF é uma vítima e não tem culpa no que está a acontecer…

    ResponderEliminar
  7. E só mais umas coisas:

    Antecipando já comentários do tipo “és defensor da SAD e de PdC, pões apenas as culpas em PF”, acrescento ao meu comentário: sim, PdC errou e a SAD por consequência… E pelos vistos (já que PF ainda continua no clube) persistem no erro de o manter na liderança técnica do clube…

    Nunca senti isso em todos os meus anos de vida mas estou altamente angustiado e assustado com o que pode acontecer até final da época… Pode ser um desastre com consequências graves…

    Mantendo tudo como está, resta-nos acreditar em milagres… No milagre de não ser goleado pelo Nápoles…. No milagre de ganhar a taça de Portugal… No milagre de ficar em 2º lugar…

    Sabem o que vos digo mais: oxalá que engula todas as palavras que acima escrevi… Que o FCP daqui para frente rebente com todos os adversários, vença todos os jogos e acabe a época dignamente… É muito mais importante isto que as minhas crenças, os meus comentários ou aquilo que penso de PF…

    Agora, não posso deixar de dizer o que me vai na alma… que neste momento é de uma angústia enorme…

    ResponderEliminar
  8. Caro RCBC: mais uma vez estou de acordo contigo, Amigo. E desta vez (não única) estou COMPLETAMENTE DE ACORDO CONTIGO – no que ao texto/post diz respeito e também no que toca aos teus pertinentes comentários. Faço questão de devolver isto: HONRA-ME MUITO TER AQUI UM COLEGA QUE FAZ BOM USO DA CORAGEM, DO BOM SENSO, DA SERIEDADE E DUM FORTE CARÁCTER DE VERDADEIRO DRAGÃO. Obrigado amigo RCBC.
    BIBÓ PORTO!!!! SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  9. Caro RCBC

    Repito que Concordo com o seu post, e quando digo que neste momento PF me meta pena, quando já me deu odio, digo o que sinto, é confrangedor olhar para aquela personagem...Dito isto, concordo de novo consigo e acho que PF é o principal responsavel por estar como estarmos, e teve sem sombras de grandes deficiencias a todos os niveis, portanto,sem sombra de duvida é o principal responsavel na minha opinião! Dito isto, quando quem dirige o clube, permite que alguém como está PF , absolutamente desmotivado , perdido e desorientado a frente da equipa, isso ainda é mais preocupante...HÁ UM DIVORCIO COMO NUNCA VI, entre os adeptos e a equipa,penso que aqui estaremos TODOS de acordo!
    Ainda dou de barato que se tenha demitido 3 vezes, tenho duvidas vindo das fontes que vem, mas se isso fosse verdade, era simplesmente escandaloso, mas repito, vindo das fontes que vem, tenho muitas duvidas, falo apenas do que vejo, alguem que diz que nao sabe o que fazer, que nao sabe pk sofre tantos golos, e que vai dizer o que disse na flash interview em Guimaraes, é alguem que não pode estar a frente do FC Porto.

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar