19 março, 2014

E AGORA?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Toalha ao chão não. Toalha ao ombro sim. Temos que ser pragmáticos. Nesta altura o único clube português que neste momento ganhou algo. Sim, lembram-se do sal do verão em Aveiro? Pronto... dai trouxemos a supertaça de Portugal. Assim como “quem não quer a coisa” fomos lá e despachamos o Vitória de Guimarães embelezando ainda mais o nosso Museu BMG.

E ser pragmático obriga a pensar com clarividência. Objetivo principal é o Campeonato Nacional. Obviamente.

Mas, neste momento, e voltando ao mesmo, não “atirando a toalha ao chão” temos que ser claros. Para sermos campeões e fruto da diferença pontual que temos precisávamos de assistir a uma hecatombe não de um adversário, mas de dois.

Pelo que, devemos ser racionais. Estamos nas meias finais da Taça de Portugal, nas meias finais da Taça da Liga e em fase avançada da Liga Europa. Três competições que dependemos unicamente de nós versus uma competição que dependemos de dois desastres dos outros.

Na minha humilde opinião deveríamos “focar” no que está ao nosso alcance, não descurando o Campeonato obviamente. O meu discurso seria diferente caso estivéssemos em primeiro no campeonato nacional, mas não estamos, logo, há que ser pragmático e objetivo. Não terá lógica desistir, porque isso não faz parte do nosso ADN, mas também não devemos comprometer onde temos legitimas, sérias e reais expectativas de conquistar troféus.

Perguntam vocês. Supõem que ganhas Supertaça, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. Salvas a época? Sou peremptório. Não. O objetivo principal do Futebol Clube do Porto é o campeonato, e tem que ser admitido isso, se não for ganho, tem que se admitir que se falhou. O Futebol Clube do Porto admite que falha, porque, dá a cara. Não esconde os seus pergaminhos e objetivos ao “sabor da jornada correr bem ou mal”, só assim se tiram ilações e se procuram soluções.

Agora, se me perguntarem, com o adiantar do campeonato e com as jornadas a escassearem preferes apostar nas restantes provas ou continuar a tentar “tudo em todas”, acho que temos que ser racionais, sob pena de como outros, perder “tudo”.

Porquê a Taça da Liga? Pois não sei. Nada me motiva nesta competição. “Ganhar ao benfica”. Ok. Eu festejo a vitória do Porto sobre o Alcochetense ou sobre o benfica. Colocava a taça da liga neste patamar - uma vitória do Porto numa competição que nunca ganhou. Ainda que “não conte para o totobola”, neste momento é algo que me atrai.

Porquê a Taça de Portugal? Prova “rainha”, pelo historial que tem, por ser a segunda prova mais importante em Portugal, mas fundamentalmente, por dar a oportunidade de defrontar o campeão em título no início do ano e colocar logo os pontos nos “i’s”.

Porquê a Liga Europa? Conquista internacional. Valorização de ativos. Procurar valorizar jogadores na montra europeia que nos permita fazer um encaixe forte sem ter que aguardar pelo desfecho da pré-eliminatória da Champions para construir plantel.
Mas fundamentalmente, porque me dava um gozo enorme que no ano do (anunciado por muitos) declínio de Jorge Nuno Pinto da Costa o Futebol Clube do Porto ser o clube (ainda que não ganhando o principal) que mais troféus ganhou em Portugal.

Gostava de ver nessa altura os comentadores, poderia ser na semana que intervalaria uma SuperTaça Europeia e uma SuperTaça de Portugal a falar, com a sua soberba característica, da menor capacidade de Jorge Nuno Pinto da Costa.

A Nápoles não irei, mas Domingo, lá estarei.
Espero-vos por lá.

5 comentários:

  1. Gostaria de utilizar este espaço de comentários para se for possivel informar os leitores deste otimo blog que existe um novo blog afeto ao fcporto que é o seguinte: oportosempre.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Novo espaço dedicado ao fcporto na net,

    oportosempre.blogspot.com

    passem por lá e deixem a vossa opinião.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Não podemos deitar a toalha ao chão. Temos que fazer como este adepto fez na Sic Noticias http://www.youtube.com/watch?v=FsujvCSa-qE

    ResponderEliminar
  4. Só vi agora este texto e só queria fazer uma reparação pessoal, espero que não seja levada a mal. Que é que na minha modesta opinião a época fica salva se ganharmos as 3 Taças em que estamos envolvidos. Não podemos acreditar que só o campeonato nos faz a época, porque não pode fazer. Nos últimos dois anos o que nos custou mais foi só ganhar o campeonato.
    Mas mesmo que ganhemos as 3 taças, todos sabemos que há muita coisa a mudar e a moldar com os que ficam.
    Mas pior será se nos ficarmos pela conquista da Supertaça.

    E no domingo lá estarei também, porque por muita pena minha, não posso ir a Nápoles.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá Boa Noite Caros Amigos Portistas,

    Acabo de ver as notícias e deparo-me com uma situação: André Villas Boas é o responsável pelo desvio de Will Coort para o Zenit.

    Que mais há a dizer sobre isto? É muito, mas muito triste, ver uma pessoa que já admirei imenso pela postura que até então assumiu voltar a "trair o seu clube", e, mais uma vez, o grande mal não está no acto em si mas nos meios que o mesmo usou para tal, assim como da primeira vez. O facto de ter deixado o porto enquanto treinador em troca de um futuro assegurado monetariamente não é por si só um problema, problema é o facto de o fazer a dias do começo da época e da forma vincada como rasgou os laços como clube. Desta segunda vez o mesmo se passa, o problema não está em ter levado Will Coort porque ninguém é insubstituível, o problema está em não ter tido sequer respeito pela figura que para ele, enquanto se diz eternamente Porto, deveria representar o máximo de orgulho e respeito: Pinto da Costa. No que a mim me toca, nunca mais me irei referir a este sujeito pelo seu Nome nem tão pouco o verei como Portista. E se algum dia chegar a um lugar de relevo no nosso clube esse senhor não será bem vindo!

    Abraço a todos e caminhemos com confiança para a batalha de amanhã.

    ResponderEliminar