22 março, 2014

"O JOGO"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não se pode exigir - nem esperar - que Luís Castro (LC) leve o FCP à vitória no campeonato.

Os desaires foram muitos e os adversários aproveitaram da melhor forma as escorregadelas do FCP. A vantagem é confortável - esperemos que tão confortável que a história se repita e, embalados por danças e dedos de Jorge Jesus, os encarnados se espalhem ao comprido num qualquer minuto 92.

Mas não crível que tal aconteça.

O que se pode exigir - e pelos vistos esperar - de LC é que queira influenciar o jogo e nele intervir activamente. O FCP teve sorte, mas a sorte também se procura e foi isso que LC fez. Quis arriscar, quis ir a jogo, quis abanar.

Fazer duas substituições quase simultâneas quando faltava cerca de meia hora de jogo é querer abanar, mudar, fazer diferente. Foi exactamente essa a mensagem que passou para o campo e para os espectadores - a equipa precisava de mudar.

Carlos Eduardo não perdia a timidez natural que faz dele um óptimo rapaz mas ainda não um jogador de topo. Varela era Varela, em todo o seu esplendor de inconsequência.

Josué entrou bem e trouxe ao jogo aquilo que faltava e que, por vezes, utiliza em demasia: alguém que não tivesse medo de ter a bola no pé e que segurasse o jogo (porventura arrancando aquelas faltas em que se deixa ficar o corpo imóvel à espera do inevitável contacto do adversário).

Ghilas entrou ainda melhor: atabalhuado, como é seu timbre, mas voluntarista, físico e sem medo de, também ele, assumir o jogo, de pedir bola e de rematar à baliza.

O FCP mudou porque LC quis que ele mudasse e fê-lo a tempo de vê-lo mudar - algo que Paulo Fonseca, por demérito próprio ou por condicionalismos externos à sua pessoa, nunca foi verdadeiramente capaz de fazer.

Parabéns a LC.

Mas foi apenas um jogo.

Esperemos que seja "o jogo".

1 comentário:

  1. Esperemos mesmo que tenha sido "o jogo".
    Até agora nada tenho a apontar ao mister.
    Amanhã é para vencer e ganahr moral para quarta. :)

    oportosempre.blogspot.com

    ResponderEliminar