06 março, 2014

Respirar fundo…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Quem me conhece ou tem a paciência de seguir os textos que aqui publico desde o dia 8 de Dezembro de 2012 sabe que sou pouco dado a euforias extremas ou a desânimos excessivos.

Ao longo deste ano e 3 meses escrevi aqui no blog várias reflexões sobre diferentes temas, tentando ser o mais racional possível e tentando fugir ao clássico de que nas vitórias “tudo está bem” ou nas derrotas de que “tudo está mal”.

Hoje, num momento difícil para o FC Porto, observo um cenário dantesco nas nossas hostes, como se de repente a solução para tudo fosse uma política de “terra queimada”, uma vez que para alguns existe uma quase certeza de que o nosso futuro desportivo será irremediavelmente negro…

Se no momento das grandes vitórias não deixo de analisar o que falhou ou correu menos bem (quem duvidar pode recordar AQUI ou AQUI, também não vai ser agora que vou atirar a toalha ao chão, escrever taxativamente que o FC Porto está “desgraçado”, o ciclo de vitórias acabou, ou, heresia das heresias, de que “este não é o meu Porto”, lavando assim as mãos como Pilatos, como se o FC Porto só fosse “meu” quando tudo corre às mil maravilhas.

Neste momento difícil no seio do FC Porto, está na altura de olhar para a frente com a máxima atenção e exigência mas também com algum optimismo, uma vez que tem sido nestes momentos que nos transcendemos e nos reinventamos com sucesso. Aliás, esse tem sido VERDADEIRAMENTE o grande segredo do FC Porto e o seu traço distintivo!

Falhou-se na preparação de uma época, na escolha de um treinador e aparentemente teremos alguns “desafinanços” na estrutura directiva do Clube. Certo, mas isso será inédito? Ou não terão acontecido no passado recente situações semelhantes? Será que coisas destas também não se terão também passado em 1989, 1991, 1994, no período 2000-2002, 2005 ou 2010? E não voltamos a vencer em toda a linha?

Por isso aguardo pelo futuro com prudência, não embarcando em negativismos extremos. Claro que não existe uma lógica matemática que nos garanta que mais uma vez iremos retomar o rumo do sucesso num ápice, mas porque não ter um bocadinho de “cabeça fria” e dar espaço ao Presidente Pinto da Costa para uma vez mais assumir as suas responsabilidades e fazer o que tiver a fazer, aguardando para verificar se será tão bem sucedido como tantas e tantas vezes o foi no passado?

Os nossos adversários já decretaram que o Presidente é finito, que o anterior treinador é o menos culpado e apenas a ponta do iceberg, que a estrutura directiva está irremediavelmente partida e que o nosso ciclo vitorioso acabou. Mas não é isso que dizem sempre que nos apanham a jeito? Porque haveremos de pensar logo à partida que desta vez tem mais razão do que das outras?

A ver vamos como correm os próximos tempos, sem esquecer que mesmo nesta temporada ainda estamos vivos em várias frentes e muita água ainda vai correr sobre as pontes!

Continuação de boa semana!

8 comentários:



  1. e, agora, a pergunta que se impõe é:

    será que vamos continuar a ter as bancadas do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos despidas? será que vamos continuar a dar "trunfos" aos adversários, no nosso próprio reduto? será que vamos preterir o apoio ao nosso clube do coração, num momento peculiar como este, quando temos todas as condições para o fazer?

    (afinal, foram três questões. mas estão inter-ligadas...)

    ResponderEliminar
  2. Amigos PORTISTAS
    Deixo aqui um repto. No proximo jogo com o Arouca quem puder tem de ir ao nosso estadio deixar um inequivoco apoio a nossa equipa. Porque so com uniao e apoio é que demonstraremos que somos PORTO e que temos fome de vencer

    FORÇA PORTO UNIDOS VENCEREMOS

    276mqj

    ResponderEliminar
  3. Amigo anónimo: esse repto é muito bonito! Mas ... espere sentado. O que mais acontece em Portugal, e aí não somos diferentes, apesar da pena que tenho nisso, é que a união ao grupo só existe quando o grupo é vencedor!
    (Os 3000 que estavam em Frankfurt eram emigrantes, não foram daqui...)

    enfim, espero enganar-me, mas pelo que tenho visto isto é uma espécie de doença contagiosa...

    ResponderEliminar
  4. Portista em Lisboa06 março, 2014

    Boa tarde caros Portistas,tambem acho, que o dragão devia encher para dar confiança ao Luis castro o nosso treinador de momento, pior vai ser impossível e ainda temos muita coisa para ganhar.
    Força Portistas, já passamos por situações piores, mas ainda temos Presidente e não se esqueçam que se chama Pinto da Costa.
    Um abraço:

    ResponderEliminar


  5. @ reine margot

    «Os 3000 que estavam em Frankfurt eram emigrantes, não foram daqui...»

    pois eu conheço pelo menos cinco adeptos da nossa cor que se deslocaram «daqui» a FranKfurt.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Olhemos para um exemplo…

    O scp nos últimos 30 anos ganhou apenas 2 campeonatos… Ficou vários anos em 3º e 4º lugar, o ano passado ficou em 7º lugar, fora da Europa… Não raros anos teve 2 ou 3 treinadores numa época… Teve presidentes do piorio, treinadores a granel e jogadores aos camiões vindo de várias partes do globo…
    Porventura o estádio de alvalade alguma vez ficou vazio?

    Se num ano menos bom, em que apesar de tudo ainda estamos em várias frentes, OK errou-se na escolha do treinador e de alguns jogadores, mas se num ano como este os adeptos viram completamente a costas à equipa…

    Se tivermos 2 anos sem vencer o título, ficará o estádio do Dragão com 1.000 pessoas de assistência?
    E poderia dar mais exemplos de variadíssimos clubes europeus que não ganham campeonatos há muitos anos e têm o estádio sempre cheio… Liverpool, Arsenal, Feyenoord, Dortmund, Roma, etc, etc… Vejam as assistências médias desses estádios e aquilo que esses clubes têm ganho nos últimos 10/15 anos…

    Há muita gente que mistura a crítica com o que está menos bom (que todos já perceberam que não está bem) com o apoio à equipa… Não é incompatível criticar-se e muito o estado de coisas e ir ao estádio apoiar a equipa, deixando para o fim assobios ou manifestações de desagrado…

    ResponderEliminar
  7. Não se podem confundir as coisas.
    Apoiar O Clube sempre e estar atento a tudo o que nele se passa.
    Não encaixar de forma alguma nas manobras dos nossos rivais, eles deliram com as nossas inflexões...E tiram sempre um grande partido delas a nosso desfavor.
    Mas não ter palas nos olhos, saber criticar sem desespero nem violência.

    ResponderEliminar
  8. Pela minha parte, já o tinha dito anteriormente, não iria debater a escolha que o Presidente fizesse, apenas pretendia voltar a ver o meu FC Porto livre...Pela minha no domingo lá estarei, e sei de muita gente que estará de volta ao Dragão ao fim de longos, afinal Luis Castro é um dos nossos,partilha o nosso sentimento de Ser Porto, e sabe a nossa ambição constante e infinita. Cumpre nos a todos nós caminhar ao lado desta equipa, e ser o 12º elemento que levará certamente a conquista de titulos.Eu acredito que é possivel, e que vai ser dada um forte resposta, mas como é obvio só o tempo nos dará essa resposta.

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar