15 março, 2014

Se nós fossemos como eles

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Andam por aí a dizer que ressuscitámos, que ainda estamos vivos, como se nós alguma vez tivéssemos morrido. Não nos conhecem, de facto, teimam em viver na triste ignorância a em acreditar que nós somos como eles, por muito que a história (e as vitórias) passada e (tão) recente prove exactamente o contrário. Porque se nós fossemos como eles, isto já estava tudo a arder, o mundo já tinha entrado em avançado estado de desabamento.

É que se nós fossemos como eles já estaríamos, por esta altura, sentados no sofá, a ver as competições europeias pela TV, a penar durante a semana, a contar os dias para domingo chegar. Perguntem aos lagartos, que eles sabem tão bem o que isso é. Mas como nós não somos eles, despachámos os alemães, à rasca, é verdade, mas com um coração tão grande a que nem as fragilidades de um treinador à deriva resistiram. Se fossemos como eles, já estávamos a rezar para a época acabar, porque isto já não dava para aguentar.

Se nós fossemos como eles, certamente que teríamos sido humilhados pelo Nápoles, como uns foram envergonhados pelo Bayern de Munique, e como outros foram esmagados pelo Celta de Vigo ou pelo Olympiacos. Figuras dessas faríamos, mas só se fossemos como eles.

Aliás, se eles por esta altura estivessem em terceiro lugar a nove pontos do primeiro, já não era possível viver neste País tamanha era a choradeira contra tudo e contra todos, a ameaçar os árbitros com tribunais, e contra aquela coisa a quem resolveram chamar sistema, que não é mais do que azia. Já tínhamos vindo chorar para as conferências de imprensa, já tínhamos criado manifestos, já tínhamos ido fazer queixa ao Cavaco, ao Passos Coelho, ao Platini e até ao Papa, se fosse preciso.

Se nós fossemos como eles, por esta hora estávamos mesmo mortos e enterrados, a pensar na próxima época, a rezar para esta acabar. E como nós não somos eles, não estamos a renascer nem a ressuscitar, apenas acordámos, porque, estivemos durante nove meses adormecidos.

4 comentários:

  1. GRANDE TEXTO. Apenas e só. Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Se fosse o Porto que fosse em 1º e os calimeros fossem roubdaos seria o terceiro classificado o culpado?? fosse o Porto em 1º e ganhasse no restelo como ganharam os encornados e ficava tudo caladinho na imprensa?? fosse o Porto que roubasse 2 penaltis claros como água aos encornados e ficava tudo caladinho?? pois o Porto dá jeito a muita gente, só não dá quando ganha de forma limpa e com classe que é coisa que eles não sabem o que é...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o RAM : grande texto!
    Ainda bem que não somos como eles!

    ResponderEliminar
  4. Texto simplesmente soberbo, carago!!!!

    ResponderEliminar