17 janeiro, 2015

BREVE REFLEXÃO SOBRE O CURSO DO FUTEBOL.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Depois de muito pensar sobre o tema a abordar e quase o ter escolhido, eis que surgem factos novos e preocupantes sobre o rumo que o futebol está a levar na minha opinião.

Por um lado, na passada 2ª feira, foi a eleição dos melhores do mundo para a FIFA em Zurique e o melhor jogador do mundo foi escolhido, sem surpresa, aquele moço da Madeira que mesmo depois de ter marcado um golo, jeitoso digamos assim, no Estádio do Dragão que nos eliminou da Liga dos Campeões em 2009 e mesmo depois de não ter tido qualquer pudor em dizer que foi o melhor golo que marcou na carreira pelo menos até 2011, continua em alta quanto aos gostos dos adeptos do FC Porto.

Este gosto não me causaria grande problema se as pessoas valorizassem em 1º lugar o seu clube e a seguir tivessem os seus gostos desportivos. No entanto, depois de, estranhamente, o meu clube ter parabenizado esse moço pelo prémio que recebeu, mesmo depois das palavras dele sobre o golo marcado na nossa casa e até porque nunca foi atleta do clube, resolvi analisar a tendência de gostos na página do facebook do clube e vi que esta publicação mereceu 61.084 gostos por parte do universo de utilizadores, o que representa mais de 2% dos utilizadores. Parece não ser um número relevante, mas quando aparece uma publicação 24h depois sobre os heróis da conquista da Supertaça Europeia, única em Portugal, apenas 4.233 utilizadores colocaram o seu gosto, ou seja, 0,16%. Mais estranho ainda, é a publicação mais marcada dos 30 anos sobre o desaparecimento do MESTRE PEDROTO, ter tido apenas a preferência de 5.083 utilizadores, ou seja, 0,19%.

A conclusão que posso retirar desta curta análise, é que os utilizadores do facebook do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, são gente que gosta acima de tudo de desporto em vez de gostarem do FC Porto. Assim, sou capaz de começar a perceber os assobios no nosso estádio, uma vez que as pessoas vão ao estádio como consumidores e não como adeptos pelo que em vez de começarem a apoiar os nossos atletas, a primeira reacção deles é o assobio. Se calhar devemos, todos os que temos um paradigma de estar no futebol, tentar levar os outros para o outro lado da barricada, ou seja, primeiro apoiar as nossas equipas, os nossos atletas, colocar gostos nas publicações sobre o clube, e só depois olhar para o desporto como amantes do mesmo, pois caso contrário, em breve, o amor aos clubes desaparece quando estes que vivem o seu clube e só depois o desporto, não forem capazes de “converter” todos os outros que a cada dia parecem ser em maior número.

Outro assunto que aproveito para uma curta reflexão, é a gala da Federação lisboeta de Futebol, ups, Portuguesa. Como uma boa parte dos portistas que conheço não sabia da existência desta gala nem da votação que, ao que parece, algumas das categorias estiveram sujeitas, pelo que me questiono se a organização da votação não pretendeu, assim, condicionar os resultados da votação. Se foi esse o objectivo, sou forçado a concluir que a cena dos 6 milhões é mesmo uma grande tanga como já grande parte do país sabe e tiveram medo que os colunas e humbertos coelhos ficassem fora do 11 escolhido.

Ainda da gala, a surpresa da inclusão do humberto coelho no melhor 11 do século quando até esta semana, estava convencido que ele tinha integrado algumas equipas de arbitragem já que o indivíduo levantava a pata e, os que eu pensava, como companheiros de equipa de arbitragem apitavam os foras de jogo daqueles que importunavam o clube dos “bons chefes de família”.

Ao preparar este texto, preparava-me para dissertar sobre a ausência do MESTRE JOSÉ MARIA CARVALHO PEDROTO e de JORGE NUNO LIMA PINTO DA COSTA da lista de premiados, mas o meu clube já emitiu um comunicado sobre essa tema com o qual concordo a 1893%. Concordo com o conteúdo do comunicado, mas não com a forma como a mensagem foi transmitida. Preferia que a conferência de imprensa de antevisão do jogo tivesse sido substituída por uma conferência de imprensa onde alguém da nossa estrutura transmitisse de viva voz esta mensagem.

Esta 2ª preocupação não traduz, infelizmente, uma mudança de paradigma de quem gere o futebol nacional e se calhar temos que voltar a fechar-nos sobre as muralhas da cidade e voltar a ter os meus alvos que quando MESTRE PEDROTO e o PRESIDENTE assumiram a revolução do futebol nacional, porque a podridão continua a reinar no seio das altas esferas do futebol nacional.

Que saudades tenho de ver a estrutura do FC Porto responder aos ataques e aos roubos de que somos alvo como foi a conferência de imprensa do nosso PRESIDENTE sobre a penhora das Antas em 1994.


Até breve,

Delindro

2 comentários:

  1. Bravo, bravo!

    Obviamente assino por baixo!

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Excelente post.

    Tal qual o meu pai me dizia. O Humberto era fiscal de linha. Bastava levantar o mão e a bandeirola subia!! Impressionante!

    Cumprimentos
    Joao Santos

    ResponderEliminar