10 janeiro, 2015

SINFONIA A DOIS TOQUES

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-belenenses, 3-0

Primeira Liga, 16ª jornada
Sábado, 10 Janeiro 2015 - 20:15
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 26.509


Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Assistentes: Paulo Vieira e José Gomes
4º Árbitro: Artur Soares Dias

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, José Ángel, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Quaresma, Jackson Martínez, Tello.
Suplentes: Andrés Fernández, Marcano, Quintero (76' Quaresma), Evandro (69' Óliver Torres), Adrián López (83' Casemiro), Ricardo, Campaña.
Treinador: Julen Lopetegui.

BELENENSES: Ventura, Palmeira, Tikito, Gonçalo Brandão, Nélson, Bruno China, Pelé, Rodrigo Dantas, Camará, Tiago Caeiro, Miguel Rosa.
Suplentes: Matt Jones, João Meira, Tiago Silva (88' Pelé), João Afonso, Sturgeon (56' Rodrigo Dantas), Filipe Ferreira, Fábio Nunes (83' Tiago Caeiro).
Treinador: Lito Vidigal.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Jackson Martínez (10'), Óliver Torres (47'), Evandro (90+3').
Disciplina: cartão amarelo a Herrera (6'), Gonçalo Brandão (50'), Óliver Torres (55'), Casemiro (64'), Camará (90+2').

Prossegue bem a carreira do FC Porto na Liga que tudo aquilo que se pode dizer é repetição ou parece um pleonasmo. Mais uma vitória, na perseguição ao líder e a ideia de que o FC Porto não vai desarmar.

Pode ter sido resultado da mensagem do treinador, que alertara para o perigo do Belenenses poder tornar-se num adversário mais difícil devido à pesada derrota que os azuis de Belém sofreram em Braga na passada 4ª feira para a Taça de Portugal, mas a verdade dos factos é que os portistas foram muito rápidos a inclinar a tendência de um resultado. Ainda o jogo estava nos 10 minutos e já Herrera servia Jackson para estabelecer uma vantagem a salvo de qualquer surpresa. Se os primeiros minutos colocaram os de Belém em sentido, então o FC Porto foi exemplar não permitindo qualquer iniciativa ao adversário. O FC Porto condenou o adversário a arrastar-se pelo jogo e foi isso que se viu até aos 90 minutos.

Os portistas não precisariam de carregar no acelerador, mas entraram a todo o gás e Herrera e Óliver criaram a sinfonia na condução de jogadas de ataque. Com maior ou menor intensidade, a primeira parte foi disputada com a mesma partitura: FC Porto com controlo absoluto, somando ataques ante um Belenenses a tentar perceber como foi encostado às cordas sem poder reagir antes mesmo de começar a suar. A partitura sofreu alterações com o intervalo, mas porque o FC Porto baixou o ritmo, ligou o piloto automático e ficou à espera que o relógio fosse consumindo minutos.

No entanto, a etapa complementar abriu mais depressa do que a parte inicial, pois Óliver aos 47 minutos tratou de aproveitar uma deixa de Herrera à entrada da área contrária e desferiu um remate indefensável para Ventura, aumentando para 2-0. Já se sabe, com o FC Porto não se pode ficar pelas ameaças, mas o Belenenses nem sequer ousou ameaçar. O único lance de registo dos azuis do Restelo surgiu aos 92 minutos quando Fabiano largou uma bola fácil e quase permitiu a redução do marcador para 2-1, salvando Maicon um golo feito. Na resposta, Evandro de fora da área colocou o score em 3-0, algo exagerado para o que se viu em campo.

Apesar de tudo, o jogo teve apenas um sentido em que o FC Porto controlou o jogo, circulou muito a bola, definiu o ritmo do próprio jogo e também a intensidade do mesmo. O FC Porto defronta, na próxima 3ª feira, o U. Madeira no Estádio do Dragão, a contar para a 2ª Jornada da fase de grupos da Taça da Liga.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Não podia estar mais satisfeito”

​Um golo a abrir o jogo, outro a abrir a segunda parte e outro a fechar o encontro. Foi uma exibição segura dos Dragões, na segunda vitória (3-0) em outras tantas partidas no novo ano e houve, por isso, nota positiva de Julen Lopetegui para o desempenho e atitude dos jogadores diante do Belenenses, na 16.ª jornada da Liga Portuguesa. O técnico queixou-se ainda da arbitragem de Manuel Mota.

“Não podia estar mais satisfeito com a atitude dos meus jogadores, que foram competentes no seu trabalho, fizeram uma boa exibição frente a um adversário que joga muito bem fora de casa, organizado, e que defende muito bem”, afirmou o treinador espanhol, no final da primeira partida no Estádio do Dragão em 2015.

Julen Lopetegui sublinhou o bom início do jogo dos azuis e brancos, com um “ritmo alto, com intensidade, agressividade, e recuperando a bola de forma rápida no campo adversário", frente a uma equipa com "bons jogadores". "Marcámos um golo e até poderíamos ter marcado mais, tal a intensidade que demos ao jogo. Na segunda parte marcámos muito cedo, o que fez com que a equipa baixasse o ritmo durante 20 minutos, mas nunca permitimos que o Belenenses criasse perigo real, porque estivemos sempre muito concentrados”, acrescentou.

O técnico espanhol sai, assim, “satisfeito com todos os jogadores, num jogo difícil perante uma equipa muito boa, que vinha de sofrer sete golos, o que condicionou também o jogo à partida". O FC Porto teve "a força mental para encarar este tipo de jogos como se deve, com todo o profissionalismo e competência”.

No início do jogo, os Super Dragões exibiram uma faixa em protesto contra as arbitragens. O treinador espanhol assinou por baixo: “Os adeptos mostraram a sua opinião, que para mim é acertada, uma vez que houve decisões que nos prejudicaram claramente em vários jogos e houve outras decisões que beneficiaram os nossos adversários”.

Lopetegui lembrou igualmente que ficou uma grande penalidade por assinalar: “Podemos ser uma equipa agressiva, mas não somos uma equipa violenta, mas o árbitro decidiu assim, são erros humanos. Naquele lance do Óliver, entendo que não era fácil para o árbitro analisar, mas ele disse-me, no fim, que foi pisado e levou um amarelo. Os três médios ficaram com um amarelo, não é normal. Espero que os erros da arbitragem sejam equilibrados para o bem da Liga e do futebol português”.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

2 comentários:

  1. Boas !!!

    O jogo de ontem foi bem conseguido. mais uma passo na construção de uma grande equipa, temos equipa e temos banco á altura para dizer presente quando a isso sáo chamados.
    Fomos Porto e é isso que não pode deixar de acontecer, em virtude da desvantagem para o 1º lugar.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boas.
    Na sua análise 4lusos discordo só com a parte de que diz que o resultado foi exagerado.
    Neste campeonato como anda nunca podemos dizer exagero de resultados |a nosso favor óbvio| porque quanto mais pesado for o resultado melhor para calar algumas bocas.
    De resto temos feito jogos tranquilos, apenas posso pedir mais alguma agressividade porque quando houver jogos mais difíceis não andar nesta "tranquilidade" que se pode tornar fatal.
    Continuemos assim de vitória em vitória até chegar o dia dos outros caírem.

    Força Porto!

    Ps: O que se passa com este blog que quando entro na pág. inicial o meu antivírus diz que tem virús e desativa-me a pág.?

    Abraços.

    ResponderEliminar