Parece mentira, mas não é. Foi a 28 de Agosto de 1994, há exactamente 24 anos, que o nosso querido Rui Filipe nos deixou em direcção ao céu mais azul.
O autor do primeiro golo daquela que foi a maior epopeia futebolística do futebol português – o Penta Campeonato – viria a morrer em Vale de Cambra, num desastre de viação, quando cumpria um jogo de castigo.
Nesse mesmo dia, o inaudito aconteceu e o FC Porto teve que ir a jogo no já extinto Estádio Mário Duarte, derrotando o Beira-Mar. Dizia o Prof. Hernâni Gonçalves, também já falecido, que “no FC Porto ganhar não é o mais importante. É a única coisa”. Este jogo foi a excepção que confirma a regra. Todos os jogadores naquele dia – assim como todos os adeptos – trocariam de bom grado essa vitória pela vida de Rui Filipe.
Além desse golo que viria a inaugurar a dinastia do Penta, Rui Filipe figurou e inscreveu o seu nome na lista de marcadores numa das maiores vitórias internacionais fora de portas do FC Porto, naqueles 0x5 de Bremen que dizimaram o então campeão da Alemanha.
Não esquecemos.
Saudade imensa!
Saudade imensa!
Rodrigo de Almada Martins
Boa noite RAM
ResponderEliminarRui Filipe será para sempre lembrado.
Abraço, Gil Lopes
Rui sempre junto de nós.
ResponderEliminar