25 abril, 2009

Hermínio, prepara aí mais um troféu!

Após a demora na resolução dos vergonhosos processos 'Apito Dourado' e 'Apito Final', que tiveram como único propósito perseguir, incriminar e abater pessoas bem definidas previamente, entre as quais o nosso presidente Pinto da Costa, a LPFF lá se decidiu a entregar ao FC Porto o troféu de campeão nacional da temporada 2007-08. A cerimónia decorreu antes da partida com o Estrela da Amadora, para a Liga Sagres, no Dragão, a 11 de Abril.

Quisemos saber a opinião dos nossos visitantes acerca deste assunto, através de mais uma sondagem que esteve visível durante alguns dias. Os resultados não foram surpreendentes. Num total de 150 votantes, 117 (78 %) consideraram o atraso da Liga presidida por Hermínio Loureiro na entrega do troféu 'Uma vergonha!', 15 (10%) assumiram uma atitude de desprezo com um lacónico 'Quero lá saber!', ao passo que os restantes 18 (12%) disseram 'Acho muito bem!'.

O desfecho desta votação era previsível, face às atitudes que os actuais órgãos da Liga assumiram perante o FC Porto e à repulsa que isso sempre causou nos adeptos portistas. Eu, porém, sempre tive muita dificuldade em falar das questiúnculas que se passam à margem do relvado, fora do terreno de jogo. Assuntos extra-futebol interessam-me muito pouco, nem sequer tenho competência para falar deles. Votei 'Quero lá saber!' porque estou literalmente a borrifar-me para as palhaçadas que se vão passando em Portugal nos bastidores do futebol. O que eu gosto é discutir o jogo jogado.

Outra das votações que levámos a cabo aqui no burgo, foi para o ar no seguimento da inglória eliminação da Liga dos Campeões, aos pés do Manchester United, num jogo que ficou igualmente manchado pela grave lesão de Lucho González. Foi, de facto, um momento muito triste e doloroso para todos nós, especialmente depois da grande exibição conseguida em Old Trafford uma semana antes. À pergunta 'Eliminação na Liga dos Campeões e perda de Lucho até final da Liga Sagres... que consequências para o FC Porto?' responderam 150 pessoas. 26 (17%) acham que as consequências não serão 'Nenhumas', 80 (53%), julgam que serão 'Pouco significativas', 39 (26%) pensam que serão 'Negativas', e apenas 7 (5%) consideram que as implicações poderão ser 'Péssimas' para a carreira da nossa equipa.

Resulta claro que, para os portistas, uma eliminação numa competição tão importante, sobretudo da forma cruel como ela aconteceu, bem como a perda de uma peça nuclear como Lucho na manobra colectiva da equipa - na altura ainda não se sabia da lesão de Hulk -, terão sempre algumas implicações nefastas. Outra coisa não seria de esperar e qualquer equipa do mundo acusaria o toque. Aquilo que parece estar também presente nas mentes dos seguidores azuis e brancos é a ideia de que estes contratempos jamais porão em causa os objectivos internos a que o FC Porto se propôs no começo da época, que passam pela conquista do Tetra e da Taça de Portugal.

Na minha opinião, as consequências desses acontecimentos negativos, mesmo somando já a recente lesão de Hulk, serão pouco significativas. A eliminação da Champions causou uma frustração enorme em todos nós e certamente que o sentimento no seio do plantel foi idêntico. No entanto, a vida de uma equipa de futebol é assim mesmo e outros objectivos há para alcançar brevemente. Com certeza não será isso que causará qualquer quebra anímica, como aliás se viu na vitória em Coimbra e apuramento para o Jamor. No que diz respeito à ausência do estratega do nosso meio-campo, é evidente que causa sempre alguns danos. Um jogador tão inteligente como o argentino faz falta a qualquer equipa da nossa dimensão e, tendo em conta a forma de jogar implementada por Jesualdo Ferreira, eu diria que um elemento de excelência a lançar ataques rápidos é fundamental. Todavia, já aqui expressei a convicção de que, com o crescimento táctico que a equipa tem patenteado nos últimos meses, ela se tornou menos dependente das individualidades, razão pela qual os objectivos a atingir não serão beliscados.

Mesmo com estes contratempos e mais alguns que entretanto possam surgir no caminho, vamos ser campeões e ganhar a Taça de Portugal, não tenho dúvida. É o vício de vencer entranhado no nosso sangue.

1 comentário:

  1. 2 votações que foram totalmente d'encontro ao que deduzia, ou seja, se na primeira, a entrega do(s) troféu(s) só podia mesmo ser uma vergonha da Liga, já quanto às consequências da eliminação da CL e lesão de Lucho (agora agravada tb pela do Hulk), era o que mais faltava a um clube como o FC Porto, entrar em declinio. Não joga este, joga aquele... 11, serão de certeza. Medo? medo do quê, carago?

    Já a pergunta actual que está em curso, aposto que vai ser mais dividida, bem mais... vai uma aposta?

    ResponderEliminar