26 abril, 2009

Tetra… em Po(r)nto de Rebu“Sado”

Visão Realizada

Sonhei que a mim correndo o gnídeo nume
Vinha coa Morte, co Ciúme ao lado,
E me bradava: Escolhe, desgraçado,
Queres a Morte, ou queres o Ciúme?

Não é pior daquela fouce o gume
Que a ponta dos farpões que tens provado;
Mas o monstro voraz, por mim criado,
Quanto horror há no Inferno em si resume.

Disse; e eu dando um suspiro: Ah, não m'espantes
Coa a vista dessa fúria!... Amor, clemência!
Antes mil mortes, mil infernos antes!

(…)

Bocage

Poeta sadino, homem de amores e saudosista, já naqueles tempos havia quem preferisse definhar no desdém, no ciúme, ao invés de morrer com dignidade e honra. Perfeita realidade, consentânea com anos a fio, sine die, sentimo-nos assaltados por imberbes ataques de “ciúmes”, dissimulados na luta por uma verdade desportiva caluniosa que tem apenas o mérito de ultrajar a simplicía veracidade do ganhar.

Infame quarta-feira, um breu de mau presságio, desbridando-se contudo o caminho para Oeiras, urge o tempo, há que restabelecer forças, reunir tropas e enfrentar os homens que vêm de Setúbal, os mesmos que vêm de derrota pesada contra os encornados, capaz de deixar Bocage às voltas no mausoléu das personalidades Sadinas.

Os verdes de à beira Sado, agora mais motivados por alforges abonados de parte dos meses de salários em atraso, ocupam um tremido 14º lugar na tabela classificativa, apresentando-se no Dragão a lutar pela sobrevivência na Liga.

Carlos Cardoso preparou a deslocação ao anfiteatro dos azuis e brancos praticamente na máxima força do seu onze habitual. Aos lesionados André Marques e Sandro, somam-se os castigados Leandro Branco e Elias, forçando ao realizar de pelo menos uma alteração em relação aos que alinharam no passado Domingo.

O aflitivo lugar da tabela classificativa, não me impede de ver na equipa Sadina jogadores influentes e de bom recorte técnico/táctico, Janício e Robson, no último reduto são dos mais acertivos, Regula, Leandro Lima e Bruno Gama, os mais furtivos no que atenta em perigosidade e codicia pela baliza anfitriã, os dois últimos ligados contratualmente ao FC Porto.

O jogo dos setubalenses passa essencialmente por defender bem para contra-atacar melhor, Leandro Lima desempenha o papel de criar e imaginar todo o jogo do Vitória, já que grosso modo os processos de transição ataque/defesa passam por si, sendo na defesa que os setubalenses acusam maior pressão e nervosismos, com notórias dificuldades na marcação homem a homem no eixo da defesa.

Bom exemplo é jogo do passado Domingo em que consentiu golos com remates praticamente em cima da linha de golo, bem como cruzamentos tirados já na sua grande área, sem qualquer incómodo para quem alvejava nos propósitos dessas intenções.

À beira Douro saboreia-se a passagem à final da Taça de Portugal, pobre exibição com muitas segundas linhas a provarem que na atitude e mentalidade não são ainda soluções viáveis, onde o resultado espelha o resultado de alguma altivez e descontração impeditiva de elevar os ritmos e desenvoltura competitiva, há que encarar estas decisivas jornadas, de fato de macaco vestido, até por força do timming exímio das mal fadadas lesões.

Por via da mais recente lesão, Hulk, força o professor Jesualdo a novas conjunturas na sua cartilha, ponto prévio, reconstrução e correcção do sistema ofensivo.

Sem substituto natural para “el comandante”, a ausência de Lucho é visível na quebra de rotinas estratégicas e processuais tanto em passes com qualidade quer na lisura e requinte da transição da defesa para o ataque, dificuldade de encontrar espaço para os passes de rotura, habilmente executados pelo mais elegante executante do tango do miolo. Sem Hulk, o jogo passará por ser mais directo, obrigando ao maior labor de Lisandro.

Licha pode fazer de Lucho?!?!?... mas isso é contra natura com o habitat preferencial do Argentino, pelo que Mariano e Tommy são soluções que coadjuvam uma capacidade de menores consequências para o colectivo.

Adicionar Mariano Gonzalez e Tomás Costa, é voltar a um esquema próximo do 4x3x3 da época passada, com maior ofensividade nas alas, deixando a Lisandro o eixo do ataque, onde pode colher os frutos das penetrações interiores de Rodriguez.

Uma aposta nesta estratégia, consubstância ainda Farias como arma. Nos últimos jogos, “el tecla” tem-se revelado peça capital no xadrez provando ser uma solução capaz, produtiva e concretizadora, carregando por estes dias a bandeira de melhor marcador dos Dragões no conjunto de todas as competições, com um faro de golo destemido, o índice de aproveitamento por minutos jogados é incomum por estas terras.

Volto a pensar na chave do jogo, penetrações incisivas na área setubalense, Lisandro criador e finalizador de espaços, linhas de passes, e oportunidades de golo, um misto de abnegação e explosividade nos rasgos individuais.

Cebola é o aríete que sobra do anterior trio atacante, sendo no entanto mais influente na manobra das transições, bem como catalisador da profundidade ofensiva de Cissokho na ala esquerda, a sua rapidez e inteligência de jogo, tornam-no actualmente no jogador mais dotado no queimar metros e distâncias entre o miolo e o ataque azul.

Manter zonas de pressing bem altas, Mariano não sendo um criativo e inventor de jogo, é no entanto um jogador raçudo, transportando consigo aquilo a que se designa de estrelinha da sorte, ao fazer coisas boas em momentos menos bons e difíceis. Meireles e Fernando ocupam as restantes vagas disponíveis no meio campo, funcionando o primeiro como lançador das transições, co-adjuvando Fernando no que respeita ao trancar do jogo ofensivo dos sadinos, face à irreverência de Leadro Lima no gosto que tem em inventar fintas e passes venenosos para o rapidíssimo Bruno Gama.

A defesa portista poderá sofrer alterações em relação aos últimos alinhamentos. Fucile está recuperado da lesão que o perseguia há já algum tempo, vendo assim a titularidade de perto, o cansaço muscular tem feito mossa em Sapunuru, dada a intensa carga de jogos.

Certo o regresso ao eixo defensivo habitual, Rolando e Bruno Alves, onde a sua natureza de guerreiro dos ares lhe confere o estatuto de capitão também junto ao solo. Hélton no retomar da defesa das redes, a quem se pede concentração, atitude e não defender só o que é impossível, mas sim tudo.

A cada jogo incluem-se novos ingredientes, no tão desejado menu do TETRA, que está quase a ser servido, no entanto, dadas as contingências e condicionantes, o campeonato atinge um estado de ebulição que o deixa próximo do ponto de rebuçado, atirando muitos para efervescentes fermentações levando-os a adoptar, do discurso fácil de choro e queixumes calimerianos.

Domingo, o Dragão envolto da sua tenacidade não abdica da sua chama, inflamando todos os que bebem na sede de vitórias a certeza de que somos Reis de nós próprios.

Já Bocage, sem saber o escrevia… não ser do FC Porto… “Antes mil mortes, mil infernos antes!”… assim foi e sempre será, VIRGILIO MENDES!!!!

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Bruno Alves, Cissokho, Fucile, Rolando e Stepanov.
Médios: Madrid, Fernando, Guarín, Raúl Meireles e Tomas Costa.
Avançados: Lisandro, Farias, Mariano, Rabiola, Rodriguez e Tarik.

6 comentários:

  1. Aí está um grande dia de apoio ao nosso Mágico Porto!

    16h em Fânzeres: FC PORTO - mouros

    19h15 no Dragão: FC PORTO - setúbal

    E eu vou estar nos dois :)

    Estou curioso para saber que equipa irá Jesualdo colocar em campo de início. A mais provável será a apresentada pelo Bruno Rocha, mas temos de ter em conta que Farías está num bom momento de forma e anda a dar razão aqueles que dizem que para se marcar, é preciso jogar, obviamente.
    Não ficaria muito surpreendido e até concordava com a sua aposta a titular, mas talvez isso não aconteça devido ao facto de ficarmos sem recursos para a linha da frente no banco.
    No meio-campo jogará Tomás Costa, ou no caso de jogar Farías na frente poderá ser Mariano a ocupar a posição, apesar de achar que não rende tanto como médio interior..

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. João Salvador Rocha26 abril, 2009

    Que grande crónica a de hoje!!
    Hoje quero e exijo um Porto confiante, motivado, capaz, matador, produtivo e que entre no jogo resolvendo-o logo, quero uma vitoria forte e convicente e mostrar a todos aqueles que nos querem em baixo, que nao nos mostramos minimimamente intimidados nem acusamos a pressao, por andarmos a jogar, estranhamente, muitas vezes nas ultimas jornadas sempre depois dos jogos do Sporting. Esse mesmo que agora tem um treinadorzinho chorao, que faz e diz, e até insulta, digo eu, que nao sei ler lábios, o quer quer no futebol portugues, já se está a tornar hábito o seu "modus operandis insultus" nos jogos da liga. Não estranho, até porque este é um dos meninos bonitos da aclamada geração de ouro do nosso futebol e que por tantas ocasioes, propocionaram momentos de castigos, talvez por bom comportamento, em fases finais. Sem querer tirar o mérito aos feitos que conquistaram.

    Força Porto. O TETRA está aí e é NOSSO.

    hasta

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo, carago... hoje é dia de São FCP, mai'nada!

    16h em Fânzeres e no final, partida pó Dragão a voar para chegar a horas das 19h15 ;)

    Em Fânzeres, será a habitual recepção à corja de labregos e mentecaptos da 2ª circular... bai ser sempre a rasgar :D

    Depois, no Dragão, não joga Lucho, não joga Hulk, não joga Sapunaru, mas jogam 11 equipados de azul-e-branco... medo? quem tem medo, compra um cão!!

    Bamos a eles, carago!!!

    ResponderEliminar
  4. Sem 2 pedras fundamentais nesta equipa, os restantes nao podem baixar os bracos. Nao somos assim, derrotistas. Lembrem-se que se acenderam velas para nos verem fora da Champions, fez-se uma campanha humilhante contra o UNICO clube a prestigiar Portugal no mundo, tivemos uma inicio atribulado na Liga e estavamos praticamente fora da Champions com os pobres de espirito a rejubilar de alegria, foi sol de pouca dura.

    O Dragao levantou-se, cuspiu fogo sobre tudo e todos e carbonizou as esperancas dos fracos. Chegamos aos 4°s de final da Champions League e fomos eliminados sem mérito pelo campeao da Europa e do mundo. Estamos na linha da frente na Liga, sendo o unico clube que nao depende de 3°s para a conquista do título. Porém conver lembrar que, como nada está perdido, tambem ainda nada está ganho.

    ResponderEliminar
  5. Caraças, tu tens uns títulos notáveis:)

    Logo é para dar mais um passo rumo ao tetra, pese o facto de a ausência de Lucho e Hulk me provocarem apreensão.

    No hóquei, para já, tudo sobre rodas. Vencemos os vermelhos, a 4 minutos do fim, por 1-0.

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Que grande crónica e outro grande trocadilho no título.

    Embora dê na rtpi, não sei se vou poder ver o jogo ( vou ver se arranjo tempo ).

    Bruno Rocha : Desculpa se ocupo este espaço para comentar os textos anteriores.

    Vi a parte final da inauguração ( no site do Porto ) e gostei bem.

    Bruno Pinto : Também votei como tu. Não só pelas mesmas razões que apresentas, mas també, devido à distância, talvez porque não viva as coisas da mesma maneira. Gostei bem da maneira sóbria como expões e analisas as sondagens.

    Blue Boy : Só uma observação : Quando falas de piscina, na sondagem, estás a te referir a um complexo aquático ou a uma e só uma piscina, ou várias piscinas ?

    Para mim, a pergunta não está clara.

    Faltam-nos onze pontos para sermos campões pela quarta vez consecutiva. É isso ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar