07 agosto, 2010

Hoje, em Aveiro...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Ao longo das últimas semanas tenho lido tanta coisa na imprensa Nacional, sobretudo a cor-de-rosa, sobre o nosso novo treinador, que não resisto a começar o post com uma curiosidade genealógica que, creio, ainda não foi abordada. Este senhor na foto aqui ao lado chama-se Eduardo Carvalho Kendall.

Quem tem estudado com afinco as belíssimas lições de História do FC Porto que nos têm sido oferecidas pelo mestre Dragão Azul Forte deve lembrar-se de que fez parte da primeira equipa do FC Porto, em 1893, juntamente com o seu irmão mais novo, Alfredo (quem não se lembra, pode cabular aqui).

O avô destes senhores tinha um irmão chamado Samuel Joseph Windhorst Kendall, em cuja descendência aparece, cinco gerações depois, nada menos que Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas. Ou seja, apesar de muito se ter já escrito sobre o sangue azul e a história da família do mister, tem ficado de fora o detalhe mais relevante: Villas-Boas está ligado por laços de parentesco, ainda que afastados, à fundação do Futebol Clube Porto. Olhem bem para a foto ao lado e vejam se não notam as semelhanças: a inquestionável elegância, o porte impecavelmente altivo, a postura de vencedor :)

Postura essa que espero ver confirmada já a partir de hoje, quando tudo recomeça. E que recomeço, contra o nosso principal adversário, que entrará em campo de camisola enfeitada com um adereço que nos pertence. Apesar da pré-época pouco conseguida, estou confiante. Para ser franca, pré-épocas não me assustam nem me entusiasmam. A pré-época é a altura certa para errar, experimentar, inventar, perder se for preciso. Hoje (20h45) já não. Hoje é a sério e queremos vir de Aveiro com o nosso palmarés um pouco mais recheado.

Além da motivação extra que sempre envolve um clássico, confesso que nutro um carinho especial pela Supertaça. É a primeira competição da época, a inauguração das hostilidades. É sempre saboroso entrar já a ganhar e a festejar, parece que já lança o mote para o resto da temporada. Isto apesar de, historicamente, a equipa que ganha a Supertaça Cândido de Oliveira acabar por perder, na grande maioria dos casos, o campeonato seguinte. Mas o que é a estatística perante a expectativa de uma época fresquinha, acabadinha de preparar por um treinador de cujos métodos se dizem maravilhas?

Mas a principal explicação para este meu apreço pela Supertaça é o facto do seu palmarés ser um espelho exacto do domínio azul e branco no futebol português das últimas três décadas. Das 31 edições da competição, estivemos presentes em 25 e vencemos 16 – mais do que os outros clubes todos juntos. É lindo. Hoje carimbaremos a nossa 26ª presença e, espero, conquistaremos a 17ª Supertaça, assegurando que o seu histórico continue a ser o reflexo do FC Porto desde Pedroto. Esta é a nossa taça. A sua tampa é o nosso chapéu. Temos que trazê-la para casa.

É também com a partida de hoje que começa a cruzada pela reconquista de tudo o que nos ficou preso na garganta em 2009/10. Não vai ser fácil. Para os nossos adversários enc@rnados, esta será uma época de sim ou sopas, uma época que definirá se 2009/10 foi um acidente como 2004/05 ou se estão realmente a regressar aos famigerados tempos de glória pré-liberdade. A comunicação social sabe disso, a Liga também. Neste último caso, com o Dr. Fernando Gomes (cuja competência sempre admirei, apesar de ter ficado desiludida com o timing da saída) e já sem o Ricardo Costa, quero acreditar, até prova em contrário, que não seremos alvo de perseguição. Mas ainda assim não será fácil. Teremos de jogar dez vezes melhor do que os nossos adversários para vencer. Ou seja, nada que nunca tenhamos feito antes. E nada que não possamos esperar do primo de dois dos nossos “fundadores” :)

Caros jogadores e equipa técnica: acabou a margem de erro. Nesta casa só servem vitórias. Vereis que somos exigentes – esperamos tudo de vós, porque damos tudo de nós. Estamos sempre ao vosso lado e recompensamos condignamente quem faz por merecer.

Boa sorte. E até logo, em Aveiro.

13 comentários:

  1. Este texto está bom que qualquer comentário seria irrelevante,bem entendido =')

    <3<3<3<3<3<3SOMOS PORTO<3<3<3<3<3<3<3

    .

    ResponderEliminar
  2. Mais um belo e fantástico post, Enid. Pleno de rigor e romantismo. Românticos não esperamos que sejam os pasquins de Lisboa, nem os outros órgãos da comunicação social enfeudados à mouraria. De todo. Mas, em nome da salutar mensagem e da ética profissional (que deviam presidir ao seu comportamento), que usassem o rigor. Nada feito… Não vamos desencantar qualidades onde não as há. Nem que chova… Pobres dos medíocres.
    Obrigado pelas tuas palavras e, especialmente, pelo teu dom de palavra. Boa sorte para amanhã. A Taça, a Super, é nossa! Beijinhos.
    BibÓ POOOORTO!

    ResponderEliminar
  3. Enid...isto tem qq coisa de inspirador...

    Espero q a equipa do FCP esteja ao nível da tua prosa:)

    até já...em Aveiro!

    ResponderEliminar
  4. Esta Enid, não é uma surpresa, é uma realidade e realidade feita de sensatez, cinfiança e paixão.

    Parabéns Enid

    ResponderEliminar
  5. Que graça! Com a minha idade, já não contava ser surpreendido com esta linda prenda de ser adepto de um clube que tem um treinador que, além de ser portista, empresta a nobreza da família a que pertence às próprias raízes da sua fundação!

    É um consolo de alma amar tanto um clube, assim, como o Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  6. Eu acredito hoje num porto forte, com boas transições. jogo rápido ao contrário do que foi no Torneio de Paris, veremos no que dá hoje.

    E vamos trazer a Supertaça para o Dragão!

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Ate os comemos...hoje os passarinhos vao piar...o mais engraçado e que vao outra vez viver a realidade! Este ano nao papam nada..........................e liga dos campeoes vao la so para ver...como e que e hahahahahahahaha PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOo

    ResponderEliminar
  8. E que os Deuses do futebol estejam com o F. C.o Porto.

    ResponderEliminar
  9. No ano passado o Porto esbracejou no mar revolto da Liga e acabou por morrer na areia da praia.
    Este ano enfrenta tudo e todos, um Benfica que se julga jovem só porque no último campeonato tomou Viagra, uma comunicação social rançosa que tresanda a Benfica como quem sofre do estômago, um primeiro-ministro benfiquista confesso, que afirma a plenos pulmões que a vitória do Benfica no último campeonato foi importante para o País, um povinho parolo de olhos remelosos e esbugalhados quando vê o Benfica, árbitros possivelmente à coca, todo um clima de viagrite benfiquista, parola e de antigamente.
    O Porto não pode deixar o Benfica ganhar mais coisa nenhuma, senão o ancião ainda pensa que tem pica para casar - eu disse piCa, não leiam mal.
    Ganhar já hoje é pôr esta gentalha a grunhir baixinho e o Benfica a tratar da sua bronquite aguda.

    ResponderEliminar
  10. Com a minha prelecção anti-fedorenta de há bocado até me esqueci de dar os parabéns à Enid pelo talentoso texto que escreveu.
    É que, para além da notícia histórica que nos relatou, e bem, escreveu com uma correcção de se lhe tirar o chapéu.
    Amor igual ao que tenho pelo Porto só o que tenho pela Língua Portuguesa, e ela foi aqui muito bem tratada.
    "Quem os meus filhos beija minha boca adoça".
    Muito bem. Parabéns.

    ResponderEliminar
  11. Boas,

    Hoje não vou a Aveiro, quando eu ia comprar bilhete já não havia, tudo esgotado, mas em relação ao jogo vai ser um espectáculo de emoções, gosto deste treinador e espero que nos leve a ganhar muitos títulos.

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Boa Tarde,

    Como este blogue é do F.C.Porto desejo-vos todas as felicidades e que ganhem esta Supertaça 2010/2011

    abraço de
    Ligas Portuguesas

    ResponderEliminar
  13. Boas,

    Finalmente um jogo destes, já estava com saudades....
    Espero hoje um FCPorto forte, boas transições e com rapidez só "assim" é que podemos ganhar, não vou poder ir a Aveiro mas vou ficar a ver na TV...

    Força Futebol Clube do Porto!

    abraço

    campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar