26 agosto, 2010

Ontem foram eles, amanhã podemos ser nós!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Nunca comecei uma crónica a falar de adeptos de outros clubes, aliás, só tenho falado deles praticamente quando as suas equipas defrontam o nosso mágico Porto. Mas aquilo a que tive oportunidade de assistir ontem de madrugada, via TV, fez com que esta semana abrisse uma excepção a esse ponto.

Já aqui por algumas vezes, lancei criticas à forma como a Polícia de Segurança Pública trata os adeptos dentro e fora dos estádios de futebol. Pior que animais! Assim como existem adeptos bons, que fazem a festa antes, durante e depois dos jogos, e adeptos maus, que estão presentes com o intuito de armar confusão, também existem agentes bons, que estão lá para garantir a segurança e aceitam facilmente um clima de diálogo, e agentes maus, que estão desejosos de partir para a violência e quando não têm pretexto para tal, chegam a provocar quem anda de cachecol ao peito.

Quando ocorre um incidente, publicamente o culpado é o adepto. Quem sabe do que falo, sabe que nem sempre é assim, e ontem ficou provado mais uma vez, que a repressão policial está aí e infelizmente é para continuar.

O Sporting Clube de Braga fez história. Pela primeira vez em quase noventa anos de existência, atingiu a fase de grupos da Liga dos Campeões, derrotando o Sevilha na Andaluzia. Milhares de bracarenses rumaram ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, na nossa bela cidade Invicta, para brindar a equipa liderada por Domingos Paciência.


Assisti em directo na RTPN à chegada a Portugal. O aeroporto estava completamente cheio, não havia mais nenhum representante de qualquer outro clube. A festa era bracarense e prometia durar pela noite dentro. Os jogadores chegaram e rumaram ao autocarro que se encontrava à porta do aeroporto. A multidão correu lá para fora, sempre em clima de festa. Eis que no momento em que o autocarro começa a andar, o “cameraman” foca duas ou três carrinhas do corpo de intervenção (é bastante necessário no meio de uma festa de adeptos do mesmo clube!), e vários agentes a bater sem perdão num senhor de cabelos brancos, algemando-o a seguir. Uma senhora também foi agredida. De seguida as pessoas revoltaram-se, mas não passou disso, pois tinham receio de sofrer as mesmas consequências. No meio da barafunda, o “cameraman” da RTP foi empurrado por um agente da autoridade. Devia estar com medo que alguém visse.

Mas eu vi. Vi a Polícia de Segurança Pública e manchar uma festa sem mais nem menos. Vi uma criança em pânico a chorar desalmadamente ao colo do pai. E agora vejo tudo sereno até à próxima cobardia.

Ou esperem lá, se calhar vão-me dizer que o senhor de cabelos brancos, e a senhora que supostamente é mulher dele, agrediram algum jogador do Braga ou um dirigente? Ou então bateram na Polícia? Não me façam rir, por favor.

A semana passada queixei-me dos preços dos bilhetes, e disse que isso era uma luta de todos nós. Isto é outra, acreditem. Que fique bem claro que não tem rigorosamente nada a ver com o clube em causa, mas fiquei chocado com o que vi. Ainda oano não passado, embora tivesse sido na caixa de comentários, critiquei a atitude da PSP para com os adeptos vimaranenses quando eles se deslocaram ao estádio AXA e festejavam o primeiro golo da sua equipa. Ontem foram eles, amanhã podemos ser nós!

O nosso mágico Porto recebe hoje à noite o Genk, em jogo da segunda mão do play-off da Liga Europa. A eliminatória está praticamente decidida depois de no primeiro jogo, na Bélgica, os azuis e brancos portugueses terem vencido por 0-3. Cerca de um milhar de adeptos do FC Porto estiveram presentes. A maioria emigrantes, que tiveram oportunidade de ver jogar o seu clube ao vivo, mas também houve algumas dezenas que se deslocaram do Porto.

Apesar do resultado, são esperados igualmente cerca de 1000 belgas mais logo para o jogo. Nós lá estaremos obviamente!

No passado Domingo, foi dia de matar saudades de um jogo oficial no nosso estádio do Dragão. À 2ª jornada da Liga ZON Sagres, recebemos o Beira-Mar. Os jogadores foram brindados com uma bela assistência, acima das 43.000 pessoas. Que seja sempre assim, esforcem-se por isso! Antes do jogo começar houve tempo para entregar a réplica da Taça dos Clubes Campeões Europeus, ganha em 1987 em Viena, ao congratulado portista que na temporada passada assistiu a todos os jogos em casa do FC Porto para o campeonato nacional.

“Super Dragões” e “Colectivo” com sectores muito bem compostos e muito material presente. O apoio foi bom e a meio da segunda parte, foram dedicados cânticos individualmente a todos os jogadores, que agradeciam à medida que os Ultras entoavam o seu nome. Sem excepção.

No próximo Domingo estou de férias e com muita pena minha não poderei acompanhar o FC Porto a Vila do Conde, que contará certamente com uma grande falange de apoio.

Todos com o Porto, rumo ao título!

Um abraço Ultra.

8 comentários:

  1. DIogo Sousa26 agosto, 2010

    Eu também vi em directo na rtpn e revoltou-me imenso a actuação da policia!!! a coitada da mulher a querer chegar perto do senhor (homem ou pai dela, não sei) e eles agrediram-na, junto com outro rapaz! animais!

    ResponderEliminar
  2. A quem rouba , mata e vende droga, nao fazem eles akilo. Eu vi em directo , apetecia juntar mais alguns e fazer lhes igual. Só porque um senhor policia foi empurrado, é por isso k o nosso pais esta da maneira que está. Força Porto, contra a policia e contra todos, seremos campeões.

    ResponderEliminar
  3. "Num país de LADRÕES, ASSASSINOS e PEDÓFILOS... só os ULTRAS vão dentro!!"

    ACAB

    ResponderEliminar
  4. Então a repressão era só no regime de Salazar?

    À medida que este regime odioso se instala no mais profundo da alma portuguesa, também se vai agravando a impunidade de quem nos governa.

    A polícia é tanto mais incompetente quanto mais brutal nas suas intervenções inusitadas.

    Só tive pena que aqueles cerca de dois mil adeptos do Braga, ali presentes no Aeroporto do Porto, não tivessem metido aquelas duas ou três dezenas de facínoras no seu meio e lhes tivessem amolgado o focinho com o cacetete que eles próprios traziam.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem Tripeiro!

    Lucido, esclarecido, sereno a colocar o dedo na ferida.

    Preço para Vila do Conde, 20 euros o bilhete mais barato. Assim fica difícil...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo

    O vídeo diz tudo!
    Foi uma atitude repressiva por parte da polícia junto dos adeptos bracarenses. Eu nem sabia o que tinha acontecido, aliás até foste tu que me informaste do que aconteceu á chegada da equipa do Braga ao aeroporto. A carga policial é ridícula, os adeptos apenas estavam a festejar legitimamente um fantástico apuramento.

    A eliminatória com o Genk está praticamente ultrapassada! 3-0 na Bélgica foi um excelente resultado, e eles vem muito desfalcados ao dragão. Convive com os belgas XDD. Já agora aproveito a ocasião para desejar que o marítimo e o scp consigam inverter os resultados negativos da 1ºmão e sigam para a fase de grupos.

    Quanto ao jogo com o beira-mar considero que houve 2 partes distintas: uma 1º muito equilibrada com boa réplica dos aveirenses, que agora se reforçaram com um leque de bons jogadores jovens: Sérgio oliveira, Rúben lima.

    Hoje não sei se estarão os 43000 que estiveram com o beira mar, mas os Ultras nunca falham.

    Concluo desejando-te boas férias para ti e para os teus!

    Já agora não te preocupes por falhares o rio ave. Serás informado de tudo xd!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. A.C.A.B.

    All Coops Are Bastard.

    No justice No piece

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Tripeiro,

    Sempre atento. A juventude inquieta é você também.

    Abraço e boas férias

    ResponderEliminar